Acima o Fiat Brava ELX a opção intermediaria da linha
Se você está procurando por um carro usado na faixa de R$ 14.000 a R$ 18 mil, irá rodar pouco, e quer fugir do básico, pelado e sem graças carros “populares” 1.0, uma opção interessante pode ser o Fiat Brava, um carro que atualmente é encontrado em média por R$ 16 mil, e traz bastante conforto, vem recheado de equipamentos, tem desempenho acima da média, e um design diferente ousado que ainda agrada. Porém claro, nem tudo é maravilha …
Assim como o Marea, o Brava, que foi lançado no Brasil final de 1999 (já como modelo ano 2000), ganhou fama de gastador e teve vida curta no mercado, (foi produzido até a metade de 2003), fama esta que em parte se justifica pelo consumo relativamente alto, e principalmente pelas peças de reposição caras, porém dependendo do caso estes pontos negativos, pode muito bem ser administrados.
Fiat Brava SX
Quando foi lançado o Brava, tinha apenas o motor 1.6 16v com 99 cv de potência que venho emprestado do Palio 1.6 de 1996, este propulsor equipava as versões SX (mais barata e menos equipada) e ELX . Este motor equipou o Brava até 2001, e segundos mecânicos ele é uma escolha melhor, já que além de ser mais econômico tem uma manutenção mais simples e barata do que os outros motores que equiparam o Brava.
Brava HGT….
O Brava HGT (foto acima), é recheado de equipamento e equipado com motor 1.8 de 132 cv
No ano 2000, a Fiat lançou o Brava HGT, uma boa e interessante versão esportiva, equipada com motor 1.8 16v de 132cv, ela vinha completa de fábrica com rodas de liga-leve com desenho exclusivo, sistema de som com CD Player, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, interior mais caprichado, único para a versão.
Em 2001 um novo motor 1.6 16v vindo da Itália…
O Brava modelo 2001 passou a vir com um novo motor 1.6 16v de 106 cv, contra 99 cv do anterior, porém este propulsor tem manutenção um pouco mais cara
No ano 2000 como o Brava, não estava alcançando o número esperado de vendas, a Fiat optou por trazer um novo motor 1.6 16v para o carro, um motor vindo da Itália, batizado de “Corsa Lunga”, ele tinha mais potência (106 cv contra 99cv do antigo), além de mais torque em baixas rotações.
Em setembro de 2003 a Fiat deixou de produzir o Brava, dando lugar ao Stilo. No total 43.011 unidades do Brava foram produzidas.
Equipamentos:
O interior do Fiat Brava apresenta um bom acabamento, as versões ELX e HGT trazem bancos com revestimento em veludo
A lista de equipamentos, é a principal qualidade do Brava, o interior é super bem acabado, com bancos e portas com revestimentos em tecidos de ótima qualidade, além claro de uma vasta lista de equipamentos, mas atenção…
Acima o interior do Brava SX
Se puder tente evitar o Brava SX, de série na época, tinha direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura, e não trazia ar-condicionado.
A versão ELX é a melhor escolha, ela é mais equipada, vindo com ar-condicionado, bancos em veludo, rádio com CD Player, rodas de liga-leve aro 15, alarme e imobilizador do motor, (airbag duplo era opcional), estes itens valorizam o carro na hora da revenda.
O espaço interno no banco traseiro do Brava é razoável
Já a versão HGT, trazia uma ótima lista de equipamentos e pode ser uma escolha acertada se você, não faz questão de economia de combustível. Esta versão era a top de linha do Brava, além dos acessórios presentes na versão ELX, você pode encontrar por exemplo: ar-condicionado automático, bancos em couro, aerofólio, teto solar, freios com ABS e airbag frontais e até mesmo airbags laterais.
Brava SX e ELX 1.6 16v (modelo 1999/2000)
Potência: 99 cv
Torque: 14.8 kgf.m
Aceleração: 0 a 100km/h 11.8 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h
Consumo cidade : 9km/l
Consumo estrada : 14km/l
Brava SX e ELX 1.6 16v (modelo 2001 até 2003)
Potência: 106 cv
Torque: 15.4 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h:
Velocidade máxima: 176 km/h
Consumo cidade: 7.5 km/l
Consumo estrada: 12.5km/l
Brava HGT 1.8 16v
Potência: 132 cv
Torque: 16.7 kgfm
Aceleração 0 a 100km/h: 10.9 segundos / 9.5 segundos de acordo com a Fiat
Velocidade máxima: 191 km/h segundos testes / e 200km/h segundo a Fiat
Consumo cidade: 7 km/l (segundo teste revista Quatro Rodas)
Consumo estrada: 11.72 km/l (segundo teste revista Quatro Rodas)
As lanternas traseira do Brava são um dos atrativos do desenho do carro
Fique esperto !!:
A parte elétrica pode apresentar problemas…
– Um dos principais problemas do carro é com relação a parte elétrica, existem casos de pane em vários setores do sistema elétrico do veículo, como nos vidros elétricos, nas travas elétricas das portas, e até mesmo no painel de instrumentos que pode simplesmente deixar de funcionar total ou parcialmente. Na época houve uma recomendação da Fiat, para que quando o Brava fosse para uma concessionária, o dono era recomendado a trocar o cabo do quadro de instrumentos, e checar outros comandos elétricos do modelo. Portanto é vital checar, se tudo está funcionando antes de comprar. (botões dos vidros elétricos, travas elétricas, ar-condicionado, ar quente e os mostradores do painel).
A correia dentada….
– Exija a troca da correia dentada do motor na hora da compra, nunca se sabe quanto tempo de vida ainda tem a peça, caso a correia se rompa pode causar sérias avarias ao motor, exigindo em casos extremos até que seja feita a retífica, o concerto custa cerca de R$ 1.500. A Fiat recomendava que a troca da correia fosse feita aos 60 mil km, porém é recomendável trocar antes, aos 50 mil km rodados, e você nunca saberá se o antigo dono do carro fez isto, portanto é melhor não correr riscos, exija a troca.
O motor 1.6 nacional…
Por compartilhar a mesma mecânica que o Fiat Palio, o motor 1.6 16v que equipou o Brava até 2000, tem peças e manutenção mais barata.
Acima o Brava HGT
Suspensão…
Costuma apresentar ruídos principalmente na dianteira. Na hora de comprar faça o teste, empurre o carro para baixo e deixe-o voltar, se o amortecedor estiver OK, o carro volta suavemente balançada e para. Caso o carro de mais de 2 balançada é sinal que os amortecedores já passaram do limite e devem ser trocados. Ah, e com relação aos ruídos eles na maioria dos casos vem da bucha da bandeja, que tem preço um tanto caro para ser trocada.
Bomba de combustível…
É outra peça que pode apresentar problemas no Brava, seu concerto fica em torno de R$ 180,
CD Player original…
O CD Player original do carro, pode apresentar problemas, como pular, ou simplesmente não ler mais discos. O bom é qualquer som pode ser adaptação no espaço.
Dicas !
Para saber qual Brava tem motor 1.6 16v 106cv (italiano) ou 1.6 16v (96 cv), basta olhar a grade, no modelo com motor 1.6 (herdado do Palio) traz o simbolo antigo da Fiat com as quatro barras “////“, outra diferença é o pisca laranja nas laterais do carro e a tampa do motor, já nos modelos com motor (1.6 16v 106cv) o simbolo da Fiat é o novo “redondo”, os pista nas lateral são brancos e a capa do motor é em plástico.
Claro exija o manual do proprietário na hora da compra e boa sorte!!
Brava SX 1.6 16v 1999/2000 – R$ 13.900 a R$ 15.500
Brava ELX 1.6 16v 1999/2000 – R$ 16.500 a R$ 17.500
Brava SX 1.6 16v 2001/2002 – R$ 14.900 a R$ 16.900
Brava ELX 1.6 16v 2001/2002 – R$ 16.500 a R$ 18.500
Brava HGT 1.8 16v 2000/2001 – R$ 16.500 a R$ 18.900
Brava HGT 1.8 16v 2002/2003 – R$ 18.000 a R$ 18.990
OBS: preços referência em São Paulo em maio de 2010
Tem um Brava? Deixe sua opinião sobre o carro!
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Uma banheira que chamam de carro!
Olá, pessoal! Comprei um Brava ELX 1.6 16V 99/00. Acertei na loteria, paguei 10 mil por ele. Interior e exterior totalmente conservados. O motor está em perfeitas condições. Um carro com estabilidade e desempenho incríveis. Na cidade fazendo 8L e no asfalto chegou a 13L/Km. Para quem deseja investir nessa faixa é uma ótima opção, mas deve saber escolher. Pretendo ainda gastar cerca de uns 2.5 mil para deixá-lo 100%, mas isso devagar.
Comprei um Brava Sx 1.6 16V com motor do palio, paguei R$ 6.000,00 e gastei outros R$ 2.000,00 em menos de 1 mês com escapamentos, ar condicionado, buchas e coifas da suspensão dianteira, cilindro mestre, cabo da embreagem, regulador do alternador e mandei fazer um novo tampão do bagageiro, pois o antigo dono sem noção o cortou para a instalação de dois alto falantes 10" e estragou literalmente a peça, mas agora o carro está perfeito interiormente, só falta consertar um pequeno vazamento na direção hidráulica e trocar a correia dentada e os tensionadores, mesmo o antigo dono dizendo que trocou recentemente (melhor não arriscar, pois não me apresentou nota fiscal ). Apesar dos gastos estou muito satisfeito com o conforto e dirigibilidade do carro, é muito potente e ótimo em curvas, espaço interno muito bom e o ar condicionado nos faz passar frio até em dias quentes de verão, contudo seu consumo é um grande problema. Estava acostumado a pôr em média R$ 20,00 no meu antigo Corsa Wagon GLS 1.6 16V e estou abastecendo quase o dobro no Brava. Mas assim mesmo farei um esforço e não cairei na tentação de instalar Gnv pois acho que se trata de uma economia ilusória, ainda mais em um carro com 17 anos. O que me chamou minha atenção foi seu belo design externo muito atual ainda e a pegada esportiva com seus largos para-lamas e as lanternas traseiras dão um show à parte. Antes de encerrar quero dar uma advertência para quem já tem ou pretende adquirir o carro, à dois dias atrás quando consertei o alternador o eletricista trocou para mim as mangueiras de combustível que estavam bem danificadas e prestes a vazar combustível e ocasionar um incêndio, pois ficam logo acima do alternador e muito próximo dos cabos de velas que sabemos muito bem que causam centelha, as mangueiras são baratas, fáceis de encontrar e de fácil substituição por um profissional!
O ruim do club brava no Facebook é que é um grupo aberto vc publica e todos seus amigos veem ele deveria ser fechado pois só interessa a mim
Quem tiver duvidas a respeito do Brava pode buscar o clube do Brava no facebook que lá tem muita informação dos usuários, dicas e também até um classificado para compra e venda de peças e dicas. Também tem grupo de watsapp quem quiser entrar pode me mandar o numero por email que solicito a inclusão. rickbias@ig.com.br
Eu tenho meu Brava há um ano um modelo ELX ano 2000, excelente carro com custo beneficio, pois infelizmente peguei ele detonado gastei muito para arrumar pois as pessoas que estava com ele não tratavam com a devida manutenção correta. Não vejo muito caro as peças dele em comparação aos modelos atuais pois estão equiparados e mesmo o meu carro tenho 15 anos da muito caldo ainda, viajo muito já fiz varias viagens de SP para SC com ele e foi muito bem na estrada fazendo a média de 14 km/l na gasolina e 17 a 19 km/m3 no GNV pois tem o kit que também muitos falam mas não tenho do que me queixar. Meu mecanico faz as devidas revisões no carro sem problemas e nunca se queixou dele, ele tem todas as ferramentas para atender as manutenções dele. Só não compro outro Brava por que preciso de um maior para viajar pois quero deixar o meu para uso na cidade, e é dificil de se conseguir um desses inteiro pois normalmente estão todos detonados.
