2023 ficará marcado como o ano das picapes no Brasil, há lançamentos para todos os gostos e bolsos, uma das novidades que chegará esse ano é a picape Fiat Titano, tratasse nada menos do que a Peugeot LandTrek que será vendida no país com o brasão Fiat. A picape que há anos vinha sendo prometida, finalmente começou a ser divulgada de forma oficial pela Fiat e deve chegar as lojas no segundo semestre.
Projeção JM Design (Jonathan Machado)
Índice desta matéria
A Fiat Titano será montada no Uruguai com peças vindas da China (o modelo foi desenvolvido pela Peugeot em parceria com a montadora chinesa Changan, que é quem produz o chassi e alguns componentes mecânicos).
A missão de montar o carro lá no Uruguai ficará por conta de uma empresa terceirizada chamada Nordex, já com muita experiência em fazer este tipo de serviço, atualmente eles montam modelos da Citroën, Peugeot, Kia e Ford, que são exportados para toda a América Latina.
Para atender as necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros a Peugeot LandTrek (ou melhor Fiat Titano) está sofrendo uma série de melhorias feitas pelo pessoal de engenharia da Fiat aqui no Brasil, localizado em Betim, Minas Gerais. A picape já roda desde o início do ano passado em uma série de testes de resistência no país, afim de obter aprimoramentos para garantir uma durabilidade e confiança maior em relação ao modelo vendido no exterior pela Peugeot e adaptar o motor diesel as exigências de potência e torque do segmento brasileiro.
A Stellantis, holding que engloba Peugeot e a Fiat, por estratégia comercial optou que a picape fosse vendida pela Fiat no Brasil, marca que tem maior tradição e respeito no segmento de picapes. Além disso, a Peugeot ainda tem má fama no país, o que de certa forma atrapalharia o marketing para promover o lançamento. Quem não se lembrar do fracasso da Peugeot Hoggar, picape compacta baseada no Peugeot 206 que nasceu com a proposta de ser uma adversária para Strada, Saveiro e Montana, porém, acabou sendo um grande fiasco comercial.
Projeção: K-Design
Na atual gama de picapes do grupo Stellantis a Fiat Titano 2023 vai se posicionar entre a Fiat Toro e a futura picape média da RAM no Brasil, que vem sendo chamada de Rampage. Em tese a Titano terá a dura missão de enfrentar picapes tradicionais no Brasil como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.
Para isso a Fiat Titano virá importada do Uruguai com um exclusivo motor 2.2L Turbo Diesel, BlueHDI de origem Peugeot, capaz de desenvolver 200 CV de potência e 45,9 kgfm de torque. Vale apena comentar que a base deste motor é a mesma nos utilitários Peugeot Boxer e Fiat Ducato, porém a Fiat brasileira está trabalhando neste bloco para aumentar sua potência que originalmente é de 140 cv, podemos dizer que o motor 2.2 diesel da Fiat Titano será exclusivo para o Brasil.
Na versão mais simples a expectativa é que esse motor seja acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades feita pela marca alemã Getrag, enquanto nas versões mais caras haverá uma caixa de câmbio automática de seis marchas, produzida pela marca belga Punch Powertrain, enquanto a tração em todas versões será sempre 4X4. A Altura em relação ao solo de quase 24 cm também promete uma boa valentia para ir além do asfalto.
Visualmente a Fiat Titano 2023 promete ter visual bem próximo ao da Peugeot LandTrek (foto abaixo), ela vai se distinguir apenas por detalhes sutis como um padrão diferente na grade do radiador, no acabamento do para-choque e na tampa da caçamba, fora isso o carro será praticamente o mesmo em relação a Peugeot LandTrek já vendida no exterior.
Apesar de não ser super moderna ou ter um design inovador e chamativo, a aparência da Fiat Titano pode ser definida como conservador e equilibrada, a picape aposta em traços retos, tem estilo robusto sem apelar para soluções exageradas ou polêmicas.
Um dos destaques da Fiat Titano deve ser a sua cabine, que contará com o bom nível de design e acabamento já conhecido dos carros da Peugeot, o painel tem estilo moderno e envolvente, o acabamento, principalmente nas versões mais caras, será rico em detalhes, com diversos tipos de plástico, alumínio e materiais soft-touch.
Para fazer sucesso e não ser um elefante branco na gama da Fiat no Brasil a Titano vai oferecer um excelente conjunto de equipamentos de série, em sua versão mais cara o modelo será equipado com itens como faróis full-LED, rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado, central multimídia com tela touch de 10 polegadas, painel com display digital colorido de 4.2 polegadas, sistema de câmeras 360 graus, ar condicionado digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, além de seis airbags.
Além de sistema keyless que permite a abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, assistente de partida em rampas, auxilio eletrônico para descidas de ladeiras, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de mudança involuntária de faixa. Faltou apenas itens de segurança como frenagem frontal automática e piloto automático ACC, itens que não existem no modelo.
Outro destaque fica por conta das boas dimensões da Fiat Titano que é uma picape robusta, mede 5,33 m de comprimento, por 1.93 m de largura e 1.87 m de altura, enquanto o entre eixos fica em 3.18 m. Comparada com a líder da categoria Toyota Hilux, a Fiat Titano será maior por fora e por dentro, sendo 11 cm mais longa, 10 cm mais larga, 4 cm mais alta, porém a medida que mais se sobressai é a distância entre eixos 10 cm maior, ou seja, a picape Fiat promete ter um dos maiores espaços internos da categoria, principalmente no banco traseiro.
Ainda falando nas capacidades, a Fiat Titano poderá rebocar até 3.5 toneladas, suficiente para puxar um trailer ou um pequeno barco, enquanto na caçamba ela aguenta cerca de 1.050 quilos, ficando na média das rivais na categoria. A caçamba tem 1,63 m de comprimento por 1,60 m de largura (1,23 m na altura das rodas), com profundidade de 50 cm.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Agora é que a Fiat vai dominar o mercado, ela vai ter picape pequena (Strada) picape intermediária (Toro) picape média (Titano) e a grande (Rampage), e com esse motor a diesel deles que é consagrado, veja as Ducato, para todos os gostos e bolsos, obs; não tenho carro da Stelanttis, apenas admiro a forma comercial que a Fiat trabalha.
Carro Fiat nunca mais.
Fui iludido agora é tarde
F I A T .
Não acho que venha a disputar mercado com hilux ou s10 basta ver o seguinte existem ranger, Nissan e L200 camionetas com certo conceito no mercado mas que não tem comércio como s10 e hilux. Mas vamos ver o que dá essa pegout com logomarca Fiat no que dá.
Eu creio que pegout tenha evoluído para melhor, porque eu tinha um carro da pegout,e tive muito prejuízo, aqui na cidade onde moro é difícil ter mecânico que conserta carro da pegout até peças é difícil encontrar nas lojas de autopeças, no que eu entendir, é um pegout com o nome de Fiat, porque aqui no Maranhão pegout é difícil de manutenção e não é muito aceito por algumas pessoas, eu tive que trocar o meu pegout em outro carro de outra marca, mas eu desejo que tenha um bom sucesso de vendas aqui no Brasil.
Comprei uma Fiat Strada 2023 nova, era realização de um sonho, várias peças do motor parte das peças do sistema de freio dianteiro e barra de direção me entregarão toda enferrujada como se o carro tivesse sido submerso em água, a decepção foi total. Realmente não imaginava receber o carro naquela condição. Não indico Fiat pra ninguém pois o meu caso tratarão como se eu fosse um Zé ninguém nem fizeram o mínimo pra limpar pra resolver , simplesmente me disseram q por ser pecas de ferro era normal.
Imagina o normal comprar carro novo e vir tudo enferrujado.
Não seria melhor a Fiat ser autêntica e falar que o carro é um Peugeot do que tá colocando o logotipo Fiat e vender gato por lebre. Nunca que esse carro vai competir com Toyota hilux,Chevrolet s10 e outras marcas já conceituada no mercado. Quem não lembra que a Peugeot colocou una pick-up no comércio na época dos importados e não teve sucesso de vendas. O carro é o mesmo só que repaginado.
Respondendo rapaz strada fiat ja estou 2 fiat usando ja rodei mais 200mil km nunca troquei um amortecedor buchas bandejas aguenta mais camionetas marca famosa que citaram uns melhor carro ja tive carro sem tecnologia luxo mas aguenta estrada chao sitios chacaras fazenda servico carro baixicima manutencao peca super barata
Então a Toro diesel está com os dias contados, e essa multimídia lembra a do C3.
Certeza que será sucesso. A Fiat tem experiência em lançar produtos vencedores no mercado. Esta pickup aliada a bom preço vai roubar muitas vendas de hilux, s10 e ranger, ainda mais cnpj
Curiosidade com o valor?