A Fiat revelou nesta quinta-feira, 29 de julho, as primeiras informações e fotos do novo Idea, o monovolume lançado em 2006, chega agora a sua segunda geração, trazendo o visual reformulado, mais atual, além de novas versões e motores. O Novo Idea chega por R$ 43.590, confira em detalhes…
Visual:
As mudanças no Fiat Idea 2011, se concentram principalmente na dianteira, que foi toda redesenhada, recebendo novos faróis, grade, além de um novo para-choque, mais envolvente e agressivo. Já na versão Adventure, o novo Idea apresenta um conjunto bastante interessante, ao começar pela chamativa grade frontal cromada, e pelo para-choque mais encorpado e interessante, com quatro luzes auxiliares e detalhes na cor prata, os apliques em plásticos nas laterais também ficaram maior.
Acima o Idea Sporting, inédita versão com visual esportivo
Nas laterais, o Idea é o mesmo, as linhas da carroceria, e as formas da janelas não foram tocadas, apenas os retrovisores são novos e contam com repetidores de seta, enquanto que na traseira a Fiat redesenhou as lanternas, que apesar de lembrarem as antigas, são bem mais modernas, com lentes futuristas, e inéditas luzes em LEDs, ainda na traseira, a tampa do porta-malas e o para-choque também são novos.
Por fim a toda a linha Idea ganhou novas rodas e calotas.
Interior:
Internamente as mudanças são mais contidas, se limitam ao novo volante com uma empunhadura melhor e visual mais amigável, os revestimentos das portas e dos bancos também são novos, agora há a a opção de bancos em couro em dois tons. Outra novidade é a opção de mesinhas do tipo avião, para os passageiros do banco traseiro, o pequeno console no teto agora está presente para todas as versões. Os mostradores do painel ganharam um novo grafismo e uma iluminação mais eficiente na cor branca, isto em especial para as versões mais caras Sporting e Adventure. Fora isto o modelo é o mesmo, e ainda peca um pouco pelo excesso de plástico no acabamento, principalmente no painel.
Motores:
Assim como os outros modelos da linha Fiat, o Novo Idea 2011 adotará os novos motores E-TorQ, 1.6 16v de 115cv e 1.8 16v de 130 cv, estes dois novos propulsores, virão nas versões Essence (1.6 16v), Sporting (1.8 16v) e Adventure também 1.8 16v.
Produzidos pela FTP no Paraná, os novos motores trazem componentes bastante modernos, e apresenta um melhor desempenho e torque do que a antiga gama de propulsores Tritec que equipava o Idea até então.
O 1.6 16v, entrega 16,2 e 16,8 kgfm em torno dos 4.500 rpm, já o 1.8 16v entrega seu torque máximo 18.4 e 18.9 kgfm, também por volta dos 4.500 rpm. O que na pratica representa um grande ganho principalmente em em acelerações nas cidades, tornando o carro mais ágil, além de claro aumentar o prazer ao dirigir.
A versão de entrada Idea Attractive contará com o motor 1.4 Fire.
Novas versões:
Com a chegada dos novos motores a linha Idea agora passa a ser oferecida em quatro versões, sendo a mais barata a Attractive 1.4. A linha intermediaria, Essence contará com motor 1.6 16v e a partir de agora a Fiat está lançando um inédita versão Sporting, que como o próprio nome diz trará um apelo mais esportivo, com rodas de alumínio, spoilers, pintura especial e acabamento mais caprichado, esta nova versão ficará posicionada abaixo da Adventure, que continua sendo a versão top de linha do Idea.
Já as versões ELX e HLX saem de linha.
Equipamentos:
A partir de agora todas as versões do Fiat Idea, trazem de fábrica direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, banco do motorista, volante com regulagem de altura, computador de bordo, travas elétricas, banco traseiro bi-partido, e três apoios de cabeça para o banco traseiro. Porém ainda fica devendo o rádio, e ar-condicionado, que são opcionais.
Como opcionais o Idea Attractive poderá contar ainda com rodas de alumínio aro 15, faróis de neblina, freios com ABS, sensor de obstáculo e vidros traseiros com acionamento elétrico.