TENHO O MEU BRAVA JÁ VAI FAZER 4 ANOS...AGORA EM 2015,,, E O QUE PERCEBÍ QUE COMPREI 1 CARRO LINDO DE LATARIAE E 1 LIXO DE MANUTENÇÃO, É MUITO INTERESSANTE É QUUE O VEÍCULO É LINDO E ACEITA AS PEÇAS COLOCADAS EM REVISÕES, ETC... E JÁ FAZ 4 ANOS, E O VOU COMPRAR 1 OUTRO BRAVA, MAS DESTA VEZ NÃO ERRAREIDE NOVO, NEM QUE EU TENHA QUE IR A SÃO PAULO,SP....VOU ATRÁZ DO MEU BRAVA, DESTA VEZ COM INTELIGENCIA,,,,OBRIGADO PELO ESPAÇO......JOAILTON CARDOSO LUIZ ,,, DE CALDAS NOVAS,GO
Infelizmente Joailton voce comprou um carro detonado pelo antigo proprietario como eu, mas se faz as devidas revisões preventivas não terá dor de cabeça e terá um otimo carro na mão. Se quiser vejo o Brava Club no facebook que lá tem muitas pessoas que estão vendendo os seus carros e também lá dão dicas de como fazer as manutenções e etc....boa sorte
Tenho um brava 1.6 16v ótimo carro. Poços problemas como todo carro dá. Amo Munto equipei ele e já neguei oferta de 20 mil não vendo por nada.
Boa tarde! meu pai tem um brava 1.8 de 2002, ele pagou R$ 8.700,00 em 2013, de janeiro de 2014 até hoje o carro apresentou inúmeros problemas mecânicos e elétricos e nenhum mecânico quer "pegar" o carro; segundo eles " é um carro com o qual não me familiarizo " já foi feito o cabeçote 2 vezes e até mesmo comprado um motor novo mas os problemas continuam.
Sidnei- Piracicaba-SP
se alguém puder me ajudar está ai o meu E-mail -> sidnei@institutoformar.org
Olha ai você tem que ver um que saiba lidar com este carro pois não é qualquer mecanico que trabalha com estes modelos, são carros bons e sendo bem cuidados e com as devidas revisões preventivas não dão dor de cabeça. Eu ai na sua cidade não conheço ninguém, mas entre no facebook e busque o grupo Brava Club lá voce vai conseguir muitas dicas e também referencia de mecanicos tem grupos também no watsapp.
Olá Sidnei.
Tenho um Brava a três anos e já troquei muitas coisas, porque o antigo proprietário acho que não fazia as manutenções..
Passei por isto no começo, os caras diziam que a manutenção era muito complicada, não iriam botar a mão, comecei a perguntar se eles não botavam a mão na Palio Weekend também, porque é o mesmo motor... Agora não tenho mais problemas, achei um profissional que não se encolhe... rsrsrs
OLA BOA NOITE TENHO UM BRAVA 1.6 16 VALVULAS UM OTIMO CARRO E SEM DORES DE CABEÇA .SE ALGUEM SE INTERESSAR PELO UM PAR DE FAROIS DO BRAVA 1.6 2001/2002 ESTOU VENDENDO EH FAÇO PREÇO BOM. MEU E-MAIL DOTAOBEE@HOTMAIL.COM. SERGIO EDU