foto: Getty Images / Red Bull
Pela quinta vez no ano Sebastian Vettel venceu na F1, mais uma vez o alemão da Red Bull mostrou que é o piloto a ser batido no ano e o grande favorito ao título. Só que em Mônaco a vitória de Vettel na venho tão fácil, o piloto da Red Bull foi pressionado durante dezenas de voltas por Fernando Alonso e Jenson Button, que ficaram respectivamente na segunda e terceira posição.
Polêmica no final da prova…
Esta foi uma das provas mais emocionantes disputadas nas ruas de Mônaco nos últimos anos, a corrida foi cheia de ultrapassagens e disputas por posições, inclusive pela liderança, porém infelizmente a corrida acabou sendo decidida pela direção de prova, em um lance bastante polêmico.
Faltando 10 voltas para o fim, um acidente envolvendo Vitaly Petrov, Jaime Alguesuari e Lewis Hamilton acabou causando uma bandeira vermelha.
foto: Getty Images / Red Bull
Durante a interrupção que durou cerca de 20 minutos, a direção de prova estranhamente acabou permitindo que as equipes mexessem em seus carros, o que beneficiou em muito Vettel, que estava na liderança e e pode ter alterado o resultado da corrida, os pneus do Red Bull de Vettel estavam acabado e mais deteriorados do que os de Alonso e Button, que estavam com pneus mais novos e pressionavam Vettel já a algumas voltas, parecia que a ultrapassagem era questão de tempo.
Assim como outros no grid, Vettel pode colocar pneus novos, e quando a relargada foi dada, faltando apenas 4 voltas para o fim, o piloto alemão conseguiu abrir uma diferença para os seus adversários e assim foi até a bandeirada final, recebendo a bandeirada com pouco mais de 1 segundo à frente de Fernando Alonso,que fez uma ótima prova com a Ferrari, Jenson Button também e subiu ao pódio na terceira posição.
Mark Webber que venceu Mônaco no ano passado, terminou na quarta posição, o japonês da Sauber, Kamui Kobayashi conseguiu uma ótima quinta colocação.
Lewis Hamilton aprontou bastante nas ruas de Mônaco, tirou Massa e Maldonado da prova
Foto: Mclaren
Lewis Hamilton foi outro piloto que chamou bastante atenção do público em Mônaco, talvez por ter largado apenas na nona posição o inglês da McLaren resolveu ser agressivo, agressivo até de mais. Hamilton esteve envolvido em três acidentes durante a prova e foi punido duas vezes, uma por acertar o bólido de Felipe Massa que bateu forte no túnel e abandonou, e outra por tirar da prova o piloto da Williams, Pastor Maldonado. O pior de tudo é que além de fazer muita barbeiragens nas ruas de Mônaco, Hamilton também resolveu falar besteiras fora das pista, em entrevista a BBC, disse que foi punido injustamente e estava sendo perseguido pelos comissários de prova em Mônaco. Hamilton apesar de várias confusões terminou na sexta posição.
Fernando Alonso conseguiu o segundo lugar em Mônaco, o espanhol esteve próximo da vitória
Foto: Ferrari
Brasileiros…
Os pilotos brasileiros seguem em um má fase na F1, Rubens Barrichello continua tentando fazer evoluir o limitado carro da Williams deste ano, apesar de não ter feito uma grande prova Rubinho chegou em nono e marcou os primeiros pontos da equipe no ano, já Felipe Massa foi uma das vítimas da imprudência de Hamilton, que tentou passar o piloto da Ferrari na curva Loews – a mais lenta da F1, na manobra a McLaren de Hamilton acabou quebrando um pedaço da asa da Ferrari de Massa.
Com o carro segundo Massa avariado, o piloto brasileiro não conseguiu controlar o seu bólido que a mais de 250 km/h foi parar no muro do túnel de Mónaco.
Vale lembrar que essa foi a segunda consecutiva que o brasileiro não consegue chegar ao final.
O campeonato…
Com a quinta vitória no ano em seis corridas disputados, Sebastian Vettel é sem dúvida o grande favorito ao título, e faltando ainda 13 etapas para o fim, alguns já começam a dar como certo o bicampeonato do alemão, que já abre uma vantagem consistente de 58 pontos, Vettel tem 143 pontos, contra 85 de Hamilton, Mark Webber está em terceiro com 79 pontos, Jenson Button está em quarto com 76, Fernando Alonso tem 69. Já Felipe Massa soma apenas 24 pontos, e está em 8° no campeonato.
Próxima etapa…
A próxima etapa do campeonato acontece no dia 12 de junho em Montreal no Canadá.
Abaixo o resultado do GP de Mônaco de F1 (29 de maio 2011)
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 78 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s1
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s3
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 23s1
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 26s9
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 27s2
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1 volta
9º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
10º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2 voltas
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2 voltas
13º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
15º. Jérome D’Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
16º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
17º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
ab. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth),
ab. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault),
ab. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari),
ab. Felipe Massa (BRA/Ferrari),
ab. Michael Schumacher (ALE/Mercedes),
ab. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth),
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Não largou
Confira como está a classificação do campeonato após o GP de Mônaco 6 etapa 2011:
1º Sebastian Vettel 143 pontos
2º Lewis Hamilton 85
3º Mark Webber 79
4º Jenson Button 76
5º Fernando Alonso 69
6º Nick Heidfeld 29
7º Nico Rosberg 26
8º Felipe Massa 24
9º Vitaly Petrov 21
10º Kamui Kobayashi 19
11ºMichael Schumacher 14
12ºAdrian Sutil 8
13ºSébastien Buemi 7
14ºRubens Barrichello 2
15ºSergio Pérez 2
16º Paul di Resta 2
17ºPastor Maldonado 0
Uma resposta
Foi uma palhaçada o que fizeram, eu estava esperando para ver a disputa entre Vettel, Alonso e Button. Que seria o grande lance da corrida que estava muito boa, mas foi estragada, já que em condições normais, a Red Bull é sempre mais carro que os outros.