Nesta quarta-feira 17 de fevereiro, acontece um dos lançamentos mais importantes na história recente da Fiat no Brasil, a picape Toro, trata-se da primeira pick up de verdade da montadora, ela foi feita exclusivamente para o mercado brasileiro e chega para ocupar uma posição inédita, se posicionando entre as picapes compactas como VW Saveiro e Fiat Strada, e abaixo das picapes médias, como Chevrolet S10 e Ford Ranger.
A Toro é o mais novo fruto da junção da Fiat, com o grupo Chrysler, já que o modelo que já está sendo montado na fabrica da marca no Pernambuco, foi planejado e construído sobre a plataforma do Jeep Renegade.
Do Jeep americano que é produzido no Brasil, a Fiat Toro empresta vários componentes como a plataforma, componentes da suspensão e conjunto de motor e câmbio, porém tudo com ajustes próprios para o novo modelo da Fiat.
Motor câmbio e tração…
A Toro chega ao Brasil em cinco versões, entre elas com duas opções de motorização o 1.8 flex, atualizado e mais potente em relação ao Jeep Renegade, trabalhado para desenvolver agora 135 cv com gasolina e potentes 139 cv com etanol com torque de 18.8 kgfm/19.3 kgfm respectivamente gasolina e álcool, e o 2.0 turbo diesel com 170 cv de força e 35.7 kgfm de torque. Haverá também três opções de transmissão, enquanto as versões flex de entrada, virão equipadas apenas com a transmissão automática de seis marchas, as versões a diesel, poderão vir com câmbio manual de seis marchas, ou automático de 9 velocidades.
Com relação a tração, as duas versões equipadas com motor 1.8 flex, e a opção de entrada a diesel contarão com tração 4×2, enquanto a configuração diesel Freedom terá tração 4×4 como como opcional e a versão top Vulcano, virá com tração 4×4 de série.
Dimensões e capacidades…
A Fiat Toro foi concebida para atuar em um segmento sem concorrentes diretos, nem mesmo a recém lançada Renault Duster Oroch, irá rivalizar com ela, já que a nova picape da Renault custa entre R$ 65.000 a R$ 75.000, ou seja, atua em um nível de mercado abaixo da Toro. Os R$ 76.000 a R$ 115.000 pedidos pela nova picape da Fiat colocam o modelo abaixo das picapes maiores com cabine dupla, que partem da casa dos R$ 120.000, como S10 e companhia, ou seja, estes valores da Toro foram escolhidos estrategicamente pela Fiat.
Não só no preço ela não tem rivais parecidos, mas também nas dimensões, com seus 4.91 metros de comprimento, 1.84 m de largura e 1.68 m de altura, com entre eixos de amplos 2.99 metros, a Fiat Toro é maior do que a Renault Duster Oroch, e menor do que por exemplo a Chevrolet S10.
A capacidade de carga na caçamba também está de acordo com a proposta diferenciada da picape, são 650 kg na versão com motor 1.8 flex, e bons 1000 kg na configuração diesel, enquanto nos dois casos o volume da caçamba é para 820 litros. Graças a um extensor de caçamba vendido opcional, o compartimento de carga pode ganhar 405 litros extras.
Um dos destaques e inovações da Fiat Toro, é o sistema patenteado de abertura da tampa da caçamba, é um sistema bastante versátil, a tampa é dividida em duas partes contando com abertura para as laterais, assim como na tampa traseira de uma van ou furgão.
Design…
Como se todos estes detalhes diferentes das demais picapes não bastassem para deixar a Toro interessante, a Fiat fez questão de construir um design bastante diferente e chamativo para a Toro, desenho este futurista e diferente de tudo o que já se viu ostentando o símbolo da Fiat, ela foi baseada no conceito FCC 4, mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo.
O que mais chama atenção na Toro é o desenho da dianteira, mais precisamente o desenho atípico dos faróis, eles são divididos em duas partes distintas, na parte superior ficam as luzes de posição, em um filete bastante fino de LEDs, de visual arrojado, enquanto na parta frontal do para-choque se localizam os faróis principais normal e alto, com desenho maior, enquanto na parte inferior do para-choque há os tradicionais faróis de neblina, por estas soluções diferenciadas o perfil frontal da Toro ficou bastante diferente das demais picapes, um tanto assimétrico, e deve dividir opiniões do tipo ame ou odeie.
No geral o perfil da picape agrada, com vincos robustos nas laterais, janelas estreitas, frisos na parte inferior da carroceira, caçamba integrada com a cabine, sem aquele corte que acontece nas picapes maiores, enquanto na traseira além da diferente tampa bi-partida, a maçaneta fica camuflada no logo da Fiat, destaque ainda para as belas lanternas com efeito 3D, lembrando mais um carro de passeio do que uma picape.
Interior….
Por dentro a Fiat Toro, agrada, com um painel de visual robusto e bem construído, há muito em comum com o Jeep Renegade, como o desenho do console central, os comandos do ar-condicionado e alguns porta objetos, porém no resto tudo é novo, como as saídas de ar, as molduras do painel, o volante, o painel de instrumentos em todas as versões contará com um display de TFT digital com 3.5 polegadas colorido (7 polegadas na versão top) que passa um toque a mais de sofisticação, o acabamento das forrações das portas também é inédito e agrada.
O espaço interno deve agradar, ela tem capacidade para 5 ocupantes, a Fiat teve a preocupação de fazer a Toro, ter uma posição de pilotagem similar a de um automóvel e não tão alta como uma picape.
Versões e equipamentos…
Toro Freedom 1.8 flex 4×2 Automática seis marchas R$ 76.500
Bem equipada a Toro desde sua versão mais barata virá com itens como piloto automático, controle de estabilidade, auxilio para partida em rampas, que impede que o carro volte, sistema de som com Bluetooth entrada USB e comandos no volante, computador de bordo, direção com assistência elétrica, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de profundidade e altura, tampa do tanque de combustível com abertura interna elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico, caçamba revestida entre outros como câmbio automático de seis marchas.
Toro Opening Edition 1.8 Flex 4×2 Automática 6 marchas R$ 84.400
A Opening Edition é uma configuração mais equipada dotada do mesmo conjunto mecânico da configuração de entrada Freedom, porém como próprio nome diz, ela será apenas para marcar o início das vendas da Toro, sendo apenas 1.000 unidades produzidas desta versão, que agrega além dos itens já citados na configuração de entrada Freedom, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, retrovisores elétricos, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante revestido em couro e com borboleta para se fazer as trocas de forma manual sequencial, além de sistema multi-mídia Uconnect com tela de 5 polegadas com GPS, capota marítima, adesivos na carroceria alusivos a versão, protetor de soleira e revestimentos internos exclusivos.
Freedom 2.0 Diesel 4×2 R$ 93.900
A versão Freedom diesel, conta com um conjunto mecânico exclusivo, com motor diesel 2.0 de 170 cv e câmbio manual de seis marchas, a tração é 4×2, em termos de equipamentos o conjunto é o mesmo da versão Freedon de entrada com motor flex, mas agrega itens exclusivos como plaqueta de proteção Skid Plate integrada ao para-choque frontal, protetor de cárter, assim como rodas de aço aro 16.
Freedom 2.0 diesel 4×4 R$ 101.900
Esta mesma configuração Freedom diesel pode ser equipada com tração 4×4, além da tração ela agrega ainda controle automático de descidas íngremes para o fora de estrada, retrovisores externos elétricos e com memória para os ajustes, alarme e iluminação para a caçamba.
Volcano 2.0 diesel 4×4 automática 9 marchas R$ 116.500
Por fim a versão top de linha, chamada de Volcano agrega além dos itens já citados na versão Freedom diesel 4×4 e nas demais versões Freedom, rodas de liga leve aro 17, câmera de ré, sistema multi-mídia Uconnect com GPS e tela de 5 polegadas, quadro de instrumentos em TFT com tela maior de 7 polegadas, luzes diurnas de LEDs, faróis de neblina direcionáveis que acompanham a direção do volante, além de ar-condicionado digital dual zone.
A lista de opcionais da Fiat Toro, estão itens como teto solar item pouco comum de ser visto em uma picape, além de airbags laterais do tipo cortina e para os joelhos do motorista, além de bancos forrados parcialmente em couro, bancos com ajustes elétricos para o motorista.
Mercado…
A Fiat está esperançosa com o sucesso da Toro no mercado brasileiro, mesmo em tempos de retração do mercado, a montadora fala em vender cerca de 50.000 unidades da picape no período de 12 meses. Resta saber como o segmento irá reagir a novidade que chega as revendas da Fiat em todo o país a partir do dia 27 de fevereiro.