Este é o novo Fiat Argo 2023, ok, novo, novo ele não é, digamos que de novo ele tem uns 5%, o Argo 2023 que está chegando as lojas agora em agosto, traz apenas leves mudanças, novidades tão sutis que apenas os mais atentos fãs do hatch da Fiat perceberão. O Argo 2023 também promete receber novidades mecânicas, porém não agora, embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente pela Fiat, em breve, o modelo estará disponível com câmbio CVT de sete velocidades.
Índice desta matéria
Caso prefira assista ao nosso vídeo em detalhes do Novo Fiat Argo 2023:
https://youtu.be/OGAg_OP0NdU
Mudanças Fiat Argo 2023
Ao contrário de rivais como o HB20, que mudou bastante na troca da linha 2022 para a 2023, ou o Chevrolet Onix que mudou por completo em 2020, o Fiat Argo, que está no mercado desde 2017, apostou em uma atualização bastante conservadora, nem dá para dizer que o modelo passou por um facelift, já que foram apenas peças encaixadas que mudaram.
Mas como assim peças encaixadas? Você que tem um Fiat Argo 2017, poderá em breve comprar pela internet a nova grade frontal e os novos para-choques do modelo 2023 e pronto, você terá um Novo Argo 2023 em sua garagem, já que basicamente estas são as mudanças.
O Fiat Argo 2023 tem uma nova grade frontal, agora maior e unificada com o farol, além de um para-choque dianteiro com estilo mais clean e robusto, a peça perdeu as falsas tomadas de ar na laterais, agora há apenas um vinco no local, ficando menos agressiva, além disso, os nichos dos faróis de neblina foram redesenhados. Enquanto que na traseira o para-choque ganhou novas luzes refletoras.
Todas as configurações do Fiat Argo 2023 sairão de fábrica com novas calotas aro 14 ou 15 ou rodas de liga leve aro 15, também há uma nova opção de cor, o Cinza Strato, que equipa o modelo em alguma das fotos.
Interior Fiat Argo 2023
Passando para o interior, a principal novidade na cabine do Fiat Argo 2023 é o volante multifuncional, o hatch passou a contar com volante semelhante ao do Fiat Pulse, no mais tudo igual ao modelo que já vai completar 5 anos no mercado.
Porque o Fiat Argo não mudou mais?
Podemos dizer que a Fiat foi inteligente e manteve os pés no chão, ou deu um tiro no pé com esta atualização modesta no Argo 2023, vamos explicar, acreditamos que a fabricante optou por fazer alterações “leves”, mudando apenas coisas baratas no carro, para assim segurar os preços, vale lembrar novamente que o Fiat Argo é praticamente o mesmo desde 2017, enquanto rivais como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Peugeot 208 são bem mais novos, ou seja, o Argo merecia sim atualizações mais profundas ou novos equipamentos, porém…
Olhando o copo meio cheio, se pegarmos o exemplo do Hyundai HB20, que mudou bastante, ganhou inclusive equipamentos inéditos na categoria, porém, o modelo da Hyundai ficou muito caro, a versão top de linha do HB20 2023 que chega as lojas agora em agosto sairá por R$ 115.000, caso você more em SP ele custará R$ 118.000, isso mesmo R$ 118.000 em um HB20, valor mais caro do que a versão de entrada da Creta (R$ 107.000), a Fiat optou por manter o Argo mais simples para justamente não mudar o patamar de mercado, sendo que os preços do Argo 2023 começam em R$ 75.490 e vão até R$ 85.490.
Versões Fiat Argo 2023
Atualmente o Fiat Argo 2023 está disponível em quatro versões de acabamento: 1.0, Drive, Drive S Design e Trekking, sendo que a versão Trekking, que além de ser a única disponível com motor 1.3L atualmente, conta com visual aventureiro exclusivo e maior altura em relação ao solo.
Argo 1.0 – R$ 75.590
A versão de entrada do Fiat Argo 2023 tem preço de R$ 75.490, praticamente o mesmo valor que era cobrado pelo modelo 2021/2022, ela vem equipada com motor 1.0L fire flex, 3 cilindros, aspirado, capaz de desenvolver até 75 CV quando abastecido com etanol, ou 71 CV com o uso da gasolina. Já o torque é de 10.7 kgfm com álcool ou 10 kgfm com gasolina. A velocidade máxima do Fiat Argo mais barato é de apenas 162 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13.4 segundos.
O consumo anunciado do Fiat Argo 1.0 2023 na cidade fica em 9.6 km/l com etanol e 13.6 km/l com gasolina. Já na estrada o Argo 2023 faz entre 10.6 km/l (etanol) e 15.1 km/l (gasolina).
A versão mais simples do Argo 2023 traz apenas o básico para um carro 0 km hoje me dia, conta com itens de segurança obrigatórios por lei, como freios com ABS + EBD, além de airbags frontais, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de itens de conforto como ar condicionado, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros, comando interno de abertura do porta-malas, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, ajuste do volante em altura e alarme com comando na chave.
Argo Drive 1.0 – R$ 79.490
A versão intermediaria Fiat Argo Drive, traz a mesma motorização, potência e torque da configuração de entrada, conta com o mesmo desempenho, porém tem consumo diferente devido as rodas e pneus. Enquanto a versão mais simples usa rodas aro 14, a versão Drive que custa R$ 79.490 conta já com rodas aro 15 e pneus de baixa resistência a rolagem, ela também chega aos 162 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 13.4 segundos, porém é mais econômica.
Na cidade roda 9.8 km/l com etanol e 14.1 km/h com gasolina. Já na estrada faz 11 km/l (E) e 15.8 km/l (G).
Entre os diferenciais do Argo Drive em relação a versão de entrada 1.0, estão itens como central multimídia com tela de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com 4 alto falantes, duas tomadas USB, volante multifuncional, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, maçanetas externas e retrovisores pintados na cor do veículo. Além disso, é ofertado como opcional o Pacote Safety por R$ 1.990, que insere no Argo Drive controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração.
Argo Drive S Design – R$ 83.490
Em sequencia temos a versão Argo Drive S Design que custa R$ 83.430, é uma versão mais equipada baseada na configuração Drive, o diferencial fica por conta do visual exclusivo, com rodas em liga leve aro 15, opções de pinturas exclusivas, retrovisores e aerofólio traseiro em preto brilhante, além do conjunto de equipamentos de série mais recheado, com itens como sensores de estacionamento traseiro, controle elétrico dos vidros traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores, repetidores de setas nos retrovisores, chave presencial, faróis de neblina e ar condicionado digital, lembrando que a versão S Design custa R$ 3.990 em relação ao versão Drive normal.
Argo Trekking 1.3 – R$ 85.490
Por fim a versão top de linha Trekking 1.3 L, é a única disponível atualmente com motor 1.3L, aspirado, 4 cilindros, o bloco desenvolve bons 107 CV com etanol ou 98 CV com gasolina. O torque fica em 13.7 kgfm com etanol ou 13.2 kgfm com gasolina, este é o mesmo motor usado no Fiat Pulse em suas versões mais baratas.
Com esse bloco o Fiat Argo Trekking 2023 vai de 0 a 100 km/h em 10.8 segundos e tem velocidade máxima de 173 km/h. O consumo anunciado na cidade fica em 9.1 km/l com etanol ou 13 km/l quando abastecido com gasolina. Enquanto que na estrada os dados de consumo anunciados são de 10 km/l etanol ou 14.4 km/l com gasolina.
Apesar do preço de tabela de R$ 85.490 o Fiat Argo Trekking, tem conjunto de equipamentos mais simples em relação a Drive S-Design, itens como ar condicionado automático digital, rodas em liga leve aro 15 e faróis de neblina são oferecidos como opcionais no pacote Trekking Plus por R$ 2.990 adicionais.
Caso você queira levar o Argo Trekking completo, por salgados R$ 6.990, o comprador levará o pacote Trekking Full, que além dos itens do pacote Trekking Plus agrega bancos em couro, chave presencial, controle de tração, controle de estabilidade e câmera de ré, por fim caso queira apenas os itens de segurança, há o pacote Safety por R$ 1.990, composto por controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa.
De série, o Fiat Argo Trekking tem visual aventureiro com para-choques exclusivos, pintura bi-color (teto e retrovisores pintados em preto brilhante), adesivos alusivos a versão no capô, na traseira e nas laterais, barras no teto, pneus de uso misto ATR aro 15, medidas 205/60 R15, suspensão elevada, o Fiat Argo Trekking vem com direção elétrica, ar condicionado normal, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos, volante multifuncional e LED nos faróis dianteiros.
Câmbio CVT no Argo…
Embora ainda não confirme oficialmente, a expectativa é de que até o final do ano o Fiat Argo ganhe a opção de câmbio automático do tipo CVT, essa transmissão deve ser usada apenas para o motor 1.3L.
Sucesso do Argo…
Desde o seu lançamento em 2017 o Fiat Argo já vendeu mais de 400.000 exemplares, sendo 85.000 apenas no ano de 2021, no qual o modelo terminou praticamente empatado com o Hyundai HB20 como o carro mais vendido do ano, o Argo já pode ser considerado um sucesso no mercado brasileiro, porém como diz o velho ditado “camarão que dorme a onda leva”…
Porém as vendas não estão boas em 2022
Apesar do sucesso de 2021, a vida do Fiat Argo em 2022 com relação as vendas está bem diferente, de acordo com a FENABRAVE, levando em contas as vendas de janeiro até junho de 2022 o modelo da Fiat caiu do topo da ranking para a 14º posição, com somente 22.128 unidades emplacadas até agora, enquanto o Hyundai HB20 (1º no ranking) emplacou quase 43.000 unidades e o Chevrolet Onix (2º no ranking) vendeu 33.850, a coisa complicou bastante no mês de junho, no qual o Fiat Argo vendeu apenas 3.097 unidades, fechando o mês apenas com o 20º lugar no ranking das vendas automotivas no Brasil, ai fica a pergunta será que a Fiat acertou em mudar pouco o modelo ? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Respostas de 3
A Fiat precisa ficar competitiva, esse motorzinho de 72 CV, com o câmbio molenga não dá!!!
Muda Fiat.
O argo ê muito inferior aos seus concorrentes…menor potência e um péssimo câmbio manual ..aliás o que é padrão na Fiat desde 1976.
Poxa Fiat, tá difícil de lançar o Argo e o Cronos 2023 ein, poxa vida.
Faz tempo q ouço desse câmbio cvt.
Te mexe!