A Fiat está anunciando agora em dezembro, várias novidades para a linha Strada 2022, a principal delas é que picape compacta passa a ser a primeira da categoria a contar com a opção de câmbio automático CVT, outra novidade é a estreia da nova versão top de linha Ranch, que se diferencia pelo visual exclusivo e interior luxuoso. Porém a Fiat cobrará caro pelas novidades, com câmbio automático a Strada Volcano sairá por R$ 111.990, são quase R$ 10 mil a mais em relação a esta mesma versão com câmbio manual. Enquanto que a nova versão Ranch alcança a bagatela de R$ 116.990.
Índice desta matéria
Strada Endurance 1.4 Cabine Plus (estendida) – R$ 88.290
Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla – R$ 95.990
Strada Freedom 1.3 Cabine Plus (estendida) – R$ 94.290
Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla – R$ 99.990
Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla – R$ 103.990
Strada Volcano 1.3 Automática Cabine Dupla – R$ 111.990
Strada Ranch 1.3 Automática Cabine Dupla – R$ 116.990
*Preços no estado de São Paulo, maiores devido ao ICMS maior comprado pelo governo estadual:
Strada Endurance 1.4 Cabine Plus (estendida) – R$ 91.281*
Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla – R$ 99.243*
Strada Freedom 1.3 Cabine Plus (estendida) – R$ 97.485*
Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla – R$ 103.378*
Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla – R$ 107.514*
Strada Volcano 1.3 Automática Cabine Dupla – R$ 115.786*
Strada Ranch 1.3 Automática Cabine Dupla R$ 120.955*
Não podemos negar com relação a inovação a Fiat sempre está um passo à frente das concorrentes, a montadora italiana acertou em cheio em 2020 com o lançamento desta nova geração da Strada, há inclusive fila de espera pelo modelo, podendo chegar até 180 dias de espera para a entrega devido a alta procura, de janeiro até novembro de 2021 a Strada já superou a marca de 100.000 unidades vendidas, se consolidando como a líder absoluta entre as picapes, enquanto a rival VW Saveiro emplacou apenas 24.197 unidades neste mesmo período.
Porém apesar de todo este sucesso, faltava um algo importante nesta nova geração da Fiat Strada, a opção de ter um câmbio automático, um questionamento antigo dos clientes da Strada desde a geração passada, lembrando que a Strada chegou a ter na geração passada a opção do câmbio automatizado Dualogic, porém este câmbio é hoje envolto em polêmica pela sua confiabilidade.
A Fiat investiu pesado para adaptar o câmbio automático CVT da marca japonesa AISIN para funcionar com o motor 1.3 aspirado da Strada, este é o mesmo câmbio usado por exemplo no Pulse, ele simula de forma eletrônica 7 velocidades e conta com três modos de condução: “Automático”, “Manual” (trocas através de borboletas atrás do volante ou toques na alavanca para frente ou para trás, por fim há ainda o modo “Sport” (na qual a ECU do câmbio encurta as trocas de marchas e faz com que as trocas sejam sentidas pelo motorista), lembrando que no modo Sport, o acelerador também fica mais sensível e o volante mais pesado.
Um ponto importante é que a Fiat e a fabricante do câmbio a AISIN, afirmam que esta transmissão nunca precisa ter seu óleo trocado, deixando o motorista com menor preocupação já que o câmbio não exige manutenção. Lembrando que a Fiat oferecerá 3 anos de garantia para o motor e câmbio da Nova Strada.
De início a Fiat oferecerá o câmbio automático CVT apenas para as versões mais caras, na Volcano, o câmbio CVT será um opcional que eleva o preço para R$ 111.990, enquanto a nova versão Ranch que virá apenas com câmbio automático tem preço de R$ 116.990.
Por enquanto a Fiat não informa se alguma outra versão da linha Strada também ganhará a opção do câmbio automático, acreditamos que tudo vai depender da procura, se este tipo de transmissão tiver bastante vendas, acreditamos que a Fiat pode sim estender ela para as demais versões como a Freedom 1.3.
Falaremos agora da estreia da versão Ranch (foto acima), que traz para a Strada a mesma temática “RANCH” presente já na Fiat Toro, ou seja, ela tem acabamento externo mais detalhado e interior mais luxuoso com detalhes exclusivos em relação as demais versões.
Visualmente a nova Fiat Strada Ranch traz detalhes externos como retrovisores pintados em preto brilhante, para-barro nas rodas dianteiras e traseiras, estribos laterais, capota marítima exclusiva da versão com a inscrição RANCH, rodas exclusivas aro 15 com acabamento diamantado e calçadas pneus de uso misto ATR terra e asfalto aro 15, além do brasão Ranch colado nas laterais e na tampa da caçamba.
Já do lado de dentro, a nova Strada Ranch tem painel com acabamento diferenciado, a moldura central do painel é pintada na cor marrom, mesma cor dos detalhes dos bancos, que são revestidos em couro preto na parte central e couro marrom nas bordas, trazendo ainda costuras na cor branca e um revestimento em alto relevo que percorre todo o banco, o volante é revestido em couro e tem detalhes em Black Piano, mesmo material presente nas saídas de ar do painel e no console central próximo a multimídia.
O display digital que fica ao centro do painel de instrumentos tem uma mensagem de boas vindas exclusivo para a versão Ranch, há ainda o logo da versão estampado na parte central do painel, logo abaixo da multimídia, os tapetes e as soleiras das portas tentam não deixar você esquecer que esta à bordo da versão Ranch.
Lembrando que a linha Fiat Strada 2022 tem duas opções de motores o 1.3 e o 1.4, sendo que a maioria das versões vêm equipadas com o 1.3 FireFly 8v, que entrega 101 cv com gasolina ou 109 cv com etanol, para um torque de 14.2 kgfm independente do combustível usado. Apenas a versão mais barata Endurance vem equipada com o modesto e mais antigo motor 1.4 Fire 8v que rende modestos 85 cv com gasolina ou 88 cv com etanol, para um torque de 12.4 kgfm com gasolina ou 12.5 kgfm com etanol.
Com exceção da Volcano e a Ranch que agora tem câmbio automático, as demais versões da Strada tem câmbio manual de cinco marchas, a tração é sempre 4×2 dianteira.
Com relação ao desempenho e o consumo de combustível, fica nítida a vantagem do motor 1.3 Firefly em relação ao 1.4 Fire, não só no desempenho na qual o 1.3 consegue ser até 1 segundo mais rápido em acelerações, a diferença também é grande no consumo, por incrível que pareça o 1.4 de 88 cv bebe mais em relação ao 1.3 que tem 109 cv, por exemplo, na versão cabine simples rodando com etanol na cidade o motor 1.3 consegue rodar 1 km/l a mais em relação ao motor 1.4. Isso pode ser explicado devido ao fato do motor 1.4 ter de se esforçar mais para mover a Fiat Strada. Confira os dados a seguir:
Desempenho:
0 a 100 km/h 13.4 segundos (gasolina) / 12.3 segundos (etanol)
velocidade máxima: 156 km/h (gasolina) / 157.5 km/h (etanol)
Consumo:
Cidade: 11.8 km/l (gasolina) / 8.3 km/l (etanol)
Estrada: 12.4 km/l (gasolina) / 8.8 km/l (etanol)
Desempenho:
0 a 100 km/h 13.4 segundos (gasolina) / 12.8 segundos (etanol)
velocidade máxima: 157 km/h (gasolina) / 158.5 km/h (etanol)
Consumo:
Cidade: 11.7 km/l (gasolina) / 8.3 km/l (etanol)
Estrada: 12.4 km/l (gasolina) / 8.9 km/l (etanol)
Desempenho:
0 a 100 km/h 12.3 segundos (gasolina) / 11 segundos (etanol)
velocidade máxima: 164 km/h (gasolina) / 168 km/h (etanol)
Consumo:
Cidade: 12.8 km/l (gasolina) / 9 km/l (etanol)
Estrada: 14.4 km/l (gasolina) / 9.8 km/l (etanol)
Desempenho:
0 a 100 km/h 12.4 segundos (gasolina) / 11.2 segundos (etanol)
velocidade máxima: 165 km/h (gasolina) / 169 km/h (etanol)
Consumo:
Cidade: 12.1 km/l (gasolina) / 8.4 km/l (etanol)
Estrada: 13.3 km/l (gasolina) / 9.4 km/l (etanol)
Infelizmente a Fiat ainda não divulgou os dados da desempenho e consumo da Strada com o novo câmbio automático CVT.
