Este é o Fiat Fastback 2023, a grande aposta da Fiat para conquistar os consumidores de SUVs no Brasil, o modelo foi concebido exclusivamente para o nosso mercado e tem uma proposta bastante diferente de carroceria, é um misto de sedan, com SUV e coupé, o Fastback chega com duas opções de motores, 1.0 turbo ou 1.3 turbo, serão 3 versões: Audace, Impetus e Limited, todas muito bem equipadas e com preços entre R$ 130.000 até R$ 150.000.
Índice desta matéria
Fastback Audace 1.0 turbo – R$ 129.990
Fastback Impetus 1.0 turbo – R$ 139.990
Fastback Limited Edition 1.3 turbo – R$ 149.990
O projeto da Fiat em lançar um SUV coupé no Brasil é antigo, começou lá no Salão de São Paulo de 2018, o modelo apresentado na época ainda como um conceito chamou bastante atenção pelo seu design, porém o seu desenvolvimento não foi fácil, foram quatro anos, que exigiram algumas mudanças para baratear e viabilizar o projeto.
O projeto inicial teve que ser adaptado, inicialmente o Fastback usava a base modular da picape Toro, e era maior do que o modelo que chegará as lojas agora em setembro, para deixa-lo mais barato e competitivo, a Fiat foi obrigada a usar a base MLA do Pulse, com isso o Fastback ficou menor do que era esperado.
Alias a parte frontal é praticamente a mesma do Fiat Pulse, trazendo apenas retoques no para-choque e grade, porém do para-brisa em diante, toda a carroceria é inédita, o teto tem desenho curvo e caimento suave que se alonga até a traseira, conferindo o famoso estilo coupé “fastback”, que faz jus ao nome do carro.
Nas laterais do modelo da Fiat, há um vinco que corta o carro na altura da maçaneta, deixando o com um aspecto mais robusto e musculoso em relação ao Pulse, as rodas também são maiores, aro 17 ou 18, elas tem um sofisticado acabamento diamantado em ambas as versões.
A traseira que é o grande diferencial do Fastback, é talvez a parte mais polêmica do desenho, é do tipo ou você vai amar ou vai odiar, ela é elevada para permitir que o porta-malas tenha uma boa capacidade, alcançando 600 litros, é maior entre os SUVS nesta faixa de preço, porém deixou o Fiat com um volume muito grande na posterior, sendo até um pouco desproporcional do resto do conjunto, e ai o que você achou deixe sua opinião.
A tampa do porta malas tem um amplo vão de abertura, o que torna a acomodação mais fácil das bagagens, e os braços da tampa não roubam espaço no compartimento de carga. Ainda na tampa traseira, há espécie de spoiler que passa esportividade ao SUV.
As lanternas traseiras tem desenho afinado e são dotadas de iluminação total por LED, o conjunto tem desenho interessante, lembrando as do BMW X6, o para-choque conta com detalhes cromados, que simulam duas saídas de escape, conferindo um aspecto mais premium ao SUV coupé da Fiat.
As dimensões do Fiat Fastback são um tanto curiosas, o modelo é grande no comprimento, porém é pequeno por dentro. Com 4,43 m de comprimento, é maior que SUVs como VW T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Honda HR-V e Chevrolet Tracker, alias, o porta malas de 600 litros do Fiat Fastback é disparado o maior entre os modelos desta faixa de preço.
Porém calma, lembra que falamos no início que o Fastback usa a plataforma do Pulse? Pois é, infelizmente a Fiat não alterou a distância entre-eixos, nem a largura e a altura, que seguem exatamente as mesmas do Fiat Pulse, isso quer dizer que o espaço interno para os ocupantes do Fastback é o mesmo do Fiat Pulse, já que a distância entre eixos é de apenas 2,53 m, a largura é de 1,77 m e a altura e 1,54 m, lembrando que o Pulse é um SUV sub-compacto, ou seja, é menor que os SUVs normais.
O que de certa forma é uma desvantagem para o Fastback, já que modelos rivais como o VW T-Cross tem entre-eixos de 2,65 metros, 12 cm maior em relação ao Fastback e o Hyundai Creta tem 2,61 m, 8 cm maior, enfim, o Fastback tem sim uma carroceria ampla por fora, porém a plataforma é curta, isso faz com que ele seja pequeno por dentro, principalmente no banco traseiro.
Por dentro o Fiat Fastback também deixa evidente seu parentesco com o Pulse, o painel é literalmente o mesmo, a única diferença é o console central (foto abaixo), que é mais moderno no Fastback, além do visual mais sofisticado do console, há recursos como freio de estacionamento eletrônico por botão, inexistente no Pulse.
A versão mais barata Audace vem com painel normal analógico combinado com sistema multimídia mais simples com tela de 8,4 polegadas, enquanto as demais versões: Impetus e Limited, possuem painel 100% digital configurável de 7 polegadas e sistema multimídia mais evoluído, com tela de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de funções remotas.
Ainda de série o Fiat Fastaback traz em todas versões ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, e desde a versão mais barata, já vem com o pacote de segurança ativa ADAS e faróis do tipo FULL LED, falaremos da lista de equipamentos mais abaixo, porém o Fastback terá um dos melhores pacotes de equipamentos na categoria, isso desde a versão mais barata, trazendo um ótimo custo/benefício.
Na parte mecânica o Fiat Fastback utiliza motores já conhecidos na família Fiat. Na versão de entrada Audace e na Impetus há o mesmo motor do Fiat Pulse, o 200 Flex, 1.0, três cilindros turbo, com injeção direta de combustível, que desenvolve 125 cv com gasolina ou 130 cv de potência com etanol, sendo que o torque é sempre de 20 kgfm, ele é combinado com um câmbio automático CVT que simula sete marchas.
Enquanto a versão mais cara Limited, é a única equipada com motor 1.3 turbo T270, é o mesmo bloco usado no Jeep Renegade e na Fiat Toro, são 180 cv com gasolina ou 185 cv etanol, para um torque de 27 kgfm, nesta versão o Fastback usa câmbio automático de seis marchas.
Independente do motor a tração é sempre 4×2 dianteira, sendo que a Fiat não tem planos de lançar uma versão 4×4.
Fazendo jus ao visual esportivo, o Fiat Fastback terá o melhor desempenho entre os SUVs nesta faixa de mercado, as versões equipadas com bloco 1.0 turbo vão de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, sendo mais veloz do que todos os outros SUVs com motor 1.0 turbo no mercado. A velocidade máxima é de 195 km/h.
Enquanto a versão com motor 1.3 turbo tem desempenho digo de esportivo, sendo mais veloz que todos os outros SUVs nesta faixa de preço, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos, alçando 210 km/h de velocidade máxima, lembrando que esta versão dispõe de 185 cv.
Ainda falando na esportividade, o modelo conta com três modos de condução: Normal (com foco na economia de combustível e no conforto), Manual (com as trocas de marchas de forma manual através de borboletas atrás do volante) e modo Sport (que deixa o carro mais esperto, alterando a resposta do acelerador, as trocas de marchas, o modo de direção e a controle de torque por vetor DTV).
O Fiat Fastback com motor 1.0 turbo impressiona pelo consumo anunciado, faz com etanol 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, enquanto que com gasolina roda 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/ gasolina, uma ótima marca pela categoria do modelo.
Mesmo na versão 1.3 turbo, o consumo anunciado para o Fiat Fastback agrada, no etanol ele faz 7,9 km/l rodando na cidade ou 9,7 km/l com etanol na estrada, já com gasolina os dados do Inmetro são de 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, um consumo que se confirmar na realidade é muito bom, já que estamos falando de um SUV com quase 1300 kg e motor de 185 cv.
Importante falarmos que apesar de usar a base do Pulse, o conjunto de suspensões do Fastback é completamente novo, além disso o eixo traseiro foi desenvolvido exclusivamente para o modelo, prometendo deixar o Fastback estável e com menos rolagem em curvas, permitindo também uma condução mais esportiva, a altura em relação ao solo é de 19 cm, fica ai na mesma média de outros SUVs do mercado.
A Fiat fez bonito também com relação a segurança, o Fastback vem de série com o pacote de segurança ativa ADAS, composto por frenagem automática frontal, alerta de colisão dianteira, alerta de saída de faixa e auxilio para manter o dentro da faixa de rolagem, além de farol Full LED inteligente com comutação automática dos faróis – que não ofusca os outros motoristas, a melhor parte é que este pacote virá de série desde a versão mais barata, que parte de R$ 129.990.
Porém este pacote não é completo, faltou itens como monitoramento de pontos cegos e piloto automático adaptativo ACC.
O Fastback está disponível em seis cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).
A versão Audace é equipada com o motor Turbo 200 e câmbio CVT. Traz uma ampla lista de itens de série, como ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus traz bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
A edição limitada do escorpião mais famoso do mundo é equipada com o potente motor Turbo 270 de 185 cv e câmbio automático de 6 marchas. Além de todos itens disponíveis nas outras versões, esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
Sem duvidas o Fiat Fastback tem um grande potencial no mercado, o SUV traz um desenho bastante original, único no mercado, porém se o estilo não for um atrativo para você, o preço inicial de R$ 129.990, combinado com motor turbo de 130 cv bastante econômico e uma lista de equipamentos recheada, com vários itens de segurança inexistentes nos rivais, tornam o modelo novo da Fiat ter uma ótimo custo/benefício.
Porém calma, nem tudo são flores, o espaço interno as dimensões internas similares do Pulse, é um problema já que o Fastback apesar de custar R$ 150.000 tem espaço interno menor em relação aos rivais.
FIAT FASTBACK AUDACE 1.0 FLEX CVT FWD MY23
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm Torque máximo (ABNT): 200 Nm /
20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 1
Alimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Bosch, injeção direta
Combustível: Gasolina/etanol
Transmissão
Câmbio automático CVT: 7 Marchas Emuladas no modo Manual – Variável no modo Automático
Relações de transmissão no modo automático: Entre 2,48 e 0,40
Relações de transmissão no modo manual:
1ª – 2,27
2ª – 1,74
3ª – 1,34
4ª – 1,07
5ª – 0,85
6ª – 0,68
7ª – 0,54
Ré – Entre 2,60 e 0,42
Diferencial – 5,698
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e telescópico de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,7 m
Rodas
Medida: 7,0” x 17”
Pneus: 205/50 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.253 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.427 mm
Largura do veículo: 1.774 mm
Altura do veículo: 1.545 mm
Distância entre-eixos: 2.533 mm
Bitola dianteira: 1.491 mm
Bitola traseira: 1.511 mm
Ângulo de entrada: 20,3°
Ângulo de saída: 24,2°
Vão livre entre os eixos: 217 mm
Altura mínima do solo: 192 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 194,0 km/h (gasolina) / 196,0 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 9,5 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
Ficha Técnica
FIAT FASTBACK LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH FLEX 1.3 AT6 FWD MY23
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 01 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto, direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185
Diferencial – 3,683
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm), refrigerado com regulagem automática
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,7 m
Rodas
Medida: 7,0” x 18”
Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.304 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.427 mm
Largura do veículo: 1.774
Altura do veículo: 1.545 mm
Distância entre-eixos: 2.533 mm
Bitola dianteira: 1.491 mm
Bitola traseira: 1.516 mm
Ângulo de entrada: 20,4°
Ângulo de saída: 24,3°
Altura livre entre os eixos: 218 mm
Altura mínima do solo: 192 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 210 km/h (gasolina) / 210 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 8,4 s (gasolina) / 8,1 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,3 km/l (gasolina) / 7,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 13,6 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
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