Com a chegada do Mobi, a Fiat se viu obrigada a reposicionar o Uno no mercado, para isso a linha 2017 do famoso compacto, traz várias novidades como a estreia do novos motores 1.0 3 cilindros e 1.3 8v batizados de Firefly, que prometem mais economia e desempenho, há ainda visual retocado com mudanças na dianteira, e a chegada de novos equipamentos de segurança, a única notícia ruim é que os preços do Uno subiram consideravelmente, agora o modelo partirá de R$ 41.840.
A nova família de motores Firefly…
O Uno 2017 foi o modelo escolhido para estrear a família de motores Firefly, desenvolvidos no Brasil para o gosto e perfil do consumidor brasileiro, os novos blocos focam no menor consumo de combustível e prometem entregar mais torque em baixa rotações. Os dois motores compartilham praticamente a mesma base, chamada pela Fiat de GSM – uma família global de motores. Apesar de não contarem com injeção direta de combustível, trazendo a tradicional multi-ponto, os bloco são de concepção bastante moderna, contando com soluções como comando de válvula acionado por corrente, variador de fase hidráulico e continuamente variável, sistema de recirculação de gases do escape que varia de acordo com o modo de condução, aproveitando melhor a queima do combustível em baixas rotações, ainda como diferenciais os novos motores possuem velas menores e mais modernas, óleo com especificação mais fina 0w20, bomba de óleo diferente com descolamento variável, e alternador inteligente, que faz a carga das baterias apenas quando o carro está em desaceleração ou nas trocas de marcha, os motores Firefly também são o primeiro da Fiat a não precisarem do tanquinho pra gasolina nos dias frios, o carro traz um sistema de aquecimento dos injetores para dias frios quando o motor estiver rodando no álcool.
O 1.0 3 cilindros da Fiat tem apenas 6 válvulas…
O aguardado 1.0 3 cilindros da Fiat, é um motor com uma concepção totalmente nova, bastante compacto e com menos partes móveis, ele possui apenas 2 válvulas por cilindro, ou seja, tem no total apenas 6 válvulas, isso tem uma explicação clara, enquanto os rivais tri-cilíndricos, apostam em motores com maior número de válvulas – 16 na maioria dos casos, visando maior desempenho em altas velocidades, porém acabam sacrificando o torque em baixas rotações, a Fiat diz que seu motor 1.0 de apenas 6 válvulas entregará o maior torque entre os 1.0 3 cilindros em baixas velocidades, o que trará mais agilidade ao carro no “anda e para” das grandes cidades.
Potência motor 1.0 3 cilindros…
O motor 1.0 6v Firefly desenvolverá 72 cv com gasolina e 77 cv com etanol, tendo torque de 10.4 kgfm com gasolina ou 10.9 kgfm com etanol, ambos obtidos rodando a 3250 rpm.
Potência do 1.3 4 cilindros 8v…
Já o bloco 1.3 8v Firefly tem potência de 101 cv com gasolina ou 107 cv com etanol, tendo torque máximo de 13.7 kgfm com gasolina ou 14.2 kgfm com etanol, ambos os torques a 3500 rpm.
Consumo e desempenho …
Como a grande vantagem esperada destes novos motores é a diminuição do consumo, só um detalhe pelo número menor de válvulas os motores mostram maior vantagem do novo conjunto na cidade do que na estrada.
De acordo com a Fiat o Uno 2017 1.0 3 cilindros 6v, faz rodando com gasolina 13.1 km/l na cidade e 15.14 km/l na estrada, enquanto que com álcool no tanque os dados são de 9.24 km/l na cidade e 10.4 km/l na estrada. Já o desempenho também agrada, com gasolina no tanque o carro precisa de 13.6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto que com etanol esta aceleração é feita em 12.5 segundos. Com ambos combustíveis a velocidade máxima é de 157 km/h.
Já o Uno com motor 1.3 8v tem consumo com gasolina no tanque, de 12.89 km/l na cidade e 14.05 km/l no estrada, enquanto que com etanol são 9.17 km/l na cidade e 10.14 km/l na estrada. Enquanto o desempenho, aceleração de 0 a 100 km/h em 10.6 segundos com gasolina e 9.8 segundos com etanol, a velocidade máxima em ambos os combustíveis é de 177 km/h.
Visual parcialmente novo…
É verdade que o visual do Uno ainda é bastante atual, visto isso a Fiat realizou apenas leves retoques no modelo, o design que no começo era limpo e simpático, agora está bem mais carregado e agressivo, com mudanças se concentrando principalmente na dianteira do Uno, se resumindo a uma inédita grade com visual mais tradicional acabamento variando de acordo com a versão podendo ter um friso cromado ou em vermelho, o modelo perdeu os retângulos na dianteira que até então eram uma marca do carro, outra novidade é o para-choque frontal que conta com perfil mais robusto com tomada de ar central maior e novos faróis de neblina com moldura mais evidentes, que se projetam para fora da peça, há ainda novas rodas e calotas, enquanto na traseira tudo continuou igual.
O interior a única novidade é o novo grafismo para o painel de instrumentos.
Mais equipado…
Foi se o tempo em que o Fiat Uno era sinônimo de carro popular e pelado, na linha 2017 o Uno assume um perfil “premium” inaugurando uma série de itens inéditos no segmento principalmente na parte da segurança, o carro estreia controle de tração “TC” e de estabilidade “ESC”, assistente de partida em rampas Hill Assist, partida assistida Tip Start, sistema anti deslizamento ASR, além da direção elétrica com assistência variável, e mantém o sistema Start/Stop que desliga o motor quando o veículo para, claro que estes equipamentos irão variar de acordo com a versão.
Confira o conteúdo de cada versão do Uno 2017:
Attractive 1.0 3 cilindros 6v…
De série desde a de entrada Attractive 1.0 (R$ 41.840) , agora o Uno terá direção com assistência elétrica variável, que fica mais firme em velocidades elevadas e mais leve em baixas, além de ar-condicionado, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, computador de bordo com display de LCD, volante multi-funcional com comandos do computador de bordo, volante com regulagem de altura, indicador de troca de marcha, rodas de aço de 14 polegadas com calotas.
Way 1.0 3 cilindros 6v…
A opção seguinte é a Way 1.0, que além dos itens citados acrescenta o kit aventureiro com grade com acabamento diferenciado com friso cromado, apliques em plástico nos para-lamas, faróis e lanternas escurecidos, retrovisores externos com setas integradas e pintados na cor do veículo, além de frisos laterais e suspensão elevada, tendo preço de R$ 42.970.
Way1.3 4 cilindros 8v…
Já a Way 1.3 agrega ainda sistema Start/Stop, barras longitudinais no teto, rádio com USB e MP3/WMA e chave tipo canivete com comando de abertura e fechamento das portas e dos vidros elétricos, o preço será de R$ 47.640.
Way1.3 4 cilindros 8v Dualogic…
Esta mesma configuração Way 1.3 porém com câmbio automatizado Dualogic virá muito bem equipada, além dos itens já citados trará auxilio de partida em rampas, controles de tração e de estabilidade, e borboletas atrás do volante, porém custará caro, mais de R$ 4.000 em comparação a Way 1.3 manual, saindo por R$ 51.990.
Sporting 1.3 4 cilindros 8v…
No topo da tabela estará versão Sporting (foto acima), que além dos principais equipamentos das versões já citadas na configuração Way 1.3 mecânica, acrescenta visual externo exclusivo com rodas de liga leve aro 15, para-choque com visual esportivo, grade frontal com acabamento em preto brilhante, ponteira dupla e cromada de escapamento, saias laterais, spoiler traseiro e detalhes em vermelho na carroceria, além de interior com acabamento exclusivo, seu preço será de R$ 49.340.
Sporting 1.3 4 cilindros 8v…
Esta mesma versão Sporting 1.3, porém equipada com câmbio automatizado Dualogic virá com assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, além de borboletas atrás do volante para as trocas de marcha de forma manual, o preço é o mais caro já pedido por um Uno R$ 53.690, lembrando que na linha 2016 sem o motor novo e o equipamentos esta mesma versão saia por R$ 49.245.
Com a chegada da linha 2017 a Fiat tirou de linha algumas versões do Uno, como a de entrada Vivace e todas as configurações de carroceria 2 portas.
Abaixo confira os preços do novo Fiat Uno 2017:
Attractive 1.0 – R$ 41.840
Way 1.0 – R$ 42.970
Way 1.3 – R$ 47.640
Way 1.3 Dualogic – R$ 51.990
Sporting 1.3 – R$ 49.340
Sporting 1.3 Dualogic – R$ 53.690