Fiat Coupé – Conheça o esportivo de linhas ousadas que marcou época

fiat coupe

fotos: Germano Lüders / Quatro Rodas outubro de 1995

Lançado no Brasil em outubro de 1995, dois anos após ser apresentado na Europa. O Fiat Coupe trazia como grande aposta e diferencial seu design de linhas arrojadas esculpidas pelo renomado estúdio Pininfarina em parceira com o Centro Stile Fiat, até hoje mais de 15 anos após ser lançado ele ainda atrai olhares nas ruas, alguns mais desavisados chegam a confundi-lo com uma Ferrari.


fiat coupe 2.0 16v motor

Acima o motor 2.0 16v do Fiat Coupé que rendia 137 cv

Clique na imagem para ampliar

Apesar de toda a esportividade que suas linhas sugerem o Fiat Coupe estava bastante distante de ser um carro esportivo, debaixo do capô na dianteira estava um modesto motor 2.0 16v aspirado e de duplo comando no cabeçote, capaz de gerar 137 cavalos de potência a 6.000 rpm, o mesmo motor presente no Tipo 2.0 16v. Com ele o Fiat Coupe, foi de 0 a 100km/h em 10.6 segundos e alcançou os 204 km/h de velocidade máxima nos testes realizado pela revista Quatro Rodas em outubro de 1995, embora a fábrica afirma que ele ia de 0 a 100km/h em 9.3 segundos e alcançava os 206 km/h.

Pena a Fiat não ter trazido para o Brasil o Coupe Turbo de 220 cv, vendido apenas na Europa este motor turbo levava o carro de 0 a 100km/h em 6.5 e a velocidade máxima de 250 km/h. (dados de fábrica).

interior painel fiat coupe

O painel do Fiat Coupé, trazia linhas muito bem desenhadas por Pininfarina

Clique na imagem para ampliar

O interior do Fiat Coupe também agradava, com um painel bem desenhado e banco acolchegantes, ele fazia jus ao estilo 2+2, sendo que havia espaço e conforto somente para os passageiros da frente, já que no banco traseiro o espaço era limitado. Como um legitimo esportivo o teto baixo era uma das características principais do carro. Destaque também para as linhas agradáveis e esportivas do painel, desenhado por Pininfarina.

fiat coupe 2.0 16v 1995

Com relação aos equipamentos o Coupe da Fiat era oferecido no Brasil em versão única vinda com volante e câmbio revestidos em couro, bancos esportivos, direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico, computador de bordo, rodas de liga leve e freios com ABS. Curiosamente e inexplicavelmente o ar-condicionado era oferecido como opcional, junto com o airbag, teto solar elétrico e os bancos com revestimento em couro. Completo o Coupé tinha preço quase que proibitivo para a época na casa dos US$ 50.000, algo nos dias de hoje a mais de R$ 120.000. Bem só para efeito de comparação um Gol 1.0 na época 1995 custava US$13 mil.

interior fiat coupe

Note os vincos nas laterais e a traseira com quatro lanternas, características únicas do Fiat Coupé

O Fiat Coupé não se deu bem no Brasil, suas vendas foram um fiasco, e as unidades importadas para cá encalharam nas lojas, tanto é que ele foi importado durante apenas 2 anos, 1995 e 1996, porém até 1998 ainda existiam unidades 0 km à venda nas lojas. No Brasil foram vendidos cerca de 1.500 Fiat Coupé. Porém atualmente o carro é uma raridade, que é bem guardada por quem tem um na garagem.

fiat coupe turbo

Na Europa o modelo se deu bem melhor, ele em 1997 ganhou um novo e mais potente motor, com 20 válvulas, 5 cilindros e 147 cv vindo do Marea / Bravo. No velho continente o Coupé ainda permaneceu no mercado de 1993 até o ano 2000, quando o Fiat o tirou de linha.

Confira abaixo a ficha técnica do Fiat Coupé:

Ano de produção 1993 a 2000, (importado para o Brasil de 1995 a 1996)

Coupe 2.0 16v

Potência 137 cv  a 6.000 rpm
Torque: 18.4 kgfm a 4.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h em 10.6 s (segundo teste Quatro Rodas) e 9.3 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 204 km/h (206 km/h segundo a Fiat)

Dados adicionais:

Tração dianteira, câmbio mecânico cinco velocidades, peso 1255 kg, tanque de combustível 60 litros, porta malas 304 litros.

Coupe 2.0 16v Turbo (não vendido no Brasil)

Potência 220 cv a 5.750 rpm
Torque: 31.0 kgfm a 2.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h: 6.5 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 250 km/h segundo a Fiat

Compartilhe

Respostas de 13

  1. Abasteça completando o tanque, anote a quilometragem, quando estiver próximo a reserva, encha o tanque de novo, veja quantos litros coube e quantos quilômetros rodou. Dívida os km pelo número de litros e vc terá o consumo. Simples assim.

  2. to com problema no ar condicionado q a chave do ac ea do renovador estao ficando acesa quando a posiçao do of fica desligada,gostaria de saber se isso e normal!pois esta descarregando a bateria…

  3. eu tenho um amarelo stillo ano 97 com rodas fly aro 20 suspençao fixa, e som com 2 edx e um sd8000, quando cheguei na cidade de petropolis o vendedor de uma concessionária discultil comigo dizendo q o carro era uma ferrari só acredito q era um fiat quando amostrei o documento rs

    1. Abasteça completando o tanque, anote a quilometragem, quando estiver próximo a reserva, encha o tanque de novo, veja quantos litros coube e quantos quilômetros rodou. Dívida os km pelo número de litros e vc terá o consumo. Simples assim.

  4. lindo demais esse coupé kra

    chamamos de "baby ferrari"

    quem sabe um dia eu consigo compra um.. mas primeiro vo trocar meu logus num vectra.. show d carros tbm

  5. esse carro realmente é um belo carro, existe pessoas na minha cidade que colocaram até logo marca da Ferrari nele, e acreditem, há pessoas que afirmam " é uma Ferrari "

  6. esse Edyel é um mentiroso , pois quase nao existe fiat coupe em estado tao critico , e outra comprar esse tipo de motor loucura possuo um lindo exemplar 96 que so me da prazer

  7. eu tenho 15 anos e ganhei um coupé semana passada!

    eu e meu pai conversamos e decidimos procurar o motor do 2.0 20VT encontramos!

    mais o frete tava muito caro ai conseguimos um desconto e compramos o motor!

    tah muito melhor agora!

    vou arrumar o interior agora pois ta muito acabado! VLW

  8. Sou praticamente um especialista nesse veiculo, o Fiat Coupé 2.0 16V tinha uma velocidade maxima de 225 km/h e um 0 a 100 de 7,5 segundos, o desempenho do carro que você mostrou ai é de um 2.0 20VT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas