Foto: Mark Thompson/Getty Images
Mark Webber venceu pela quarta vez no ano, o australiano da equipe Red Bull andou forte, apostou em uma ótima estratégia de corrida e contou com a punição de Vettel, para cruzar a linha de chegada do GP da Hungria na primeira posição e com isto assumir a liderança do campeonato…
Fernando Alonso conseguiu resistir a pressão de Vettel durante boa parte da prova e terminou em 2° lugar, já Vettel que largou na pole e tinha tudo para vencer, acabou sendo punido e não conseguiu passar Alonso na pista, terminando na 3° posição.
Felipe Massa mais uma vez fez uma corrida apagada, largando em 4°, o piloto da Ferrari apenas levou seu carro até o final, terminando na mesma posição em que largou, sendo sempre mais lento que Alonso. O russo Vitaly Petrov fez sua melhor corrida na F1, levando a Renault a 6° posição.
Confira a ultrapassagem de Rubens Barrichello em cima de Michael Schumacher
Rubens Barrichello protagonizou uma impressionante ultrapassagem em cima de Michael Schumacher faltando poucas voltas, para o fim. O alemão jogou sujo espremendo o brasileiro no muro, quase causando um sério acidente, mas Barrichello mesmo assim conseguiu passar Schumacher e marcou 1 ponto, terminando na 10° posição. (confira o vídeo acima e deixe sua opinião).
Após o final da corrida a comissão de prova, resolveu punir Michael Schumacher, o alemão da Mercedes GP, irá perder 10 posições no grid de largada no GP da Bélgica, a próxima etapa.
Confira como foi a corrida…
foto: AFP PHOTO / FRED DUFOUR
Vettel largou na pole position e manteve-se na liderança da prova. Fernando Alonso foi para cima de Mark Webber e assumiu a segunda posição. Já o brasileiro Felipe Massa ficou na quarta posição em que largou, seguido pelo russo Vitaly Petrov que surpreende e roubou o 5° lugar do inglês Lewis Hamilton.
Após 10 voltas, Sebastian Vettel abriu uma grande diferença para os demais competidores. Alonso começou a ser pressionado por Webber, porém a pressão do australiano não foi suficiente para assumir o segundo lugar. Felipe Massa vinha em quarto em um ritmo bem mais devagar do que os líderes.
A partir dai a corrida ficou monótoma, em uma especia de comboio, até que devido a sujeira nas pista, a prova foi interrompida, na volta 15, causando a entrada do safety car. A maioria dos pilotos resolveu entrar para fazer a parada para trocar pneus, e foi aqui que Mark Webber se deu bem ao não ir para o boxes e assumir a liderança da corrida. Barrichello também ficou na pista e pulou para a sexta posição.
Com o safety car na pista, houve uma grande correria e tumulto nos boxes, Nico Rosberg abandonou, após perder a roda, que havia sido mal parafusada, enquanto que Robert Kubica e Andrian Sutil se tocaram dentro do pit-line.
Na volta 17 a corrida recomeçou, com Webber em primeiro tendo agora voar baixo para abrir distância, seguindo por Vettel em segundo, Alonso em terceiro e Hamilton em 4°, Felipe Massa havia caído para a 5° posição. Porém algumas voltas depois, na volta 28, a Mclaren de Lewis Hamilton o deixou a pé, e o inglês que vinha na liderança do campeonato, teve que abandonar a disputa.
Quando que na 28° passagem, a direção de prova anunciou a punição de Sebastian Vettel, o alemão da Red Bull, foi acusado de não ter cumprido a distância mínima de 10 carros para o safety car, quando na relargada ele acabou segurando o resto do pelotão deixando Webber escapar na liderança. Sem entender o porque da punição, Vettel cumpriu um drive through, e cedeu a segunda posição para Alonso, enquanto lá na frente Webber fazia voltas de classificação para abrir distância para poder parar e voltar na liderança.
