*Atualizado 8 de agosto de 2024
Este é o Fiat Grande Panda, a mais nova aposta da marca para o segmento de carros compactos de entrada, o hatch que mede 3.99 metros, começará a ser vendido na Europa em 2025 e deve ser lançado no Brasil em 2026 como o substituto do Argo, possivelmente trazendo de volta o nome Uno ao nosso mercado.
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O Grande Panda é o primeiro carro da Fiat a ser construído sobre a plataforma do grupo Stellantis chamada Smart Car, é a mesma do Citroën C3 brasileiro, porém com diversas modificações para adaptar o carro a usar um motor 100% elétrico. Suas medidas são praticamente as mesmas do C3 brasileiro, 3.99 metros de comprimento e 2.54 m de entre eixos.
Enquanto no Brasil a grande referência de carro popular da Fiat foi o Uno, na Europa este posto é do Fiat Panda, o compacto de entrada da marca italiana teve sua primeira geração lançada em 1980 e tinha a mesma proposta do nosso Fiat Uno, ou seja, ser um carro barato, popular, econômico e confiável.
Aliás, o próprio Fiat Uno na Europa foi ofuscado pelo sucesso do Panda, ambos descendem do lendário Fiat 127 (vendido como Fiat 147 no Brasil), porém enquanto o Uno na Europa teve apenas uma única geração produzida entre 1983 até 1994, o Fiat Panda permanece no mercado até os dias atuais.
O Fiat Panda é um dos carros mais vendidos da Europa, em 40 anos de mercado acumula mais de 7.8 milhões de unidades produzidas, sendo que 4.5 milhões foram da primeira geração. O Panda é também um dos modelos com maior tempo de produção ininterrupta no mundo, em 2024 ele está completando 44 anos de produção continua. Sendo que neste tempo teve apenas três gerações, a mais recente data de 2011, ou seja, já tem 13 anos de idade (foto acima).
O Fiat Panda sempre sonhou em ser um SUV, o modelo faz sucesso na Europa por ser um carro versátil e com certas capacidades aventureiras, tanto é que ele ficou famoso por ter opção de tração 4×4.
Nesta nova geração a Fiat quer explorar ainda mais este lado utilitário do Panda, não é atoa que o compacto está sendo classificado pela marca como um “UV” ou seja, um “Veículo Utilitário”, apesar de ser muita pretensão compara-lo a um SUV, o Grande Panda 2025 cresceu bastante em relação as gerações passadas, o “Grande” no nome não foi adicionado ao acaso, o comprimento passou de 3,65 m para 3,99 metros, enquanto a distância entre eixos subiu de 2,30 m para 2,54 metros, o carro aumentou quase 30 cm em seu comprimento. A altura é de 1,57 metros e a largura é de 1,76 metros.
Só para efeito de comparação o Grande Panda é maior que o nosso Fiat Argo em largura, altura e distância entre eixos, levando uma pequena desvantagem de 3 cm no comprimento total. Apesar do Grande Panda ser um carro compacto de 3,99 metros, seu espaço interno é generoso, no banco traseiro há espaço para 3 ocupantes, chama atenção também o bom tamanho do porta malas com 361 litros, superando em 61 litros o tamanho do nosso Fiat Argo.
Além disso, o Fiat Grande Panda realmente tem um perfil aventureiro e versátil, o modelo manterá a opção de tração 4×4, além de ter altura em relação ao solo maior em relação aos concorrentes, bons ângulos de entrada e de saída, apliques em plástico nos para-lamas e nas partes inferiores da carroceria para proteger de pequenas batidas e aranhões, outro detalhe é o rack no teto presente nas versões mais caras.
Importante comentar que esta já é a versão de produção do novo Fiat Grande Panda, ou seja, este é o modelo que ainda este ano começará a ser produzido na fábrica da Stellantis lá na Sérvia.
A intenção da Fiat era fazer o Grande Panda 2025 popular e acessível igual o modelo original era, porém nos dias atuais com os carros cada vez mais caros isso é algo bastante complicado, devido principalmente aos custos das peças, inicialmente a expectativa era que o modelo chegasse ao mercado na versão elétrica por menos de 20.000 euros (o equivalente a R$ 120.000), porém agora no lançamento oficial a Fiat já informou que o valor inicial ficará na faixa dos 25.000 euros, o equivalente a R$ 150.000 euros, apesar de ser um modelo elétrico não é um preço muito convidativo. Não custa lembrar que na Europa um VW Polo parte atualmente de 19.830 euros, algo em torno dos R$ 119.940.
O Fiat Grande Panda 2025, assim como o modelo original e o nosso Fiat Uno, tem um design bastante diferente do que há no mercado, a Fiat trouxe de volta as linhas quadradas da carroceria, fazendo referência a versão original destes modelos lá na década de 1980.
Na dianteira chama atenção os faróis com pontos de LED, que ficam escondidos sobre uma peça plástica feita em impressora 3D, sendo que os faróis são dinâmicos, ou seja, de dia acendem apenas alguns pontos criando as luzes de condução diurna DRL, enquanto a noite todos os cubos se acendem, assim como as luzes principais localizadas mais abaixo e que têm maior alcance. Sendo que quando o motorista aciona as setas alguns destes cubos de LED se tornam laranja e passam a piscar indicando a direção que o carro vai tomar, este conjunto de faróis futuristas é a grande marca visual do novo Panda 2025. Antes que você pergunte sim ! Estes faróis Full LED dinâmicos virão de série em todas as versões.
Nas laterais o carrinho tem vincos robustos que se projetam para fora, aumentando a sensação de robustez da carroceria, as caixas de rodas são grandes, note que há o nome PANDA estampado em baixo relevo na parte inferior das portas.
Por fim na traseira há particularidades como o nome FIAT estampado em baixo relevo no lado esquerdo da tampa do porta-malas, enquanto as lanternas embutidas nas colunas e com desenho quadrado, fazem referência ao Fiat Panda original de 1980, porém aqui elas são totalmente em LED e tem luzes com efeito 3D de profundidade, algo bem legal durante a noite.
As versões de entrada virão com as tradicionais e clássicas rodas em aço aro 15 estilo “copinho”, aquelas mesmas que vinham no Fiat Uno, enquanto as versões mais caras terão apelo mais esportivo e premium, trazendo rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado.
Na cabine o Novo Fiat Grande Panda 2025 agrada, o carrinho apesar de ter um acabamento simples, mostra um notável bom gosto e capricho em seu interior, o painel tem diferentes tipos de plástico, trazendo partes feitas em policarbonato, além de texturas curiosas como a imitação de bamboo na parte central do painel acima do porta-luvas, o acabamento tem diferentes tipos de cores e foge bastante do padrão atualmente para os automóveis de entrada. O lema da Fiat para o acabamento interno foi “no gray”, ou seja, sem cinza, uma alusão as monótonas cabines toda cinza vista na grande maioria dos modelos atuais.
Apesar do Grande Panda ser um carro de entrada, um dos mais baratos da linha Fiat na Europa, o modelo será muito bem equipado, entre os itens disponíveis estão painel digital configurável de 10 polegadas e central multimídia com tela de 10,25 polegadas, além de ar-condicionado digital.
Chama atenção também o revestimento das portas, que apesar de ser 100% em plástico tem boa textura. Algumas partes do acabamento foram impressas em impressora 3D. No console central note que não há alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas por um botão, também não há alavanca de freio de estacionamento.
Outro ponto interessante são os bancos, eles são texturizados, imitam padronagem de poltronas acolchoadas, sendo que as versões mais caras tem acabamento em dois tons.
A Fiat ainda mantém segredo com relação as motorizações, mas tudo indica que o carro terá duas opções: um motor 1.0 aspirado, 3 cilindros, combinado com um sistema híbrido leve e potência na faixa dos 75 cv, além de uma variante 100% elétrica, usando o mesmo conjunto do Citroën e-C3 que também é 100% elétrico, com 111 cv de potência e baterias de 44 kWh, permitindo autonomia para rodar 320 km com uma carga completa.
No Brasil, acreditamos que as versões de entrada terão motor 1.0 aspirado, enquanto as mais caras farão uso do novo motor turbo híbrido flex da Fiat, que combinará o motor 1.0 turbo 3 cilindros, com um sistema híbrido leve de 48v, tendo em torno dos 120 cv.
Tudo indica que este será o substituto do Fiat Argo no Brasil, acreditamos que por aqui ele será um pouco mais simples, para justamente não custar muito caro, infelizmente, é difícil imaginar o modelo com faróis Full LED dinâmicos e motorização elétrica custando o mesmo valor do Fiat Argo no Brasil.
Ainda não sabemos qual será o nome, há quem diga que a Fiat trará de volta o nome Uno, que tem bastante prestigio no mercado brasileiro – o que faz bastante sentido já que o modelo inclusive tem visual retrô que lembra o Uno original. Outros rumores apontam que a montadora continuará usando o nome Argo, já que ele deve ocupar exatamente o mesmo lugar do Argo no mercado, atualmente o segundo carro mais vendido da Fiat no Brasil, perdendo apenas para a pick up Strada.
Independente do nome, é certo que os testes começam por aqui a partir de 2025, sendo que o sua produção no Brasil deve ter início no final de 2025, ou mais provavelmente no início de 2026.
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