Categorias: Ferrari

Ferrari 458 Italia Challenge é oficialmente apresentada em Bologna

Clique na imagem para ampliar

A Ferrari escolheu o Salão de Bologna na Itália, como palco para a apresentação do seu mais novo modelo de corrida, a 458 Challenge. Confira os detalhes…

A lista de diferenciais do bólido em relação ao Ferrari 458 de rua é extensa. No exterior um dos destaque são as rodas de liga leve de 19 polegadas, feitas especialmente para a versão, elas possuem fixação através de um único cubo, o que agiliza na troca dos pneus. O carro ganhou também novos componentes em fibra de carbono.

Quando se trata de carros de corrida, tão importante quanto o que está debaixo do capô é o peso, por esse motivo a escuderia italiana teve obsessão em reduzir o máximo possível os quilos da 458 Italia, as janelas de vidros foram substituídas por Lexan, uma espécie de plástico mais resistente e leve.

Já por dentro a 458 Italia não lembra em nada o modelo de rua, o luxo de a sofisticação deu lugar, a um interior espartano, só há volante, banco do tipo concha e algumas barras de proteção em aço tubular, porém apesar da aparência simples, bancos, painel e volante são revestidos em Alcantara, tipo de couro que além de nobre e mais leve do que o couro convencional.

O motor é o mesmo da 458 convencional, um V8 com 570 CV de potência, porém graças ao trabalho dos engenheiros da Ferrari, o modelo consegue ser mais rápido. Na pista de testes de Fiorano, a 458 Challenge conseguiu quebrar o recorde da 430 Challenge (modelo que a 458 Italia substituiu) em 2 segundos. Outro destaque são o sistema controle de estabilidade F1-Trac e o E-DIT que distribuiu o torque igualmente entre as quatro rodas, este último também está presente na versão de rua da 458.

Apesar de ser capaz de passar dos 325 km/h, o superesportivo mesmo a mais de 300 km/h consegue parar em poucos segundos, méritos dos novos discos de cerâmica e carbono desenvolvidos pela marca Brembo, que além dos carros da Ferrari na F1, também estão presente nos bólidos mais rápidos do mundo, como o Bugatti Veyron Super Sports capaz de passar dos 430 km/h.

Acima: outras feras da Ferrari exposta no Salão de Bologna, a esquerda 599 GTO e a direita a FXX

Ao lado de outras obra primas da marca italiana, como a Ferrari 599 GT0 (modelo de rua mais veloz da história da marca), e da FXX (versão de corrida famosa Enzo), a 458 Challenge, promete deixar os milhares de visitantes do Salão de Bologna de queixo caído. O Salão de Bologna abre as portas no próximo dia 04.

Ver um 458 Challenge no Brasil não deverá ser algo muito difícil, no próximo ano a Via Itália representante da marca no país deve importar alguns exemplares do superesportivo que irão disputar o Itaipava GT Brasil, na categoria GT4.

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

6 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.