Atualmente no Brasil, podemos com toda certeza afirmar que não existem mais carros populares, hoje, caso você queira colocar um automóvel 0 km em sua garagem, terá que desenbolsar pelo menos R$ 69.990, isso mesmo, os carros mais baratos do país, hoje já custam a partir de R$ 70.000. O equivalente a cerca de 5 anos de sálario de um trabalhador que recebe o mínimo, curiosamente, aparentando falta de vontade de competir, Renault e Fiat atualmente cobram exatamente o mesmo preço inícial pelo Mobi 2024 e o Kwid 2024, oficialmente os dois são os carros mais baratos do Brasil, com preço de R$ 69.990.
Neste post, falaremos sobre o Fiat Mobi 2024, o ultracompacto atualmente tem apenas duas versões: Mobi Like e Mobi Trekking, sendo a diferença de valores entre as duas é de apenas R$ 3.600. Como estamos falando sobre carros baratos, qualquer real a mais na compra é considerável, por isso, é bom comentar que a única cor “gratuita” para o Fiat Mobi é a pintura Preto Vulcano, as demais são opcionais, custam R$ 790 para as cores sólidas vermelho ou branco, ou salgados R$ 1.790 para as pinturas metálicas prata ou cinza.
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Fato é que, tanto o Fiat Mobi, quanto o Renault Kwid, são classificados como carros ultracompactos, ou seja, eles são realmente pequenos, alías, é bom lembrarmos que o Fiat Mobi é bem menor que o rival Renault Kwid, o compacto da Renault mede 3,73 m de comprimento e tem 2,42 m de distância entre-eixos, enquanto o modelo Fiat tem 3,56 m de comprimento e apenas 2,30 m de entre-eixos. A diferença no espaço interno é considerável, principalmente no banco traseiro e no porta-malas, há 12 cm a mais no interior do Kwid e 90 litros a mais no porta-malas, lembrando que, o bagageiro do Mobi decepciona bastante, tendo apenas 200 litros, é o menor entre os carros produzidos no Brasil.
Mesmo na versão de entrada o Fiat Mobi vem de série com suspensão elevada, devido essa vantagem, a altura em relação ao solo do modelo é de quase 18 cm, sendo cerca de 2 cm mais alto que o Kwid, o que permite uma maior agilidade ao compacto da Fiat, evitando por exemplo, que o Mobi raspe em buracos, calçadas, rampas e até mesmo enfrente trechos leves fora do asfalto, se dando bem no campo e estradas rurais.
Vale a pena comentar sobre o novo Citroën C3, o modelo que parte hoje de R$ 72.990 oferece um pacote muito interessante para quem está a procura de um carro 0 km barato, custa apenas R$ 3.000 mais caro que Mobi e Kwid, porém, o Citroën entrega um espaço interno muito mais amplo, a diferença para o Mobi, no tamanho da carroceria fica em quase meio metro, enquanto a distância entre eixos é no C3 é 24 cm maior, ou seja, são carros de categoria diferentes, com praticamente o mesmo preço.
De série, o Mobi Like, a versão mais barata do modelo, vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas quatro portas, sensor de pressão dos pneus, computador de bordo, display digital de 3,5 polegadas no painel, limpador e levador do vidro traseiro, suspensão elevada, rodas em aço aro 14 com pneus 175/65, molduras nas caixas de rodas e console central com porta copos dianteiro e traseiro. Lembrando que na versão de entrada do Mobi 2024 não há sistema de som, nem como opcional.
Sendo que o Mobi Like 2024 tem apenas um único pacote opcional, o Pack Safety (R$ 700) que agrega ao compacto controle de estabilidade ESC e assistente de partida em aclives Hill Holder.
A versão Trekking 2024, além dos itens da Like, acrescenta central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay ambos com conexão sem cabos. Há ainda volante multifuncional com acabamento em Black Piano, conexão Bluetooth, entrada USB, comandos de voz, chave com controle remoto para abertura das travas e dos vidros, console no teto, rack no teto, maçanetas pintadas na cor do veículo, sistema de som com 4 alto falante e dois tweeters, além de adesivos Trekking nas laterais, capô e na tampa traseira.
A versão Trekking 2024 tem como opcional o pacote Safety (R$ 700) que agrega controle de tração e assistente de partida em rampas, além do inédito pacote Style (R$ 2.200), que apesar de custar caro, agrega apenas rodas em liga leve aro 14 e retrovisores elétricos. Lembrando que o Mobi não tem mais faróis de neblina e também não possui vidro traseiros elétricos nem como opcional.
Em ambas as versões, o Fiat Mobi é movido pelo tradicional e já antgo motor 1.0 8v 4 cilindros Fire, que rende com etanol 74 cv de potência para um torque de 9,7 kgfm, já com gasolina a potência cai para 71 cv e o torque desce para 9,3 kgfm. Lembrando que, este é o motor 1.0 Fire de antiga geração, os modelos mais novos do grupo Stellantis como Fiat Argo, Peugeot 208 e Citroën C3, já usam a nova geração do Fire, chamada FireFly, que tem apenas 3 cilindros e, graças a uma construção mais moderna, tem maior torque e economia de combustível. Ambas as versões do Fiat Mobi 2024 tem apenas câmbio manual de cinco marchas.
O motor 1.0 4 cilindros do Fiat Mobi não empolga em relação ao desempenho, apesar do carro ser leve, pesa somente 961 kg, o Mobi precisa de 14 segundos para ir de 0 a 100 km/h com etanol, enquanto com gasolina são necessários 15,8 segundos, a velocidade máxima é de 152 km/h. Só para compararmos, o Peugeot 208 com o Firefly 3 cilindros vai de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.
Assim como o desempenho, o consumo do Fiat Mobi, apesar de não ser ruim, fica devendo um pouco mais por se tratar de um carro super compacto, tanto é que, o modelo da Fiat é classificado pelo Inmetro como classe “C” na categoria (o Kwid é nota “A”), lembrando que o Mobi é o único que ainda usa motor 4 cilindros, enquanto os demais compactos são todos 3 cilindros, vale lembrar que o problema do Mobi é com etanol, confira:
O Fiat Mobi faz com etanol 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, enquanto que com gasolina o consumo fica em 13,5 km/l na cidade ou 15 km/l na estrada. O Renault Kwid anda muito mais, tem consumo com etanol de 10,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, enquanto com gasolina o Kwid impressiona, fazendo 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada.
Aqui vai um ponto polêmico, que certamente não agrada aos fãs do Kwid, mas é necessário ser comentado, o Fiat Mobi se diferencia por sua robustez, boa construção e confiabilidade mecânica. Enquanto o Renault Kwid, apesar de ser maior, mais econômico e equipado, sofre com relatos por parte dos donos de problemas estruturais, fragilidade no acabamento e falta de confiabilidade mecânica. Não é dificil se deparar na internet com reclamações de donos, não muito felizes com o Kwid, que acabam colocando um ponto de interrogação em quem está à procura de comprar o compacto da Renault.
O Fiat Mobi, apesar de ser inferior em vários aspectos, agrada e convence pela confiança do seu conjunto, destaque para a suspensão e o motor, inclusive o motor 4 cilindros, por ser um projeto mais antigo e mais simples, acaba tendo uma manutenção mais barata em relação aos modernos 3 cilindros, tanto é que, atualmente o Mobi vende muito mais que o Kwid.
Somente de janeiro até setembro de 2023 o Fiat Mobi vendeu cerca de 10.000 unidades a mais que o rival Renault Kwid. Atualmente o Mobi vive uma ótima fase no mercado brasileiro, aparece como o 5º carro mais vendido, de janeiro até setembro, o compacto da Fiat emplacou mais de 51 mil unidades, sendo depois da Fiat Strada, o modelo mais vendido da Fiat no país.
Fonte e maiores informações em: Mobi.fiat.com.br
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