Categorias: Fiat

Fiat Linea 1.4 T Jet – Conheça um pouco mais sobre a versão turbo do novo Fiat Linea, e compare com outros turbinados nacionais

O Fiat Linea foi lançado semana passada e é vendido em quatro versões: são elas, 1.9 16v (versão de entrada que custa R$60.900), 1.9 16v Dualogic, (com câmbio Dualogic automatizado que tem seu preço partindo de R$63.900), 1.9 Absolute, este última é a versão mais luxuosa e sai por R$68.900. Mas nesta matéria vamos falar um pouco da versão “esportiva” do Linea, a 1.4 TJet que traz um motor turbo de 153cv.

Custando cerca de R$78.900 reais, R$10mil reais a mais que a versão Absolute (top de linha). O Fiat Linea Turbo é equipado com motor 1.4 TJet de 153cv, que segundo dados de fabrica, é capaz de levar o sedan de 0 aos 100km/h em 8.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 202km/h.

Desempenho que acaba decepcionando quem esperava encontrar na versão Turbo do Linea um comportamento mais agressivo, ao exemplo dos outros esportivos nacionais, como o Honda Civic Si que custa quase R$100 mil reais e tem o potente motor de 192cv.

Civic Si

E ainda o Golf GTi que sai por R$90 mil reais e é hoje carro nacional mais potente com 193cv, apenas 1 cavalo a mais que o Civic. Os dois carros tem desempenho similares, segundo testes feitos pela revista Quatro Rodas o Civic Si acelera de 0 a 100km/h em 7.9 segundos, já o Golf GTi é apenas 1 segundo mais lento, chegando aos 100km/h em 8 segundos.

Golf GTi

Outro bom exemplo de esportivo, era o Marea Turbo, versão do Fiat Marea lançada em 1999, que trazia um ótimo motor 2.0l com 20v e 182 cavalos, que levava o Marea de 0 a 100km/h em 7 segundos e a atingir os 220km/h de máxima, motor aliás que colocou o Marea Turbo como o carro mais rápido fabricado no Brasil na época, ao lado do Audi A3 1.8 Turbo com os seus 180cv e do Golf GTi Turbo que trazia o mesmo motor do A3 de 180cv.

Indo mais além e fazendo uma comparação mais improvável o Linea Turbo, perde em desempenho até mesmo para o lendário Tempra Turbo, que foi lançado em 1994, e trazia motor de 165cv, segundo a Fiat o Tempra turbinado tinha a velocidade máxima real de 220km/h, e como constatado no teste da revista Quatro Rodas naquele ano, acelerava de 0 a 100km/h em 8.2 segundos.

Resumindo a história, a versão turbo do Fiat Linea acaba decepcionando em desempenho, mais calma nem tudo esta perdendo para o T JET, se comparado com seus virtuais concorrentes diretos, Honda Civic Si e o VW Golf GTi, o Linea ganha com folga no quesito preço, custando cerca de 20 mil reais a menos, que Civic Si e 12 mil a menos que o Golf GTi.

admin

Ver comentários

  • Nao tiro o trofeu eterno do melhor e mais potente Fiat

    FIAT MAREA TURBO - fivetech turbinado de 186 cv, acelera de 0 a 100 em 7,1 s, mostrando a superioridade dos 5 cilindros sobre os 4 do IVET e do vw, e tambem aceleracao maxima superior ao honda e golf, o que poe o FIAT MAREA TURBO no posto de "O INSUPERAVEL TURBO NASCIONAL". So nao entendo porque a FIAT abandonou a sua mais bela e potente tecnologia nacional, que lansasse o linea mas mantivesse s fivetecs 2.4 e 2.0 turbo...

    O MAREA e muito mais carro que Linea, Honda Civic e Golf nao tenha duvidas...

  • Só ratificando, o GOLF GTI leva um milésimo de segundo a mais que o CIVIC SI de 0 a 100km/h, e não um segundo como consta acima.

  • Tem gente q é idiota! quem quer motozão, porra, conpra uma ferrari. O linea t-jet e um carro bom, economico e confortavel...

  • Horrível. Carro turbo, só se for usado. Dar 78 mil num breguete com 152 cavalos. Por que não turbinou logo o 2.4l. Ai, teriamos um motor.

    /como muitos já falaram, tem carro usado ai com essa potência ou mais. Conheço gente que tem motor de 1 litro e 155cv, rodando há mais de 100 mil km. 1,4 litros com com 153 é piada.

    So mais meu golzinho turbo, com 111cv, usado mas inteiro (só ando de 140 pra lá). Última viagem, coloquei 205 por hora durante mais de 20 minutos. Na hora que parei, o carro estva normalissimo, com a lenta perfeita. Vou ficar muito tempo com meu golzinho turbo (original), até achar uma coisa que realmente valha a pena.

  • Outra coisa, copletasso com computador de bordo, disco nas 4 rodas, ABS, volante escamoteável, air bags, etç...

  • Imaginem só, tenho um carro de 10 anos, original com, 0,75 kg de pressão, que anda, bem dizer "junto" com os 02 ícones dos esportivos nacionais, aliás, o meu anda igual ou pouco mais, somente por ter filtro de ar esportivo duplo cônico, escape de 2,5 poleg. inteiro, apenas c/ 01 turbão no final e embrag. zerada, tenho um Tempra Turbo Stile 98 zerado e bala.

  • Resposta ao Luiz Fernando

    No teste comparativo feito pela revista quatro rodas o Honda Civic SI foi 1 décimo mais rápido que o Golf GTi em aceleração.

    Acompanhe o trecho da matéria publicado na revista: "No campo de provas de Limeira, testamos os dois carros de olho no tempo de aceleração. Si e GTI praticamente empataram nessa prova. O Honda conseguiu a média de 7,9 segundos e o Golf foi 1 décimo mais lento, abastecido com combustível de alta octanagem. Com gasolina comum, seu número piora para 8,7 segundos. Nas retomadas, a disputa continuou apertada e o GTI foi 3 décimos mais rápido de 80 a 120 km/h em quinta marcha. Até no consumo os dois andaram próximos. Com a média de 8,7 km/ l, o GTI é mais econômico na cidade. E, com 13,1 km/l, o Honda agrada quem viaja mantendo a média de 100 km/h. Já as máximas não puderam ser aferidas, por conta de reformas na pista circular da GM."

    Confira a matéria completa:
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativ...
    Valeu Luiz Fernando pela correção do português "po velho postar às 2horas da manhã é F### e acabamos cometendo vários erros, peço vcs que postem ai notificando os erros",

    Abraço

  • TESAO ESSE LINEA, SHOW!!! trocava a grade dianteira larva umas mola esportiva, e colocava um G5 aki ninguem me ve. tesao de carro. eu soh nao compro pelo preço e pelos poucos cavalos que tem.

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.