Ferrari lança a 488 GTB – Novo modelo vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos

Clique na imagem para ampliar

Não é todo dia que a Ferrari lança um modelo novo, a cada lançamento a montadora italiana escreve um novo capitulo da sua história, nesta terça-feira (3 de fevereiro), a Ferrari apresentou ao mundo a 488 GTB, tida como a evolução da 458 Italia, ele impressiona pelo seu desempenho trazendo muitas heranças das pistas de corrida, e um poderoso V8 bi-turbo com 670 cv de força.

 

Segundo a Ferrari a 488 GTB engloba uma boa parte das evoluções da da marca obtidas na F1 e na WEC, (campeonato mundial da FIA), onde a 458 GT conseguiu o título. Dotada de um poderoso 3.9 V8 bi-turbo, a 488 GTB, desenvolve 670 cv a 8.000 rpm, e um poderoso torque de 76 kgfm obtidos a 3.000 rpm e na sétima marcha.

Os números de desempenho impressionam e dão uma mostra de que este não é mais um carro qualquer da Ferrari, e sim uma das mais velozes já produzidas, este novo bólido italiano dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, isso mesmo apenas 3 segundos de aceleração e ela já está a 100 km/h, ela faz de 0 a 200 km/h em 8.3 segundos, e tem capacidade para alcançar a velocidade máxima de 330 km/h. O modelo marcou o ótimo tempo de  1m23s” na pista de teste de Fiorano, cravando um dos recordes da pista de testes da Ferrari, perdendo apenas para a poderosa La Ferrari de 960 cv e empatando com a F12 Berlinetta de 740 cv.

A transmissão é automatizada de sete velocidades e de dupla embreagem, ela conta com uma série de recursos vindo das pistas de corrida, como o “Variable Torque Management”, um controle variável de torque que consegue liberar o torque de forma suave e gradativa, em palavras da Ferrari o sistema consegue aprimorar de forma progressiva e “incrível” a aceleração do carro, quando o piloto afunda o pé pedal do acelerador, ele responde imediatamente.

Os engenheiros da Ferrari também trabalharam para criar um ronco novo e mais intimidador, o carro traz um novo e mais poderoso sistema de exaustão.

Outras inovações eletrônicas desenvolvidas pela Ferrari e presentes na 488 GTB são: “Side Slip Control 2” – SSC2, um complexo controle do escorregamento lateral do carro, ele entra em ação nas saídas de curvas longitudinais, puxando o carro para dentro da curva de forma precisa e pouco invasiva. Este sistema controlará ainda os amortecedores da suspensão, e funcionará em conjunto com o F1 Trac, um controle de tração de alta performance desenvolvido na F1 e o diferencial eletrônico E-Diff.

Design…

Feita sobre a base da 458 Italia, a nova 488 GTB traz elementos já visto na 458 porém aprimorados em favor da aerodinâmica, na dianteira por exemplo as tomadas de ar foram ampliadas, e o capô ganhou novos contornos como se fosse um aerofólio frontal, e os faróis foram retocados.

As laterais também foram reesculpidas, e além de ter ficado mais aerodinâmica, as laterais do carro ganharam uma enorme tomada de ar próximo a roda traseira, para refrigerar o motor, detalhe que também deixou a 488 GTB mais agressiva em relação ao modelo anterior. Já na traseira o conjunto tanto visual quanto aerodinâmico é totalmente inédito, desde o vidro traseiro, capô, para-choque, difusor e lanternas.

Segundo a Ferrari as mudanças apresentadas na carroceria da 488 GTB, apresentam 50% mais de downforce em relação a 458 Italia, reduzindo também o arrasto aerodinâmico.

Ela mede 4.568mm de comprimento, 1.952mm de largura, 1.21 de altura, pesando apenas 1.370kg, com distribuição deste peso de 46.6% na dianteira e 53.5% na traseira.

Por dentro a arquitetura da 488 GTB é praticamente a mesma da bem sucedida 458 Italia, porem os mostradores foram  reprojetados, os comandos centrais também foram reposicionados, assim como as saídas de ar no lado do motorista.

O lançamento oficial da 488 GTB acontece em março no Salão de Genebra.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.