Demorou bastante, mas finalmente a Fiat está lançando a nova geração da Ducato no Brasil, o novo Ducato 2019 traz tudo novo em relação ao modelo original vendido no país desde 1998. Além disso, o Ducato passa a ter novas configurações, serão no total 13 versões, distribuídas com carroceria furgão (Ducato Cargo), passageiros (Ducato Minibus), para transformações (Ducato Multi) e uma inédita versão somente chassi cabine (Ducato Chassi), esta que é a grande aposta da Fiat para entrar no segmento de transporte de carga, através de implementações variadas como guincho, baú e caçamba.
Índice desta matéria
Estranhamente a Fiat optou por trazer para o Brasil o Ducato de visual já ultrapassado no resto do mundo, na Europa e no México o Ducato ganhou um novo estilo baseado nesta nova geração que acaba de chegar por aqui, isso já fazem mais de 3 anos. O modelo por lá já dispõe de um desenho mais agressivo e fácil de agradar.
O estilo do Ducato brasileiro é marcado principalmente pela ousada e diferente dianteira, com faróis grandes localizados em uma posição elevada, capô mais aerodinâmico e curto, grade dianteira ampla, e para-choque de desenho envolvente, segundo a Fiat, este desenho foi inspirado nos trens de alta velocidade e se destaca pela sua boa aerodinâmica. O utilitário da Fiat ficou mais baixo o que melhora a entrada e saída de carga, o para-choque traseiro agora é integrado a carroceria, o que permitiu a Fiat instalar soluções como portas traseiras com aberturas de 270 graus de série para todas as versões.
Em comparação com a geração passada,as medidas estão maiores no Ducato 2018, em todas as versões com chassi curto o modelo está 16 cm maior, já nas versões com distância entre-eixos média, o aumento foi de 26 cm, enquanto nas versões com chassi alongado o novo Ducato é 34,5 cm maior em relação ao antigo. O teto também cresceu está 10 cm mais alto, ou 5 cm mais elevado nas versões teto alto, enquanto em todas as versões a largura aumentou em 6 cm. De acordo com a Fiat com estas novas medidas o espaço útil para carga aumentou em 15%, assim como a capacidade de carga.
Além disso outra novidade é a opção de chassi Extra Longo, novidade disponível para as versões Minibus e Multi, com nada menos do que 6.35 m de comprimento.
Por dentro também tudo novo na Ducato 2018, o painel se destaca pela boa ergonomia e posição de dirigir, a alavanca de câmbio continua em uma posição elevada, além disso a cabine do novo Ducato é mais espaçosa, a altura do banco, o encosto de cabeça e a inclinação do volante foram melhorados graças a uma nova angulação da coluna de direção, o que também contribuiu para uma melhor visão a bordo com para-brisas maiores, o que facilita a vida do motorista no dia a dia, trazendo mais segurança na condução.
Ainda falando no interior, o painel traz vários porta objetos espalhados, uteis para colocar objetos como pranchetas e pastas, o volante com quatro raios se assemelha a um carro de passeio tem espuma macia, e pode ser do tipo multi-funcional trazendo botões de comandos para o sistema de som e do computador de bordo. O painel de instrumentos também lembra um veículo de passeio com mostradores de leitura fácil, trazendo ainda computador de bordo. O sistema de ar condicionado também é novo e promete uma maior eficiência com condensador maior e saídas de ar melhores distribuídas. Outro destaque é que nova cabine é até 5dB mais silenciosa, graças ao uso de novos materiais e tratamento isolante acústico, apresentando menos vibrações devido a mudanças na suspensão motor e carroceria. Pela primeira vez a Ducato passa a ter opção de vir com câmera de ré.
A evolução do resto não foi acompanhada pela motorização, o novo Ducato 2018 traz o mesmo e conhecido motor 2.3 turbo diesel já usado pela geração anterior, porém este bloco que é produzido pela FPT em Sete Lagoas MG, foi melhorado, agora chamado oficialmente de F1A, ele ganhou 3 cv a mais na potência e 0,5 kgfm no torque, totalizando 130 cv de potência e 32,7 kgfm de torque a 1800 rpm, o foco destas mudanças foram alcançar um menor consumo de combustível, por isso também foi instalado um novo câmbio, agora de seis marchas e que deve aproveitar melhor os regimes de rotação do motor. De acordo com a Fiat graças a estas novidades, o consumo do novo Ducato deve ser até 10% menor, em relação a geração passada, por fim há também um tanque de combustível 10 litros maior, totalizando 90 litros.
O melhorado motor 2.3 F1A é equipado com o sistema de recirculação de gases de escape EGR, ou seja, já está de acordo com o Proconve L6 (Euro5), e não há a necessidade de uso do aditivo Arla 32.
A Fiat demorou bastante para conseguir ajustar a suspensão do modelo original da Europa para rodar no ainda ruim piso brasileiro, a suspensão dianteira traz molas independentes e nova travessa presa a carroceria, enquanto a suspensão traseira conta com molas fixadas a carroceria e tem eixo rígido com molas longitudinais calibradas de acordo com a versão, com isso além do melhor conforto e segurança, a Fiat afirma que o modelo novo deve ter um consumo de pneus em torno de 30% menor.
Por fim, o novo Ducato também incorpora boas evoluções em termos de segurança, todas as versões trarão de série freio a disco nas quatro rodas com ABS, além de airbag para motorista e passageiros no banco biposto. Ainda na segurança o novo Ducato terá controles de tração e de estabilidade ESC, além de um assistente para partidas em ladeiras Hill Holder, que evita que o carro volte em trechos ingrimes.
Ao contrário da anterior o novo Ducato vendido no Brasil virá importado do México.
A nova geração da Ducato chega as revendas em fevereiro, serão cinco opções de cores: Branco, preto, vermelho, cinza e azul. A Fiat ainda oferecerá uma gama de 29 acessórios desenvolvidos pela Mopar para o novo Ducato, como câmera de ré, iluminação do vão de carga em LED, além de também fornecer validação técnica de projetos como ambulância, pet shop e food truck.
Abaixo você confere os preços das principais versões do novo Ducato 2018:
Ducato Chassi (chassi cabine):
Ducato Chassi R$ 108.500
Ducato Furgão (transporte de cargas):
Ducato Furgão (chassi curto) R$ 111.190
Ducato Furgão (chassi médio) R$ 121.500
Ducato Furgão (chassi Longo) R$ 126.900
Ducato Multi (para transformações):
Ducato Multi (chassi longo) R$ 131.100
Ducato Multi (chassi extralongo) R$ 139.900
Ducato Minibus (transporte de passageiros):
Ducato Minibus R$ 151.900
Ducato Minibus R$ 163.900
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.