A Fiat divulgou esta semana a linha 2019/2020 da picape Toro, para quem assim como nós, esperava mudanças maiores na picape, como uma atualização visual mais profunda, novos equipamentos e principalmente a estreia do novo motor 1.3 turbo, terá que esperar pelo menos mais um ano, já que as mudanças na linha 2020 foram bem menores do que o esperado, se resumindo apenas a um retoque no para-choque dianteiro, nova central multi-mídia, além de uma nova versão de entrada Endurance com motor a gasolina ou diesel.
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Visualmente a Toro, que apesar de ainda ser bastante moderna e ousada, tem o mesmo visual desde 2016 – ano em que foi lançada no Brasil, a única mudança visual na linha 2020 é a parte inferior do para-choque dianteiro, que ganhou uma espécie de quebra-mato integrado (chamado de overbumper), no mais o para-choque manteve o mesmo estilo já conhecido. Ainda falando no visual a nova versão Endurance, traz santo Antônio em aço, além do vidro traseiro com novas barras de proteção chamado de “roll bar”, ele permite levar cargas maiores na caçamba sem a preocupação delas avançarem sobre o vidro traseiro.
Em termos de equipamentos, a grande novidade da Fiat Toro 2020 fica por conta do novo sistema multi-mídia, com tela maior com 7 polegadas, conta com GPS integrado e permite ao motorista conectar o seu smartphone com Android Auto e usar aplicativos como Waze, Google Maps e Spotfy, a nova central passa a ser oferecida de série em todas as versões da Toro, com exceção da versão mais barata Endurance, que tem o equipamento como opcional. Além disso, todas as versões da picape, inclusive a versão Endurance, passam a vir com chave com controle remoto e alarme.
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Para completar o pacote de novidades para a Fiat Toro 2020, a picape ganhou três novas opções de cores: Prata Billet, Marrom Deep e Azul Jazz, agora a Toro conta com uma ampla paleta, com nada menos do que 9 opções de cores.
Na parte mecânica não há novidades, a aguardada chegada do novo motor 1.3 turbo deve ficar para o modelo 2021, por hora a picape da Fiat segue equipada com três opções de motores: 1.8 Flex de 139 cv, 2.4 Flex de 184 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv, sendo que apenas a versão de entrada 1.8 flex, conta com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, a versão 2.4 flex e e a opções a diesel vêm de fábrica equipadas com câmbio automático de 9 marchas. Enquanto a tração para as versões flex é 4×2 dianteira, e as versões diesel trazem sempre tração 4×4.
Na linha 2020 a Fiat Toro tem quatro versões de acabamento: Endurance, Freedom, Volcano e a top de linha Ranch, os preços partem de R$ 92.990 para a Endurance 1.8 flex manual, e vão até salgados R$ 159.990 na versão Ranch. Abaixo você confere o conteúdo e preço de cada versão.
Muito bem equipada mesmo na versão de entrada, a Fiat Toro Endurance traz de série controle de tração e de estabilidade, auxilio para partida em ladeiras Hill Holder que mantém os freios acionados de forma automática por 3 segundos impedindo que o carro volte em ladeiras, há ainda alarme, ar-condicionado, tanque de combustível com abertura elétrica, direção elétrica com dois modos de condução (modo S Sport), banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Start/Stop (que desliga o motor de forma automática quando o carro para, ajudando a economizar combustível), desembaçador do vidro traseiro, estribos laterais, santo antônio na caçamba, caçamba com revestimento para proteção, display digital de 3.5 polegadas no painel de instrumentos, faróis com função follow me home – os faróis permanecem acesos por alguns segundos após o motor ser desligado, lanternas traseiras em LED, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, tampa traseira da caçamba com abertura dupla e trava elétrica para a tampa, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para o lado do motorista, trava elétrica nas 4 portas com travamento automático aos 20 km/h, a Toro Endurance traz até mesmo piloto automático de série, mesmo na versão com câmbio manual.
Porém claro, nem tudo são flores, como se trata de uma versão de entrada, ela traz rodas de aço aro 16, com calotas em plástico, não há sistema de som de fábrica, apenas preparação para som com fiação passada e 4 alto falantes instalados, a grade frontal e detalhes como espelhos retrovisores e as maçanetas das portas não têm pintura.
Mesma lista de equipamentos da Endurance 1.8 Manual, mais câmbio automático de 6 marchas.
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Além dos itens da versão Endurance a flex, a versão Endurace diesel (foto acima), agrega tração 4×4, rodas de liga leve aro 17 com pneus de uso misto 225/65 R17, grade frontal em preto brilhante, indicador de troca de marchas, câmbio automático de 9 marchas, hill descent control auxilio eletrônico para descidas e skid plate no para-choque dianteiro.
