Fiat Scudo – Novo utilitário compacto leva até 1.5 toneladas e tem versão elétrica

fiat scudo

Ao contrário da Europa, no Brasil utilitários compactos com chassi monobloco não tem grande procura, o consumidor brasileiro prefere pagar um pouco mais e levar modelos maiores com construção do tipo chassi cabine, como é o caso do Fiat Ducato, Renault Master, Peugeot Boxter e Mercedes Sprinter, porém a Fiat quer mudar essa história com o Fiat Scudo, um utilitário compacto com chassi monobloco que se destaca pela alta capacidade de carga de 1.5 toneladas e uma versão 100% elétrica. Vamos conhecer em detalhes.

fiat scudo
A Fiat Scudo chega ao mercado custando R$ 184.490

Chassi monobloco / chassi sobre cabine…

O Fiat Scudo é um utilitário feito sobre a base monobloco modular EMP2, é a mesma plataforma usada em veículos de passeio das marcas Peugeot e Citroën, e caso você não tenha reconhecido, o Fiat Scudo nada mais é do que uma versão modificada pela Fiat, dos utilitários Peugeot Expert / Citroën Jumpy, marcas que agora fazem parte do grupo Stellantis, o mesmo da Fiat.

Pós-venda da Fiat promete ser um dos diferenciais do Scudo

Mas afinal, porque o consumidor optaria por levar um Fiat Scudo ao invés do Peugeot Expert e Citroën Jumpy, a grande vantagem é a rede Fiat de concessionárias e autorizadas Fiat no Brasil, que é muito mais ampla em relação a rede Peugeot e Citroën, que atualmente são restritas as grandes capitais brasileiras.

fiat scudo

A Fiat oferecerá garantia total de três anos ou 100 mil km para as versões diesel do Scudo, ou 3 anos ou 160 mil km para a versão elétrica do utilitário, os clientes ainda contarão com revisões com preços preestabelecidos, sendo que as três primeiras revisões terão um custo total de R$ 2.700, o comprador pode já incluir este valor no financiamento do veículo, no momento da compra.

fiat scudo

Motor diesel…

Com relação a parte mecânica, se você já conhece os utilitários Peugeot Expert e Citroën Jumpy, o Fiat Scudo traz exatamente o mesmo conjunto dos modelos franceses, estamos falando do bloco 1.5 turbo diesel BlueHDi, de 120 cv de potência e 30 kgfm de torque. Este bloco já conta com sistema de recirculação de gases, com uso do aditivo AdBlue – equivalente ao Arla 32, há um tanque para 19 litros deste aditivo. O conjunto motriz é completado por uma caixa de câmbio câmbio manual de seis velocidades, a tração é dianteira.

fiat scudo

Consumo

Dados de fábrica afirmam que o Fiat Scudo tem consumo de até 12,4 km/l, uma ótima marca para um utilitário, lembrando que este dado é obtido com o veículo vazio, sendo assim a autonomia total média com um tanque cheio (69 litros de diesel) fica em média 800 km, uma ótima capacidade.

fiat scudo

fiat scudo

Motor elétrico da Fiat e-Scudo…

O motor elétrico também não é uma exclusividade da Fiat, já que este é o mesmo conjunto ofertado no Brasil desde 2021 nos utilitários Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy, trata de um bloco 100% movido a eletricidade, com potência de 100 kw, o equivalente a 136 cavalos, para um troque de 26,5 kgfm.

fiat scudo interior frigorifico
Acima a Fiat Scudo Cargo adaptada para com sistema frigorífico

Alimentado por um pack de 75 kwh de baterias de íons de lítio, o Fiat e-Scudo, pode rodar por até 330 km com uma carga completa das baterias, porém essa autonomia varia muito devido a fatores externos, como o peso da carga, trajeto e velocidade, a autonomia média com o veículo carregado varia entre 240 km a 290 km, muito menor se comparado com a versão diesel que supera os 800 km, o que limita o uso do veículo elétrico apenas para  transporte de distâncias curtas entre cidades, infelizmente este é o preço a ser pago para não depender mais do diesel para rodar.

