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Fiat Titano 2024 – Confira versões, equipamentos, motorização e preços estimados

A Fiat escolheu o país africano Argélia, para ser o primeiro local a vender sua nova picape a Fiat Titano, o modelo que promete incomodar rivais como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2024 importada do Uruguai. A Titano terá uma ampla gama de versões, boa lista de equipamentos, espaço interno amplo e boa capacidade de carga, além de opções de cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4 e um robusto motor turbo diesel com cerca de 200 cv, ou seja, a Stellantis oferecerá um pacote muito interessante nesta nova pickup, sem falar no preço que também promete ser competitivo, vizando fazer os clientes de picapes tradicionais migrarem para a nova aposta da Fiat.

China, França, Uruguai e Brasil…

Primeiramente, não custa lembrarmos a origem da Fiat Titano, que não é necessáriamente um modelo novo ou um projeto exclusivo da Fiat. Tudo começou na parceria entre a montadora chinesa Changan e a francesa Peugeot, na verdade, o projeto original foi desenvolvido pela Changan para o modelo Hunter (foto abaixo) lançado na China em 2019, com alguns recursos de engenharia e desenvolvimento da Peugeot, que lançou sua versão desta picape em 2020 com o nome de LandTrek, tendo inclusive a América Latina como um dos mercados alvos, com produção local no Uruguai.

Acima a Changan Hunter, modelo original chinês que concebeu a base para a Fiat Titano

 

Pois bem, a LandTrek não consegiu decolar com a Peugeot, as vendas em países como Uruguai e Chile estão ainda muito aquem do que era esperado. Com isso, após a Peugeot passar a fazer parte do grupo Stellantis em 2021, o grupo decidiu rebatizar e começar a melhorar a picape, para passar a vende-la sobre a bandeira e o marketing da Fiat (já que a Peugeot tem ainda uma certa rejeição por parte do público no Brasil), dai nasceu a Fiat Titano.

Design da Fiat Titano apesar de não ser novidade, agrada…

Visualmente em relação a Peugeot Landtrek, a Fiat Titano muda apenas detalhes cosméticos, como grade frontal, para-choque e rodas. Apesar de não ser um estilo que atrai atenção ou impressiona pela modernidade – afinal este design foi concebido há três anos atrás, mesmo assim a picape da Fiat tem uma carroceria “ok”, consegue ser imponente com desenho que não deve fazer inimigos, ou seja, está longe de ser considerada feia. Há algumas soluções até interessantes como um degral lateral para facilitar o acesso ao caçamba na versão com cabine simples.

 

A Titano já está há cerca de 2 anos em desenvolvimento no Brasil

Projeto melhorado para o Brasil…

Você que acompanha o mercado automotivo já deve estar cansado de ver noticias sobre esta nova picape rodando em testes aqui na América do Sul. O motivo deste longo processo de desenvolvimento é justamente tornar o produto mais confiável e robusto. Apesar da origem chinesa do projeto, o “core” da Titano ficou a cargo da Fiat brasileira e argentina, eles estão há pelo menos 2 anos trabalhando e rodando em testes para melhorar a estrutura da picape e seu conjunto mecânico, em especifico, para desenvolver aprimoramentos da suspensão e da motorização, lembrando que a Fiat Titano terá um motor exclusivo e um acerto de suspensão próprio em relação a Peugeot LandTrek.

Tanto é que, segundo o site Autos Segredos, a Fiat deve a partir de 2025 começar a montar a Titano na cidade de Córdoba na Argentina, justamente para ter uma linha de produção separada em relação a Peugeot que é produzida em Nordex, Uruguai.

Versões de entrada da Fiat Titano terão câmbio manual de seis marchas

Motorização será exclusiva…

Enquanto na Argélia – primeiro mercado a receber a Titano, a picape usa um modesto motor 1.9 turbo diesel de 150 cv, no Brasil a Fiat equipará a Titano com uma versão atualizada do 2.2 BlueHDI turbo diesel com potência na faixa dos 200 cv e torque em 45 kgfm, podemos dizer que este bloco é uma versão evoluída do motor usado no utilitário Fiat Ducato, lembrando que a Peugeot Landtrek já usa uma versão deste motor no Uruguai e no Chile, porém com 180 cv.

A tração será 4×2 ou 4×4, acoplada sempre a um câmbio automático de seis velocidades na 4×4, enquanto a versão 4×2 terá câmbio manual de seis marchas, tendo possivessivelmente o câmbio automático como um opcional.

Fiat Titano terá tração 4×4 tradicional, com acionamento manual por botão seletor

Tração 4×4 da Fiat Titano é simples e robusta

Um detalhe interessante é que a tração 4×4 da Titano, apesar de não ser automática inteligente como a da Ram Rampage ou da nova geração da Ford Ranger, é um sistema de tração simples manual, raiz e bastante robusto, tem funcionamento e acionamento similar ao da Toyota Hilux. Há um botão giratório no painel que permite escolher entre rodar 4×2 traseira (2H) indicado para situações normais de uso no dia a dia, 4×4 (4H high) feito para enfrentar trechos de piso molhado, lama ou estradas de terra – desde que a velocidade não ultrapasse os 70 km/h, há ainda a tração 4×4 reduzida (4L low) feita para encarar trechos mais dificeis e retirar a picape de situações de atolamento ou subir obstáculos, funcionando até 40 km/h. Há ainda bloqueio do diferencial traseiro.

 

Capacidade de carga da Fiat Titano

A capacidade da Fiat Titano fica no mesmo patamar das rivais, tendo capacidade para levar 1 tonelada, sendo que sua caçamba tem formato quadrado, com 1.63 m de comprimento por 1.63 m de largura, profundidade de 50 cm e piso livre com 1.22 m de largura entre as rodas. A capacidade de requeboque, baseado no divulgado para a Peugeot Landtrek, deve ficar na casa das 3 toneladas.

Dimensões da Fiat Titano agradam

A Fiat Titano mede 5,33 m de comprimento, tem distância entre-eixos de 3,18 m, altura de 1.87 m e largura de 1.92 m, medidas no mesmo patamar da Toyota Hilux, porém há uma importante vantagem na dimensões da Fiat em relação a Toyota, o espaço interno. Apesar de terem praticamente a mesma dimensão externa, a distância entre eixos da Fiat Titano é 10 cm maior em comparação com a Toyota Hilux, o que na pratica representa maior espaço a bordo da Titano, principalmente no banco traseiro. Enquanto que, comparado com a Chevrolet S10, a Fiat Titano também leva vantagem, tendo distância entre-eixos 5 cm maior.

Interior agradará pelos equipamentos

Se a Fiat brasileira fizer igual a Fiat da Argélia, a Titano terá quatro versões de acabamento: Endurance Cabine Simples 4×2, Endurance Cabine Dupla 4×2, Endurance Plus Cabine Dupla 4×4 e Volcano Cabine Dupla 4×4. Um dos pontos fortes da picape promete ser a boa lista de equipamentos, as versões mais caras já terão central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado dual zone automático, banco do motorista com ajuste elétricos, sistema de câmeras 360 graus com visão area, painel digital, modo de condução Sport, ECO e alerta de saída de faixa.

Resta a duvida se a Fiat brasileira aplicará na picape recursos de segurança mais avançados como piloto automático ACC e frenagem frontal automática com sensor de colisão. Lembrando que na Titano lançada na África e na Peugeot Landtrek não há tais equipamentos de segurança que no Brasil já estão presentes nas picapes Hilux, Ranger e na Rampage.

As versões mais caras da Fiat Titano terão painel digital

A multimídia da Fiat Titnao terá tela de 10 polegadas

Versão brasileira da Fiat Titano terá itens como câmeras 360 graus, painel digital e banco do motorista com ajuste elétrico

Confira a seguir o conteúdo de cada uma das versões:

Fiat Titano Endurance Cabine Simples 4×2 MT:

Apesar da versão cabine simples ser destinada para um tipo de uso mais comercial, ou seja, terá visual e interior mais simples, vindo com para-choques sem pintura e rodas em aço, além de ter interior menos detalhado, mesmo assim, desde a opção mais barata a Titano já virá bem equipada com ar-condicionado, volante multi-funcional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas, vidros e retrovisores elétricos, sistema de som com 4 alto falantes e 3 entradas USB, controles de tração, estabilidadade e de partida em rampas, assistente de descida, controle de oscilação do reboque TSA, alarme, chave do tipo canivente com controle remoto, piloto automático com limitador de velocidade.

Fiat Titano Endurance Cabine Dupla

Fiat Titano Endurance Cabine Dupla 4×2:

Além dos itens já citados na versão cabine simples, a Endurance Cabine Dupla agrega ainda faróis de neblina, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, banco traseiro bi-partido 40/60 com encosto rebatível e fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.

Fiat Titano Endurance Plus

Fiat Titano Endurance Plus Cabine Dupla 4×4:

A Endurance Plus, provavelmente deve ter outro nome no Brasil, será a versão intermediária da linha, ficará entre a opção de entrada Endurance e a mais cara Volcano. Se diferenciando das Endurance por ter tração 4×4 e câmbio automático, além de rodas em liga leve aro 17, para-choques pintados na cor da carroceria, grade com detalhes cromados, maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo, sistema multimídia, além de santo antonio na caçamba, tomada de 12v na caçamba a prova d’água e iluminação em LED na caçamba.

Rodas da Titano Endurance Plus, versão intermediária da linha, já são aro 17

Acima a Titano Volcano, versão top de linha da nova picape Fiat

Fiat Titano Volcano Cabine Dupla 4×4:

Os melhores itens serão reservados a versão top de linha Volcano, que acreditamos será a mais vendida da picape no Brasil, ela dispõe de diferenciais como ar-condicionado automático digital dual zone, sistema multimídia com tela de 10 polegadas, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, 3 tomadas USB, 6 alto falantes, sistema keyless com partida do motor por botão, faróis em LED, faróis de neblina com função Corner Light que acompanha a direção do volante em curvas, lanternas traseiras em LED, rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado, maçanetas e retrovisores cromados, frisos cromados nas janelas, estribos laterais em alumínio, santo antonio esportivo na caçamba e rack no teto, além de painel digital, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores com rebatimento automático, além do pacote de segurança com câmeras 360 graus, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro e saída de faixa e possívelmente frenagem frontal automática, auxílio para manter o carro na faixa e piloto automático adaptativo ACC.

Quando será o lançamento da Fiat Titano no Brasil?

Apesar de já ter divulgado fotos oficiais do modelo brasileiro, a Fiat nacional ainda não confirmou uma data exata para o lançamento, acreditamos que a apresentação oficial ocorra entre janeiro e fevereiro, e as vendas devam ter inicio no primeiro semestre, lembrando que, além do Brasil a Titano também será comercializada na Argentina e em outros países da América Latina e África.

Preço deve ser um dos chamarizes da Fiat Titano

O segmento de picapes talvez seja o mais difícil para um modelo estreante, afinal, são veículos que demandam um alto investimento e, ao contrário dos carros de passeio, que facilmente podem ganhar compradores pela aparência, a maiora dos consumidores de picapes médias, tem como principal fator de escolha a confiança no produto ou na marca, principalmente o histórico de durabilidade, manutenção e desvalorização. Você já parou para pensar por que no mundo são poucas montadoras que se aventuram a construir picapes deste porte? Sabendo disso, a Fiat deve focar no preço para poder conquistar compradores para a novata Titano.

Preço da Fiat Titano

A expectativa é de que a Fiat Titano chegue ao mercado com valores mais baixos do que os praticados pelas rivais como Hilux, S10, Ranger e L200, que hoje já têm versões acima dos R$ 300 mil. Claro que, ninguem faz milagre, não espere nenhum negócio da China com a Titano, mas, a Fiat sabe que se tentar vender sua picape no mesmo valor das rivais como Hilux (atual líder do segmento) não vai dar certo, lembrando que a picape Toyota hoje custa entre R$ 226.790 até R$ 372.890.

Esperamos que a Fiat Titano na versão Endurance cabine simples custe da casa dos R$ 210 mil, enquanto a versão Endurance Cabine Dupla 4×2 tenha preço na casa dos R$ 220 mil, a opção intermediária com tração 4×4 e câmbio automático custará na faixa dos R$ 250 mil. Por fim, a versão Volcano, top de linha da Titano, deve sair em torno dos R$ 280 mil.

Não custa lembrar que, a Ford hoje vende a nova Ranger em sua versão quase top XLT com um potente motor V6 diesel de 250 cv e câmbio de 10 marchas, já com frenagem frontal automática e assistente de permanência na estrada por R$ 289.990 , além disso, Chevrolet S10 e VW Amarok serão renovadas agora em 2024, ou seja, a Fiat vai ter de ter uma atenção especial com os valores da Titano, se quiser que a picape não seja apenas uma coadjuvante no mercado.

Equipe Encontracarros

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