Conforme esperado a Fiat apresentou oficialmente nesta semana, a nova geração do Siena. Totalmente novo, o sedan ficou maior, mais confortável e acima de tudo mais bonito, até o nome é novo, Fiat Grand Siena. O modelo se desprendeu do parentesco com o Palio e também subiu de categoria e preço, agora parte de salgados R$ 38,710 e pode chegar a R$ 45,990 na versão top de linha.
No exterior o sedan da Fiat ganhou modificações robustas, pela primeira vez em 14 anos o Siena abandonou o parentesco com o Palio para adotar linhas exclusivas, inéditas até dentro da Fiat, o Grand Siena traz uma proposta de estilo próprio, tanto por fora quanto por dentro. Até mesmo a plataforma é inédita, trata-se de uma versão mais longa da plataforma usada no novo Uno, o que permitiu aos engenheiros da Fiat trabalhar em deixar o interior do carro bastante amplo.
Só para se ter uma ideia da evolução em tamanho do Grand Siena para o antigo Siena, este novo modelo é nada menos que 13.4 cm mais comprido, medindo 4.29 metros, 6.1 cm mais largo e 5.3 cm mais alto. Porém calma, o Grand no nome não é tão evidente assim, o espaço interno é apenas razoável, com 2.51 metros de entre-eixos, o Grand Siena perde feio por exemplo para o Renault Logan, que possui largos 2.63 metros, ficando atrás ainda do Nissan Versa 2.60 m de entre-eixos e do Chevrolet Cobalt 2.62 m. Ou seja o Grand Siena é grande, porém apenas em comparação a antiga geração.
Outro detalhe importante deste novo modelo é o seu porta malas, agora passou de 500 litros da antiga geração, para 520 litros.
Como já era esperado, o novo Siena não contará com uma versão com motor 1.0L. Ele será equipado com um propulsor Fire 1.4 EVO Flex que desenvolve 85 cv com gasolina ou 88 cv com etanol, ou 1.4 Tetrafuel, ou com o E.torQ 1.6 16v Flex que entrega 115 cv com gasolina ou 117 cv com álcool.
Ao todo o Grand Siena terá quatro versões, Gran Siena Attractive 1.4, Grand Siena Tetrafuel 1.4 (que além de etanol e gasolina, também pode rodar com gasolina sem álcool e GNV), Grand Siena Essence 1.6 16V e Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V, essa última vem equipada com câmbio automatizado Dualogic.
Por dentro o sedan da Fiat também foi todo reestilizado, painel, volante e cluster ganharam um desenho mais moderno, o acabamento também ganhou materiais de melhor qualidade, além disso a Fiat também teve um cuidado maior com os detalhes e encaixe das peças, note o console central e as saídas de ar com um visual bastante interessante.
Porém a montadora ainda peca, na qualidade dos revestimentos das portas, há muito plástico duro e sem textura, deixando o ambiente muito monótono e simples, bem que os bancos poderiam trazer cores e tecidos mais vivos, não podemos esquecer que estamos falando de um carro que parte de quase R$ 40 mil.
Acima o painel da versão top de linha Essence, note os apliques em Black Piano no centro e nas saídas de ar
Equipamentos e opcionais…
Grand Siena Attractive (R$ 38,710)
Como já era de se esperar em um modelo que custa próximo de R$ 40,000. A opção mais básica do Grand Siena traz um bom conjunto de equipamentos de série, a versão Attactive vem de fábrica equipado com airbags duplo, freios ABS com EBD, direção hidraúlica, travas elétricas, vidros dianteiro elétrico com sensores anti esmagamento e função one touch, fárois de neblina, volante com regulagem de altura e computador de bordo.
Porém a Fiat derrapou pela falta do ar condicionado, que será oferecido como opcional. A lista de equipamentos vendido separadamente, inclui ainda itens como sensores de ré.
Grand Siena Essence (R$ 43,470 e R$ 45,990 com câmbio Dualogic)
Já a versão top de linha Essence traz os itens da versão Attractive mais ar condicionado, rodas de liga leve aro 16, detalhes cromados no exterior.
Quem tiver dinheiro pra gastar poderá deixar o Grand Siena, quase como um mini Linea, há uma vasta lista de equipamentos opcionais, contando até com alguns itens de luxo, como air bags laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular (que ascende automaticamente os faróis), sensor de chuva (que liga automaticamente os limpadores do para-brisa), retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos com comandos elétrico, vidros traseiros elétricos com função one touch e anti-esmagamento, apoio de braço para o banco do motorista, kit de parafusos antifurto nas rodas, rádio CD player com MP3, rádio CD player com MP3 + Bluetooth® + USB + iPod®, volante revestido em couro com comandos do rádio (seis botões), cruise control – piloto automático, painel bicolor com insert molding e acabamento interno em tecido exclusivo.
Grand Siena Tetrafuel (R$ 48,710)
Por fim a versão a Tetrafuel, que deverá ser adquirida principalmente por taxistas, também traz um bom conjunto de equipamentos de série, ela vem equipado com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção hidráulica, travas elétricas, vidros elétricos com função one touch e sensor antiesmagamento, além de um quadro de instrumentos diferenciado das demais versões, com display que, por meio de duas barras digitais, mostra o nível de combustível líquido (gasolina ou etanol, do lado direito) e de GNV (do lado esquerdo); as duas só aparecem juntas no display na opção Auto.
Acima o Siena EL
Com o Grand Siena a Fiat mira em novos concorrentes, como Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, Peugeot 207 Passion, Voyage 1.6 e Jac J3 Turin. Já para rivalizar com sedan mais populares como o Renault Logan, Ford Fiesta Sedan e VW Voyage 1.0, a Fiat continuará vendendo a versão EL do Siena (que mantém o visual da geração passada) e é conta de um motor 1.0 L ou 1.4 L, seu preço é de R$ 31.080
Respostas de 8
EU ESTOU QUERENDO ADQUIRIR O GRANDSIENA 1.6 16V , MAS ESTOU NA DUVIDA SE NÃO VAI ACONTECER O MESMO QUE ACONTECEU COM SIENA ANTIGO, NINGUEM QUERIA POR SER 16V
painel rever tamanho rever
so não gostei da versão attractive por não vem com arcondicionado de serie mais por outro lado não disanima por vem com airbag e abs e ebd de serie
Nen sei porque eles chamao isso de Grand Siena Isso nen e bonito e apesar o carro e pequeno eu tenho uma captiva e o Grand Siena e mt pequeno perto da Captiva Obrigado Tomarem que leem isso
Perto do novo palio o grandsiena ficou muito melhor. aquilo sim que foi uma grande pisada nas bola. e ainda tiraram o modelo que estava ganhando mercado pra manter uma carroça de 2003 em linha e lançar aquela aberração. prescipitação da fiat um grande Erro. Bom agora com este lançamento ja é um grandAcert. Parabens FIAT.
O CARRO TÁ LINDAO. È REALMENTE UM SONHO DE CONSUMO. A FIAT SEMPRE SUPERANDO NOSSAS EXPECTATIVAS…
Fraco!!!! Estão querendo colocar esse "grand siena" no mesmo nível do Honda City, coitada da Fiat!!! Vai concorre, no máximo, com o voyage!!! Acho q a única coisa q ele tem de grande é o preço, e nada mais!!
feio por forae por dentro, mto simples, pq tem 4 saidas d ar no console central!?!? coisa feia.