Embora componha um dos maiores grupos automotivos do planeta, a Stellantis, a italiana Fiat há um bom tempo não tem um grande lançamento no mercado europeu, sua gama de veículos está envelhecida diante da concorrência. Querendo mudar isso nesta última terça (04/07) foi apresentado o Novo Fiat 600e 2024, baseado no Jeep Avenger, o Fiat 600e promete combinar o passado com o futuro, unindo o estilo clássico do Fiat 600 clássico da década de 1960, com a tecnologia e eficiência de uma motorização 100% elétrica. Esse será o primeiro SUV totalmente elétrico da Fiat.
Após seis décadas fora do mercado o Fiat 600 volta às ruas da Europa na forma de um charmoso SUV elétrico, o Fiat 600e 2024 contará com duas versões de acabamento e pode rodar mais de 400 km em circuito misto (estrada/cidade) ou até 600 km apenas na cidade. Além disso, o utilitário esportivo de 4.17 m tem bom espaço interno e vem de série muito bem equipado, trazendo a última palavra em matéria de eletrônica e tecnologia a bordo.
Índice desta matéria
Embora só esteja sendo apresentado oficialmente nessa última terça (04/07) o visual do Fiat 600e 2024 já é conhecido há um bom tempo, já que o carro em diversas vezes foi flagrado rodando sem camuflagem. A ideia da Fiat foi criar algo retro que remeta ao visual simpático e simples do Fiat 600 original da década de 50, porém ao mesmo tempo moderno e elegante, destaque para os faróis arredondados do tipo Full LED com uma espécie de pálpebras na parte superior, a dianteira ostenta o número 600 ao invés do logo da Fiat.
De perfil o SUV se destaca pelo porte imponente, tem carroceria alargada (são quase 2 metros de largura) com amplas caixas de rodas que acomodam rodas grandes aro 18.
O Fiat 600e 2024 mede 4,17 m de comprimento por 1,98 m de largura e 1,52 m de altura, já o entre eixos é de 2,56 m, enquanto a capacidade do porta-malas pode variar de 360 a 1.231 litros.
Este é um modelo super importante para a Fiat na Europa, além do alto investimento, este SUV vai aposentar na Europa dois modelos da Fiat de uma só vez, o 500X e 500L.. Ele chegará as ruas em setembro na Itália, não há planos da Fiat em levar este modelo a outros mercados além da Europa.
O interior do Novo Fiat 600e 2024 também é um show à parte, o pessoal da Fiat buscou inspiração na cabine minimalista do 600 original da década de 1950 – note o estilo retrô do painel de instrumentos e o volante de apenas dois raios assim como no modelo original. É um interior simples, porém extremamente funcional e bem acabado – forrado com materiais de muito bom gosto e toque suave na versão mais cara La Prima.
Vale aqui comentar que a versão de entrada RED tem uma cabine muito mais simples em termos de acabamento, com excesso de plástico duro, sem detalhes cromados e com bancos em tecido (fotos acima e abaixo).
Apesar da diferença gritante no acabamento, ambas as versões são bem equipadas, ao centro do painel há um multimídia de última geração com tela de 10.25 polegadas, o quadro de instrumentos também é digital e mede 7 polegadas.
Um detalhes curioso e que talvez não agrade a todos, é o fato do modelo não vir com alavanca de câmbio ou seletor tradicional, há quatro botões no centro do painel “P”, “R”,”N” e ‘D” que servem para escolher a marcha. No lugar do câmbio a Fiat colocou um porta objetos / porta copos com tampa dobrável.
Na cabine chama atenção a padronagem dos bancos com o nome “FIAT” estampado em alto relevo.
Como dissemos a lista de equipamentos de série é extensa, inclui itens como bancos dianteiros com ajustes elétrico, função massagem e aquecimento, carregador wireless para smartphones, iluminação ambiente de 64 cores configuráveis, piloto automático ACC com função Stop and Go – capaz de acelerar e frear de forma automática seguindo o fluxo da via, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, freio de estacionamento elétrico por botão, câmera de visão traseira 180 graus, ar-condicionado digital automático com sensor de poeira e de fumaça capaz de cortar o fluxo de ar de fora assim que detectado algum polente, sensores 360 graus, monitoramento de pontos cegos, partida do motor por botão, portas com aberturas e travamento por aproximação, além de tampa do porta malas elétrica com sensor de abertura por gestos, basta passar o pé embaixo do para-choque.
O Novo Fiat 600e 2024 conta um propulsor 100% elétrico que rende equivalentes 156 CV de potência e 26 kgfm de torque. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 150 km/h para preservar as baterias. A tração é sempre dianteira.
O carro usa um poderoso “pack” de baterias de íons de lítio com capacidade de 54 kWh, localizadas embaixo do assoalho. Os dados de autonomia são muito interessantes, o Fiat 600e roda no ciclo combinado WLTP (cidade/estrada) até 400 km com uma carga completa das baterias. Porém, o que chama atenção é seu consumo na cidade, de acordo com a Fiat se o carro rodar apenas nos centros urbanos faz mais de 600 km, ou seja, é possível rodar a semana toda apenas com uma carga.
Lembrando que o consumo é melhor na cidade devido ao uso maior dos freios e do sistema de recuperação de energia, além da velocidade claro ser menor, já que na estrada, além dos freios serem utilizados com menor frequência, as velocidades maiores impactam bastante o consumo dos carros elétricos.
Como hoje um dos maiores problemas dos carros elétricos é o longo tempo de recarga, o Fiat 600e virá equipado com um sistema de recarga ultrarrápido de 100-kW. Em um totem de recarga rápida é possível obter até 80 % da energia das baterias em apenas 27 minutos. Já em carregador convencional domestico são necessários seis horas obter a carga completa.
Como dissemos o Fiat 600e 2024 estará disponível em duas versões de acabamento, a de entrada chamada de 600e Red, que custa a partir de 35.950 euros (R$ 189.000) e a top de linha 600e La Prima, que sai por 40.950 euros (R$ 215.000). A última conta com alguns acessórios exclusivos como pintura metálica com cores especiais inspiradas no “life style” italiano, com cores chamativas como o vermelho mostrado no carro das fotos.
Apesar da Fiat já ter comercializado no Brasil o irmão menor “500e” – foto acima. O Fiat 600e não deve chegar ao nosso país devido ao seu preço salgado e consequentemente a baixa procura. O 500e chegou em 2021 custando na faixa de R$ 250.000, baixou para R$ 240.000 em 2022 e no início desde ano passou a ser oferecido por R$ 220.000, mesmo assim o compacto elétrico estava praticamente encalhado nas lojas – vendeu apenas 195 unidades em 2022, o que fez a Fiat suspender a importação de novas unidades – as pouca unidades ainda à venda são modelos 2021/2022.
Lembrando que a Stellantis já confirmou que em 2025 produzirá o Jeep Avenger no Brasil, modelo que compartilha a mesma plataforma do 600e.
Fonte: Motor.es
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.