Fiat Multipla 2026 – Versão SUV do Grande Panda será lançada em breve na Europa e pode substituir o Pulse no Brasil

fiat pulse 2027
Projeção AutoWeek.Nl
A Fiat vai lançar no inicio do próximo ano na Europa uma versão SUV e com opção de sete lugares do compacto Grande Panda, compacto esse que será produzido no Brasil a partir do próximo ano substituindo o Argo. Esse novo SUV ainda não tem nome oficial definido, alguns o chamam de Novo Fiat Multipla 2026, apostando que ele resgatará o nome de uma antiga minivan da marca lançada nos anos 90 e que ganhou a nada desejada alcunha de carro mais feio do mundo, já outros afirmam que este novo modelo pode ser batizado de Fiat Pandíssima. Aqui no Brasil esse novo SUV tem grandes chances de substituir o Pulse, possivelmente em 2027 ou 2028. Além disso, ele também dará origem o Fiat Fastback 2027 que será lançado na Europa. Entenda…
fiat multipla 1998
Acima o Fiat Multipla – Apesar do visual polêmico, o modelo tinha um excelente espaço interno e ficou no mercado por 12 anos (1998 até 2010)

Novo Fiat Multipla?

Pelo menos na Europa a Fiat tem uma tradição de resgatar nomes conhecidos do passado ao invés de batizar um carro com um nome inédito, por isso é cotado que a marca italiana use o nome Multipla para batizar esta versão SUV do Grande Panda, este nome tem bastante história dentro da marca, foi usado pela Fiat originalmente em uma versão alongada do Fiat 600, chamado de 600 Multipla durante os anos de 1956-1965 e que tinha seis lugares.
Porém foi o Fiat Multipla lançado em 1998 (foto acima) que ficou famoso mundialmente por não ser nada bonito, inclusive ganhou vários prêmios como o carro mais feio já lançado, mas o que pouca gente comenta é que apesar do design esta minivan fez bastante sucesso na Europa, não atoa foi produzida por 12 anos seguidos na mesma geração de 1998 até 2010 na Itália.
fiat multipla interior
fiat multipla interior

O grande diferencial do Fiat Multipla era sem duvidas o seu projeto interno bastante atípico e inteligente, o modelo tinha 6 lugares, sendo três na dianteira e três na traseira, todos em bancos individuais e com muito conforto, inclusive todos os assentos corriam sobre trilhos e podiam ser movidos e reclinados, algo inédito até hoje em dia. Qual era para ter seis lugares e carroceria compacta? A largura ! O Fiat Multipla tinha quase 1,90 metros de largura, só para comparar o nosso saudoso Fiat Ideia era 20 cm mais estreito, tinha 1,68 m de largura.

fiat pandissima 2026
fiat pandissima 2026
Mas voltando ao novo SUV de sete lugares da Fiat. Outra publicações, como o Motor.Es um dos maiores sites de noticias sobre carros da Espanha, afirma que esse novo modelo deve ser chamado de Fiat Pandíssima, que soa muito italiano, porém que possui uma relação maior com o nome de Grande Panda, modelo no qual será baseado.
fiat multipla 2027
fiat multipla 2027

C3 Aicross da Fiat?

Independente do nome, o fato é que a Fiat vai lançar um novo SUV na Europa no próximo ano, como mostram as projeções acima, este novo modelo será uma versão crescida do Grande Panda, que apesar do “Grande” no nome não tem nada de grande, mede apenas 4 metros e usa a base do nosso Citroën C3. Já o novo SUV vai medir em torno de 4.30 m, ele será produzido na Turquia e usará a mesma plataforma do C3 Aircross, inclusive as dimensões devem ser semelhantes, o modelo que chegará as ruas no início de 2026 terá versões com 5 ou 7 lugares.
O Fiat Multipla 2026 ou Fiat Pandíssima 2026 estará para o Grande Panda, assim como o Citroën C3 está para o C3 AirCross. Ele será construído sobre a plataforma STLA Smart Car, uma evolução da CMP. Seu design será retro e quadrado, inspirado nos carros da Fiat dos anos 1980, tendo ao mesmo tempo alguns detalhes futuristas como os faróis por LED integrados a grade formados por uma série de pixels animados darão um aspecto moderno ao carro (foto abaixo).
fiat multipla 2026, fiat fastback 2027 detalhe dianteira
Acima um teaser divulgado pela própria Fiat mostrando o detalhe da dianteira deste novo SUV

Qual será o motor?

