Foto: REUTERS/Mark Horsburgh
Fazia um bom tempo que a F1 não tinha uma boa corrida. Ao contrário do que vinha sendo as últimas provas, (como ao exemplo do monótono GP do Bahrein a duas semanas atrás), o GP da Austrália, foi repleto de emoção, com várias disputas. Claro, com a ajuda da chuva a prova teve ultrapassagens desde a largada até as últimas voltas. E ao final Jenson Button após contar com a sorte e uma boa estratégia, conseguiu sua primeira vitória na equipe Mclaren.
Robert Kubica em uma prova surpreendente foi o segundo, enquanto que Massa após muita pressão terminou em terceiro. Fernando Alonso agora líder do campeonato, foi o quarto, Nico Rosberg quinto e Lewis Hamilton 6°;
Rubens Barrichello, fez uma prova contida e ao final conseguiu ficar em 8°, já Michel Schumacher que ainda se adapta a categoria, teve problemas no início da prova e não passou do 10° lugar.
Confira como foi a corrida…
A largada do GP da Austrália foi bastante disputada, sobrou para Fernando Alonso, atravessado na pista
Foto: Getty Images
No início da prova a chuva caia no circuito de Melbourne, e todos largaram com pneus misto, Felipe Massa fez uma ótima largada, saindo da quinta para a terceira posição, superando Fernando Alonso, que largou mal e acabou sendo tocado por Button na primera curva, Michael Schumacher também se envolveu nesta confusão e acabou com o bico de sua Mercedes quebrado. Longe de tudo isto, o pole Sebastien Vettel com a Red Bull, mantinha com folga a liderança, seguido pela surpreendete Renault de Robert Kubica, Massa era terceiro.
Jenson Button após se envolver na confusão da largada, deu sua grande sacada ao ser o primeiro a colocar pneus para pista seca. Enquanto que os outros pararam depois todos juntos e perderam mais tempo, Button pulou para a segunda posição, logo atrás de Vettel que seguia com folga na liderança.
Após todos colocarem pneus para pista seca, a disputa começou a aumentar, Alonso e Hamilton vinham lá de trás ultrapassando quase todo mundo.
Massa e Alonso, foram pressionados durante toda a prova, mas ao final conseguiram 3° e 4°
foto: AP Photo/Mark Baker
Na 22° volta, Felipe Massa não tinha um bom desempenho de sua Ferrari, e foi ultrapassado por Webber, e logo depois por Lewis Hamilton,
Enquanto que na volta 26, Vettel perdeu os freios de sua Red Bull, rodou e deu adeus a vitória que parecia quase certa, com isto a liderança caiu no colo de Jenson Button. Robert Kubica passou para segundo porém muito pressionado, por Rosberg e Hamilton.
Hamilton ultrapassou Rosberg que estava na terceira posição, porém algumas voltas depois, na 33° passagem, alguns pilotos optaram por parar nos pits para trocar os pneus. Mas outros como Jenson Button, Kubica, Massa e Fernando Alonso, decidiram tentar ir até o final da prova com apenas uma parada, eles passaram a ser os quatro primeiros colocados.
foto: Getty Image
Acima Mark Webber e Lewis Hamilton, eles acabaram se tocando no final da prova, Webber que corria em casa levou a pior terminando em 9°
Porém Hamilton e Webber que haviam trocados os pneus estavam voando, e colaram atrás da dupla da Ferrari. faltando 10 voltas para o fim. Lewis Hamilton tentou por várias vezes ultrapassar Alonso, que sofria com os pneus velhos, restando apenas 2 voltas para o final, o inglês queria o 4 lugar de Fernando Alonso, porém o espanhol fechou a porta e deixou Hamilton sem espaço, Mark Webber que vinha logo atrás deles, acertou o piloto da Mclaren e ambos foram para fora da pista.
Acima Jenson Button comemorando muito a sua vitória
foto: Mclaren
Longe de qualquer confusão ou ameaça, Button cruzava a linha de chegada em primeiro. Robert Kubica terminou a 12 segundos atrás do líder, ele era seguido por Felipe Massa e Fernando Alonso.
A próxima etapa da F1 já acontece no dia 4 de abril na Malásia.
Confira abaixo o resultado do GP da Austrália 2010:
1°. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°. Karun Chandhok (ING/Hispania), a 4 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 voltas
Confira a classificação do campeonato após 2 etapas:
Po. Piloto Pts.
1 Fernando Alonso 37
2 Felipe Massa 33
3 Jenson Button 31
4 Lewis Hamilton 23
5 Nico Rosberg 20
6 Robert Kubica 18