Nos dias atuais, com toda a tecnologia disponível, carros de rua com mais de 800 cv 0u 900 cv são extremamente raros, agora imagina isso em 1997, pois bem esse e outros detalhes fazem do TVR Speed 12 um carro especial e um tanto insano, lançado simplesmente para ser o mais rápido do mundo nas ruas e nas pistas, trata-se de um esportivo, quase que insano, com carroceria aerodinâmica e chassi extremamente leve, com peso girando em torno dos 1.000 kg, munido de um motor mais forte do que o de um carro de F1, um V12 com “oficiais” 800 cv.
A história do TVR Speed 12 começou em 1997, com o conceito Project 7/12, porém pouco tempo depois, a TVR já lançava a versão de produção do TVR Cerbera Speed 12, a intenção inicial foi de construir um supercarro para as pistas, porém como mandava o regulamento da FIA para a categoria GT, para competir o bólido tinha de possuir também uma versão de rua, o sonho da marca de Blackpool, Inglaterra era vencer as 24 Horas de Le Mans.
Mesmo antes da versão de produção ser lançada o carro já ganhou fama, principalmente após aparecer no game Gran Turismo (Gran Turismo 2 de 1999), e permaneceu no jogo até hoje, onde ele é um dos carros mais rápidos e difíceis de se guiar, um desafio a parte.
Construído sobre a base do coupe Cerbera, o Speed 12 trazia uma carroceria totalmente nova com uso maciço de fibra de carbono e alumínio, montado sobre um chassi otimizado para as pistas de corrida. O Speed 12 tinha uma receita suicida, peso extremamente baixo, apenas 1.100 kg, e um motor com mais de 800 cv ou 900 cv?!. O resultado foi um carro que poucos tinham coragem de levar até o limite, por razoes de sanidade, já que quem testou o carro, afirma que ele era um tanto “inguiável”, devido principalmente ao estrondoso torque nas rodas traseiras, lembrando que em 1997 e 1998 não havia nem uma parte da eletrônica de auxilio disponível nos dias de hoje.
Um detalhe interessante é que até hoje a potência real do motor 7.7 litros, V12 do Speed 12 ainda é desconhecida, oficialmente a TVR afirmava que ele desenvolvia 800 cv, outros que desenvolvia 880 cv e um torque de 88 kgfm, mas há quem diga que este motor realmente despejava mais de 1000 hp, parece brincadeira mas não é, não havia muitos dinamômetro na época capazes de aferir potências tão elevadas, superiores a 1.000 cv.
Outra coisa exótica, é que este motor V12 foi construído de uma forma totalmente inusitada, a lenda diz que eram na verdade dois motores seis cilindros AJP6 construído pela própria marca, colocados para trabalhar juntos em um mesmo virabrequim.
Números de desempenho também são confusos e misteriosos, a TVR na época afirmava que o Speed Twelve disparava de 0 a 100 km/h em assustadores 3.3 segundos, e era capaz de superar os 240 mph (386km/h), mas essa velocidade nunca foi atingida em testes reais por questões de segurança. O Speed 12 brigava na época com o Mclaren F1 pelo título de carro de produção mais rápido do mundo, na época o Mclaren alcançava os 360 km/h.
No ano de 1998, a TVR finalmente aprontou o bólido para as pistas de corrida (foto acima), certo é que o modelo de pista teve que ter sua potência sanada, limitada para 600 cv.
Mesmo na versão de rua, o interior do Speed 12 era espartano, visando apenas o essencial, era praticamente um carro de corrida, com apenas banco, painel e volante, todo o resto era considerado prejudicial para o peso do carro, por isso não foi instalado, um detalhe curioso é que havia barras de aço tubular, a famosa gaiola mesmo na versão de rua.
Infelizmente o projeto da TVR foi um tanto frustrante, apesar do carro ter dado fama mundial para a pequena e artesanal construtora inglesa, o seu objetivo principal não foi alcançado, o Speed 12 nunca chegou a correr em Le Mans.
Quando a TVR conseguiu aprontar o carro para as pistas, mudanças de regulamento impostas pela FIA, impossibilitaram dele competir, e o sonho da TVR foi abortado. Algumas unidades chegaram a competir no campeonato britânico de GT e em outras competições.
E fora das pistas de corrida a vida do Speed 12 também não foi muito feliz, o alto custo de produção, colocaram um preço quase que proibitivo ao bólido, na época do lançamento da versão de rua, no ano 2000 o carro tinha preço de 245.000 libras, algo na casa, nos dias de hoje de R$ 1.000.000. E pior do que o preço exorbitante, era a falta de segurança, o próprio Peter Wheeler, dono da TVR na época, andou no carro em sua versão de produção, e constatou, que ele era “inutilizável” para se andar nas ruas e logo depois a marca cancelou os pedidos de compra que já haviam sido feitos, apenas poucas unidades foram produzidas.
Em 2003 a TVR tentou de novo, querendo vender algumas unidades do carro, relançou uma versão do Speed 12, melhorada, batizada de W112 BHG, ele trazia novas câmeras do motor, uma nova ECU, que reduziu a potência para 880 cv, além de vários elementos mecânicos e aerodinâmicos retrabalhados e melhorados, o preço beirava os US$ 1 milhão, dados não oficiais afirmam que esta versão era ainda mais rápida, cravava de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos.
O TVR Speed 12 apesar de não ter feito muito sucesso, é sem dúvidas um daquelas carros que entraram para a história por tentar faze algo diferente e nunca visto.
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