Fiat Punto Evo Abarth 2011 – A versão evoluida e extremamente esportiva do Punto

fiat punto evo abarth 2011

Imagem em alta resolução – Clique sobre ela para ampliar (HIGH RESOLUTION)

A Abarth faz parte da Fiat desde 1979 e é responsável por fazer as versões esportivas dos carros da marca italiana. Nesta última semana a “preparadora” apresentou duas nova criações feitas a pedido da Fiat, o 500C Abarth e o Punto Evo Abarth, é sobre este que nós falaremos agora.

O Punto Evo, foi apresentado na Europa em 2009, ele é considerado como o próprio nome diz uma evolução do Punto, traz um apelo próprio, mais jovem, e esportivo, e agora recebe um “upgrade” pelas mãos da Abarth, o carro ficou bastante interessante com um kit exclusivo inspirado nos carros de rali.

fiat punto evo abarth

Imagem em alta resolução – Clique sobre ela para ampliar (HIGH RESOLUTION)

Motor de 165 cv ou até 185 cavalos

A Abarth fez alterações, no motor, além do sistema de freios, suspensão e direção. O 1.4 Turbo 16v MultiAir conta com 165 cv e 25.5 kgfm de torque já disponíveis a 2550 rpm, o suficiente para levar o carro de 0 a 100km/h em apenas 7.9 segundos, tendo velocidade máxima de 213 km/h. Para aqueles que querem mais, a Abarth tira até 180 HP de força deste motor, isto no kit SS que traz mudanças mais radicais neste propulsor, como um novo filtro de ar feito pela BMC e alterações na ECU.

Ajustando o carro ao tipo de condução…

Um dos destaques do carro é o sistema que permite ao motorista escolher entre dois diferentes modos de pilotagem: Normal e Sport, por exemplo para quem quer apenas curtir a viagem e relaxar o modo ideal é o Normal, na qual a direção fica mais suave e o motor mais macio. Já se o motorista quiser descobrir  do que o carro é capaz, apreciando um bom desempenho e pisando um pouco mais fundo no acelerador, o modo Sport ajusta eletronicamente a direção para ficar mais firme e dura, o motor fica mais áspero e para aumentar a segurança o controle de tração (TCC) é ligado.

interior painel fiat punto evo abarth 2011 / 2011 punto abarth dashboard

Para aumentar ainda mais a esportividade e o prazer de condução, o Punto Evo Abarth traz ao lado do painel um indicador (GSI – Gear Shift Indicator) que acende mostrando a hora exata de se trocar as marchas no câmbio é manual de seis marchas com engates curtos e precisos, assim como nos carros de rali.

Interior caprichado…

O interior traz novos bancos esportivos do tipo concha em couro especial, há ainda novos revestimentos no painel e portas com detalhes na cor da carroceria, inspirado segundo a Abarth nos carros de competição, assim como os mostradores do painel. Destaque parar os 7 airbag espalhado pelo carro, há até aibags para os joelhos do motorista.

interior fiat punto evo abarth / 2011 punto evo abarth interior

Apesar da esportividade houve uma preocupação da Abarth com o consumo de combustível, o carro é equipado com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando o veículo freia, e volta a ligar automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, economizando assim mais de 10% de combustível e reduzindo as emissões de poluentes em 3.5%. em trechos urbanos.

Segundo a Fiat o consumo do motor Punto MultiAir é de 12.3 km/l na cidade, e acredite se quiser a montadora afirma que o modelo faz até 20 km/l na estrada (4.8 L / 100 km). Uma marca impressionante para um carro turbo de mais de 165 cv.

Visual único, entrega que este Punto não é normal…

fiat punto evo abarth 2011 traseira / 2011 punto evo abarth rear

O escorpião ostentado pelo logo da Abarth, cravado no lugar dos simbolo da Fiat, já denuncia que o carro não é um Punto normal, o pára-choque foi estendido e ganharam novos faróis auxiliares e entradas de ar maiores, as saias laterais também são novas,  e as lanternas traseiras receberam luzes em LEDs, já o para-choque traseiro possui um difusor, claro sem esquecer das exclusivas rodas de alumínio forjado aro 17, elas podem ser até aro 18 no kit SS. Destaque também para as faixas laterais que indicam se tratar de um Abarth.

Para terminar o Punto Abarth traz discos de freios maiores ventilados da marca Brembo com duplo pistões na dianteira. Enquanto que a suspensão ganhou novas molas, 20% mais rígidas e que rebaixaram o carro, há ainda uma nova barra de torção, o que melhorou em muito a dirigibilidade do carro principalmente em altas velocidades, os freios possuem ABS e EBD.

Pena que não vem pra cá

Bem, pena que o Punto Abarth Evo não é vendido no Brasil, sorte dos italianos que poderão comprar o carro agora a partir de junho por atrativos 19.900 euros, algo em torno de R$ 45.000. E por enquanto não há planos da Fiat trazer para cá o Punto Evo.

Compartilhe

Respostas de 2

  1. show de bola esse carro, realmente muito lindo.

    o interior é impecavel, esperamos que quando lançarem aqui no brasil ele não perca os detalhes que tem esse da matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas