Esqueça o nome sem graça e previsível “Speciale”, a nova 458 Speciale é uma das máquinas mais fabulosas já feitas pela Casa de Maranello. O bólido que estreou em no Salão de Frankfurt em setembro, é uma versão ainda mais apimentada da 458 Italia, como se pode ver nas fotos, ela transpira esportividade em cada detalhe. Na dianteira as grandes entradas de ar do para-choque e o capô “nervurado”, dão um caráter intimidador à versão especial. As rodas de liga leve são de 20 polegadas e forjadas em alumínio – elas resultam em 12 kg a menos ao peso do carro e são exclusivas, também roubam a cena – assim com o monstruoso sistema escape com difusor traseiro em carbono e que parece ter sido roubado de algum carro de F1. Logo no primeiro contato é impossível não ficar hipnotizado com sua beleza, mas o grande diferencial desta 458 Speciale, não é seu visual mais incrementado e sim o seu desempenho.
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O design agressivo ao extremo e o interior espartano denunciam a verdadeira identidade da 458 Speciale, ao contrário da 458 normal que preza quase tanto pelo luxo quanto pela esportividade, a 458 Speciale foi criada com um único objetivo, ser o mais rápido possível nas pistas. Para isso, além da aerodinâmica aperfeiçoada, a Ferrari também retrabalhou o motor que ganhou um upgrade de quase 50 CV em sua potência, interessante também é que os engenheiros da marca fizeram vários ajustes e substituíram alguns componentes deste bloco, como dutos e caixa do filtro de ar em carbono, bem como dutos de entrada encurtados, e um novo sistema de exaustão, garantiram 8 kg a menos ao motor. Até o sistema de freio foi revisto para ficar mais leve, o que ao final rendeu uma dieta de louváveis 90 kg em relação a 458 Itália normal. A Speciale pesa apenas 1.290 kg.
Mais rápida, mais leve, e mais bonita, a 458 Speciale tem simplesmente o motor V8 mais poderoso do planeta em um carro de série, o bloco V8 4.7 litros naturalmente aspirado e que rendia originalmente 570 CV de potência foi retrabalhado para desenvolver agora 613 CV a 9.000 rpm, uma marca impressionante, cada litro do motor desenvolve 135 CV – ainda não percebeu a grandeza dessa proeza ? Imagina um carro 1.0 aspirado rendendo 135 cv !! Quase impossível neh ? pois esse é o milagre conseguido pelos engenheiros da Ferrari. Para gerir toda essa fúria, a Ferrari endureceu os amortecedores e molas com o objetivo, de melhorar a estabilidade e aderência sobretudo nas curvas, dando a 458 um acerto quase similar ao modelo de corrida GT3.
Todas essas melhorias se traduziram em um desempenho assombroso. 0 a 100 km/h em 3 segundos, 200 km/h em 9.1 segundos e velocidade máxima acima dos 325 quilômetros por hora. Números que pelos menos em aceleração o deixam no mesmo nível de máquinas como Ferrari F12 Berlinetta e Lamborghini Aventador.
Além do design, a nova versão traz ainda um motor mais poderoso e freios mais polpudos
A missão de parar esse rojão fica a cargo de poderosos freios de cerâmica de carbono, as pinças são novas e foram desenvolvidas especialmente para o novo modelo, assim como os pneus de alta performance Pilot Sport Cup2 da francesa Michelin. Segundo a Ferrari eles possuem uma aderência seis por cento maior e podem superar um número considerável de voltas rápidas em track days, esse conjunto novo precisa de apenas 31 metros para parar a 458 Speciale vindo a 100 km/h.
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Por fim a 458 ganhou um câmbio mais refinado, com ajustes mais nervosos a transmissão F1 DCG de sete velocidades, que ficou até 44% mais rápida, no modo mais extremo de direção, escolhido no Manettino – botão giratório que fica no volante, ele dispensa boa parte dos recursos eletrônicos do carro, deixando a missão de domar a 458 quase que totalmente nas mãos e senso do motorista.
Mais simplificado o interior da 458 Speciale é quase todo forrado em couro Alcantara e fibra de carbono, o material compoe dos bancos as aletas que fazem as trocas de marchas atrás do volante. Destaque ainda para as costuras vermelhas feitas a mão no atelier da Ferrari e o cinto semelhante ao dos bólidos de corrida, um detalhe importante é que para diminuir o peso, a 458 Speciale perdeu o sistema multi-mídia com GPS, além do sistema de som, parece brincadeira mas não há nem mesmo carpetes no piso do carro.
Pelo menos por enquanto a 458 Speciale não tem previsão para chegar ao Brasil. Nos EUA e Europa ele estará disponível a partir de março, custando o que equivalente a 300.000 dólares cerca de R$ 700,000, quase 50% a mais do que a versão convencional da 458, esse é o preço de ter na garagem uma das Ferrari mais exclusivas e rápidas da história, o bólido deve ser produzido apenas até o final de 2014.
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