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Fiat Pulse 2022 – Em detalhes: Versões, preços, motores, consumo e equipamentos

O Fiat Pulse mau chegou as lojas e já vem fazendo um enorme sucesso, em menos de 96 horas do início das vendas nas concessionárias, a Fiat recebeu mais de 5.500 reservas pelo modelo. Este sucesso do Pulse é explicado pelo conjunto que o modelo oferece, ou seja, tem visual agressivo, carroceria de SUV compacto, uma ótima lista de equipamentos, interior com bom acabamento, motor turbo de 130 cv e preços competitivos, vamos conhecer todos os detalhes do Fiat Pulse…

Preços e versões do Fiat Pulse 2022:

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL – R$ 79.990 (Estado de São Paulo: R$ 82.890)
DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA – R$89.990 (Estado de São Paulo: R$ 92.990)
DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 98.990 (Estado de São Paulo: R$ 102.150)
AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 107.990 (Estado de São Paulo: R$ 111.430)
IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 115.990 (Estado de São Paulo: 119.690)

OBS: Preços no Estado de São Paulo são maiores, devido a maior alíquota do ICMS praticada neste estado.

Design equilibrado do Fiat Pulse agrada…

O Fiat Pulse tem um design bastante equilibrado, apesar de boa parte da carroceria do modelo usar componentes do Argo, como as portas, para-brisa, teto e as colunas, o Pulse tem um estilo visual próprio, bastante diferente dos outros carros atuais da linha Fiat.

O design do Pulse, apesar de não ser super inovador ou ultra moderno, agrada, a dianteira tem linhas agressivas com um capô elevado e alongado, uma grade frontal enorme, para-choque com tomadas de ar amplas, além de faróis afinados e com tecnologia Full LED, inclusive os faróis de neblina também são em LEDs, um detalhe importante é que o Fiat Pulse virá equipado com faróis em LED de série em todas as versões.

Nas laterais para deixar o hatch com um perfil mais robusto e digno de um SUV com uma pitada off-road, a Fiat colocou no Pulse para-lamas alargados e com amplos apliques em plástico sem pintura que deixam o carro com uma aparência mais larga do que realmente é, além disso, a parte inferior do carro conta com apliques em plástico para proteger a carroceria e as portas contra pequenos impactos. A versão mais cara do Pulse virá com rodas aro 17, enquanto todas as demais terão de série rodas aro 16.

A traseira do Fiat Pulse tem um estilo moderno e agressivo com lanternas afinadas e iluminação por LED

Passando para a traseira, destaque para o visual das lanternas que são largas e afinadas como se fossem lâminas flutuantes, elas se projetam para fora da carroceria e também são totalmente iluminadas por LEDs, ainda na traseira destaque para o estilo volumoso do para-choque, que tem apliques em plástico sem pintura e duas falsas saída de escapamento embutidas. Além disso o modelo em todas as suas versões virá com um aerofólio de série.

Afinal o Pulse é um SUV ou hatchback crescido?

O Fiat Pulse pode ser considerado um SUB SUV, ele ficará posicionado abaixo dos SUVs compactos e acima dos hatchbacks. Ou seja, o Pulse não tem as mesmas proporções de SUVs compactos como o Jeep Renegade e Nissan Kicks, o Fiat Pulse mede apenas 4.09 m de comprimento, 1.77 m de largura, 1.57 m de altura e tem distância entre-eixos de 2.53 m. Comparando com o Jeep Renegade que é o líder do mercado de SUVs, são cerca de 15 cm a menos no comprimento, 3 cm a menos na largura, 8 cm mais baixo na altura e entre-eixos 4 cm mais curto. Ou seja, são modelos de categorias completamente diferentes.

O porta malas do Fiat Pulse tem 370 litros, um ótimo espaço, maior por exemplo do que o do Jeep Renegade

Já comparado com o hatchback Fiat Argo, o Pulse é um pouco mais anabolizado, são cerca de 10 cm a mais no comprimento, 5 cm mais na largura, enquanto a distância entre eixos é apenas 1 cm mais comprida.

Com isso o espaço interno do Pulse é mais amplo que o Argo, principalmente no banco traseiro e também no porta-malas, o porta malas do Pulse tem de bons 370 litros, são 70 litros a mais em comparação com o Argo, alías o porta malas do Fiat Pulse é maior inclusive do que o do Jeep Renegade.

Rivais do Fiat Pulse…

Com essas dimensões, o Fiat Pulse irá competir em uma recém criada categoria de SUB SUVs, categoria que atualmente é dominada pelo VW Nivus, além disso contou recentemente com a chegada do Chery Tiggo 3x, e em 2022 deve receber o modelo da Nissan, o Magnite, além de possivelmente também o Hyundai Venue.

Capacidade off-road…

Um dos pontos fortes do Fiat Pulse é sua boa altura, apesar de não ser um carro off-road, o modelo tem boa altura em relação ao solo, tendo vão livre entre os eixos de 22.4 cm, e altura mínima de 19 cm, ficando na média dos SUVs do mercado.

Interior do Pulse agrada pela qualidade e equipamentos…

Passando para o lado de dentro, o Fiat Pulse mostra outro de seus diferenciais, o Sub SUV da Fiat tem uma cabine bonita, bem construída e recheada de equipamentos. O painel tem desenho moderno, sendo diferente de todos os outros modelos da Fiat, ele é revestido em plástico macio ao toque, trazendo ainda diferente tipos de materiais e texturas, há pouca quantidade de botões, o que confere um aspecto bastante limpo ao interior do Pulse.

Um detalhe interessante na cabine é que o Pulse usa um conjunto de ar-condicionado mais moderno e de tamanho menor, o que permitiu aos engenheiros da Fiat criar um painel de aspecto mais afinado, além de abrir vários porta-objetos no painel e no console, no total há 18 porta-objetos espalhados pelo interior, somando um total de 25.1 litros, podendo estes espaços acomodar, desde chaves, carteiras, copos e até garrafas maiores.

Acima o interior da versão mais barata do Fiat Pulse, mesmo nesta configuração o modelo tem interior bem acabado e bem equipado, trazendo ar-digital e multimídia de 8 polegadas

Em termos de equipamentos, desde a versão mais barata, o modelo tem multimídia com tela de 8.4 polegadas com conexão wireless para Android Auto e conexão com cabo para Apple CarPlay, enquanto a versão mais cara tem tela gigante de 10.1 polegadas com internet 4G e Wi-Fi à bordo.

Todas as versões do Fiat Pulse vêm com três tomadas USB sendo uma para o banco traseiro. Outro ponto que merece ser comentado é que desde a versão mais barata o Pulse já traz ar-condicionado digital com ajuste automático da temperatura desejada, multimídia com tela de 8.4 polegadas, rodas em liga leve aro 16, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, faróis e lanternas em LED e até mesmo piloto automático, mesmo na versão manual, que custa no lançamento R$ 79.990, realmente uma lista muito interessante pelo valor cobrado.

A versão mais cara do Fiat Pulse, a Impetus (foto acima), conta com tecnologias como painel 100% digital de 7 polegadas configurável, sistema de carregamento de celular por indução com 15w de potência, sistema keyless com partida do motor por botão, é possível travar ou destravar o carro apenas com um toque em um botão na maçaneta, há ainda retrovisores com função tilt down, câmera e sensores de ré, paddle shifter – borboletas atrás do volante para se fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial e um botão Sport (o botão vermelho no volante), que muda o ajuste da sensibilidade do volante, a atuação do controles de tração e de estabilidade, além do mapa de acionamento do acelerador, deixando o modelo com uma condução mais esportiva e divertida.

Sistema Fiat Connect Me.

Como um opcional para todas as versões (indisponível na mais barata manual), há o pacote Fiat Connect Me, que agrega ao Pulse funções remotas, através do sistemas de assistencia Alexia da Amazon ou o Google Assistent, é possível por exemplo travar ou destravar o carro, ligar o motor e o ar-condicionado, ligar as luzes ou acionar a buzina, de forma remota através do smartphone ou smartwatch do dono, ou até mesmo por comandos de voz.

O dono do veículo pode ainda consultar status de manutenção, como nível do combustível, vida útil do óleo, quilometragem até a próxima revisão, isso é possível devido ao carro (quando equipado com este sistema) ficar conectado a internet 4G permanente, através de um chip eSIM, similar ao usado por um celular, sozinho o preço do sistema Fiat Connect Me é R$ 2.650.

Segurança e auxílios de condução…

Outro ponto forte do Fiat Pulse 2022, será a sua tecnologia com relação a segurança e condução, ele é apenas o segundo carro da Fiat a contar com o sistema ADAS no Brasil (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), até então este recurso era oferecido apenas nos modelos mais caros do grupo Stellantis, como no Jeep Compass e na Nova Fiat Toro em suas versões mais caras.

A versão mais cara Impetus, traz faróis Full LED com comutação automática do farol alto

O pacote ADAS do Fiat Pulse agregará ao modelo itens inéditos até mesmo em SUVs maiores, como os faróis Full LED que iluminam 32% a mais em relação ao principal concorrente do segmento, ainda de série em todas as versões há o controle de tração TC, controle de estabilidade ESP, assistente de partidas em rampas e 6 airbags, lembrando mais uma vez tudo de série desde a versão mais barata.

A versão mais cara do Pulse que sai por R$ 107.990, conta com a versão completa do pacote ADAS, trazendo uma câmera frontal posicionada no para-brisa, que é utilizada por vários recursos como o de “Frenagem Frontal Automática”, que evita colisões frontais em velocidades de até 50 km/h, além da Comutação Automática dos Faróis, que abaixa os faróis alto de forma automática assim que detectado um veículo no sentido contrário.

A câmera frontal também é usada pelo sistema de auxílio para manter o carro na estrada, ela lê as faixas na estrada e alerta ao motorista quando o carro sai da faixa, e caso o motorista não responda o carro faz pequenas correções de forma automática no volante trazendo o veículo de volta a faixa de rolagem.

Faltou neste pacote ADAS do Pulse o piloto automático ACC, presente por exemplo no Nivus, e também na Fiat Toro e no Jeep Compass mais caros.

O único detalhe negativo do Pulse com relação a segurança, é que ao contrário do VW Nivus que tem freio à disco nas quatro rodas, todas as versões do Fiat Pulse terão freio a disco a tambor na traseira.

Motor 1.0 turbo de 130 cv promete ser um dos diferenciais do Pulse

Sob o capô, o Fiat Pulse estreia o novo motor 1.0 turbo desenvolvido pela Fiat do Brasil, chamado de “Turbo 200 Flex, este é o motor 1.0 mais potente do Brasil desenvolvendo 130 cv com etanol (o 1.0 turbo do VW Nivus tem 128 cv), porém a principal diferença do motor da Fiat em relação ao da rival Volkswagen é rodando com gasolina, o bloco do Nivus tem apenas 116 cv, contra 125 cv do Fiat Pulse.

Com relação ao torque o 1.0 Turbo da Fiat, entrega 20.4 kgfm tanto com etanol quanto com gasolina, disponível entre 1750 rpm e 3500 rpm. Este bloco conta com injeção direta de combustível, 3 cilindros, usa corrente de transmissão, que segundo a Fiat não precisará nunca de manutenção, o bloco ainda traz ainda tecnologia MultiAir II, que controla as válvulas de admissão de forma automática de acordo com a necessidade, dando maior controle sobre a queima de combustível, além de diminuir os níveis de emissão de poluentes e o consumo.

O único ponto fraco é que o motor 1.0 turbo, só será utilizado pelas versões mais caras do Pulse, a Drive e a Advance e Impetus, com preços a partir de R$ 100.000.

Motor 1.3 Firefly

As versões de entrada do Pulse virão com o modesto e já conhecido motor 1.3 firefly aspirado, 4 cilindros, este motor tem muito menos tecnologia em relação ao bloco 1.0 turbo, além de menos potência, são 107 cv com etanol ou 98 cv com gasolina. O torque máximo do motor 1.3 litros fica em 13.7 kgfm a 4.000 rpm com etanol ou 13.2 kgfm com gasolina.

Novo câmbio CVT…

Outra estreia importante do Fiat Pulse é com relação ao câmbio automático CVT, que simula 7 marchas de forma eletrônica, este câmbio é construído pela marca marca Aisin, conta com opção de trocas de forma manual sequencial através de borboletas atrás do volante.

Lembrando que todas as versões do Fiat Pulse com exceção da mais barata, virão já com câmbio automático CVT. Enquanto a opção mais barata do Pulse virá com um tradicional câmbio manual de cinco marchas.

Desempenho do Fiat Pulse:

Toda a potência do motor 1.0 turbo da Fiat é sentida na aceleração de 0 a 100 km/h, o Fiat Pulse turbo será o modelo mais rápido da categoria. De acordo com a fabricante, o Pulse 1.0 turbo vai de 0 a 100 km/h em apenas 9.4 segundos com etanol, ou 9.7 segundos com gasolina, enquanto que o VW Nivus faz 0 a 100 km/h em 9.9 segundos com etanol. A velocidade máxima do Pulse de 187 km/h com gasolina ou 189 km/h etanol.

Já a versão intermediária com motor 1.3 e com câmbio automático faz de 0 a 100 km/h em 11.4 segundos com etanol ou 12.2 segundos com gasolina, já a velocidade máxima é de 173 km/h com gasolina ou 177 km/h com etanol.

Por fim a versão mais barata, 1.3 com câmbio manual, faz 0 a 100 km/h em 11.7 segundos com etanol ou 12.2 segundos com gasolina, a velocidade máxima é de 174 km/h com gasolina ou 178 km/h com etanol.

Consumo do Fiat Pulse:

Com relação ao consumo curiosamente a melhor opção é a 1.3 aspirada CVT, na cidade ela faz 9.2 km/l com etanol ou 12.9 km/l com gasolina, marcas muito boas para um carro automático, são cerca de 1 km/l a mais na cidade em relação a 1.0 turbo, lembrando que a diferença de desempenho em termos de aceleração entre a versão 1.3 e a 1.0 turbo é enorme, dai essa diferença grande no consumo em favor da 1.3.

Exemplificando esta diferença no consumo, abastecido com 20 litros de gasolina, a versão 1.3 na cidade fazendo os 12.9 km/l anunciados percorre um total de 258 quilômetros, enquanto, a versão 1.0 turbo com os mesmos 20 litros de gasolina no tanque, fazendo os 12.1 km/l anunciados percorre 242 quilômetros, neste caso o motor 1.3 irá rodar cerca de 16 km a mais em relação ao 1.0.

Confira abaixo o consumo de todas as configurações do Fiat Pulse:

Fiat Pulse 1.0 Turbo CVT

Ciclo urbano: 12 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

Fiat Pulse 1.3 CVT tem consumo de:

Ciclo urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,2 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,3 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol)

Fiat Pulse 1.3 manual consumo:

Ciclo urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,7 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)

Cores do Fiat Pulse:

De série o Fiat Pulse terá apenas a opção da cor Preto Volcano sólida, todas as outras opções serão opcionais: As pinturas sólidas: Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo custarão adicionais R$ 1032, enquanto as opções metálicas: Azul Amalfi, Prata Bari, Cinza Silverstone, saem por salgados R$ 2.064, há ainda a pintura perolizada Branco Alaska por R$ 2.425, enquanto a pintura especial Cinza Strato custa R$ 1550.

Lembrando que o Fiat Pulse tem ainda a opção de vir opcionalmente com o teto e as colunas pintados em preto brilhante, há duas formas de personalizar o visual do carro, comprando o Pack Plus II ou o Pack Design dependendo da versão, eles custam entre R$ 4.500 até R$ 6.900, agregando claro outros itens, sendo que o teto bi-color vem de série apenas na configuração top de linha Impetus.

Confira abaixo o conteúdo e preço de cada versão do Fiat Pulse 2022:

Acima o Fiat Pulse em sua versão mais barata, a única que não vem com teto bi-color

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL – R$ 79.990

Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função “Follow me Home”
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC+ (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável.

Acima o interior da versão de entrada do Fiat Pulse

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA – R$89.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volante

Opcionais:

Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de ré com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Acima o Fiat Pulse Drive
Interior da versão Drive turbo

DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 98.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática o motor 1.0 Turbo 200 Flex com 130 cv e traz os mesmos itens da versão Drive 1.3.

Opcionais:
Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Interior da versão Audace do Fiat Pulse, ela vem com bancos em couro como opcionais

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 107.990

Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:

Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry’n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada.

Acima o Fiat Pulse na versão quase top Audace, que sai por R$ 108.000

Opcionais:

Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor
Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

Acima a versão mais cara do Fiat Pulse, ela parte de R$ 116 mil e traz entre outras exclusividades rodas aro 17

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 115.990

Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática:
Bancos revestidos em couro
Cluster 7″ Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C

Opcional:

Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me

 

 

 

 

Equipe Encontracarros

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