Categorias: Ferrari

Ferrari 458 Speciale – Uma 458 mais bonita, potente, leve e rápida, muito rápida

Esqueça o nome sem graça e previsível “Speciale”, a nova 458 Speciale é uma das máquinas mais fabulosas já feitas pela Casa de Maranello. O bólido que estreou em no Salão de Frankfurt em setembro, é uma versão ainda mais apimentada da 458 Italia, como se pode ver nas fotos, ela transpira esportividade em cada detalhe. Na dianteira as grandes entradas de ar do para-choque e o capô “nervurado”, dão um caráter intimidador à versão especial. As rodas de liga leve são de 20 polegadas e forjadas em alumínio – elas resultam em 12 kg a menos ao peso do carro e são exclusivas, também roubam a cena – assim com o monstruoso sistema escape com difusor traseiro em carbono e que parece ter sido roubado de algum carro de F1. Logo no primeiro contato é impossível não ficar hipnotizado com sua beleza, mas o grande diferencial desta 458 Speciale, não é seu visual mais incrementado e sim o seu desempenho.

Clique na imagem para ampliar

O design agressivo ao extremo e o interior espartano denunciam a verdadeira identidade da 458 Speciale, ao contrário da 458 normal que preza quase tanto pelo luxo quanto pela esportividade, a 458 Speciale foi criada com um único objetivo, ser o mais rápido possível nas pistas. Para isso, além da aerodinâmica aperfeiçoada, a Ferrari também retrabalhou o motor que ganhou um upgrade de quase 50 CV em sua potência, interessante também é que os engenheiros da marca fizeram vários ajustes e substituíram alguns componentes deste bloco, como dutos e caixa do filtro de ar em carbono, bem como dutos de entrada encurtados, e um novo sistema de exaustão, garantiram 8 kg a menos ao motor. Até o sistema de freio foi revisto para ficar mais leve, o que ao final rendeu uma dieta de louváveis 90 kg em relação a 458 Itália normal. A Speciale pesa apenas 1.290 kg.

Mais rápida, mais leve, e mais bonita, a 458 Speciale tem simplesmente o motor V8 mais poderoso do planeta em um carro de série, o bloco V8 4.7 litros naturalmente aspirado e que rendia originalmente 570 CV de potência foi retrabalhado para desenvolver agora 613 CV a 9.000 rpm, uma marca impressionante, cada litro do motor desenvolve 135 CV – ainda não percebeu a grandeza dessa proeza ? Imagina um carro 1.0 aspirado rendendo 135 cv !! Quase impossível neh ? pois esse é o milagre conseguido pelos engenheiros da Ferrari. Para gerir toda essa fúria,  a Ferrari endureceu os amortecedores e molas com o objetivo, de melhorar a estabilidade e aderência sobretudo nas curvas, dando a 458 um acerto quase similar ao modelo de corrida GT3.

Todas essas melhorias se traduziram em um desempenho assombroso. 0 a 100 km/h em 3 segundos, 200 km/h em 9.1 segundos e velocidade máxima acima dos 325 quilômetros por hora. Números que pelos menos em aceleração o deixam no mesmo nível  de máquinas como Ferrari F12 Berlinetta e Lamborghini Aventador.

Além do design, a nova versão traz ainda um motor mais poderoso e freios mais polpudos

A missão de parar esse rojão fica a cargo de poderosos freios de cerâmica de carbono, as pinças são novas e foram desenvolvidas especialmente para o novo modelo, assim como os pneus de alta performance Pilot Sport Cup2 da francesa Michelin. Segundo a Ferrari eles possuem uma aderência seis por cento maior e podem superar um número considerável de voltas rápidas em track days, esse conjunto novo precisa de apenas 31 metros para parar a 458 Speciale vindo a 100 km/h.

 

Clique sobre a imagem para ampliar

Por fim a 458 ganhou um câmbio mais refinado, com ajustes mais nervosos a transmissão F1 DCG de sete velocidades, que ficou até 44% mais rápida, no modo mais extremo de direção, escolhido no Manettino – botão giratório que fica no volante, ele dispensa boa parte dos recursos eletrônicos do carro, deixando a missão de domar a 458 quase que totalmente nas mãos e senso do motorista.

Mais simplificado o interior da 458 Speciale é quase todo forrado em couro Alcantara e fibra de carbono, o material compoe dos bancos as aletas que fazem as trocas de marchas atrás do volante. Destaque ainda para as costuras vermelhas feitas a mão no atelier da Ferrari e o cinto semelhante ao dos bólidos de corrida, um detalhe importante é que para diminuir o peso, a 458 Speciale perdeu o sistema multi-mídia com GPS, além do sistema de som, parece brincadeira mas não há nem mesmo carpetes no piso do carro.

Pelo menos por enquanto a 458 Speciale não tem previsão para chegar ao Brasil. Nos EUA e Europa ele estará disponível a partir de março, custando o que equivalente a 300.000 dólares cerca de R$ 700,000, quase 50% a mais do que a versão convencional da 458, esse é o preço de ter na garagem uma das Ferrari mais exclusivas e rápidas da história, o bólido deve ser produzido apenas até o final de 2014.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.