O Fiat Panda, primo europeu do Novo Uno, ganhou essa semana uma versão comercial. Capaz de levar até 780 kg, o Panda Van estará disponível em duas versões.
Essa não é a primeira vez que o Panda ganha uma versão comercial. A antiga geração do modelo, que é um dos carros populares mais vendidos por lá, já contava com uma versão comercial. O Panda Van é uma espécie de Fiorino da Europa, o carro é uma opção mais barata em relação ao utilitários grandes, como o Fiat Ducato por exemplo.
Ao todo o utilitário contará com duas versões, Pop (de 2 lugares) e Easy (quatro). Dependendo da versão o comercial pode levar até 780 kg. Para aumentar a capacidade de carga, foi preciso adapta o sistema de suspensão do carro. Há uma grade metálica que separa o compartimento de carga dos bancos.
Em relação ao seu antecessor, o Panda Van é muito mais completo, o carro conta com vários itens que facilitam em muito a vida quem trabalha fazendo entregas, entre o sistema de conectividade Blue & Me com Bluetooth, que permite realizar ou atender ligações sem tirar a mão do volante ou fazer com que o sistema leia em voz alta as mensagens de SMS recebidas e um sistema de GPS da renomada marca TomTom. O carro conta ainda com com uma série de itens que no Brasil, só estão disponíveis em modelo de mais de R$ 50,000, como airbags frontais e laterais, freios com ABS + EBD, controle de estabilidade e um equipamento que impede que o carro volte em aclives.
Para o novo modelo haverá duas opções de motores, 1.3L MultiJet turbodiesel com 75 CV e 1.2L a gasolina com 68 cv de potência. Na versão mais econômica o carro é capaz de fazer 19.8 km por litro e atingir uma velocidade máxima de 164 quilômetros por hora.
Na terra natal da Fiat, Itália a versão mais básica do Panda Van custará 8,850 euros algo próximo de R$ 22.000.