Fiat lança nova geração da Ducato no Brasil, confira em detalhes !!

Demorou bastante, mas finalmente a Fiat está lançando a nova geração da Ducato no Brasil, o novo Ducato 2019 traz tudo novo em relação ao modelo original vendido no país desde 1998. Além disso, o Ducato passa a ter novas configurações, serão no total 13 versões, distribuídas com carroceria furgão (Ducato Cargo), passageiros (Ducato Minibus), para transformações (Ducato Multi) e uma inédita versão somente chassi cabine (Ducato Chassi), esta que é a grande aposta da Fiat para entrar no segmento de transporte de carga, através de implementações variadas como guincho, baú e caçamba.

Design novo, porém já ultrapassado em relação a Europa…

Estranhamente a Fiat optou por trazer para o Brasil o Ducato de visual já ultrapassado no resto do mundo, na Europa e no México o Ducato ganhou um novo estilo baseado nesta nova geração que acaba de chegar por aqui, isso já fazem mais de 3 anos. O modelo por lá já dispõe de um desenho mais agressivo e fácil de agradar.

 

O estilo do Ducato brasileiro é marcado principalmente pela ousada e diferente dianteira, com faróis grandes localizados em uma posição elevada, capô mais aerodinâmico e curto, grade dianteira ampla, e para-choque de desenho envolvente, segundo a Fiat, este desenho foi inspirado nos trens de alta velocidade e se destaca pela sua boa aerodinâmica. O utilitário da Fiat ficou mais baixo o que melhora a entrada e saída de carga, o para-choque traseiro agora é integrado a carroceria, o que permitiu a Fiat instalar soluções como portas traseiras com aberturas de 270 graus de série para todas as versões.

Um Ducato maior…

Em comparação com a geração passada,as medidas estão maiores no Ducato 2018, em todas as versões com chassi curto o modelo está 16 cm maior, já nas versões com distância entre-eixos média, o aumento foi de 26 cm, enquanto nas versões com chassi alongado o novo Ducato é 34,5 cm maior em relação ao antigo. O teto também cresceu está 10 cm mais alto, ou 5 cm mais elevado nas versões teto alto, enquanto em todas as versões a largura aumentou em 6 cm. De acordo com a Fiat com estas novas medidas o espaço útil para carga aumentou em 15%, assim como a capacidade de carga.

Além disso outra novidade é a opção de chassi Extra Longo, novidade disponível para as versões Minibus e Multi, com nada menos do que 6.35 m de comprimento.

Interior….

Por dentro também tudo novo na Ducato 2018, o painel se destaca pela boa ergonomia e posição de dirigir, a alavanca de câmbio continua em uma posição elevada, além disso a cabine do novo Ducato é mais espaçosa, a altura do banco, o encosto de cabeça e a inclinação do volante foram melhorados graças a uma nova angulação da coluna de direção, o que também contribuiu para uma melhor visão a bordo com para-brisas maiores, o que facilita a vida do motorista no dia a dia, trazendo mais segurança na condução.

Ainda falando no interior, o painel traz vários porta objetos espalhados, uteis para colocar objetos como pranchetas e pastas, o volante com quatro raios se assemelha a um carro de passeio tem espuma macia, e pode ser do tipo multi-funcional trazendo botões de comandos para o sistema de som e do computador de bordo. O painel de instrumentos também lembra um veículo de passeio com mostradores de leitura fácil, trazendo ainda computador de bordo. O sistema de ar condicionado também é novo e promete uma maior eficiência com condensador maior e saídas de ar melhores distribuídas. Outro destaque é que nova cabine é até 5dB mais silenciosa, graças ao uso de novos materiais e tratamento isolante acústico, apresentando menos vibrações devido a mudanças na suspensão motor e carroceria. Pela primeira vez a Ducato passa a ter opção de vir com câmera de ré.

Motor segue o mesmo, porém há melhorias e câmbio de seis marchas…

A evolução do resto não foi acompanhada pela motorização, o novo Ducato 2018 traz o mesmo e conhecido motor 2.3 turbo diesel já usado pela geração anterior, porém este bloco que é produzido pela FPT em Sete Lagoas MG, foi melhorado, agora chamado oficialmente de F1A, ele ganhou 3 cv a mais na potência e 0,5 kgfm no torque, totalizando 130 cv de potência e 32,7 kgfm de torque a 1800 rpm, o foco destas mudanças foram alcançar um menor consumo de combustível, por isso também foi instalado um novo câmbio, agora de seis marchas e que deve aproveitar melhor os regimes de rotação do motor. De acordo com a Fiat graças a estas novidades, o consumo do novo Ducato deve ser até 10% menor, em relação a geração passada, por fim há também um tanque de combustível 10 litros maior, totalizando 90 litros.

O melhorado motor 2.3 F1A é equipado com o sistema de recirculação de gases de escape EGR, ou seja, já está de acordo com o Proconve L6 (Euro5), e não há a necessidade de uso do aditivo Arla 32.

Suspensão ajustada para o Brasil…

A Fiat demorou bastante para conseguir ajustar a suspensão do modelo original da Europa para rodar no ainda ruim piso brasileiro, a suspensão dianteira traz molas independentes e nova travessa presa a carroceria, enquanto a suspensão traseira conta com molas fixadas a carroceria e tem eixo rígido com molas longitudinais calibradas de acordo com a versão, com isso além do melhor conforto e segurança, a Fiat afirma que o modelo novo deve ter um consumo de pneus em torno de 30% menor.

Por fim, o novo Ducato também incorpora boas evoluções em termos de segurança, todas as versões trarão de série freio a disco nas quatro rodas com ABS, além de airbag para motorista e passageiros no banco biposto. Ainda na segurança o novo Ducato terá controles de tração e de estabilidade ESC, além de um assistente para partidas em ladeiras Hill Holder, que evita que o carro volte em trechos ingrimes.

Fabricado México…

Ao contrário da anterior o novo Ducato vendido no Brasil virá importado do México.

Nas lojas…

A nova geração da Ducato chega as revendas em fevereiro, serão cinco opções de cores: Branco, preto, vermelho, cinza e azul. A Fiat ainda oferecerá uma gama de 29 acessórios desenvolvidos pela Mopar para o novo Ducato, como câmera de ré, iluminação do vão de carga em LED, além de também fornecer validação técnica de projetos como ambulância, pet shop e food truck.

Preços:

Abaixo você confere os preços das principais versões do novo Ducato 2018:

Ducato Chassi (chassi cabine):

Ducato Chassi R$ 108.500

 

Ducato Furgão (transporte de cargas):

Ducato Furgão (chassi curto) R$ 111.190

Ducato Furgão (chassi médio) R$ 121.500

Ducato Furgão (chassi Longo) R$ 126.900

 

Ducato Multi (para transformações):

Ducato Multi (chassi longo) R$ 131.100

Ducato Multi (chassi extralongo) R$ 139.900

 

Ducato Minibus (transporte de passageiros):

Ducato Minibus R$ 151.900

Ducato Minibus R$ 163.900

admin

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.