Novo Fiat Idea na versão Essence
A opção intermediária Essence, traz visual mais caprichado com detalhes cromados, o interior também apresenta um acabamento mais agradável. Os equipamento de série são os mesmo da Attractive, porém ela acrescenta opcionais mais requintados, como o câmbio automatizado Dualogic, sensor de chuva, e dos faróis, airbags laterais, bancos em couro, e até mesmo o teto solar panorâmico Skydome.
Enquanto que a nova versão Sporting, vem de fábrica com ar-condicionado, rodas de liga-leve aro 16, sistema de som com CD Player e MP3, computador de bordo mais sofisticado, faróis de neblina, descansa braço central. Mas airbags e freios com ABS ainda são opcionais, assim como bancos com revestimento couro, sensor de chuva e de obstáculo, além de teto solar Skydome.
Para quem gosta da versão aventureira do Idea, a Adventure, ficou agora mais equipada vindo com airbag duplo, freios ABS, rodas de alumínio aro 15 e pneus de uso misto, rack no teto, suspensão elevada, vidros elétricos, bancos com revestimento especial, bússola e inclinômetro, além de todos os acessórios oferecidos de série nas outras versões. Bancos em couro, volante em couro, assim como o diferencial auto-blocante Locker, são opcionais.
Para terminar a o Idea ganhará novas opções de cores, ao todo serão 15 diferentes, o modelo sairá de fábrica com 1 ano de garantia sem limite de quilometragem.
Preços:
Confira abaixo os preços do Novo Fiat Idea 2011
– Idea Attractive 1.4 8V: R$ 43.590
– Idea Essence 1.6 16 V E-torq: R$ 45.610
– Idea Essence 1.6 16 V E-torq Dualogic: R$ 47.720
– Idea Sporting 1.8 16 V E-torq: R$ 54.280
– Idea Sporting 1.8 16 V E-torq Dualogic: R$ 56.390
– Idea Adventure 1.8 16 V E-torq: R$ 56.900
– Idea Adventure Dualogic 1,8 l 16 V E-torq: R$ 59.010
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
tenho um idea 2006 quero um usado 2011 adventure com teto é um shol de bola o carro nao da problema ja é o 4º carro da fiat que tenho e o idea posso diser é um mini-SUV
Todos os meus carros sempre foram da FIAT, nunca tive problema de espécie alguma, já estou partindo para o 3º agora o IDEA, gostei muito, confio na FIAT.
Não estou nem ai com as opiniões, o carro dos meus sonhos é IDEA .
nossa eu tbm viu... É o meu carro dos sonhos.
Tenho um Idea Adventure 2008/2008 e decidi comprar no proximo mês o Idea adventure modelo 2012. Minha maior duvida é o cambio: Manual ou Dualogic? Sempre tive carros com cambio manual e sou fã do Idea Aventure por varios motivos. Vou pegar uma completa, até com bancos de couro e acho muito bom poder me livrar do pedal da embreagem, mas os boatos sobre problemas de sincronismo do dualogic me assustam, até um vendedor da Fiat me sugeriu optar pelo cabio manual, para evitar problemas. Gostaria de saber a opinião dos especialistas aqui presente.
Tenho um Idea Adventure, e dos seus consorrentes (Cross Fox, Eco Sport...), não tem comparação! Ele ´possui um espaço interno muito superior aos outros, dirigibilidade ótima, confortável, motor potente que empolga, e além do mais lindo e elogiado por todos que vêm. Satisfeitíssimo.
Tenho um Palio weekend Adventure 2004. tirei novo, zerinho. Foi só cruzar a barreira dos 90000 km e o carro começou a dar problema. Já gastei uma grana. Agora é vender e pensar bem se vale um fiat...
Meu idea chega semana que vem. Fiz test drive ontem e me apaixonei pelo carro. Diferente de outros, acho ele muito bonito, inclusive a traseira!
tenho um IDEA 09/09 ate hoje não tive problemas nem em motor como eletrico. Sempre usei fiat tive um Palio, Siena e agora um Idea. A FIAT vc pode comfiar.
belo carro, muito moderno, a traseira ficou meio feia, o preço do adventure dualogic ficou meio acima do preço mas a fiat está de para bens
lindo o carro só adventure que a roda esconde um pouco a tampa traseira .. cara essa traseira ficou feia sem a roda que isso cara o resto ta bonito mas a traseira é brincadeira a fiat tem que montar uma pick up e nao aberraçoes