O Fiat Cronos 2023 chega com novidades, o sedan que é o mais barato do Brasil, agora usa motor 1.0 Firefly em suas versões mais baratas, porém a novidade mais importante é que Cronos 2023 passa a contar com o novo câmbio automático CVT que simula 7 marchas, combinado com motor 1.3 Fire, prometendo deixar o sedan muito mais econômico em comparação com a antiga caixa automática de seis marchas usada no modelo com motor 1.8, por fim, o Fiat Cronos 2023 ganhou sutis retoques em seu visual.
Índice desta matéria
Cronos 1.0 MT – R$ 74.790
Cronos Drive 1.0 MT – R$ 78.490
Cronos Drive 1.0 MT – R$ 84.490
Cronos Drive 1.3 AT – R$ 88.790
Cronos Precision 1.3 AT – R$ 93.490
As mudanças visuais do Fiat Cronos 2023 são quase imperceptíveis, porém elas existem, a grade frontal foi redesenhada, apresenta agora desenho interno em colmeia, além de dois frisos horizontais que deixaram o aspecto da dianteira do Cronos mais elegante e moderna, além disso, a Fiat redesenhou as calotas e rodas do Cronos, porém é só.
Por dentro do Cronos 2023, as mudanças também foram pequenas, há um novo volante, com o mesmo desenho do Fiat Pulse, enquanto na versão top de linha Prestige, há a opção de revestimento interno em dois tons, com detalhes na cor marrom “Espresso Brown” nos bancos, painéis e portas.
Um detalhe importante de ser comentando, não foi desta vez que o Cronos ficou mais seguro, o modelo da Fiat derrapa feio com relação aos equipamentos de segurança.
Nenhuma versão do Cronos conta com airbags laterais, nem mesmo a versão mais cara Precision, que custa R$ 92.790, não há airbags laterais nem como opcionais. Também falta nas versões mais baratas do sedan da Fiat, itens já comuns hoje em dia, como controles de tração e de estabilidade, que só vêm de série na versão Drive automática CVT, que custa salgados R$ 88.190, sendo um pacote opcional ao custo de R$ 1.900 para as versões Drive.
Enquanto rivais como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus já vêm com 6 airbags, além de controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampas. Até mesmo o Renault Kwid já vem de série em todas as suas versões com airbags laterais e controle de estabilidade. Tai ai uma grande bola fora da Fiat.
O emprego do motor 1.0 Firefly no Fiat Cronos é estratégico para o sedan. Que ao contrário dos rivais conseguiu manter seu preço no mesmo patamar dos anos anteriores. Algo raro hoje em dia com aumentos a cada mês.
Enquanto o Cronos 2022 era encontrado nas lojas por R$ 73.500. O modelo 1.0 2023 sairá por R$ 74.790. Ah ele ganhou trocou de motor e ficou mais caro ! Ok. Porém os rivais encareceram muito mais.
Sedans que eram considerados os mais baratos do mercado encareceram muito, como o VW Voyage que hoje já sai por R$ 85.000, enquanto o quase finado Renault Logan 2023 custa R$ 83.000. Modelos como o Chevrolet Onix Plus (R$ 86.200) e Hyundai HB20S (R$ 85.890) também são muito mais caros que o Fiat Cronos.
Portanto o Fiat Cronos com preço inicial de R$ 74.490, é muito interessante, o sedan da Fiat é o mais barato do mercado brasileiro.
Como dissemos na linha 2023 a Fiat quiz deixar o Cronos ainda mais competitivo e barato (menos caro), por isso o sedan agora pega emprestado do Argo, o motor 1.0 Firefly nas versões de entrada. Lembrando que desde o seu lançamento lá em 2018, o Fiat Cronos tinha apenas a opção do motor 1.3 e o 1.8.
Sendo que o motor 1.8 foi descontinuado na linha 2023.
Lembrando que o motor 1.0 Firefly, é aspirado, tem 3 cilindros, rende 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol, para um torque de 10 kgfm quando abastecido com gasolina ou 10,7 kgfm com etanol.
Já o 1.3 Firefly, é 4 cilindros, também aspirado, porém tem um desempenho muito mais interessante em relação ao 1.0, uma diferença de 32 cavalos, o bloco 1.3 entrega até 107 cv com etanol, ou 13,7 kgfm de torque, enquanto com gasolina os dados são de 98 cv de potência e 13,2 kgfm de torque.
