Fiat

Fiat Grande Panda é apresentado, este deve ser o novo Uno do Brasil

Este é o Fiat Grande Panda, a mais nova aposta da marca para o segmento de carros compactos de entrada, o hatch que mede 3.99 metros, começará a ser vendido na Europa em 2025 e deve ser lançado no Brasil em 2026 como o substituto do Argo, possivelmente trazendo de volta o nome Uno ao nosso mercado.

Plataforma do Citroën C3

O Grande Panda é o primeiro carro da Fiat a ser construído sobre a plataforma do grupo Stellantis chamada Smart Car, é a mesma do Citroën C3 brasileiro, porém com diversas modificações para adaptar o carro a usar um motor 100% elétrico. Suas medidas são praticamente as mesmas do C3 brasileiro, 3.99 metros de comprimento e 2.54 m de entre eixos.

Acima o Fiat Panda de primeira geração, lançado em 1980, ele foi o pai do nosso Fiat Uno

Fiat Panda foi o Uno da Europa

Enquanto no Brasil a grande referência de carro popular da Fiat foi o Uno, na Europa este posto é do Fiat Panda, o compacto de entrada da marca italiana teve sua primeira geração lançada em 1980 e tinha a mesma proposta do nosso Fiat Uno, ou seja, ser um carro barato, popular, econômico e confiável.

Acima o Fiat Uno vendido na Europa, ele foi lançado em 1983 e compartilhava componentes do Panda

Aliás, o próprio Fiat Uno na Europa foi ofuscado pelo sucesso do Panda, ambos descendem do lendário Fiat 127 (vendido como Fiat 147 no Brasil), porém enquanto o Uno na Europa teve apenas uma única geração, produzida entre 1983 até 1994, o Fiat Panda permaneceu no mercado até hoje, tendo três gerações e segue vendendo bem.

Acima o Fiat Panda 2024, o modelo é produzido na Europa desde 1980 e atualmente está em sua terceira geração

O Fiat Panda é um dos carros mais vendidos da Europa, em 40 anos de mercado acumula mais de 7.8 milhões de unidades produzidas, sendo que 4,5 milhões foram da primeira geração. O Panda é também um dos modelos com maior tempo de produção ininterrupta no mundo, em 2024 está completando 44 anos de produção continua. Sendo que neste tempo teve apenas três gerações, a mais recente data de 2011, ou seja, já tem 13 anos de idade (foto acima).

Flagra do Fiat Grande Panda na Europa – Foto: AbacRiot – Wikipedia

Grande Panda quer ser um um mini SUV

O Fiat Panda sempre sonhou em ser um SUV, o modelo faz sucesso na Europa por ser um carro versátil e com certas capacidades aventureiras, tanto é que ele ficou famoso por ter opção de tração 4×4.

Nesta nova geração a Fiat quer explorar ainda mais este lado utilitário do Panda, não é atoa que o compacto está sendo classificado pela marca como um “UV” ou seja, um “Veículo Utilitário”, apesar de ser muita pretensão ser comparado a um SUV, o Grande Panda cresceu bastante em relação as gerações passadas, por isso o “Grande” foi adicionado ao nome, o comprimento passou de 3,65 m para 3,99 metros, enquanto a distância entre eixos subiu de 2,30 m para 2,54 metros, o carro aumentou quase 30 cm em seu comprimento.

Além disso, o Fiat Grande Panda realmente tem um perfil aventureiro e versátil, o modelo manterá a opção de tração 4×4, além de ter altura em relação ao solo maior em relação aos concorrentes, bons ângulos de entrada e de saída, apliques em plástico nos para-lamas e nas partes inferiores da carroceria para proteger de pequenas batidas e aranhões, outro detalhe é o rack no teto nas versões mais caras.

Fiat Grande Panda flagrado na Europa em sua versão de entrada – Foto: AbacRiot – Wikipedia

Esta já é a versão de produção

Importante comentar que esta já é a versão de produção do novo Fiat Grande Panda, ou seja, este é o modelo que ainda este ano começará a ser produzido na fábrica da Stellantis lá na Sérvia.

Compacto de baixo custo

A intenção da Fiat com o Grande Panda é fisgar compradores pelo preço, este promete ser um dos hatchs mais baratos da Europa, o modelo terá versões híbridas e elétricas, o preço da versão 100% elétrica deve ficar abaixo dos 20 mil euros (R$ 120.000).

Desenho do Grande Panda chama atenção

O Fiat Grande Panda, assim como o modelo original e o nosso Fiat Uno, tem um design bastante diferente do que há no mercado, a Fiat trouxe de volta as linhas quadradas da carroceria, fazendo referência a versão original destes modelos lá na década de 1980.

Na dianteira chama atenção os faróis com pontos de LED, que ficam escondidos sobre uma peça plástica feita em impressora 3D, sendo que os faróis são dinâmicos, ou seja, de dia acendem apenas alguns pontos criando as luzes de condução diurna DRL, enquanto a noite todos os cubos se acendem, assim como as luzes principais localizadas mais abaixo e que têm maior alcance. Sendo que quando o motorista aciona as setas alguns destes cubos de LED se tornam laranja e passam a piscar indicando a direção que o carro vai tomar, este conjunto de faróis futuristas é a grande marca visual do novo Panda 2025. Antes que você pergunte sim ! Estes faróis Full LED dinâmicos virão de série em todas as versões.

Nas laterais o carrinho tem vincos robustos que se projetam para fora, aumentando a sensação de robustez da carroceria, as caixas de rodas são grandes, note que há o nome PANDA estampado em baixo relevo na parte inferior das portas.

Por fim na traseira, há particularidades como o nome FIAT estampado em baixo relevo no lado esquerdo da tampa do porta-malas, enquanto as lanternas embutidas nas colunas e com desenho quadrado fazem referência ao Fiat Panda original de 1980, porém aqui elas são totalmente em LED e tem luzes com efeito 3D de profundidade, algo bem legal durante a noite.

As versões de entrada virão com as tradicionais e clássicas rodas em aço aro 15 estilo “copinho”, aquelas mesmas que vinham no Fiat Uno, enquanto as versões mais caras terão apelo mais esportivo e futurista, com rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado.

Motorização do Fiat Grande Panda…

A Fiat ainda mantém segredo com relação as motorizações, mas tudo indica que o carro terá duas opções: um motor 1.0 aspirado, 3 cilindros, combinado com um sistema híbrido leve e potência na faixa dos 75 cv, além de uma variante 100% elétrica, usando o mesmo conjunto do Citroën e-C3 que também é 100% elétrico, com 111 cv de potência e baterias de 44 kWh, permitindo autonomia para rodar 320 km com uma carga completa.

No Brasil, acreditamos que as versões de entrada terão motor 1.0 aspirado, enquanto as mais caras farão uso do novo motor turbo híbrido flex da Fiat, que combinará o motor 1.0 turbo 3 cilindros, com um sistema híbrido leve de 48v, tendo em torno dos 120 cv.

Novo Fiat Uno 2026?

Tudo indica que este será o substituto do Fiat Argo no Brasil, acreditamos que por aqui ele será um pouco mais simples, para justamente não custar muito caro, infelizmente, é difícil imaginar o modelo com faróis Full LED dinâmicos e motorização elétrica custando o mesmo valor do Fiat Argo no Brasil.

Ainda não sabemos qual será o nome, há quem diga que a Fiat trará de volta o nome Uno, que tem bastante prestigio no mercado brasileiro – o que faz bastante sentido já que o modelo inclusive tem visual retrô que lembra o Uno original. Outros rumores apontam que a montadora continuará usando o nome Argo, já que ele deve ocupar exatamente o mesmo lugar do Argo no mercado, atualmente o segundo carro mais vendido da Fiat no Brasil, perdendo apenas para a pick up Strada.

Independente do nome, é certo que os testes começam por aqui a partir de 2025, sendo que o sua produção no Brasil deve ter início no final de 2025, ou mais provavelmente no início de 2026.

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Peugeot 2008 2025 chega em agosto ao Brasil para brigar com T-Cross, Creta e Tracker

A Peugeot muito em breve terá um lançamento de peso no Brasil, a marcar francesa…

3 dias atrás

VW Golf R 2025 tem visual atualizado e 333 cv de potência

A Volkswagen revelou nessa quarta-feira na Europa a linha o Golf R 2025, a versão…

4 dias atrás

Nova BMW M5 2025 muda tudo e vira híbrido V8 com 727 cv

Esta é o novo BMW M5 2025, a sétima geração do famoso sedan esportivo alemão…

4 dias atrás

Volkswagen Jetta 2025 é mostrado nos EUA com visual e interior atualizado

A Volkswgen apresentou nos EUA o Jetta 2025 e o Jetta GLi 2025, ambos ganharam…

5 dias atrás

Novo Haval H6 2025 na China tem visual atualizado e custa R$ 89.900

O Haval H6 vive um paradigma, ao mesmo tempo que o SUV é um sucesso…

7 dias atrás

Nissan Sentra 2025 fica mais bonito e equipado, preço parte de R$ 156.390

A Nissan está lançando no Brasil o Novo Sentra 2025, o sedan chega com visual…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.