Fiat Tempra 1993
O Fiat Tempra foi apresentado na Itália no início de 1990, e logo chamou muita atenção pelo seu design até então inovador para a época, caracterizado pelas linhas retas e bem resolvidas, com as laterais sem friso além da traseira elevada e curta. Internamente o espaço interno, o acabamento de bom nível e os equipamentos oferecidos agradavam bastante, compartilhando inclusive vários elementos com o Alfa Romeo. Confira um pouco mais da história deste sedan:
O Fiat Tempra foi lançado no Brasil em setembro de 1991, trazendo várias inovações, como o design moderno e acabamento de bom nível para o carente mercado brasileiro do começo da década de 1990. Ele foi o primeiro carro feito no Brasil a ter motor 16 válvulas (versão Tempra Ouro lançada em 1993), o propulsor 16 válvulas tinha 127 cv e já contava com injeção eletrônica, e fazia o Tempra ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9.8 segundos, e alcançar os 198 km/h de velocidade máxima, um ótimo desempenho para época 1993.
Na época de seu lançamento 1991, o Fiat Tempra tinha apenas o motor antigo 2.0 8v ainda carburado, que desenvolvia 99 cv de potência, e foi apenas em 1994 – já como linha 1995, chegou o motor 2.0 8v, dotado de injeção eletrônica (Tempra i.e) e passou a desenvolver 105 cv.
O Tempra nos seus primeiros anos, tinha versão com 2 ou 4 portas.
Interior Tempra 1993
Entre os equipamentos o Fiat Tempra brasileiro em suas versões mais caras contava com ar-condicionado digital (as versões mais baratas tinham ar condicionado normal), direção hidráulica, check-control – computador de bordo, freio a disco nas quatro rodas e opcionais como freios com ABS, cortina no vidro traseiro, bancos e revestimentos em couro, enquanto la fora, na Europa o modelo ainda dispunha de teto solar e bancos com ajustes elétricos.
Fiat Tempra Turbo 1995
O Tempra Turbo…
O Tempra Turbo, foi o primeiro sedan brasileiro a trazer motor com turbo de fábrica, uma turbina turbina Garrett T3, que garantia a este bloco 2.0 8v, um ótimo desempenho, gerando impressionantes 165 cv de potência a 5250 rpm, tendo torque de 25 kgfm, obtidos já a 3.000 rpm, e segundo a Fiat, o Tempra Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em meros 8.2 segundos, tendo velocidade máxima de 220 km/h, apesar de testes feitos pela revista Quatro Rodas registraram apenas 212 km/h. Ele foi durante muito tempo o carro mais veloz produzido no Brasil.
Índice desta matéria
No final do ano de 1994 já como modelo 1995, a Fiat lançou no Brasilro Tempra SW, versão perua da Tempra, apesar do modelo ter um enorme porta-malas com 540 litros, e um completo pacote de itens de série como painel digital e com visual exclusivo, ar-condicionado digital, airbag frontal e freios a disco nas 4 rodas com ABS, não emplacou no mercado, boa parte disto pode ser justificado pelo design que dividia opiniões principalmente na parte traseira. A Tempra SW foi importada do final de 1995 até o início de 1996. Era equipada com motor 2.0 de 109 cv.
Tempra 2 portas 1995
Fiat Tempra 1995 – Visual e interior atualizado…
Em 1995, o Tempra passou por uma pequena reestilização, ganhando uma nova grade frontal, além de ter seu painel totalmente redesenhado, com linhas curvas e mais envolventes, uma exclusividade do modelo brasileiro feito pela Fiat nacional. Ainda falando no interior a cabine recebeu ainda novos revestimentos, novo console central além de novos equipamentos mais tecnológicos como ar-condicionado digital como um opcional para as versões mais caras, alarme com controle remoto de série, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch e anti-esmagamento, retrovisores elétricos e fotocrômico – anti-ofuscamento, além de bancos dianteiros com ajustes elétricos também como um opcional.
Outra novidade que chegou neste mesmo ano foi o Tempra Coupe (Tempra Turbo 2 portas), que trazia o motor 2.0 8v Turbo, mas esta versão teve vida curta no mercado e logo saiu de linha, sendo substituída pelo Tempra Stile Turbo com 4 portas, este que foi produzido até 1997, com o mesmo motor 2.0 8v turbo de 165 cv.