Lembrando que o bloco 1.0 passará a ser usado pelo Cronos mais barato e também pela versão Drive, enquanto o bloco 1.3 será reservado as versões Drive, Drive Automática e Precision.
Sem dúvidas, a mudança mais importante no Fiat Cronos 2023 é a chegada do câmbio automático CVT, que simula até 7 velocidades de forma eletrônica, esta é a mesma transmissão já usada no Pulse e na Strada, ela ficará no lugar do antigo câmbio automático de seis marchas, usado no Cronos até então, a grande diferença do CVT será a redução no consumo de combustível.
O Cronos 2023 tem como ponto forte o baixo consumo de combustível, de acordo com dados da Fiat, o Cronos 1.0 Firefly faz na cidade 9,9 km/l com etanol, alcançando impressionantes 13,8 km/l com gasolina na cidade, enquanto que na estrada ele roda 11,3 km/l com etanol, alcançando 16 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Enquanto que o motor 1.3 apesar de ser mais potente, não fica muito atrás com relação ao consumo, sendo bastante econômico, de acordo com dados do programa de classificação de consumo do Inmetro, o Cronos 1.3 Fire faz na cidade 9 km/l com etanol ou 12,9 km/l com gasolina, enquanto que na estrada faz 11,1 km/l com etanol ou 15,7 km/l na gasolina.
O Fiat Cronos é o sedan mais econômico da categoria.
Aqui vai a grande diferença do CVT em relação ao antigo câmbio automático de seis marchas, o consumo de combustível, fazendo na cidade 9,3 km/l com etanol e 13,4 km/l na gasolina, enquanto na estrada os números são de 10,8 km/l com etanol ou 14,9 km/l com gasolina, ótimas marcas para um carro automático.
A versão 1.0 Fire apesar de ser econômica, tem um desempenho complicado, de acordo com dados de fábrica demora longos 15,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h com gasolina ou 13,9 segundos de 0 a 100 km/h com etanol. A velocidade máxima não foi divulgada pela Fiat.
A diferença de desempenho do 1.0 para o motor 1.3 é gritante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos com gasolina uma diferença de 3 segundos para o mesmo carro com motor 1.0, já com etanol a prova de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos.
A versão automática CVT do Fiat Cronos tem o melhor desempenho da linha, fazendo de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos com gasolina ou 10,6 segundos com etanol, sendo em média 0,5 segundos mais veloz em relação a versão 1.3 manual.
O comprimento do Fiat Cronos fica em 4,36 metros, a largura é de 1,72 m, a altura é de 1,51 metros, a distância entre eixos fica em 2,52 metros, o porta malas do Fiat Cronos é o grande destaque do sedan é o seu amplo porta-malas, com capacidade para 525 litros, o maior da categoria. O tanque de combustível do Cronos leva 47 litros.
As versões 1.0 do Cronos tem peso de 1.118 kg, enquanto a configuração com motor 1.3 e câmbio manual pesa 1.155 kg, por fim a versão 1.3 CVT pesa 1.196 kg.
A versão de entrada do Fiat Cronos já vem de série com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço 14”, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
Além de todos equipamentos da versão anterior, o Drive 1.0 MT ainda traz de fábrica central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.
A linha 2023 do Cronos Drive 1.3 com câmbio manual vem de série com todos os equipamentos da versão Drive 1.0 MT, mas aqui com motor 1.3 Firefly. Como opcional, está o pack que traz o conceito italiano S-Design, com um um visual bem mais esportivo e exclusivo.
Além de todos os itens da versão anterior, a Drive 1.3 AT conta com o novo câmbio automático CVT, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport.
A versão topo de gama da família do Fiat Cronos tem, além de todos os equipamentos da Drive 1.3 AT, roda de liga de 16″, chave presencial keyless enter n´go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Para completar, como opcional, tem interior em couro marrom.
Cores: De série todas as versões do Fiat Cronos 2023 tem apenas pintura preto Vulcano, por R$ 920 adicionais, o comprador poderá escolher as cores sólidas: Branco Banchisa ou Vermelho Monte Carlo, enquanto que por R$ 1.850, há as opções metálicas: Prata Bari e Cinza Silvertone, por este mesmo valor é possível levar o Cronos na cor perolizada Branco Alaska.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.