No próximo final de semana começa a temporada 2024 da Fórmula 1, esta será a mais longa da história da categoria, contando pela primeira vez com 24 Grande Prêmios, partindo do Bahrein agora no dia 2 de março, terminando dia 8 de dezembro em Abu Dhabi, sendo que este ano voltará ao calendário o GP da China, além de ter mais corridas Sprints (provas curtas realizadas aos sábados) no total serão seis provas deste tipo. Em 2024 o GP de São Paulo acontecerá nos dias 1 a 3 de novembro, sendo que a prova brasileira contará com a corrida extra no sabado.
Índice desta matéria
A Fórmula 1 este ano terá a maior quantidade de GPs em sua história, por isso, a categoria planeja fazer excursões regionais para reduzir os gastos, ou seja, agrupará as corridas de acordo com sua localização no globo, começando pela Arábia (Bahrain e Arábia Saudita), depois indo para a Ásia / Oceania, com o GP da Austrália, depois o GP do Japão – que tradicionamente acontecia no final da temporada mas será realizado em abril, terminando esta perna asiática no GP da China que está de volta a categoria. Na volta a categoria faz uma parada nos EUA para o GP de Miami e após isso tem início a longa temporada europeia, começando pelo GP da Emilia-Romagna (antiga Ímola) na primeira semana de maio, terminando esta perna em 15 de setembro no GP do Azerbaijão, serão um total de 11 corridas na Europa em 2024. Após isso, a Fórmula 1 vai para as Américas para os GPs dos EUA, México e Brasil, volta para os EUA para o GP de Las Vegas e conclui sua volta ao mundo e a temporada 2024 onde começou, nas Arábias, com as provas do Catar e Abu Dabhi.
Com relação aos pilotos e as equipes, não há grandes novidades, não há nenhum novato nesta temporada, a unica mudança no grid é a volta do experiente Daniel Ricciardo, que competirá a temporada completa pela Alpha Tauri, além da volta da equipe Sauber como equipe própria, sendo que desde 2019 eles corriam com a badeira Alfa Romeo.
O favorito absoluto ao título segue sendo Max Verstappen, que a bordo do vitorioso carro da equipe Red Bull buscará em 2024 seu quarto título seguido na F1, lembrando que na temporada de 2023 a Red Bull venceu 21 do total de 22 corridas, um domínio absoluto e impressionante, superando inclusive a lendária temporada de 1988 da dupla Senna e Prost, que com a Mclaren MP4/4 venceram 15 das 16 provas da uma temporada.
A Ferrari, única equipe presente na F1 desde a primeira temporada em 1950, apesar de ter evoluído bastante nos últimos anos, vive uma luta difícil para voltar ao topo da categoria e a vencer corridas, tendo problemas principalmente com a confiabiliade do seu equipamento, por isso eles optaram por construir um carro totalmente novo e diferente para 2024, o SF24 promete corrigir as muitas falhas do SF-23. Esta temporada será a útima da dupla Leclerc e Sainz, já que na F1 2025 estará Lewis Hamiton na equipe italiana no lugar de Carlos Sainz.
A equipe Mercedes tentará nesta temporada se recuperar dos três últimos anos horriveis que viveu. Este ano também será a despedida de Lewis Hamilton da equipe, o piloto inglês sete vezes campeão mundial, conquistou seis destes títulos pela equipe Mercedes e sonha voltar a ter um carro competitivo, porém, seu amor com a Mercedes parece ter acabado de vez, Hamilton já declarou que está vivendo sua pior fase na F1, lembrando que ele não vence uma corrida desde 2021. Hamiton continuará tendo como companheiro de equipe o seu conterraneo inglês George Russell para este ano.
Na Mclaren o clima é de otimismo, a equipe que em 2023 teve uma de suas melhores temporadas dos últimos anos, terminando o ano na 4ª posição no campeonato de construtores, quer agora brigar por pódios e até roubar vitórias da poderosa Red Bull. A equipe inglesa seguirá com a dupla Lando Noris e Oscar Piastri.
Na temporada passada a Aston Martin surpreendeu a todos, conseguindo poles positions e liderar algumas corridas no início do ano, porém a equipe não conseguiu manter esta evolução no decorrer da temporada. Para 2024 eles querem mostrar que pode sim brigar com os grandes na F1, para isso manterão o experiente espanhol campeão do mundo Fernando Alonso, ao lado de Lance Stroll, que é o cara do dinheiro, piloto filho do dono da equipe.
Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
Willians: Alexander Albon e Longan Sargent
Alpha Tauri: Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda
Sauber: Valtteri Bottas e Zhou Guanyu
Hass: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
Os carros da Fórmula 1 2024 são uma evolução significativa dos carros de 2023. Eles apresentam uma série de mudanças aerodinâmicas destinadas a tornar as corridas mais próximas e emocionantes. Algumas das mudanças mais notáveis incluem uma asa dianteira simplificada, um difusor traseiro maior e um novo design de bargeboard.
Os carros também serão movidos por um novo tipo de combustível, que é mais sustentável do que o combustível usado anteriormente. O novo combustível é feito de uma mistura de biocombustíveis e combustíveis fósseis, e reduzirá as emissões de CO2 em 10%.
Lembrando que no Brasil o direito de transmissão da F1, assim como das demais categorias como F2 e F3, são do grupo Bandeirantes, que mostrará todos os treinos livres no BandSport e as classificações oficiais além das corridas na TV Band.
Etapa | Circuito | Dias | Horário |
GP do Bahrein | Circuito Internacional do Bahrein | 29/02 a 02/03 | 12h |
GP da Arábia Saudita | Circuito Jeddah Corniche | 07/03 a 09/03 | 14h |
GP da Austrália | Circuito de Albert Park | 22/03 a 24/03 | 1h |
GP do Japão | Circuito de Suzuka | 05/04 a 07/04 | 2h |
GP da China | Circuito Internacional de Xangai | 19/04 a 21/04 | 4h |
GP de Miami | Autódromo Internacional de Miami | 03/05 a 05/05 | 17h |
GP da Emilia-Romagna | Autódromo Enzo e Dino Ferrari | 17/05 a 19/05 | 10h |
GP de Mônaco | Circuito de Monte Carlo | 24/05 a 26/05 | 10h |
GP do Canadá | Circuito Gilles Villeneuve | 07/06 a 09/06 | 15h |
GP da Espanha | Circuito de Barcelona-Catalunha | 21/06 a 23/06 | 10h |
GP da Áustria | Circuito RB Ring | 28/06 a 30/06 | 10h |
GP da Inglaterra | Circuito de Silverstone | 05/07 a 07/07 | 11h |
GP da Hungria | Circuito Hungaroring | 19/07 a 21/07 | 10h |
GP da Bélgica | Circuito de Spa-Francorchamps | 26/07 a 28/07 | 10h |
GP da Holanda | Circuito de Zandvoort | 23/08 a 25/08 | 10h |
GP da Itália | Autódromo Nacional de Monza | 30/08 a 01/09 | 10h |
GP do Azerbaijão | Circuito de Baku | 13/09 a 15/09 | 8h |
GP de Singapura | Circuito de Marina Bay | 20/09 a 22/09 | 9h |
GP dos Estados Unidos | Circuito das Américas | 18/10 a 20/10 | 16h |
GP do México | Autódromo Hermanos Rodríguez | 27/10 a 27/10 | 17h |
GP de São Paulo | Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) | 01/11 a 03/11 | 14h |
GP de Las Vegas | Circuito de Las Vegas | 21/11 a 23/11 | 3h |
GP do Catar | Circuito Internacional de Lusail | 29/11 a 01/12 | 14h |
GP de Abu Dhabi | Circuito de Yas Marina | 06/12 a 08/12 | 10h |
China, Miami, Áustria, Austin, Brasil e Catar. Todas elas realizadas ao sábados.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.