A Ferrari segue testando na Europa o Purosangue, seu primeiro SUV, a novidade é que desde o final do ano passado, o modelo passou a rodar já com sua carroceria definitiva. Durante vários anos a Ferrari teve uma abordagem purista, afirmando que nunca teria em sua gama um SUV, já que considerava impossível um carro desse tipo ser considerado um verdadeiro esportivo merecedor de ostentar o cavalinho rampante da marca. Porém no final, parece que o dinheiro e o lucro falou mais alto, impulsionando pelo sucesso do Lamborghini Urus, a marca italiana agora tem pressa para lançar seu primeiro SUV, a expectativa é que a Ferrari Purosangue seja revelada no final deste ano e chegue às ruas no início de 2023.
Índice desta matéria
Para se ter uma ideia do sucesso do Lamborghini Urus, de cada 2 carros da Lamborghini vendidos no mundo atualmente, um é o Urus, em 2021 a Lamborghini teve o seu melhor ano em vendas em sua história graças ao SUV, com quase 9.000 carros vendidos. Só nos EUA, foram vendidos mais de 1.600 exemplares do Urus, o SUV da Lamborghini vendeu mais do que carro populares com o SUV Fiat 500X, o Urus no final de 2021 ultrapassou a marca de 15.000 unidades produzidas, uma marca nunca antes atingida por um modelo Lamborghini.
Sabendo que há um mercado mundial sedento por SUVs de alta performance, a Ferrari tem pressa para colocar o Purosangue nas lojas, e o seu desenvolvimento parece estar adiantado, até então o modelo só havia sido flagrado com carroceria provisória emprestada da Maserati, e agora já ganhou sua carroceria própria final, que chegará as ruas, e suas proporções se assemelhar bastante ao Lamborghini Urus, compare o modelo flagrado na foto acima, com o Lamborghini na foto abaixo.
Assim como o Lamborghini Urus e a Porsche Cayenne Coupé, a Ferrari PuroSangue terá uma carroceria mais baixa, com o teto com caimento suavizado na traseira, o que dá uma aparência de coupé ao modelo, um detalhe exclusivo da Ferrari será a sua longa dianteira, só lembrando que este modelo quebrará uma antiga tradição mantida desde a fundação da Ferrari, será a primeira Ferrari produzida em série com carroceria quatro portas e cinco lugares, algo inimaginável até então.
A Ferrari não criou uma base completamente nova para o seu primeiro SUV, eles optaram por adaptar a base já usada na Ferrari Roma, essa escolha pode ser explicada, primeiro por razões de cortes de custos e tempo de desenvolvimento, segundo pela disposição do motor frontal (quase central) usado na Ferrari Roma, já que a grande maioria dos modelos Ferraris usam motor traseiro, isso permitiu a Ferrari aproveitar componentes e soluções de um modelo já existente ao invés de ter de criar tudo do zero, lembrando que o desenvolvimento da Ferrari Purosangue começou em 2019.
O interior da Ferrari Purosangue também buscará inspiração na Roma, a cabine terá uma arquitetura bastante próxima ao do superesportivo Ferrari Roma, lançado em 2020, entre os destaque estão as três telas digitais, ou seja, o cluster digital, que pode ser customizado de acordo com a preferencia do motorista e exibe as principais informações do carro, ao centro do painel há uma outra tela, que exibe os sistema multimídia e permite controlar os itens de conforto do carro, como a temperatura e ajustes dos bancos, além das configurações de rodagem, enquanto para o carona deve haver uma terceira tela touch, que permite por exemplo controlar o sistema de som, ar-condicionado ou acompanhar o desempenho do modelo, como velocidade, marcha e rotação do motor, algo muito legal.
Segundo a imprensa especializada lá da Itália, a Ferrai PuroSangue 2023 terá motor com mais de 800 CV de potência, fruto de um poderoso V12, isso mesmo nada de um bloco pequeno como um V6, a Ferrari deve honrar sua tradição e colocar um poderoso e barulhento 12 cilindros de 6.5 litros em seu SUV, é o mesmo bloco já usado na Ferrari F12 Superfast. Com ele, o Purosangue deve se tornar o SUV mais rápido do mundo (só lembrando que o Lamborghini Urus usa um V8 bi-turbo de 650 cv), a própria Ferrari faz questão de destacar que o Purosangue não será um SUV, e sim uma FUV, ou seja, uma Ferrari utilitária, ocupando uma categoria acima dos SUVs atuais no mercado.
Com seu V12 de 800 cv, a velocidade máxima certamente ficará acima dos 300 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h do PuroSangue será feito em cerca de 3 segundos, outro ponto importante é que o modelo terá tração 4×4, como manda a regra para os SUVs.
Porém calma, antes de reclamar da poluição e a sede que este V12 terá por gasolina, saiba que para agradar ao consumidor mais moderno e menos purista, a Ferrari Purosangue deve contar também com a opção de um poderoso e complexo sistema híbrido, semelhante ao usado na SF90, a configuração será a seguinte, um V8 bi-turbo com cerca de 700 cv, posicionado na dianteira – em uma posição mais central (atrás do eixo dianteiro), enquanto que na traseira próximo ao eixo haverá dois motores elétricos, que debitarão mais de 200 cv, dando uma potência próxima dos 1000 cv, de quebra o modelo poderá ser carregado na tomada, o que permitirá a Ferrari Purosangue híbrida rodar apenas usando o motor elétrico.
Porém, a previsão é que esta versão híbrida, deva chegar ao mercado posteriormente a versão V12, ou seja, provavelmente apenas em 2024 ou 2025.
Apesar de ser um SUV, a Ferrari Purosangue não será nada barata, pelo contrário, este será um dos modelos mais caros já feitos pela Ferrari, seu preço deve ficar na casa dos US$ 300.000 a US$ 400.000 dólares, o que em uma conversão direta para o Real dá o equivalente a R$ 1,6 milhão a R$ 2.2 milhões, em outras palavras, ela será mais cara que os rivais Lamborghini Urus (230 mil dólares nos EUA) e Porsche Cayenne 180.000 dólares, este preço mais elevado também tem o motivo de garantir a exclusividade do novo modelo Ferrari, por exemplo, o CEO da Lamborghini afirmou recentemente em entrevista, que a marca está preocupada com o enorme sucesso que o Urus vem fazendo, eles estão com medo que o SUV popularize demais a imagem da marca.
Mas voltando a Ferrari Purosangue, o seu preço no Brasil deve ser ainda mais salgado, possivelmente entre R$ 3 milhões ou R$4 milhões, ou seja, definitivamente será um carro para poucos.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.