A BMW acaba de revelar na Europa a nova geração do seu sedan top de linha, o Série 7, na linha 2016 o carro traz tudo novo, como visual mais jovem e esportivo, novo chassi, uma carroceria inédita mais leve, novas tecnologias e opções de motores mais eficientes, ou seja, a BMW reinventou a Série 7.
Design…
Muitas vezes criticado ao longo dos anos por ser um sedan exageradamente conservador, enquanto os concorrentes apostavam em uma pitada de esportividade e estilo mais jovem. A BMW decidiu por mudar a imagem “envelhecida” do Série 7, o novo desenho é bastante diferente, mescla ao mesmo tempo os atuais traços de design já visto em outros BMWs, com detalhes inéditos e que agregam uma personalidade inédita ao sedan.
A grade frontal ficou mais proeminente, e os faróis agora são mais finos arrojados, contam pela primeira vez com a tecnologia de iluminação por lazer com o (que tem o impressionante alcance de 600 metros no farol alto), enquanto o para-choque ostenta agora tomadas de ar mais exageradas e com faróis de neblina por LEDs, o capô ficou mais volumoso e aerodinâmico, a peça também é mais curta, nas laterais o Série 7 2016 ganhou novos vincos e detalhes cromados próximos a caixa de roda dianteira e a parte inferior das portas. O teto ficou mais baixo e curvo, passando mais esportividade, enquanto na traseira o que chama a atenção são as lanternas mais compridas e com formato de L.
O novo Série 7 poderá vir com rodas aro 17 a 21, dependendo da versão. O modelo será oferecido em dois tamanhos de chassi, um normal, outro alongado, chamado de LWB, com 14 cm extras de espaço para o banco traseiro.
Interior…
Se por fora ele ficou menos conservador, o interior se manteve fiel a receita antiga, com um painel sóbrio dotado de elementos visuais já vistos em outros BMWs, e claro, o acabamento impressiona, com revestimentos do painel em madeira nobre real, partes como console central, saídas de ar, volante e detalhes nas portas são em alumínio escovado, o comprador poderá escolher entre algumas opções diversas de couro nobre, como Nappa creme ou Dakota marrom.
O carro conta com pacote Executive como opcional, que entre outros mimos, vem com bancos traseiros com sistema de ventilação, aquecimento e massagem, eles podem ainda ser reclinados, há ainda sistema multi-mídia com tela individual para o banco traseiro, teto solar duplo, e ar condicionado com 4 zonas de temperaturas individuais.
Tecnoloias…
O sistema multi-mídia também evoluiu, o novo Série 7 2016 estreia a nova geração do sistema iDrive, com novas funções e a inédita possibilidade de controles por gestos, ou seja, basta apenas o motorista fazer um gesto com a mão para aumentar ou diminuir o volume do som, receber ou encerrar ligações entre outras funcionalidades por gestos, que podem ser configuradas de acordo com o gosto do proprietário.
Praticamente anda sozinho…
Já que estamos falando em tecnologia, o novo BMW Série 7 é um dos primeiros carros semi-autônomos à venda no mundo, o modelo alemão incorpora uma inédita tecnologia chamada Remote Control Parking, como o próprio nome diz, é um controle remoto para estacionar o carro, pela primeira vez os donos do Série 7 poderão manobrar ou tirar o carro de uma vaga, sem necessariamente estar ao volante, o carro pode fazer a manobra de estacionamento sozinho, com o condutor dentro ou fora do carro, basta acionar um botão no controle remoto da chave (foto acima).
Além deste sistema há um verdadeiro arsenal de recursos eletrônicos, que praticamente são capazes de dirigir sozinho o Série 7 2016 sozinho, só para citar alguns destes recursos, ele conta com piloto automático adaptativo Active Cruise Control with Stop & Go, que além de manter uma distância segura para o veículo que vai à frente, também lê os limites de velocidades, lane keeping assist, que quando acionado mantém o carro dentro da faixa de rolagem na estrada praticamente de forma automática, há ainda radar com alerta de colisões que monitora o trafego na traseira e na dianteira do Série 7, este sistema pode frear o carro quando é detectado um risco de colisão emitente. Traffic Jam Assist, um novo sistema para ser usado nas grandes cidades em trechos de transito pesado, com ele o carro se move de forma automática no anda e para do trânsito. Há ainda um sistema de monitoramento Surround View, que monitora e alerta ao motorista, criando uma visão completa em 3D ao redor do carro, monitorando o que se passa ao redor.
Chassi…
Esta nova carroceria é nada menos do que 130 kg mais leve em relação a antiga, o motivo desta redução no peso, é devido a adoção de materiais inéditos no segmento como o CFRP, uma espécie de fibra de carbono reforçada, usada em superesportivos, que está presente na carroceria junto com o alumínio e aço de alta resistência (foto acima).
O carro poderá vir com novos recursos como sensor capaz lê as condições da estrada através de uma câmera no para-brisa ou de informações no GPS, e fazer ajustes em milissegundos na suspensão, que é a ar, essa suspensão pode ser ajustada de forma manual por meio de botão para priorizar o conforto, esportividade ou economia de combustível, além do modo Adaptativo.
Motores…
A versão mais poderosa do novo Série 7 2016, a 750 xDrive virá com poderoso motor 4.4, V8 bi-turbo, capaz de desenvolver 450 cv de força e 65 kgfm de torque, ela terá desempenho de esportivo, indo de 0 a 100 km/h em 4.4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h, esta contará com tração 4×4 xDrive.
A configuração intermediária será a 740i, virá com tração traseira, e motor 3.0, turbo, seis cilindros em linha, com 326 cv e 45 kgfm de torque, poderá ir de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos e também terá velocidade máxima limitada aos 250 km/h.
Visando o mercado europeu, a versão de entrada do Série 7, a 730d, contará com motor diesel, um 3.0, seis cilindros diesel, com 265 cv e 62 kgfm de torque, esta fará de 0 a 100 km/h em 5.8 segundos, contara com versão normal com tração traseira ou 4×4 xDrive.
Haverá ainda uma inédita versão híbrida plugin, a 740e, esta contará com motor 2.0 turbo a gasolina, acoplado a um pequeno motor elétrico com 95 cv, alimentado por baterias de íons de lithium, no total esta versão desenvolverá 326 cv, poderá rodar por até 40 km apenas com o motor elétrico sem precisar de uma gota de gasolina, com velocidades acima de 120 km/h, o consumo anunciado impressiona, 47.6 km/l. Apesar de focar na economia o 740e plug in híbrido, terá bom desempenho, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos, e podendo alcançar os 240 km/h de velocidade máxima.
Lembrando que todas estas versões terão a opção do chassi, alongado, e serão equipadas com uma transmissão automática de 8 velocidades.
As vendas do novo BMW Série 7 2016 deve começar na Europa até o final do ano.
Confira abaixo dois vídeos oficiais de apresentação do modelo: