Fiat Strada 2022 – Confira as novidades esperadas para esse ano na picape

fiat strada 2022

A expectativa é que seja lançado no segundo ou no terceiro trimestre de 2021, a linha Fiat Strada 2022, a picape que estrou no mercado no ano passado, terá algumas importantes novidades, a principal delas ficará pela adoção do câmbio automático CVT, que será disponibilizado para a versão top de linha Volcano da picape, equipada com motor 1.3L FireFly.

Novo câmbio CVT

Fiat strada 2022
O câmbio automático CVT será a principal novidade da Fiat Strada 2022, esse novo câmbio deve estar disponível apenas para a versão top de linha e é um pedido antigo na Strada

Desde o seu lançamento em abril de 2020, a Fiat Strada está disponível no mercado brasileiro com duas opções de motores: 1.4L Fire Evo e 1.3L Firefly, ambas atualmente vêm equipadas apenas com câmbio manual de cinco velocidades. A ausência do câmbio automático na Nova Strada foi algo questionado e criticado pelos compradores da picape desde sua apresentação.

Porém isso vai mudar na Fiat Strada 2022, além do câmbio manual, a picape também passará a estar disponível com câmbio automático do tipo CVT, a má notícia é que de acordo com informações da Revista Auto Esporte, a expectativa é de que a nova transmissão esteja disponível apenas para a versão top de linha Volcano. O modelo automático da Strada, deve ter preço em torno dos R$ 93.000, ou seja, esta uma Strada com preço de Toro.

fiat strada 2022

O novo câmbio CVT da Fiat será moderno

A Fiat apostará alto neste novo câmbio automático, ele será do tipo CVT, ou seja, terá relações continuas variável com trocas de marchas simuladas de forma eletrônica, na pratica há uma única marcha continua na caixa, porém o câmbio CVT simula de forma eletrônica diferentes marchas.

O câmbio CVT da Fiat será bastante moderno, trata-se do mesmo câmbio Direct Shift CVT usado no Toyota Corolla, fabricado pela marca japonesa Aisin. Ele conta com simulação de 10 marchas, porém no caso da Fiat e em especial da Strada, como se trata de um veículo de carga, podem haver mudanças na programação eletrônica do câmbio, ou seja, ele pode ter menos marchas que no Corolla.

Ainda falando no câmbio CVT, a grande vantagem em relação a uma caixa automática convencional, usada por exemplo no Jeep Renegade, é que o CVT consegue ser mais econômico, confortável e é mais confiável, porém em contra partida, perde consideravelmente em desempenho e força em relação ao câmbio automático convencional, também é uma incógnita como ele se comportará com a Strada carregada, já que não é comum uma picape ter câmbio CVT, na verdade isso será algo inédito.

Como já dissemos, essa nova caixa virá associada sempre ao motor 1.3L Firefly, bloco capaz de desenvolver 109 CV (com etanol) ou 101 CV com gasolina, já a torque é de 14.2 kgfm com etanol ou 13.7 kgfm com gasolina.

Motor turbo ainda não tem previsão de estreia na Fiat Strada

Desde o lançamento da nova geração da Strada, circulam alguns rumores que a picape da Fiat poderia ganhar a opção de motor 1.0L turbo, 3 cilindros, de 125 cv, com câmbio automático convencional de seis marchas, porém pelo menos nesse momento, isso parece pouco provável e não tem previsão de que irá acontecer. A Fiat deve sim estrear este novo motor 1.0 turbo em 2022, porém ele ficará restrito ao Argo, Cronos e no novo SUV compacto conhecido como projeto 363, que deve rivalizar com o VW Nivus. Pelo menos, por enquanto a Strada terá que se virá com o seu modesto motor 1.3 aspirado de 101 cv / 109 cv.

nova strada 2022
Picape também pode ganhar uma versão Ultra ou Ranch, que seria baseado na configuração Volcano

Motores seguirão os mesmos…

Assim como o modelo atual, a Fiat Strada 2022 seguirá disponível apenas com os motores 1.4L Fire de 85 cv / 88 cv, e o 1.3L FireFly de 101 cv / 109 cv, ambos são 4 cilindros e trazem câmbio manual de cinco marchas. A novidade mecânica na Strada ficará restrita mesmo a nova transmissão automática CVT para a versão top 1.3.

fiat strada working 2022
Acima um flagra da Nova versão Working da Strada 2022, feita pelo site AutosSegredos

Novas versões Fiat Strada Worker / Ultra e Ranch.

Além do novo câmbio, a Fiat Strada 2022 também deve ter o lançamento de novas versões, já é certo que a picape ganhará uma inédita versão Working 2022, esta como o próprio nome diz, será voltada ao trabalho e terá capacidade de carga ampliada, levando até 770 kg em sua caçamba (contra 720 kg das demais versões cabine simples), será a maior capacidade de carga da categoria, além disso, a Strada Working 2022 terá visual mais simples, ou seja, virá com para-choques sem pintura e rodas em aço sem calotas, além de ter uma lista de equipamentos menos nobre, sem itens como ar-condicionado, vidros elétricos e sistema de som de série, deve trazer apenas direção hidráulica de fábrica. Esta será a versão mais barata da nova Fiat Strada, tendo preço na casa dos R$ 65 mil. Lembrando que atualmente a versão mais em conta da Strada é a Endurance (foto abaixo) que já sai por R$ 69.700 na linha 2021.

fiat strada endurance cabine simples 2022
Acima a atual versão mais barata da Strada, a Endurance, parte de R$ 69.700

Do outro lado da gama Strada 2022, podem haver em um momento posterior, o lançamento de uma versão mais sofisticada e cara da Strada, equipada com acessórios exclusivos e uma cabine mais luxuosa, essa versão seria semelhante as versões Ultra ou Ranch da Fiat Toro, ou seja, teria um visual exclusivo com preço mais salgado, seu conjunto de equipamentos de série seria o mesmo da versão Volcano, porém com um acabamento diferenciado no interior.

Fonte site AutosSegredos

Strada Ultra

Strada Working

Preços Fiat Strada 2022

Infelizmente os preços da Fiat Strada 2022 deverão ser mais salgados do que as do modelo atual, que custa atualmente entre R$ 69.700, até R$ 86.900.  A versão com câmbio automático deve figurar na casa dos R$ 93 mil até R$ 95 mil. E caso realmente a Fiat lance uma versão Ranch ou Ultra da Strada, certamente essa versão teria valores na casa dos R$ 100.000.

fiat strada 2022

A nova Strada vem fazendo tanto sucesso que pode demorar até 5 meses para se entregue

Lançada em abril do ano passado, a Fiat Strada é um fenômeno de vendas, durante o ano de 2020 foram mais de 80 mil unidades vendidas, figurando como a picape mais vendida no Brasil, emplacando quase 3 vezes mais que sua rival direta, a VW Saveiro, que em 2020 emplacou apenas 30 mil unidades.

Graças ao sucesso da Strada, assim como a Toro e dos SUVs da Jeep, a Fiat conseguiu ampliar sua participação para uma fatia de 19% no mercado automotivo brasileiro, algo surpreendente em um ano de recessão e crise, enquanto montadoras como Ford e Mercedes anunciavam o fechamento de fábricas no Brasil.

A Nova Strada vem fazendo tanto sucesso, atualmente (março de 2021) há até fila de espera para receber o modelo, de acordo com a Fiat o prazo varia de 90 a 150 dias, ou seja, pode chegar a 5 meses de espera para receber o modelo após a compra.

Com a chegada da Fiat Strada automática, apesar do preço salgado, as vendas da picape deverão crescer ainda mais, já que atualmente os carros automáticos representam mais de 50% das vendas de veículos do país, com isso a Strada deve conseguir fisgar outro patamar de clientes, pessoas que buscam a praticidade de uma picape, porém não querem abrir mão do conforto de um carro automático.

Fonte: AutoEsporte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas