A Fiat Strada 2024 está chegando as lojas agora em agosto, a picape que hoje figura como o carro mais vendido do Brasil recebeu melhorias para continuar na liderança. A Strada 2024 estreia um novo visual em suas versões mais caras (Ranch e Ultra), além do novo motor 1.0 turbo de 130 cv, porém por enquanto, exclusivo para as versões mais caras. Não menos importante a versão mais barata Endurance aposentou o motor 1.4 de 88 cv em favor do 1.3 de 105 cv. Claro que estas evoluções tiveram um custo, em média os valores da Strada subiram em torno de R$ 5 mil, agora a picape parte de R$ 101.000 e vai até R$ 135.990.
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Fiat Strada Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 100.990,00
Fiat Strada Freedom CP 1.3 Flex MT – R$ 106.990,00
Fiat Strada Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 112.990,00
Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990,00
Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 120.990,00
Fiat Strada Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990,00
Fiat Strada Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990,00
Fiat Strada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990,00
Lançado originalmente em 2020 a Fiat Strada ainda tem um certo ar de carro novo, por isso este facelift do modelo 2024 será destinado apenas as versões mais caras da picape. A intenção da Fiat é justamente oferecer uma Strada diferenciada e mais luxuosa em suas configurações top de linha, visando encarar modelos maiores como a nova Chevrolet Montana.
Na linha 2024 nas versões Ranch e Ultra, a Strada estreia uma nova grade frontal diferente com visual mais imponente, para-choque com estilo mais robusto e maior projeção, com detalhes em preto com friso vermelho na versão Ultra e cinza com frisos na cor prata na Ranch.
Ainda na dianteira há novos nichos para os faróis de neblina com falsas tomadas de ar, aliás os faróis de neblina agora passam a ser em LED e têm maior alcance. Lembrando que este novo visual por enquanto não será aplicado as demais versões da Strada, portanto as configurações: Endurance, Freedom e Volcano permaneceram sem qualquer mudança.
No mais praticamente tudo igual ao modelo lançado em 2020, a linha 2024 da Strada receberá apenas detalhes como novas rodas em liga leve, enquanto na traseira não há novidades, apenas o logo Turbo 200 colado na tampa da caçamba das novas versões turbo.
A principal novidade, porém infelizmente, destinada apenas para as versões mais caras é o motor 1.0 turbo T200. A partir de agora a Strada Ranch e Ultra virão com motor 1.0 turbo T200, 3 cilindros, flex, que rende 125 cv com gasolina ou 130 cv com etanol, para um torque de 20 kgfm independente do combustível. Este é o mesmo propulsor já usado no Fiat Pulse e no Fastback.
Lembrando que o motor turbo será combinado sempre com câmbio automático CVT, que simula de forma eletrônica 7 velocidades contando com três tipos de funcionamento: Manual, Automático e Sport.
As demais versões da Fiat Strada seguirão com o já conhecido 1.3 8v Firefly que entrega 98 cv com gasolina ou 107 cv com etanol, para um torque de 12.9 kgfm com gasolina ou 13.4 kgfm etanol. Combinado sempre com câmbio manual de cinco marchas.
O novo motor T200 turbo de 130 cv deu um fôlego extra a picape Fiat, que agora vai de 0 a 100 km/h em apenas 9.5 segundos com etanol, tendo velocidade máxima de 180 km/h, é a mais rápida da categoria, superando em cerca de 1 segundo a rival VW Saveiro. Lembrando que a Strada é maior e mais pesada.
Apesar de ter ficado mais potente a Fiat Strada turbo apresenta um bom consumo de combustível, de acordo com dados do Inmetro, roda na cidade 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l na gasolina. Enquanto na estrada o consumo fica em 9,4 km/l no etanol e 13,2 km/l na gasolina. Nada mau para uma picape cabine dupla que pesa 1256 kg.
Foto: Jornal do Carro – Estadão
Ao contrário do que era esperado a Fiat não realizou grandes melhorias na cabine da Fiat Strada, mesmo a nova versão Ultra não traz grandes novidades, a não ser detalhes como um novo volante, similar ao do Pulse com forração em couro, novos materiais nos revestimentos dos bancos e das portas com costuras em vermelho. A versão Ranch também ganhou o novo volante e novas forrações nas portas e nos bancos, mantendo a tonalidade marrom nos detalhes internos.
As demais versões trazem apenas o novo volante, porém em uma versão mais simples, sem revestimento em couro e o botão Sport.
Vale comentar que é um pecado a Fiat não ter substituído a multimídia da Strada, que apesar de ter conexão wireless com smartphones via Android Auto e Apple Carplay já está ultrapassada, tem tela pequena de apenas 7 polegadas, enquanto outros modelos Fiat como o Pulse já usam central com tela de 10 polegadas dotada de funções como internet Wi-Fi, 4G e comandos remotos, recursos inexistentes na Strada.
Também ficaram de fora desta atualização novos recursos de segurança como frenagem frontal automática, monitoramento de pontos cegos e auxílios para manter o carro na faixa, lembrando que estes itens já estão presentes no Pulse que curiosamente é mais barato que a Strada.
Com relação aos equipamentos, os únicos diferenciais são o ar-condicionado digital automático e o volante similar ao do Pulse com o botão vermelho “Sport”. Lembrando que o modo Sport aumenta por um curto período de tempo a entrega de potência pelo motor, na pratica, diminui o curso do pedal do acelerador entregando mais potencia com menor aceleração necessária, algo útil ao fazer ultrapassagens por exemplo.
Em média os preços da Strada 2024 subiram em torno de R$ 4 mil a R$ 6 mil. O modelo 2023 na versão Endurance custava a partir de R$ 96.990, agora na versão 2024 sairá por R$ 100.990. A versão Ranch que na linha 2023 custava R$ 126.990 passou para R$ 132.990 no modelo 2024 com motor turbo.
Para marcar os seus 25 anos de vida, a Fiat Strada está ganhando uma edição limitada chamada de Edizione 25, baseada na configuração Ultra custará R$ 135.990 e será limitada a apenas 1.025 unidades.
Como diferenciais a Strada Edizione 25 tem visual com detalhes diferenciados, virá na cor Cinza Strato, teto pintado em preto, adesivo lateral alusivo a série na lateral traseira, retrovisores com capa em preto brilhante e rodas com pintura em cinza brilhante.
Por dentro a edição especial tem bancos com costuras em vermelho exclusiva, uma plaqueta metálica com a numeração que vai de 0001 a 1.025, colocado abaixo da tela da central multimídia para marca cada um das unidades produzidas, há ainda soleiras personalizadas nas portas. Opcionalmente há acessórios como pedaleiras esportivas, o Fiat Box (uma caixa organizadora na caçamba) e para-barros para as rodas.
Todos nós sabemos que o mercado automotivo brasileiro não vive uma boa fase, porém a Fiat Strada nada no sentido contrário desta maré, vive atualmente sua melhor fase na história. De janeiro até julho a picape compacta da Fiat emplacou quase 61 mil unidades, sendo simplesmente o carro mais vendido do Brasil até agora em 2023, superando em 6.5 mil unidades o Chevrolet Onix, vice colocado no ranking, que vendeu 54.370 unidades.
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