Esse novo SUV estará disponível com duas opções de motores na Europa, uma a combustão com o 1.2 turbo 3 cilindros a gasolina combinado um sistema híbrido leve e potência em torno dos 120 cv, a segunda opção será totalmente elétrica com 113 cv e autonomia na faixa dos 400 km, são os mesmos motores disponíveis hoje no Grande Panda, porém no caso do 1.2 turbo, como este é um SUV, ou seja é mais pesado, ele deve receber um pouco mais de potência, em relação aos 100 cv do hatch atualmente nas lojas.

Interior

Por dentro o novo SUV promete ser igual ao Grande Panda, trazendo um estilo limpo e acabamento com textura moderna, porém simples e sem luxos, ou seja com muito plástico duro, afinal o preço baixo aqui também vai contar para atrair os compradores.
Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda

Nova proposta de design da Fiat está dividindo opiniões

Apesar de no Brasil a Fiat estar indo muito bem, na Europa a coisa não anda bem para a marca, a montadora não tem hoje nenhum carro com grande volume de vendas e por isso está apostando alto nesta nova família de modelos com ar mais nostálgico e diferente, como o Grande Panda (foto acima) que é inspirado em sua primeira geração lá da década de 1980, que tinha esse estilo quadrado que lembra o nosso Uno. Porém esta nova linguagem de estilo, que deve ser usada em mais carros da marca, está dividindo opiniões, há quem diga que a montadora está regredindo.
fiat pulse 2027
fiat pulse 2027

Esse deve ser o Novo Fiat Pulse 2027

O Fiat Multipla 2026 ou Pandíssima 2026 será sem duvidas um dos lançamentos mais importantes da Fiat nos últimos anos, com exceção do Grande Panda a Fiat não teve nenhum lançamento de peso na Europa. Esse novo modelo também é importante para nos brasileiros, porque esse carro deve ser produzido no Brasil em 2027 ou 2028, provavelmente aposentado o Fiat Pulse atual, apesar de por enquanto não existir nada oficial há alguns pontos que confirmam isso.
O Fiat Pulse foi lançado em 2021 no Brasil e deve ser reestilizado agora em 2025, então uma geração totalmente nova vai demorar pelo menos uns 2 anos ou provavelmente 3 anos para chegar. Este novo SUV lá na Europa terá o mesmo patamar de mercado do Pulse, ou seja, será um SUV de entrada acima do Grande Panda (que ficará no lugar do Argo aqui no Brasil). Outro ponto para sua vinda ao país é o fato de usar a mesma base do C3 e C3 Aircross já produzidos por aqui.
Fiat Fastback 2027
Projeção do Fiat Fastback 2027 – Foto: Auto-moto (https://www.auto-moto.com/)

Versão Coupé será chamada de Fiat Fastback

Vale lembrar que esse SUV contará com uma variante coupé, que segundo algumas publicações será chamado de Fiat Fastback, sim o mesmo nome do SUV vendido aqui no Brasil, esta versão terá uma proposta mais esportiva e premium. Não custa lembrar que o Pulse e o Fastback são praticamente o mesmo carro, têm a mesma plataforma, distância entre eixos e interior, ou seja, a Fiat vai repetir a receita que deu certo aqui no Brasil lá na Europa.
Parece complicado, mas resumindo a história toda, a Fiat da Europa vai lançar dois SUVs, primeiro agora em 2026 vai chegar como uma versão maior do Grande Panda (uma espécie de C3 AirCross da Fiat), ele será mostrado ainda nesse ano e chegará as ruas no inicio do próximo, além disso haverá uma variante coupé deste modelo, que será batizada de Fiat Fastback, esta será lançada lá na Europa em 2027.
Então esse dois modelos provavelmente vão dar origem as novas gerações do Fiat Pulse e do Fiat Fastback aqui no Brasil entre 2027 e 2028. Ufa…
Fontes e fotos
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas