A Fiat Titano foi apresentada oficialmente ontem 14 de março, a nova picape média chega ao Brasil em três versões: Endurance (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990) todas equipadas com motor 2.2 turbo diesel de 180 cv combinado com tração 4×4. A Fiat Titano traz um pacote interessante com preços inferiores as picapes tradicionais como S10, Hilux e Ranger, porém, nem tudo são flores, para custar mais barato o modelo da Fiat abre mão de alguns recursos que podem complicar sua vida no mercado, principalmente com relação ao motor. Vamos conhecer os detalhes.
Índice desta matéria
Abaixo as versões e preços da Fiat Titano 2025:
Fiat Titano Endurance – R$ 219.990
Fiat Titano Volcano – R$ 239.990
Fiat Titano Ranch – R$ 259.990
Changan, Peugeot e Fiat
Primeiramente, é legal falarmos sobre a origem da Fiat Titano, esta picape nasceu fruto de uma parceria entre a montadora chinesa Changan com a Peugeot, foi lançada na China em 2019 como Changan Hunter e no final de 2020 estreou no ocidente como Peugeot Landtrek, ou seja, ao contrário de modelos como Toro e Strada, esta não é uma picape com DNA Fiat.
Mas calma, a Fiat não apenas pegou a picape Peugeot / Changam e colocou o seu logo, apesar do visual e interior serem praticamente os mesmos da Peugeot Landtrek, mudando apenas detalhes como grade frontal, para-choque frontal e rodas, além de claro os logos, as alterações feitas pelo pessoal de engenharia da Fiat brasileira estão escondidas sob a carroceria, a Fiat Titano passou por cerca de 2 anos de adaptação para o tipo de piso e gosto do Brasil.
Mecânica e motor exclusivos para o Brasil (motor de Ducato ?)
A Fiat desenvolveu um novo conjunto de suspensão mais elevada e firme, novos coxins da cabine para melhorar o conforto, novas rodas e pneus, além de ajustes especificos mecânicos para o Brasil.
O polêmico motor diesel da Titano
Porém, a parte mais polêmica é o motor da Titano. A Fiat optou (por questões de custo, confiabilidade e principalmente disponibilidade), não inventar moda com relação ao motor da Titano, ao invés de usar o propulsor diesel chinês (1.9L de 150 cv), a Fiat pegou o motor 2.2 diesel já presente no Brasil nos utilitários Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, que originalmente tinha 140 cv, fez uma recalibração, principalmente na turbina, elevado sua potência para 180 cv e o torque para 40 kgfm (37 kgfm com câmbio manual). É o famoso “era o que tinha pra hoje” que pode ser visto como positivo e negativo.
Pelo lado positivo> A Fiat Titano se destaca por ser mais barata e ter custo de manutenção mais baixo em relação as demais picapes diesel do Brasil, podemos rapidamente citar o exemplo da VW Amarok, que usa um super motor V6 bi-turbo diesel, porém bastante complexo e caro de ser mantido, lembrando que no caso da Titano estamos falando de um motor que está presente em vários utilitários comerciais no país há anos, portanto, há uma grande quantidade de peças disponível.
A Fiat afirma que a cesta de peças das revisões da Titano custará 32% a menos em relação as demais picapes da categoria, sendo que as duas primeira revisões custarão R$ 1800 e a terceira R$ 1500, cada uma delas sendo realizadas a cada 10.000 km rodados.
Pelo lado negativo> O motor diesel da Fiat Titano pode seriamente comprometer as vendas da picape no Brasil, a seguir você entenderá.
Consumo da Fiat Titano decepciona
Por ser um bloco diesel “adaptado” para gerar 40 cv a mais de potência, o consumo de combustível da Fiat Titano decepciona bastante, as versões com câmbio automático fazem de acordo com o padrão do Inmetro PBEV, apenas 8.6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, dados muito ruims para uma picape diesel. Com câmbio mecânico o consumo melhora, porém não muito, são: 9.6 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada, sim o mesmo consumo tanto na cidade quanto estrada, podemos notar que o problema do 2.2 diesel da Fiat Titano está nos regimes de alta rotação, mais comum na estrada.
Só para comparamos, a Toyota Hilux com seu motor diesel maior e mais potente, 2.8 de 205 cv, faz 10.1 km/l na cidade e 11.3 km/l na estrada, ou seja, roda quase 2 km a mais por litro de diesel em relação a Titano. De forma pratica, abastecendo as duas picapes com 80 litros de combustível, na Hilux você rodaria 160 km a mais em relação a Titano, uma gritante diferença no consumo.
Desempenho da Titano também decepciona
O motor 2.2 diesel da Titano também atrabalha, e muito, com relação ao desempenho, principalmente pela falta de torque, de acordo com dados da Fiat, as versões automáticas precisam de 12,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, a rival Chevrolet S10 faz esta mesma prova em 10,3 segundos (2.1 segundos mais rápida).
Achou ruim? A versão de entrada manual da Fiat Titano é ainda mais lenta, fazendo de 0 a 100 km/h em demorados 14.7 segundos, desempenho pior que um Fiat Argo 1.0 (13.4 segundos), lembrando que o torque na versão manual é menor (37 kgfm).
A velocidade máxima na Titano é de 175 km/h, tanto com câmbio manual, quanto com o automático.
Tração 4×4 raiz
Na tração também a Fiat optou pelo mais simples, porém que aqui funciona, ao invés de uma tração 4×4 eletrônica automática como a presente na Toro e Rampage, a Titano usa um conjunto mais raiz, 4×4 manual com seletor no console, podendo rodar com 2H (tração traseira uso normal), 4H (4×4 para situações de piso escorregadios) e 4L (4×4 reduzida indicada apenas para situações de baixa velocidade e mais extremas de off-road), tendo ainda diferencial traseiro com bloqueio manual.
A grande desvantagem desta tração é que o motorista é que fica responsável por escolher como andar e o 4×4 é mais limitado, enquanto trações mais sofisticadas como as da Ranger, Amarok e L200 por exemplo, têm modo automático atuação, na qual o carro escolhe de forma automática como irá distribuir a força do motor entre as rodas.
Por outro lado, o conjunto da Titano é mais barato, tem manutenção mais simples (porque não há muita eletrônica) sendo também menos suscetível a ter problemas.
Câmbio manual ou automático
A versão de entrada Endurance, terá câmbio manual de seis marchas, enquanto as versões Volcano e Ranch vêm com câmbio automático de seis marchas.
Dimensões da Titano superam a Hilux e S10…
A Nova Fiat Titano tem boas dimensões, apresenta maior espaço interno comparada as rivais Hilux e S10, são 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos. Comparada com a Hilux a distância entre eixos da Titano é cerca de 10 cm maior, já com relação a S10 é 9 cm maior, ou seja, a picape Fiat um ótimo espaço interno no banco traseiro.
Caçamba tem bom tamanho
A caçamba da Titano é uma das maiores entre as picapes médias do Brasil, tem 1314 litros sem o protetor de caçamba ou 1211 litros com o protetor, fazendo uma comparação rápida com as rivais, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier têm cerca de 1050 litros de espaço na caçamba, enquanto as maiores caçambas da categoria são a Chevrolet S10 com 1510 litros e Ford Ranger 1400 litros.
Porém, a capacidade de carga da Fiat Titano não impressiona tanto, fica apenas em 1020 kg, uma das menores da categoria, levando apenas 20 kg a mais em relação a Fiat Toro.
Visual varia de acordo com o preço
A versão de entrada Endurance, é a famosa versão “pé de boi”, foca no preço “baixo” e abre mão do visual e de equipamentos. Vem com rodas em aço aro 16, para-choques, maçanetas e retrovisores sem pintura.
A opção intermediária Volcano já tem rodas em liga leve aro 17, para-choques retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, faróis de neblina, além de capota maritima e protetor de caçamba.
Por fim o visual da versão top de linha Ranch (foto acima), claro, é a mais bonita de todas as versões, traz detalhes cromados na carroceria, rodas aro 18 diamantadas, luzes em LED, luzes de condução diurna DRL, além de estribos nas laterais e santo antonio na caçamba.
Interior…
A cabine da Fiat Titano tem bom acabamento, porém comparada as rivais mais caras fica devendo um pouco mais de sofisticação.
A lista de equipamentos é um dos pontos forte da picape, vindo com central multimídia com tela de 10 polegadas já com GPS nativo TomTom que funciona sem precisar de internet, além de bancos dianteiros com ajustes elétricos, painel com tela digital colorida de 4.2 polegadas, ar-condicionado dual zone, sistema keyless com partida do motor por botão, câmeras 360 graus com função off-road, mas claro que, boa parte destes itens são exclusivos da versão mais cara Ranch, sendo que a opção de entrada Endurance, não tem sequer multimídia. Confira a lista de equipamentos completa de cada versão da Fiat Titano mais abaixo.
Onde o bicho pega
Claramente a Fiat sabe qual será o lugar da Titano, se posicionar abaixo dos players principais da categoria, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, apostando principalmente no preço mais baixo para atrair compradores.
Como picapes médias no Brasil custam quase o preço de um apartamento, fica a grande dúvida se R$ 20.000 a menos no valor da Fiat Titanio serão suficientes para roubar compradores de picapes tradicionais, dotadas de um conjunto mecânico mais robusto e moderno.
Afinal, quem busca uma picape no Brasil foca principalmente na robustez e força do conjunto mecânico ao invés do preço, basta ver a Toyota Hilux, hoje disparada a mais cara da categoria, com versões já superando os R$ 350 mil, porém é a mais vendida do mercado.