Outro ponto negativo da versão elétrica e-Scudo, além da baixa autonomia para um utilitário, é seu preço super elevado, por ele a Fiat pedirá R$ 329.990, quase R$ 150.000 a mais em relação ao preço da versão diesel.

fiat scudo

Carregamento do motor elétrico

De acordo com a Fiat, em uma tomada de carregamento de alta potência, 80% da carga da carga das baterias estarão disponíveis após 48 minutos, porém em uma tomada caseira a coisa é muito diferente, o tempo de carga supera as 8 horas, a versão ainda conta com freios regenerativos, ou seja, um sistema que recupera energia nas frenagem para ajudar na recarregar das baterias, e a versão elétrica conta com três modos de condução: Normal, ECO ou Sport.

fiat scudo

Importante comentar também que a Fiat dará 8 anos de garantia para as baterias do motor elétrico, o que confere uma segurança maior ao cliente com relação a manutenção do sistema elétrico do veículo.

Todas as versões do Fiat Scudo sairão de fábrica com o sistema Start Stop, bastante comum nos automóveis de passeio, ele desliga o motor de forma automática nas paradas momentâneas, como em um semáforo por exemplo, voltando a ligar assim que o motorista tira o pé do freio, visando economizar combustível.

Outro ponto positivo é a suspensão do utilitário Fiat, que conta com um projeto bastante moderno, trazendo um conjunto do tipo independente em cada roda, garantindo bom conforto à bordo e filtra muito bem os buracos do piso.

fiat scudo multi ambulancia

Categoria de utilitário é pouco buscada…

Como dissemos no início, o Fiat Scudo se coloca em uma categoria ainda pouco explorada no Brasil, as vans de pequeno porte, na década de 1990 o Brasil tinha várias opções deste tipo como Ásia Topic, Kia Besta e Hyundai H100 e o modelo mais famoso desta categoria era a clássica VW Kombi, porém o mercado acabou optando por vans maiores como a própria Fiat Ducato, ou caminhões compactos do tipo VUC, como a Hyundai HR e Iveco Daily.

Atualmente nesta categoria de veículo só existem os irmãos de plataforma, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, a Mercedes Benz até tentou vender por aqui o modelo Vito, que ocupa esta mesma categoria do Scudo, porém ele foi um grande fracasso em vendas, ficando menos de 4 anos no mercado (2015 até 2019), com pouquíssimas unidades comercializadas, e ai será que a Fiat Scudo fará sucesso no mercado?

fiat scudo ambulancia

Dimensões do Fiat Scudo

O Fiat Scudo mede 5,30 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,93 de altura, seu entre-eixos é de 3,25 metros, ele é classificado como um veículo comercial leve, o que isso quer dizer? Primeiramente, o Fiat Scudo é um veículo de passeio perante a lei, ou seja, pode ser pilotado por pessoas com habilitação comum, categoria “B”, pode rodar em zonas restritas a caminhões e inclusive entrar em garagens próprias para automóveis de passeio, como em shoppings ou subsolos de prédios, fato que não acontece com modelos maiores como Mercedes Sprinter, Renalt Master, Peugeot Boxer e Fiat Ducato, devido principalmente a altura maior destes modelos, que supera os 2.20 metros.

fiat scudo

Espaço interno é ok…

Em contra partida, por ser mais compacta, a capacidade de carga da Fiat Scudo é muito menor em relação as vans maiores, ela leva 6.100 litros de carga na traseira (6,1 m³), é o dobro da capacidade da Fiat Fiorino, porém a diferença para um furgão de porte grande como o Fiat Ducato é considerável, sendo que a Ducato mais barata já leva mais de 10.000 litros de carga, podendo alguns modelos com chassi maiores, como a Peugeot Boxer, levar 13.000 litros (13m³), uma baita diferença.

O espaço para cargas da Fiat Scudo tem 2,86 metros de comprimento, 1,63 m de largura (1,26 entre as caixas de rodas), e a altura do compartimento para cargas é de apenas 1.40 metros, já que o modelo no Brasil não dispõe de versão com teto elevado.

fiat scudo

Capacidade de carga surpreende…

Chama atenção a ótima capacidade de carga (capacidade de levar cargas pesadas) da Fiat Scudo, de acordo com a fabricante o utilitário leva até 1.5 toneladas na versão diesel, é uma marca impressionante, maior inclusive do que a própria Ducato que na versão mais barata leva 1378 kg, a Fiat Fiorino leva apenas 650 kg, tá ai um grande ponto positivo para o conjunto de suspensão da Fiat Scudo.

Um detalhe importante para quem busca pela versão elétrica e-Scudo, devido ao peso extra das baterias do motor elétrico, a capacidade de carga desta versão é 500 kg menor em relação a versão diesel, ficando em apenas 1.000 kg.

fiat scudo farol

Preços e versões…

No Brasil o Fiat Scudo terá três versões, todas elas destinadas apenas ao transporte de cargas (lembrando que a Peugeot Expert conta com uma versão Minibus própria para transporte de passageiros com capacidade para 10 pessoas, dotada ainda de teto elevado).

De acordo com a Fiat, a versão Multi, pode ser transformada ao gosto e aplicação do cliente, podendo inclusive ser adaptada para o transporte de passageiros, tendo capacidade para levar até 8 ocupantes, além de já vir com predisposição para de fiação elétrica para o compartimento de carga, o que facilita aplicações como ambulância ou serviços de atendimento móvel.

fiat scudo compartimento de carga

Confira as versões da Fiat Scudo:

Scudo Cargo – R$ 184.490

Características: Furgão de transporte de cargas, totalmente fechada e com porta lateral direta corrediça e portas traseiras com abertura de 180 graus.

Scudo Multi – R$ 192.490

Características: Van multiuso com janelas laterais em vidro, portas traseiras também com janelas em vidro, e com pré disposição de elétrica para o compartimento de carga, além de poder contar com saída de ar-condicionado para a traseira, pode ser adaptada para usos diversos como ambulâncias, pet móvel, base de atendimento móvel, transporte de passageiros e outras aplicações, sendo que até outubro a Fiat deve divulgar uma lista com empresas homologadas para fazer adaptações nesta versão Multi, sem comprometer a garantia do carro.

e-Scudo – R$ 329.990

Características: Furgão fechado para o transporte de cargas, dotado de motor 100% elétrico, o preço é alto porque além do conjunto elétrico, esta versão será a única que virá importada da Europa, sendo produzida na França, ela também é muito mais equipada em relação a versão diesel.

fiat scudo espaço para cargas porta lateral

Equipamentos…

Um dos destaques do novo utilitário compacto da Fiat é sua boa lista de equipamentos, confira:

Scudo Cargo e Scudo Multi:

Primeiramente temos de comentar o bom nível no acabamento interno do Fiat Scudo, superior ao de vans maiores, a Fiat Scudo vem de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, três airbags (motorista / passageiro / passageiro), regulagem de altura e profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, piloto automático, descansa braço central para o motorista, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, sistema Start Stop, rodas aro 16 com pneus 215/65, faróis de neblina, parede divisória em aço entre o compartimento de carga e os ocupantes, computador de bordo, tomada 12 v no compartimento de carga, controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras, além de assistência de frenagem de emergência, que aciona o pisca alerta, caso haja uma frenagem mais brusca.

fiat scudo motor 1.5 turbo diesel
A Fiat Scudo vem com motor 1.5 turbo diesel de 120 cv, ou um motor 100% elétrico de 136 cv

e-Scudo:

A versão elétrica e-Scudo é muito mais equipada, trazendo vários itens exclusivos, além do motor elétrico ela vem com câmbio automático, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, câmera traseira com visão de 180 graus e sensor de estacionamento traseiro, painel digital com tela de 3,5 polegadas, para-brisa com sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico.

fiat scudo
O utilitário da Fiat tem 5,30 m de comprimento e 1,93 m de altura

Início das vendas…

As vendas do novo Fiat Scudo tiveram inicio agora no dia 23 de junho de 2022, porém ainda em um regime de pré-venda, sendo que no início de julho as primeiras unidades estarão disponíveis nas lojas da Fiat para fazer test drive, porém as vendas oficialmente começam apena no dia 1º de agosto.

fiat scudo

fiat scudo interior painel

fiat scudo interior

fiat scudo interior painel de instrumentos

fiat scudo interior

fiat scudo interior bancos

fiat scudo

 

fiat scudo

fiat scudo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas