Esta é Ferrari Purosangue, o primeiro SUV feito pela marca italiana, ele conta com desenho moderno e bastante diferente de outros SUVs no mercado, é uma espécie de coupé de 4 portas crescido, o Purosangue promete criar uma nova etapa para a história da Ferrari, além de ser o primeiro SUV produzido pela marca, também é a primeira Ferrari com quatro portas da história.
Índice desta matéria
Motor V12 raiz na Purosangue
A Ferrari Purosangue deve figurar entre os SUVs mais velozes do planeta, para isso ela é equipada com uma usina de força raiz, estamos falando de um poderoso V12, com 6,5 litros, aspirado, inclinado a 65 graus, posicionado na dianteira do carro, e com injeção direta de combustível, ele é capaz de despejar nas quatro rodas 725 cv de potência para um torque de 71 kgfm, este motor, assim como o sistema de escapamento, vieram emprestados da Ferrari 812 Competizione, segundo a fabricante, ele tem um som digno dos carros de Fórmula dos anos 2000.
Desempenho digno de uma Ferrari
O primeiro SUV feito pela Ferrari, faz jus a toda a tradição esportiva da marca italiana, a Purosangue vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, indo de 0 a 200 km/h em também impressionantes 10,6 segundos, a velocidade máxima é de 310 km/h, não custa lembrarmos que estamos falando de um SUV grande, com 4.97 m de comprimento, 2.02 m de largura e peso que ultrapassa 2 toneladas, e mesmo assim alcança 310 km/h.
Porém, apesar da Ferrari não classifica-lo como um SUV, ele não será o mais veloz do mundo, pelo menos não sozinho, já que o Lamborghini Urus Performante com seu V8 bi-turbo de 666 cv, tem aceleração de 0 a 100 km/h feita também em 3,3 segundos.
Tração 4×4 e tração traseira
Como manda a cartilha para os SUVs (apesar de oficialmente ele não ser) a tração da Ferrari Purosangue é 4×4 integral, porém é uma tração inteligente de alto desempenho, o carro roda como 4×4 em velocidades mais baixas, assim como em pisos de baixa aderência, porém acima dos 200 km/h, a Purosangue virá um esportivo raiz de tração traseira, de forma automática a força do motor passa a ser toda enviada para as rodas traseiras.
A Ferrari faz questão de deixar claro que este não é um SUV, e sim uma Ferrari com uma proposta mais familiar e versátil, por isso a esportividade e o desempenho foram as principais diretrizes do projeto.
Câmbio de 8 marchas e rodas traseiras esterçantes
Ainda na parte mecânica, a Ferrari Purosangue virá com um novo câmbio automatizado DCT de 8 velocidades com dupla embreagem desenvolvido especialmente para este modelo, outro destaque é o eixo traseiro esterçante, de acordo com sensores, as rodas traseiras em velocidade baixas viram no sentido contrário as dianteiras, para melhorar a capacidade de esterçar o carro como ao dobrar uma esquina ou estacionar, enquanto que em velocidades maiores, as rodas traseiras acompanham a direção das dianteiras, para melhorar o comportamento do carro em curvas.
Suspensão ajustável
A Ferrari ainda desenvolveu para o seu primeiro SUV, um inédito sistema de suspensão ajustável com controle dinâmico do chassi CDS, com seis modos de atuação e que funciona com um motor independente de 48 volts, chamado de TASV, ele faz ajustes em tempo real em cada um dos amortecedores, podendo inclusive rebaixar cada lado em até 10mm, esta suspensão adaptativa promete deixar a Ferrari Purosangue com o mesmo comportamento de outros esportivos da marca, sem abrir mão do conforto esperado de um SUV ou um sedan de luxo.
Carroceria tamanho família…
É difícil classificar a Ferrari Purosangue, já que ela não é um SUV normal, tão menos é uma Ferrari normal, sua plataforma é totalmente nova, sua carroceria tem proporções diferentes, a Ferrari fez este modelo totalmente do zero, a carroceria conta com alumínio e fibra de carbono em sua construção, a distribuição de peso é quase perfeita, fica em 49% na dianteira e 51% na traseira, algo excepcional, já que estamos falando de um veículo com motor dianteiro.
O desenho da carroceria é uma espécie de coupe gigante, ela é super aerodinâmica, a dianteira foi toda pensada para permitir que o ar flua da melhor forma através da carroceria, há tomadas de ar inclusive acima e abaixo dos faróis, até mesmo o assoalho foi projetado e selado para diminuir o arrasto aerodinâmico.
A Ferrari Purosangue mede praticamente 5 metros de comprimento (4,97 m), a largura supera os 2 metros (2,02 m), a altura é de 1.60 metros, e a distância entre-eixos fica em 3,02 metros, ou seja, é um carro de grande porte, o peso total é de 2033 kg, seu o porta malas acomoda 473 litros, é o maior porta malas que uma Ferrari já teve, para garantir uma boa autonomia, o tanque de combustível da Purosangue também é um dos maiores já feito pela Ferrari, são 100 litros, afinal estamos falando de um bloco V12 de 6,5 litros que tem sede por gasolina.
As rodas chamam atenção pelo tamanho, elas são aro 22 na dianteira com pneus 255/35 e aro 23 na traseira com pneus mais largos e baixos, medida 315/30, os discos de freios também são de um tamanho fora do comum, possuem 39,8 cm de diâmetro na dianteira e 38 cm de diâmetro na traseira, de acordo com a Ferrari, a Purosangue precisa de apenas 32.8 metros frear por completo vindo a 100 km/h, ou 129 metros para parar vindo a 200 km/h.
Interior da Ferrari Purosangue
Antes de falarmos do interior da Ferrari Purosangue, vale a pena comentamos do estilo das portas, elas não tem armação acima dos vidros, o que passa mais de esportividade, porém o grande diferencial são as portas traseiras, com sistema de abertura ao contrário das portas dianteiras, algo visto por exemplo nos carros da Rolls Royce, com ângulo de abertura de 63 graus.
Por falar em Rolls Royce, a Ferrari quis dar a cabine da Purosangue sensação digna de um sedan de luxo, apesar de existir espaço de sobra, há apenas 4 lugares à bordo, sendo que no banco traseiro, há duas poltronas individuais, que possuem ajustes elétricos, podem ser reclinadas, tem descanso para os pés também elétrico, sistema de aquecimento nos encostos, além de 10 pontos massageadores com três níveis de intensidade, os materiais que revestem a cabine são de alto luxo, porém 85% deles são compostos por materiais reciclados.
Já no cockpit, o painel tem um desenho bastante atípico, foi inspirados nos antigos carros de competição da Ferrari, o painel tem desenho espelhado, ou seja, o mesmo desenho do lado do motorista foi replicado no lado do passageiro, no lado do passageiro há uma tela grande de 10 polegadas, enquanto que para o motorista há uma tela grande atrás do volante, que permite acompanhar as principais informações sobre o carro.
Sem rivais no mercado…
Além de ter uma carroceria com desenho único, a Ferrari Purosangue também não terá concorrentes diretos devido ao seu preço super elevado, custará na Europa a partir de 390 mil euros (R$ 2.02 milhões sem os impostos de importação), quase o dobro do pedido atualmente por um Lamborghini Urus, que sai por 200.000 euros (R$ 1.040.000).
Seja ou não um SUV, a Purosangue acima de tudo é uma Ferrari, portanto o seu preço alto também será uma forma de conferir mais exclusividade ao novo modelo.
Ferrari Purosangue no Brasil
La na Europa as vendas da Ferrari Purosangue começam apenas no inicio de 2023, é provavel que a Ferrari traga algumas unidades para o mercado brasileiro, porém podemos esperar que ela custe por aqui na casa dos R$ 5.000.000.