Rivais entregam mais por um pouco mais
Por R$ 268.060 (apenas R$ 9 mil a mais que a Titano Ranch) o comprador pode levar para casa a Chevrolet S10 LT 4×4 automática, com um potente e motor diesel de 200 cv e 53 kgfm de torque, bem mais forte que o 2.2 de 180 cv e 40 kgfm da Titano.
Por R$ 279.990 (R$ 20 mil em relação a Titano mais cara) já é possível comprar um Ranger XLS 3.0 V6 com potentes 250 cv e 60 kgfm, câmbio de 10 marchas, tração 4×4 automática inteligente e muito mais tecnológica que a Fiat Titano, trazendo por exemplo: 4 modos eletrônicos de condução, painel digital de 8 polegadas configurável e diversos comandos remotos. Deixe sua opinião….
Conteúdo de cada versao da Fiat Titano 2024/2025:
Fiat Titano Endurance 4×4 manual – R$ 219.990
A versão de entrada da Fiat Titano conta com câmbio manual de seis marchas. Ela já traz assistente de partida em rampa (Hill start assist), assistente de descida (Hill Descent Control) e controle de tração (TC). Inclui ainda assoalho em vinil para facilitar a limpeza da cabine, bancos traseiros modulares e rebatíveis, que também possui compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, para organizar pequenos objetos e ferramentas. Traz também porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro. Complementando o visual, as rodas são em aço pintados em preto fosco de 17”, apesar de simples conferem um toque robusto e agressivo a versão mais barata da gama.
Fiat Titano Volcano 4×4 Automática – R$ 239.990
Além de todos os itens da Endurance, a Volcano conta com uma dose extra de tecnologia, segurança e conforto. É equipada com protetor de caçamba, capota marítima, câmera 180° off-road (são duas câmeras, uma no retrovisor direito e outra na traseira, auxiliando na hora de estacionar), central multimídia de 10″, painel de instrumentos com tela digital colorida de 4,2″, sensor traseiro de estacionamento e faróis de neblina. Vale dizer que na Volcano o câmbio já é automático no lugar do manual. No visual, também traz ainda mais requinte com bancos de couro, rodas de liga leve de 17” diamantadas, assoalho em carpete, volante multifuncional com acabamento black piano e em couro, maçanetas exteriores e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado.
Fiat Titano Ranch 4×4 Automática – R$ 259.990
A versão topo de linha da Titano traz recursos para aqueles que gostam de uma aventura fora da estrada. Pensando neste público, a Ranch vem equipada com câmera 360° off -road e rodas de liga-leve de 18”. Além disso, também sai de fábrica com monitoramento da pressão dos pneus, sensor dianteiro de estacionamento, aviso de saída de faixa, keyless entry n´go com partida do motor por botão e abertura das portas por aproximação, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital dual zone, rack no teto, estribos laterais, capota marítima e santo antônio cromado com barras de proteção dos vidros.
Garantia de 5 anos
Exclusivamente para a Titano, a Fiat oferecerá uma garantia total de 5 anos, este será o primeiro carro da marca no Brasil a ter uma garantia total tão longa assim.
Cores da Fiat Titano
A nova picape da Fiat está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente, porém apenas a pintura branca será de série, as demais custam R$ 2.490 adicionais.
Acessórios para a Titano
A Mopar divisão da Fiat, desenvolveu uma série de acessórios para a Titano, ofertados como opcionais nas concessionarias, há por exemplo carregador wireless para smartphones com tomada USB-C por R$ 1090, chave com comando para abertura da trava da caçamba por R$ 226, extensor de 50cm para a caçamba por R$ 2.338, estribos laterais variando de R$ 1700 até R$ 2300, iluminação na caçamba por R$ 450, calhas de chuva por R$ 495.
Caso você queira gastar sem limites, pode instalar estribos laterais elétrico retrateis por R$ 11.600, ou capota rigida elétrica para a caçamba por R$ 11.460.
Ficha técnica TITANO VOLCANO / RANCH 2.2 AT DIESEL 4×4 AT
Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas
Relações de marcha:
1ª: 4,065
2ª: 2,371
3ª: 1,551
4ª: 1,157
5ª: 0,853
6ª: 0,674
Ré: 3,200
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72
Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois
cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem
automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to
kerb)
Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/65 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.097 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.220 litros (NET)
Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 8,6 km/l
Estrada: 9,3 km/l
Ficha técnica – TITANO ENDURANCE 2.2 MT DIESEL
Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 370 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: mecânico, com seis marchas
Relações de marchas:
1ª: 4,942
2ª: 2,696
3ª: 1,527
4ª: 1,000
5ª: 0,749
6ª: 0,634
Ré: 4,597
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72
Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois
cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem
automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção
Assistência: Hidráulica
Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – aço estampado
Pneus: 265/65 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.039 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Reboque com freio: 3.500 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.314 litros (NET)
Performance
0 a 100 km/h: 14,7 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 9,6 km/l
Estrada: 9,6 km/l
Maiores informações e configurador acesse: https://www.fiat.com.br/titano.html