Mark Webber fez sua parte, e na volta 38 já quando tinha conseguido abrir quase 20 segundos para Fernando Alonso que vinha na segunda posição. O piloto da Red Bull foi para os boxes para trocar os pneus, a equipe trabalhou bem e ele voltou na liderança da corrida, deixando Alonso e Vettel para trás.
foto: AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK
A Red Bull de Sebastian Vettel era bem mais rápida que a Ferrari de Fernando Alonso, mas devido a pista travada da Hungria, a falta de coragem e a algumas tentativas frustradas, Vettel acabou se acomodando na 3° posição, enquanto Alonso conseguiu se manter no 2° lugar, mostrando uma certa evolução da equipe Ferrari que deixou a Mclaren para trás, que somou apenas 3 pontos na Hungria com Button terminando na modesta 8° posição.
O campeonato:
Após o GP da Hungria o campeonato da F1 fica mais embolado, somente agora a equipe Red Bull que tem disparado o melhor carro do ano, consegue voltar a liderança do mundial com Mark Webber que agora soma 161 pontos, Lewis Hamilton mesmo tendo ficar sem pontuar na Hungria, é o vice líder, com 157 pontos, Sebastian Vettel é o 3° no campeonato com 151, Jenson Button tem 147, Fernando Alonso tem 141 e é o 5° na classificação, Felipe Massa que com o quarto lugar na prova deste domingo passa da 8° para o 6° lugar no mundial porém ainda distante dos lideres com apenas 97 pontos.
Mark Webber comemora no pódio, ao lado de Alonso e Vettel
foto: Reuters /Laszlo Balogh
A próxima corrida…
A F1 faz agora uma pausa de 4 semanas, para a tradicional férias de verão, voltando a pista no agora no dia 29 de agosto, para o GP da Bélgica.
Abaixo o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1:
1. Mark Webber (Red Bull) 1h41min05.571
2. Fernando Alonso (Ferrari) + 17s821
3. Sebastian Vettel (Red Bull) + 19s252
4. Felipe Massa (Ferrari) + 27s474
5. Vitaly Petrov (Renault) + 1min13s100
6. Nico Hülkenberg (Williams) + 1min16s700
7. Pedro de la Rosa (Sauber) + 1 volta
8. Jenson Button McLaren + 1 volta
9. Kamui Kobayashi (Sauber) + 1 volta
10. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta
11. Michael Schumacher (Mercedes) + 1 volta
12. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta
13. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 1 volta
14. Heikki Kövalainen (Lotus) + 3 voltas
15. Jarno Trulli (Lotus) + 3 voltas
16. Timo Glock (Virgin) + 3 voltas
17. Bruno Senna (HRT) + 3 voltas
18. Lucas di Grassi (Virgin) + 4 voltas
19. Sakon Yamamoto (HRT) + 4 voltas
Abandonaram:
Lewis Hamilton (McLaren)
Robert Kubica (Renault)
Nico Rosberg (Mercedes)
Adrian Sutil (Force India)
Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Melhor volta: Sebastian Vettel (Red Bull) 1min22s362
Confira abaixo a classificação do campeonato, após o GP da Hungria:
1 M Webber (AUS) 161 pontos
2 L.Hamilton (ING) 157
3 S.Vettel (ALE) 151
4 J.Button (ING) 147
5 F.Alonso (ESP) 141
6 F.Massa (BRA) 97
7 N.Rosberg (ALE) 94
8 R.Kubica (POL) 89
9 M. Schumacher (ALE)38
10 A.Sutil (ALE) 35
11 R.Barrichello (BRA) 30
12 K. Kobayashi (JAP) 17
13 V. Petrov (RUS) 17
14 V. Liuzzi (ITA) 12
15 N. Hulkenberg (ALE)10
16 S.Buemi (SUI) 7
17 P. De La Rosa (ESP) 6
18 J. Alguersuari (ESP) 3
Confira a classificação do campeonato de construtores:
1° RBR-Renault 312
2° McLaren-Mercedes 304
3° Ferrari 238
4° Mercedes 132
5° Renault 106
6° Force India-Mercedes 47
7° Williams-Cosworth 40
8° Sauber-Ferrari 23
9° STR-Ferrari 10