Demorou mais finalmente a Fiat está lançando no Brasil o 500 Abarth – versão apimentada do compacto Cinquecento, o modelo impressiona sobretudo pelo seu desempenho – que é capaz de deixar na poeira alguns esportivos de peso, para se ter uma ideia, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.9 segundos. Marca melhor do que o recém lançando Civic Ci (que precisa de 8 segundos) para atingir os 100 km/h e próxima da do Golf GTI (6.5 segundos). Porém o preço também é superlativo R$ 79,700 ou se preferir R$ 22,500 por metro de carro.
Estiloso e legal, o 500 Abarth chega para rivalizar com a versão esportiva do Novo Mini Cooper (Cooper S) e Citroën DS3, a velocidade máxima anunciada é de 214 quilômetros por hora. Além da performance, outro item que merece destaque é o seu visual. Não é difícil distinguir o modelo Abarth da versão “civil” do Fiat 500.
O carro traz uma série de acessórios exclusivos, ao começar pelo para-choque frontal que é um pouco mais parrudo, e conta com uma tela com acabamento em forma de colmeia além de duas tomadas de ar nas laterais, a dianteira do 500 Abarth exibe o tradicional brasão com um escorpião – símbolo da divisão esportiva da Fiat. Destaque ainda para as faixas laterais e para as rodas de liga leve de 16 polegadas com pintura preto fosco, calçadas por pneus de alta performance de baixo perfil. Já na traseira os diferenciais ficam por conta do sistema de escape com dupla saídas cromadas, do difusor no para-choque e do aerofólio.
O desempenho de tirar o fôlego do Fiat 500 Abarth se deve ao seu motor, empurrado por um bloco 1.4 Turbo, sobrealimentado para desenvolver 167 CV de potência e um torque de 23 kgfm. Também contribui para a performance o baixo peso do carro, que é de apenas 1.164 quilos, isso dá uma relação peso/potência de 6.97 kg.
Além da motorização, o pessoal da Abarth também aprimorou toda a mecânica do Cinquecento, o conjunto de suspensão recebeu molas mais rígidas e traz um acerto voltado para as pistas. A cavalaria de 167 CV é distribuída para as rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de cinco velocidades.
Por fim, também não podemos deixar de falar do interior do 500 Abarth que é um show à parte. Essa é uma das melhores cabine entre os carros da Fiat (se não a melhor). E verdade que o espaço é meio limitado, porém é impossível não ficar admirado com a qualidade dos materiais utilizados, repare por exemplo no volante com base achatada e forrado em couro, ou nos bancos esportivos com costura dupla, detalhes em vermelho e forrações em couro aveludado, além dos detalhes em alumínio nos pedais.
Outro item que merece destaque é o cluster totalmente digital. Pra quem se interessar por um carro mais exclusivo (e definitivamente não está muito preocupado com dinheiro) a Fiat oferece como opcional o belo teto solar elétrico Sky Wind e sistema de áudio da marca americana Beats.
Inicialmente a Fiat vai traz um lote bem limitado do 500 Abarth, até o natal a expectativa é de comercializar um lote de apenas 30 unidades, já para 2015 a previsão é de importar 300 exemplares para o Brasil. A marca sabe que o Abarth será um carro de nicho, um modelo geralmente para quem já tem um veículo na garagem para ser utilizado no dia a dia e está em busca de algo mais exclusivo e diferenciado.
Enfim rápido e muito bem construido o 500 Abarth é um baita carro, uma máquina de adrenalina, praticamente um outro carro em relação ao 500 convencional – é uma pena não ter um preço mais competitivo.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.