Tempra 1996…
No final de 1996 o Tempra perdeu boa parte do seu mercado com a chegada do novo Chevrolet Vectra, lançado no segundo semestre de 1996, ele trazia desenho e mecânica em níveis superiores ao do sedan da Fiat, que então começou a perder espaço perante ao público a cada mês, neste ano 1996, o Tempra ganhou faróis com uma nova disposição de luzes mais moderna e com melhor iluminação, a Fiat também sanou alguns problemas mecânicos que vinham afetando aos donos, como substituiu alguns componentes do motor (como o cebolão – sensor do sistema de arrefecimento), para evitar o superaquecimento, devido a um erro de projeto este sensor de temperatura só acionava a “ventoinha do motor” quando era atingido os 110 graus, sendo que a maioria dos motores e óleos tem temperatura de acionamento a 90 graus, o motor do Tempra costumava superaquecer com facilidade por esse defeito, principalmente nos dias de verão, pelo fato da ventoinha simplesmente não ligar.
Em 1997 a Fiat fez mudanças nas versões da linha Tempra, chegaram as versões de entrada SX, 2.0 8v (105cv) e SX 2.0 16v de 128 cv, esta trazia bem menos equipamentos em relação a HLX, vinha sem ar-condicionado, sem computador de bordo check control, não tinha faróis de neblina, e trazia rodas de aço aro 14 com calotas, e estranhamento vinha com um grande relógio analógico no lugar do conta-giros no painel, tudo para custar menos, na época 1997, o Tempra SX 8v saia por R$ 24,120, enquanto a versão HLX custava R$ 27.900 já a Stile Turbo saia por R$ 32 mil.
A versão Stile Turbo – foto acima, ainda seguia no mercado em 1997, com seus 165 cv.
Equipamentos Fiat Tempra…
Tempra SX: A versão SX de entrada, SX 8v em 1997 vinha com alarme com controle remoto, desembaçador com ar-quente, direção com ajuste de altura, travas e vidros elétricos nas quatro portas, ar-quente, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, rádio AM/FM com toca fitas, rodas de aço aro 14 com calotas.
Tempra HLX: Alarme com controle remoto, computador de bordo check control, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, retrovisores, vidros e travas com acionamento elétrico. Como opcionais o Tempra HLX poderia vir equipado com ar-condicionado, freios ABS, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, rádio com CD e disqueteira,
Tempra Stile Turbo: Mesmos itens de série e opcionais do Tempra HLX, porém com ar-condicionado de série.
Em 1998 o Tempra passou pela sua última reestilização, já como linha 1999, ganhando leves mudanças na parte frontal com um novo para-choque e grade, além de alguns outros pequenos retoques, os revestimentos internos também eram novos, tinham agora novos tecidos e padronagens. Nos primeiros trimestre de 1998 a versão Turbo Stile finalmente sai de linha.
O Sedan não conseguia mais fazer frente a chegada dos rivais japoneses Honda Civic e Toyota Corolla, que passaram a ser produzidos no País, tinham projetos melhores e mais atraente, o fim do Tempra já estava anunciado, com apenas 7 anos de mercado.
Em maio de 1998 o Tempra sai de linha oficialmente com a chegada do Marea, que substituiu o sedan na Europa desde a metade de 1997. Mas esta é uma história pra outro post.
Problemas do Fiat Tempra, porque ele ganhou má fama:
– Os motores 16v tem bom desempenho, porém exigem maior manutenção em comparação com o 8 válvulas, principalmente com relação a troca de óleo, a proprietários cautelosos recomendam fazer as trocas de óleo a cada 5 mil km, porém ingenuamente a Fiat no manual do proprietário recomendava fazer as trocas de óleo apenas a cada 15 mil km, isso porque na época os Tempras “deveriam” rodar com óleo semi-sintético ou sintético 20w50 de alta viscosidade, usado comumente na Europa, porém no Brasil este tipo de óleo custava quase 4 vezes mais do que os óleos minerais comuns, o que fez muito dono de Tempra passar a usar óleo mineral 20w50 – mais barato, fato que somando a troca além do prazo ideal, causaram vários prejuízos graves aos motores do Tempra, principalmente nos blocos com 16 válvulas, como o surgimento de borras, ou superaquecimento do bloco.
– O modelo é super equipado e traz um bom espaço interno, porém o custo de manutenção é bastante alto, e muitas peças simplesmente não são mais encontradas, fato que condenou alguns Tempra a virar sucata.
– O consumo principalmente nas versões 16v é bastante alto, chega a fazer 7 km/l na cidade com ar ligado, já na estrada o consumo não passa dos 12 km/l.
– Fuja das primeiras versões com motor 2.0 8v carburado – vendidas de 1991 a 1994, além do desempenho bastante ruim, o consumo também é elevado, este foi outra falha feia do Tempra.
– Ele é bastante difícil de revenda, principalmente por ter fama de gastador e de mecânica frágil, portanto a desvalorização é alta, a coisa complica ainda mais nas versões Turbo e Stile Turbo, apesar de ser a mais famosa pela sua potência, ela não é muito querida nas revendas.