Na versão Endurance o sistema multi-mídia é ofertado como opcional por salgados R$ 3 mil. Ainda como opcional para esta versão há o Pack Convenience, ele agrega rodas escuras em aço aro 16, com pneus 215/65 R16, além de retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, iluminação na caçamba, porta escadas, o pacote com estes equipamentos custam R$ 3.500.
Além dos itens da versão Endurance, a versão Freedom da Toro, traz sistema multi-mídia com tela touch de 7 polegadas, sistema de som com 6 alto falantes, descansa braço central dianteiro com porta objetos, ar-condicionado digital dual zone, barras longitudinais no teto, 2 tomadas de 12v e 2 tomadas USB, capota marítima na caçamba, computador de bordo com seis funções, faróis de neblina com função “Cornering” que acompanham a direção do volante nas curvas, grade frontal superior com acabamento cromado, volante multi-funcional revestido em couro e com borboletas para as trocas de marchas também de forma manual, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, espelhos externos elétricos com função tilt-down no lado do passageiro, iluminação na caçamba, maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo, interior com acabamento exclusivo e rodas de liga leve aro 16.
Ela conta praticamente com os mesmos itens da versão Freedom 2.0 Diesel, agregando tração 4×4 e controle de descidas Hill Descent Control.
A versão Toro Freedom 2020 traz como opcional o inédito pacote S-Design (mostrado no modelo acima), oferecido por R$ 5 mil, ele deixa o visual da picape Toro exclusivos com detalhes em preto na carroceira como na grade frontal, retrovisores, logo da Fiat e os emblemas escurecidos, faixas decorativas em preto no capô e na tampa traseira da caçamba, rack no teto e santo antônio com visual exclusivos, rodas com pintura escurecida, além disso o interior da Toro S Design tem novos detalhes nas saídas de ar do painel, moldura da central multi-mídia, aros do alto falante e alças das portas, há ainda bancos revestidos parcialmente em couro, painéis das portas dianteiras revestidos em couro e com costuras preta e o banco traseiro vem com descansa braço central com porta copos.
Ainda como opcional para a versão Freedom, há um pacote somente com bancos em couro e descansa braço com porta copos no banco traseiro, ele é oferecido por R$ 3.700.
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Além dos itens já citados nas versões acima, a Toro Volcano vem com 7 airbags, sendo duas bolsas frontais das versões mais baratas, mais airbags laterais nos bancos dianteiros e airbags do tipo cortina, além de airbag para os joelhos do motorista, há ainda apoio de braço no banco traseiro com porta copos, banco do motorista com ajustes elétricos em 8 posições, faróis com luzes de LED DRL para condução diurna, molduras cromadas nas janelas, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/60 R17, retrovisores externos elétricos com função tilt down e memória, retrovisor interno anti-ofuscamento, painel de instrumentos com display digital de 7 polegadas, partida remota – que permite ao motorista ligar o carro e o ar-condicionado sem estar no veículo, iluminação interna na cabine com efeito Night design e luzes em LED, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, além do motor mais forte 2.4 flex.
Traz praticamente os mesmos itens em relação a versão Volcano 2.4 flex, agregando tração 4×4 e o motor diesel, além de rodas de liga leve aro 18, com pneus 225/60 R18, grade frontal com acabamento cromado e Hill Descent Control – Auxilio eletrônico para descidas.
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Por fim a versão top de linha da Toro, a Ranch (foto acima), além dos itens já citados nas demais versões agrega detalhes na cor marrom no painel, bancos em couro marrom com o logo da versão gravado a laser nos encostos dianteiros, detalhes cromados na carroceria, detalhes exclusivos no painel, console central com compartimento refrigerado, interior com acabamento escurecido no teto, colunas, parte inferior do painel e no console, painel com display digital com visual exclusivo para a versão, detalhes como capas dos retrovisores, maçanetas e estribos laterais cromados, rodas de liga leve com desenho exclusivo aro 18 e acabamento diamantado, santo antônio cromado com visual próprio para a versão, assim como rack no teto.
Para todas as versões apenas a pintura vermelha sólida é de série, a pintura sólida Branco Ambiente sai por R$ 1.500, enquanto as opões de cores metálicas: Preto Carbon, Cinza Antique, Vermelho Tribal, Prata Billet, Azul Jazz e Marrom Deep custam cada uma R$ 2.500, por fim a Toro ainda pode vir com pintura branca perolizada Branco Polar, porém ela custa R$ 3.000 adicionais.
Toro Endurance 1.8 Flex MT5 – R$ 92.990
Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 98.990
Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 129.990
Toro Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 109.990
Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design – R$ 114.990
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 140.990
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 S-Design – R$ 145.990
Toro Volcano 2.4 Flex AT9 – R$ 122.990
Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 152.990
Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 159.990
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