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Não é todo dia que a Ferrari lança um modelo novo, a cada lançamento a montadora italiana escreve um novo capitulo da sua história, nesta terça-feira (3 de fevereiro), a Ferrari apresentou ao mundo a 488 GTB, tida como a evolução da 458 Italia, ele impressiona pelo seu desempenho trazendo muitas heranças das pistas de corrida, e um poderoso V8 bi-turbo com 670 cv de força.
Segundo a Ferrari a 488 GTB engloba uma boa parte das evoluções da da marca obtidas na F1 e na WEC, (campeonato mundial da FIA), onde a 458 GT conseguiu o título. Dotada de um poderoso 3.9 V8 bi-turbo, a 488 GTB, desenvolve 670 cv a 8.000 rpm, e um poderoso torque de 76 kgfm obtidos a 3.000 rpm e na sétima marcha.
Os números de desempenho impressionam e dão uma mostra de que este não é mais um carro qualquer da Ferrari, e sim uma das mais velozes já produzidas, este novo bólido italiano dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, isso mesmo apenas 3 segundos de aceleração e ela já está a 100 km/h, ela faz de 0 a 200 km/h em 8.3 segundos, e tem capacidade para alcançar a velocidade máxima de 330 km/h. O modelo marcou o ótimo tempo de 1m23s” na pista de teste de Fiorano, cravando um dos recordes da pista de testes da Ferrari, perdendo apenas para a poderosa La Ferrari de 960 cv e empatando com a F12 Berlinetta de 740 cv.
A transmissão é automatizada de sete velocidades e de dupla embreagem, ela conta com uma série de recursos vindo das pistas de corrida, como o “Variable Torque Management”, um controle variável de torque que consegue liberar o torque de forma suave e gradativa, em palavras da Ferrari o sistema consegue aprimorar de forma progressiva e “incrível” a aceleração do carro, quando o piloto afunda o pé pedal do acelerador, ele responde imediatamente.
Os engenheiros da Ferrari também trabalharam para criar um ronco novo e mais intimidador, o carro traz um novo e mais poderoso sistema de exaustão.
Outras inovações eletrônicas desenvolvidas pela Ferrari e presentes na 488 GTB são: “Side Slip Control 2” – SSC2, um complexo controle do escorregamento lateral do carro, ele entra em ação nas saídas de curvas longitudinais, puxando o carro para dentro da curva de forma precisa e pouco invasiva. Este sistema controlará ainda os amortecedores da suspensão, e funcionará em conjunto com o F1 Trac, um controle de tração de alta performance desenvolvido na F1 e o diferencial eletrônico E-Diff.
Design…
Feita sobre a base da 458 Italia, a nova 488 GTB traz elementos já visto na 458 porém aprimorados em favor da aerodinâmica, na dianteira por exemplo as tomadas de ar foram ampliadas, e o capô ganhou novos contornos como se fosse um aerofólio frontal, e os faróis foram retocados.
As laterais também foram reesculpidas, e além de ter ficado mais aerodinâmica, as laterais do carro ganharam uma enorme tomada de ar próximo a roda traseira, para refrigerar o motor, detalhe que também deixou a 488 GTB mais agressiva em relação ao modelo anterior. Já na traseira o conjunto tanto visual quanto aerodinâmico é totalmente inédito, desde o vidro traseiro, capô, para-choque, difusor e lanternas.
Segundo a Ferrari as mudanças apresentadas na carroceria da 488 GTB, apresentam 50% mais de downforce em relação a 458 Italia, reduzindo também o arrasto aerodinâmico.
Ela mede 4.568mm de comprimento, 1.952mm de largura, 1.21 de altura, pesando apenas 1.370kg, com distribuição deste peso de 46.6% na dianteira e 53.5% na traseira.
Por dentro a arquitetura da 488 GTB é praticamente a mesma da bem sucedida 458 Italia, porem os mostradores foram reprojetados, os comandos centrais também foram reposicionados, assim como as saídas de ar no lado do motorista.
O lançamento oficial da 488 GTB acontece em março no Salão de Genebra.