A Ferrari escolheu o Salão de Bologna na Itália, como palco para a apresentação do seu mais novo modelo de corrida, a 458 Challenge. Confira os detalhes…
A lista de diferenciais do bólido em relação ao Ferrari 458 de rua é extensa. No exterior um dos destaque são as rodas de liga leve de 19 polegadas, feitas especialmente para a versão, elas possuem fixação através de um único cubo, o que agiliza na troca dos pneus. O carro ganhou também novos componentes em fibra de carbono.
Quando se trata de carros de corrida, tão importante quanto o que está debaixo do capô é o peso, por esse motivo a escuderia italiana teve obsessão em reduzir o máximo possível os quilos da 458 Italia, as janelas de vidros foram substituídas por Lexan, uma espécie de plástico mais resistente e leve.
Já por dentro a 458 Italia não lembra em nada o modelo de rua, o luxo de a sofisticação deu lugar, a um interior espartano, só há volante, banco do tipo concha e algumas barras de proteção em aço tubular, porém apesar da aparência simples, bancos, painel e volante são revestidos em Alcantara, tipo de couro que além de nobre e mais leve do que o couro convencional.
O motor é o mesmo da 458 convencional, um V8 com 570 CV de potência, porém graças ao trabalho dos engenheiros da Ferrari, o modelo consegue ser mais rápido. Na pista de testes de Fiorano, a 458 Challenge conseguiu quebrar o recorde da 430 Challenge (modelo que a 458 Italia substituiu) em 2 segundos. Outro destaque são o sistema controle de estabilidade F1-Trac e o E-DIT que distribuiu o torque igualmente entre as quatro rodas, este último também está presente na versão de rua da 458.
Apesar de ser capaz de passar dos 325 km/h, o superesportivo mesmo a mais de 300 km/h consegue parar em poucos segundos, méritos dos novos discos de cerâmica e carbono desenvolvidos pela marca Brembo, que além dos carros da Ferrari na F1, também estão presente nos bólidos mais rápidos do mundo, como o Bugatti Veyron Super Sports capaz de passar dos 430 km/h.
Acima: outras feras da Ferrari exposta no Salão de Bologna, a esquerda 599 GTO e a direita a FXX
Ao lado de outras obra primas da marca italiana, como a Ferrari 599 GT0 (modelo de rua mais veloz da história da marca), e da FXX (versão de corrida famosa Enzo), a 458 Challenge, promete deixar os milhares de visitantes do Salão de Bologna de queixo caído. O Salão de Bologna abre as portas no próximo dia 04.
Ver um 458 Challenge no Brasil não deverá ser algo muito difícil, no próximo ano a Via Itália representante da marca no país deve importar alguns exemplares do superesportivo que irão disputar o Itaipava GT Brasil, na categoria GT4.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.