A Fiat Strada se diferencia por ter a maior caçamba (1.354 litros) e a maior capacidade de carga categoria (720 kg).
Outro diferencial do modelo é sua boa altura em relação ao solo, ela tem 21.4 cm de vão livre em relação ao piso, similar ao encontrado em muitos SUVs do mercado, o que confere a Strada uma boa capacidade para ir além do asfalto, ou encarar rampas sem raspar o para-choque, ela possui ângulo de entrada de 23º e ângulo de 28º de saída.
Podemos citar também como qualidade o projeto da suspensão da Strada, apesar de antigo, herdado da Fiorino, a Strada usa suspensão traseira com feixe de molas, este é o mesmo tipo de suspensão usado em picapes maiores e até caminhões, apesar de não priorizar o conforto, este tipo de suspensão garante uma ótimo comportamento do carro quando carregado, permitindo uma maior capacidade de carga, além de ter melhor durabilidade e necessitar de menos manutenção, lembrando que a rival Volkswagen Saveiro, usa suspensão de automóvel de passeio, com molas.
A caçamba da Strada também é inteligente possui vários ganchos na parte superior, conta com soluções como iluminação na caçamba, além de espaços como porta copos e garrafas na própria tampa.
A Strada conta com dois tipos de carroceria, Cabine Plus (estendida) ou Cabine Dupla, na primeira configuração, limitada apenas as versões mais baratas (Endurance e Freedom) o foco do modelo é a sua capacidade de levar cargas, ela mede 4.47 m de comprimento, 1.73 m de largura e 1.61 de altura, sua distância entre-eixos fica em bons 2.73 metros.
A caçamba na versão Cabine Plus (estendida) tem 1.354 litros e a capacidade de carga de 720 kg.
Já as versões com cabine dupla, disponível para todas as versões da Strada 2022, tem as mesmas dimensões da configuração Cabine Plus (estendida), a única diferença é a altura 2 cm mais baixa na versão cabine dupla e claro o menor tamanho da caçamba que perde 510 litros em seu tamanho, passando de 1.354 litros para 844 litros, assim como a capacidade de carga que é reduzida em 70 kg passando para 650 kg.
Em todas as versões o tanque de combustível da Fiat Strada tem 55 litros.
Apesar de custar quase R$ 90 mil reais, a versão mais barata da linha 2022 da Fiat Strada tem visual bastante simples, traz para-choques sem pintura e rodas em aço aro 15 sem sequer possuir calotas (as calotas são opcionais por R$ 200), apesar disso a lista de equipamentos agrada, traz itens de conforto e segurança incomuns nas picapes voltadas ao trabalho como: ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de altura para a direção, computador de bordo, controle de estabilidade, E-Locker – Controle de tração Avançado, proteção na caçamba, Hill Holder que auxilia nas partidas em ladeiras, faróis com função Follow Me Home – os faróis se mantem acesos por alguns segundos (até 1 min) após o carro ser desligado, alerta de não uso do cinto de segurança, apoio para escadas no teto, grade protetora no vidro traseiro, ganchos para amarração da carga na caçamba, luz de iluminação dentro da caçamba, pneus aro 15 195/65 R15.
Há algumas falhas na lista de equipamentos, como por exemplo, o carro não tem sistema de som de série nem alto falantes nas portas. Lembrando que estamos falando de um carro que custa quase R$ 90 mil, também faz muita falta o alarme e as travas elétricas nas portas, além dos vidros elétricos tudo isso é opcional nesta versão.
Esta mesma versão Endurance pode vir com Cabine Dupla (4 portas) ao custo de R$ 7.700 a mais em relação a versão mais barata. E além das portas traseiras extras e espaço interno para 5 pessoas a lista de equipamentos agrega novidades como Airbags laterais (4 airbags) sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, luz de iluminação na caçamba.
Opcionais Fiat Strada Edurance
A Fiat tem alguns escolhas estranhas com relação ao pacote de equipamentos, ambas as versões Endurance não trazem sequer alto falantes nas portas, apenas vem com o cabeamento e chicote de ligação, caso o comprador queira colocar um rádio original de fábrica terá que desembolsar salgados R$ 2 mil a mais pelo pacote chamado Pack Audio, que agrega ao carro rádio com MP3, USB e Bluetooth, além de 2 alto falantes nas portas e volante com comandos de áudio.
Calotas – R$ 240 – Sim as calotas são vendidas como opcionais.
Pack Worker – R$ 4.290
Para quem quer uma versão mais completa com itens bastante uteis no dia a dia terá que desembolsar R$ 4.290 a mais para levar a Strada Endurance com o pack Worker que agrega:
Alarme, Vidros elétricos;
Travas elétricas;
Brake light;
Fechadura elétrica na caçamba;
Comando elétrico da tampa do combustível;
Ajuste de altura do banco do motorista;
Protetor de cárter;
Capota marítima.
As versões Freedom têm provavelmente o melhor custo beneficio da linha Strada 2022, ela custa R$ 6 mil a mais em relação a versão de entrada Endurance, porém vem bem mais completa e compensa este investimento, traz por exemplo para-choques, maçanetas e retrovisores pintados na mesma cor do resto da carroceria, rodas em liga leve aro 15, sistema de som com MP3 e Bluetooth e comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro (muito útil em uma picape), sensor de monitoramento da pressão dos pneus, painel com display digital de 3.5 polegadas em TFT, direção elétrica (a versão Endurance tem direção hidráulica), volante multifuncional, capota marítima, chave com controle remoto, faróis de neblina, protetor de cárter, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, retrovisores com repetidores de setas, porém a maior diferença e que sem dúvidas faz compensar o investimento dos R$ 6 mil é o fato dela vir com o motor 1.3 Firefly de 109 cv no lugar do 1.4 de 88 cv.
Esta mesma configuração Freedom com carroceria de cabine dupla e 4 portas sai por R$ 5.700 a mais (R$ 99.990), a lista de equipamentos é mesma da versão cabine Freedom cabine Plus, a diferença é apenas os airbags laterais.
Opcionais Strada Freedom
Só há apenas um opcional para a versão Freedom, o PACK TECH, que sai por R$ 3.700 e acrescenta central multimídia com tela de 7 polegadas Android Auto e Apple CarPlay, tweeters no sistema de som, 2 entradas USB, comandos no volante e câmera de ré.
A versão Volcano, que até então era a top de linha da Strada, ela só vem com cabine dupla e agrada bastante, valendo muito mais a pena em relação a Freedom cabine dupla, já que a diferença de preço é de apenas R$ 4 mil, porém a lista de equipamentos é muito melhor, além dos itens da Freedom ela agrega: bancos com revestimento em couro e tecido, central multimídia com tela de 7 polegadas e conexão wireless com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, faróis em LED, luzes de condução diurnas em LED, tomada USB adicional, retrovisores externos elétricos, rodas em liga leve com acabamento diamantado aro 15, pneus de uso misto ATR 205/60, santo Antônio na caçamba, rack no teto, tapetes em carpete no interior, vidros elétricos também nas portas-traseiras, volante revestido em couro, apliques emborrachados na parte inferior das portas, além de detalhes em prata no para-choque dianteiro e na grade frontal.
Opcionais Strada Volcano, rodas maiores aro 16, por R$ 2.640.
Por fim a nova versão Volcano Automática traz a mesma lista de equipamentos da versão Volcano acrescidos de câmbio automático CVT de 7 velocidades, Paddle Shifters atrás do volante e função Sport, rodas em liga leve aro 16, além de carregador wireless para smartphones no painel.
Por fim, a versão Ranch, a nova top de linha da Strada, traz visual e interior com acabamentos diferenciados e detalhes exclusivos como os bancos em couro marrom, rodas aro 15 diamantadas com pneus todo terreno asfalto e terra e estribos laterais.
Como manda a cartilha atual com relação as pinturas, todas as versões da Strada 2022 contam com apenas a pintura Preto Volcano ofertada de série (sem custo adicional), enquanto as opções de pinturas sólidas: Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo, custarão R$ 900 adicionais. As pinturas metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone, custam adicionais R$ 2.350, as versões Volcano e Ranch podem vir ainda com a pintura perolizada Branco Alaska que sai por R$ 2500.
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