Categorias: Fiat

Fiat Punto Evo Abarth 2011 – A versão evoluida e extremamente esportiva do Punto

Imagem em alta resolução – Clique sobre ela para ampliar (HIGH RESOLUTION)

A Abarth faz parte da Fiat desde 1979 e é responsável por fazer as versões esportivas dos carros da marca italiana. Nesta última semana a “preparadora” apresentou duas nova criações feitas a pedido da Fiat, o 500C Abarth e o Punto Evo Abarth, é sobre este que nós falaremos agora.

O Punto Evo, foi apresentado na Europa em 2009, ele é considerado como o próprio nome diz uma evolução do Punto, traz um apelo próprio, mais jovem, e esportivo, e agora recebe um “upgrade” pelas mãos da Abarth, o carro ficou bastante interessante com um kit exclusivo inspirado nos carros de rali.

Imagem em alta resolução – Clique sobre ela para ampliar (HIGH RESOLUTION)

Motor de 165 cv ou até 185 cavalos

A Abarth fez alterações, no motor, além do sistema de freios, suspensão e direção. O 1.4 Turbo 16v MultiAir conta com 165 cv e 25.5 kgfm de torque já disponíveis a 2550 rpm, o suficiente para levar o carro de 0 a 100km/h em apenas 7.9 segundos, tendo velocidade máxima de 213 km/h. Para aqueles que querem mais, a Abarth tira até 180 HP de força deste motor, isto no kit SS que traz mudanças mais radicais neste propulsor, como um novo filtro de ar feito pela BMC e alterações na ECU.

Ajustando o carro ao tipo de condução…

Um dos destaques do carro é o sistema que permite ao motorista escolher entre dois diferentes modos de pilotagem: Normal e Sport, por exemplo para quem quer apenas curtir a viagem e relaxar o modo ideal é o Normal, na qual a direção fica mais suave e o motor mais macio. Já se o motorista quiser descobrir  do que o carro é capaz, apreciando um bom desempenho e pisando um pouco mais fundo no acelerador, o modo Sport ajusta eletronicamente a direção para ficar mais firme e dura, o motor fica mais áspero e para aumentar a segurança o controle de tração (TCC) é ligado.

Para aumentar ainda mais a esportividade e o prazer de condução, o Punto Evo Abarth traz ao lado do painel um indicador (GSI – Gear Shift Indicator) que acende mostrando a hora exata de se trocar as marchas no câmbio é manual de seis marchas com engates curtos e precisos, assim como nos carros de rali.

Interior caprichado…

O interior traz novos bancos esportivos do tipo concha em couro especial, há ainda novos revestimentos no painel e portas com detalhes na cor da carroceria, inspirado segundo a Abarth nos carros de competição, assim como os mostradores do painel. Destaque parar os 7 airbag espalhado pelo carro, há até aibags para os joelhos do motorista.

Apesar da esportividade houve uma preocupação da Abarth com o consumo de combustível, o carro é equipado com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando o veículo freia, e volta a ligar automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, economizando assim mais de 10% de combustível e reduzindo as emissões de poluentes em 3.5%. em trechos urbanos.

Segundo a Fiat o consumo do motor Punto MultiAir é de 12.3 km/l na cidade, e acredite se quiser a montadora afirma que o modelo faz até 20 km/l na estrada (4.8 L / 100 km). Uma marca impressionante para um carro turbo de mais de 165 cv.

Visual único, entrega que este Punto não é normal…

O escorpião ostentado pelo logo da Abarth, cravado no lugar dos simbolo da Fiat, já denuncia que o carro não é um Punto normal, o pára-choque foi estendido e ganharam novos faróis auxiliares e entradas de ar maiores, as saias laterais também são novas,  e as lanternas traseiras receberam luzes em LEDs, já o para-choque traseiro possui um difusor, claro sem esquecer das exclusivas rodas de alumínio forjado aro 17, elas podem ser até aro 18 no kit SS. Destaque também para as faixas laterais que indicam se tratar de um Abarth.

Para terminar o Punto Abarth traz discos de freios maiores ventilados da marca Brembo com duplo pistões na dianteira. Enquanto que a suspensão ganhou novas molas, 20% mais rígidas e que rebaixaram o carro, há ainda uma nova barra de torção, o que melhorou em muito a dirigibilidade do carro principalmente em altas velocidades, os freios possuem ABS e EBD.

Pena que não vem pra cá

Bem, pena que o Punto Abarth Evo não é vendido no Brasil, sorte dos italianos que poderão comprar o carro agora a partir de junho por atrativos 19.900 euros, algo em torno de R$ 45.000. E por enquanto não há planos da Fiat trazer para cá o Punto Evo.

admin

Ver comentários

  • Muito a frente!!! eu tenho um punto evo, um desportivo tambem, mas este esta muito superior a todos evos que ja vi. gstei.

  • show de bola esse carro, realmente muito lindo.

    o interior é impecavel, esperamos que quando lançarem aqui no brasil ele não perca os detalhes que tem esse da matéria.

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

7 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.