– O problema de aquecimento, não criou fama a toa no Tempra, realmente algumas unidades produzidas anterior a 1996, sofreram com problema do motor ferver, o problema era o cebolão com localização em local errado, devido a falhas no projeto, tudo bem pra Europa onde as temperaturas são bem mais amenas, porém no Brasil em dias quentes era comum ver o Tempra encostado nas estradas por superaquecimento do motor, já que a ventoinha que deveria ligar a 90 ºC era acionada apenas aos 110º C, este problema demorou para ser sanado oficialmente pela Fiat, apenas no final de 1996 foi modificado o projeto do cebolão do Tempra – sensor da temperatura.
– Cheque toda a parte elétrica do carro, como painel, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, a luz do ABS, não é raro encontrar modelos com defeitos, outro item que merece cuidado é o painel digital de algumas versões.
Dimensões:
Comprimento: 4.35 m
Largura: 1.70 m
Altura: 1.45 m
Entre-eixos 2.54 m
Porta malas 413 litros
Tanque de combustível 70 litros
Peso: Tempra 2.0 8v e Tempra SX 1200kg / Tempra 2.0 16v Tempra HLX 1280kg / Tempra Turbo Stile 1300 kg
Motores:
2.0 8v (carburado)
1995 Cilindradas, 4 cilindros, aspirado, gasolina
Potência: 99 cv a 5250 rpm
Torque: 16,4 kgfm a 3.000 rpm
2.0 8v (injeção eletrônica)
1995 Cilindradas, 4 cilindros, aspirado, gasolina
Potência: 105 cv a 5250 rpm
Torque: 16,5 kgfm a 3.000 rpm
2.0 16v
1995 cilindradas, 4 cilindros, aspirado, gasolina
Potência: 127 cv a 5750 rpm
Torque: 18,4 kgfm a 4750 rpm
2.0 8v Turbo
1995 cilindras, 4 cilindros, turbo, gasolina
Potência: 165 cv a 5250 rpm
Torque: 26,5 kgfm a 5250 rpm
Desempenho:
Tempra 2.0 8v carburado 99 cv:
0 a 100 km/h: 13.8 segundos
Velocidade máxima: 166 km/h
Tempra 2.0 8v 105 cv injeção eletrônica:
0 a 100 km/h: 11.5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Tempra 2.0 16v 127 cv
0 a 100 km/h: 9.8 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h
Tempra 2.0 8v Turbo 165 cv
0 a 100 km/h: 8.2 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo médio:
2.0 8v – 9.7 km/l
Transmissão:
Manual 5 marchas, tração dianteira
Rodas:
Versões até 1995
Liga leve aro 14 pneus 185/65 R14
Tempra Turbo
Liga leve aro 14 195/60 R14
Versões 16v e Stile Turbo a partir de 1996
Liga leve aro 15, pneus 195/55 R15
Comprimento 4.47 m
Largura: 1.69 m
Altura: 1.50 m
Entre eixos: 2.54 m
Porta malas 540 litros
Tanque de combustível: 62 litros
Peso: 1275 kg
Motor: 2.0 8v, 4 cilindros, aspirado, injeção eletrônica, gasolina
Potência 109 cv
Torque: 16 kgfm
Desempenho:
0 a 100 km/h: 13 segundos
Velocidade máxima: 177 km/h
Transmissão:
Manual 5 marchas, tração dianteira
Rodas: Liga leve aro 15, pneus 185/65 R14
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Ver comentários
Tenho um tempra 1992 álcool carburado. Carro maravilhoso super confiável e de fácil manutenção.
Faz 8 km.na cidade e 11 na estrada.
Sinceridade amo esse carro.
NOSSA VI E LI DE TUDO AQUI SOBRE ESSES CARROS .. MAIS A VERDADE É QUE SUA MÁ FAMA NAO PROCEDE ..
PENSEM NUM CARRO DE VERDADE .. IMPRECIONANTE ..
TENHO EM CASA DUAS FERAS INDOMAVEIS ..
OS DOIS NA COR VINHO ANO 95 .. MAIS AS SEMELHANÇAS PARAM POR AI ..
POR QUE O PRIMEIRO FOI UM TEMPRA QUATRO PORTAS COMPLETO ..
JA O ULTIMO UM RARO EXEMPLAR DUAS PORTAS TURBO .. DEUS QUI MAQUINAS SAO UNS MONTROS INCRIVEIS ..
OS DOIS SAO 2.0 VIDROS TRAVAS E RETROVISORES ELETRICOS .. DIREÇÃO HIDRAULICA .. VOLANTES REGULAVEIS .. COMPUTADOR DE BORDO .. FREIOS ABS .. INJEÇÃO ELETRONICA SUPER ESPAÇOSO MACIOO COMFORTAVEL .. MEGA PORTA MALAS ..
CARRO DE VERDADE .. SO POR SO LADO DAS TRANQUEIRAS NA BR E PASSAR ASSUVIANDO PORQUE SE PISAR O MONSTRO ANDA DE VERDADE ..
VALE MUITO ..
AGORA QUERO O TIPO E A SW PRA COMPLETAR A COLEÇAO .. KKKK
Acabei de conprar um tempra 96 série ouro
Me arrependo de nao ter conprado antes.
Fama nao me intimida. Procure veiculos de procedência.
Tem muito carro ai com menos de 5 anos que faz medo pegar carona.
Olá a todos bom eu sou dono de uma grande máquina um Tempra hlx com um pacote de itens como computador de bordo check control bancos elétricos retrovisor elétricos retrovisor interno foto crônico sensor de desgaste do freios freios a disco nas 4 luz de cortesia direção hidráulica progressiva volante com regulagem de altura luz de leitura no teto descanso de braço nos bancos o melhor de tudo é que a o Tempra imite um bip avisando para abastece já tenho ele uns 8 anos e não tenho interesse em vende lo ele não gasta muito como falão espaço muito bom A regulagem de altura dos bancos elétricos são demais pois tanto o motorista quando o passageiro pode desfrutar desse conforto dos bancos elétricos não entendo como um tal de tabela Fifi fala que um grande carro desse vale tão pouco quem sabe o valor do carro sou eu, Tempra hlx 97 sem igual
Tenho um 93 adoro meu carro ele é muito bom um carraõ
Nunca vi tempra 2.0 16v turbo original de fabrica sse e novo pra mim, outra coisa e o teto solar tb nunca vi tempra com teto solar original!!! ta bem informado o site viu !!!!!
Opa vamos lá primeiramente sobre o motor, você tem razão o motor turbo do Tempra era o 2.0 8v e não 16v como foi citado na parte final da matéria. Obrigado pela correção é bom saber que temos leitores conhecem o mesmo o mundo automotivo.
Segundo, o teto solar original de fábrica no Tempra, existiu sim, porém o equipamento era raridade, não temos certeza se ele chegou mesmo a ser vendido no Brasil como opcional, mas pelo menos na Europa foi sim, confira na foto abaixo:
abraço
Equipe Encontracarros.com
tempra é um ótimo carro,anda muito mesmo,tenho um faz 4 anos e sua manutenção não e cara,como dizem por ai.ja me disseram na minha frente que é uma droga de carro...mas não me importo que os outros falam...grande parte que falam isso andam de gol pelado...vai entender essa gente.
Eu tenho um 97 fazem 10 anos, está em perfeito estado dá muito trabalho manter em ordem principalmente por falta de profissional qualificado na região como sou tecnico em mecanica e fiz alguns cursos acabo sendo meu proprio mecanico.
eu tenho um tempra hlx 16 v 1997 branco olha nao tenho oq falar , carro completo a manutencao e cara , gasta bemm , mas vale apena a mulherada pira em tempra, e anda pacas.. adoro o carro eu recomendo
meu pai tem um tanbem ja fundiu o motor duas vezes mais para andar é muito maravilhoro e tenque ser um carinho bom pra buscar ele marca 240 é 2.0 16V é muito varavinho meu pai ja botou 180 nele ja...
Comprei um Tempra 96/97 sx 16v há menos de um mês, puta merda que carrão, tenho um polo sedã 2011, mas o conforto do tempra nao tem comparação, ele só é mais lerdo do que o polo nas saidas, mas depois dos 3.000 giros o bichão dispara muito, ainda nao tive a oportunidade de colocá-lo na estrada, na cidade o meu esta fazendo 8km por litro. Estou muito satisfeito com o carro, onde eu paro a galera fica babando de tão novo que o carro está.
Meu pai comprou um tempra 92 serie prata em 2001,o carro estava em bom estado mas queimava oleo, como meu pai estava com muitas dividas de um negocio que nao deu certo, nao tinha condicoes de fazer a manutencao no carro que ficava no tempo,ele usou o carro ate 2012 com o motor queimando oleo,rajando, o ar cond nao funcionava,nem os espelhos eletricos e os vidro so funcionavam os dianteiros, meu pai rodou mas de 50 mil kmcom o carro nesse estado e mesmo estando mal conservado, deu muito pouco problems, em 2012 ele vendeu para um amigo deleque o utiliza ate hoje com o motor no mesmo estado, o tempra realmente e um trator de forte, se fosse qualquero outro carro , ja teria quebrado mas ele continua firme e forte comendo 1 litro de oleo a cada 1 mil km.as pecas novas para retifica do motor ja foram compradas e estao esperando o motor se entregar mas pelo jeito....vai longe.execelente carro !!!