A Fiat Toro uma das picapes mais vendidas do Brasil já está chegando a linha 2024. Apresentado essa semana a gama traz pequenas alterações como a adição de nova grade frontal em todas as versões e novas rodas de liga leve para algumas, como a top de linha Ranch. Disponível em um total cinco configurações de acabamento (Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra) a Fiat Toro 2024 chega com preços que vão de R$ 149.900 na Endurance flex 4×2 até R$ 210.990 pedidos pela top de linha Ultra diesel 4×4.
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Fiat Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 149.900
Fiat Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 164.190
Fiat Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 Flex: R$ 178.590
Fiat Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 192.390
Fiat Toro Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 209.990
Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel: R$ 210.990
Acima a Toro Ranch que recebeu novas rodas de liga leve de 18 polegadas. E abaixo a versão top de linha Ultra que traz nova grade em Black Piano com friso vermelho
Visualmente a Fiat Toro 2024 se distingue do modelo 2023 por alguns sutis detalhes. Todas as versões, da de entrada a top de linha ganharam uma nova grade frontal, na verdade as configurações Endurance, Freedom e Volcano receberam a grade que até então era exclusiva das configurações mais caras Ranch e Ultra. Lembrando que o acabamento da grade varia de acordo com a versão, na de entrada Endurance a grade é em preto fosco sem pintura, na Freedom tem acabamento em preto brilhante Black Piano, enquanto na Volcano ela é cromada.
Na Ranch (foto acima) a grade também é cromada, porém tem agora um novo friso na cor bronze em sua parte superior, enquanto na Ultra a grade agora vem com acabamento em Black Piano com friso um inédito vermelho (foto abaixo). Em todas as versões há um novo e maior logo FIAT.
Falando em especial das versões mais caras, a Ranch 2024 passa a vir com novas rodas em liga leve aro 18 com acabamento diamantado, enquanto a Ultra foi para uma pegada mais off-road, ganhando novas rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante e pneus mais altos do tipo todo terreno (All Terrain Plus).
O pacote de novidades na Fiat Toro 2024 traz o kit Connect///Me, que inclui GPS nativo, WI-FI e funções de acesso remoto de série para a versão intermediária Volcano e agora com a possibilidade de ser comprado como um opcional para a versão Freedom.
O posto de versão de entrada da Fiat Toro segue com a versão Endurance, com preço de R$ 149.900, alta de R$ 3.000 em relação ao modelo 2023, a Toro mais barata traz como novidade a grade do radiador que aqui tem acabamento em preto fosco, além disso, a moldura da caixas de rodas foi atualizada, no mais tudo igual.
No geral o visual da Toro 2024 Endurance é bastante simples frente as demais versões, as rodas são de aço aro 16 com calotas em plástico ao invés de rodas em alumínio das demais versões. Apesar da simplicidade do visual, a Toro mais barata traz um bom conjunto de equipamentos de série, a lista inclui itens como:
Airbags frontais, laterais e do tipo cortina, direção assistida eletricamente, ajuste do volante em profundidade e altura, ajuste elétrico do retrovisores, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia com tela de 7 polegadas (menor do que nas versões mais caras) com conectividade com smartphones sem o uso de cabo, painel digital com 7 polegadas, capota marítima, iluminação na caçamba, revestimento de proteção na caçamba, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração, estabilidade e assistente de partidas em rampas.
Na sequencia temos a versão a intermediária Freedom, com preço na linha 2024 de R$ 164.190 (salgados R$ 14.200 a mais em relação a Endurance) adiciona itens como ar condicionado automático com duas zonas de temperatura, faróis Full LED, faróis de neblina em LED, lanterna traseira em LED, rodas em liga leve aro 17 com pneus 225/60 R17, grade frontal em Black Piano, retrovisores e maçanetas pintadas na cor do veículo, sistema multimídia com tela maior 8.4 polegadas, câmera de ré traseira, apoio de braço central para o motorista, rack no teto, volante com borboletas para fazer as trocas de marchas também de forma manual sequencial, sistema de som com 4 alto falantes e dois tweeters, monitoramento da pressão dos pneus e volante com revestimento em couro.
Como opcional para a Freedom é oferecido o kit Connect///Me, que como já dissemos acima inclui funções como wi-fi nativo, além de permitir ao motorista controlar funções do carro de modo remoto via smartphone, como ligar o motor e consultar a localização do carro, o sistema tem traz ainda GPS nativo na multimídia.
Outra versão intermediária é a Volcano, custando R$ 178.590 com motor a gasolina ou salgados R$ 192.390 com motor diesel, lembrando que esta é a versão mais barata com bloco diesel, sempre que for diesel a Toro é 4×4 e tem câmbio de 9 marchas.
Independente do motor, a Toro Volcano 2024 oferece um conjunto de equipamentos muito mais recheado que as versões de acesso, porém com um preço mais em conta do que as versões top de linha que custam acima dos R$ 200.000. A Volcano tem grade frontal cromada, rodas aro 18 com pneus 225/60 R18, maçanetas e detalhes cromados no exterior, sensor de estacionamento dianteiro, chave presencial, partida do motor por botão, bancos revestidos em couro, kit Connect///ME, iluminação ambiente em LED, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador wireless para smartphones, retrovisor interno anti-ofuscamento, retrovisores externos com rebatimento automático ao estacionar.
Como opcional para a Volcano é oferecido dois pacote de equipamentos: “Pacote Tecnologia” por R$ 5.890 que agrega ao modelo multimídia com tela maior com 10 polegadas posicionada em pé no painel, similar ao das versões Ranch e Ultra, além de recursos de segurança como frenagem automática de emergência AEB – que em velocidades de até 50km/h caso detectado colisão eminente freia o carro de forma automática, alerta de saída da faixa de rolagem LDW – que avisa ao motorista caso ele sai da faixa de rolagem na estrada, além de comutação automática do farol alto AHB – que abaixa o farol alto automaticamente para evitar ofuscar os demais motoristas, voltando a ativar assim que o veículo no sentido contrário passar.
Outro pacote opcional para a Volcano é o “Tecnologia e Design Black” ofertado ao preço de R$ 6.500 (foto acima), agrega além dos itens citados acima no pacote Tecnologia, grade frontal Black; overbumper preto; rodas Volcano aro 18 pintadas em preto brilhante, logotipo FIAT escurecido (dianteiro e traseiro), maçaneta das portas na cor da carroçaria, rack de teto em preto, molduras de vidros pretas, molduras de portas pretas e interior na cor preta.
A top de linha Ranch só tem motor diesel e tração 4×4, traz como destaque as rodas de liga leve de 18 polegadas diamantadas calçadas por pneus todo terreno 225/60 R18 ATR, central multimídia com tela de 10 polegadas posicionada em pé no painel, estribos laterais cromados, santo Antônio cromado com desenho exclusivo na caçamba, para-barro, maçanetas e retrovisores externos cromados, enquanto o interior conta com acabamento luxuoso com bancos em couro marrom com detalhes em baixo relevo, apliques que imitam madeira no painel, barra de proteção no vidro traseiro.
Lembrando que a Toro Ranch já vem de fábrica com equipamentos de segurança como frenagem automática frontal de emergência, alerta de saída de faixa e comutação automática dos faróis.
Por fim a Ultra custa R$ 210.990 e tem praticamente os mesmo conjunto de equipamentos da Ranch, a diferença está no visual, enquanto a Ranch tem um estilo mais sofisticado, a Ultra adota uma pegada mais esportiva com grade preta com friso vermelho, rodas em preto brilhante com pneus todo terreno 225/65 R18 ATR Plus, além disso a Ultra possui santo Antônio esportivo e caçamba com capota rígida exclusiva.
Uma pratica chata, porém cada vez mais comum entre as montadoras é oferecer apenas uma cor gratuita para a carroceria e cobrar pelas demais opções. No caso da Fiat Toro 2024 apenas a pintura sólida vermelho Colorado (foto acima) é de série, as demais opções metálicas: Azul Jazz, cinza Granite Crystal, Prata Billet e Preto Carbon, além das pinturas perolizadas Branco Polar e Cinza Sting são todas opcionais ofertadas com preço único de R$ 2.490.
As versões Endurance, Freedom e Volcano são equipadas com o motor 1.3 turbo, quatro cilindros T270 Flex, que desenvolve 185 CV com álcool e 180 CV com gasolina, para um torque de 27 kgfm independente do combustível. A Toro Flex tem sempre câmbio automático de seis marchas AT6 e tração 4×2 dianteira.
Como opcional para a Volcano e de série nas versões Ranch e Ultra, a Fiat oferece o conhecido motor 2.0 turbo diesel, capaz de desenvolver 170 cv de potência e 35 kgfm de torque, combinado sempre com tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas.
O consumo urbano da Toro 1.3 turbo flex na cidade fica em 6,6 km/l com etanol ou 9,5 km/l com gasolina. Nas rodovias os números ficam em 7,9 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina.
A velocidade máxima da Toro turbo flex é de 201 km/h, enquanto a prova de 0 a 100 km/h é feita em 10.7 segundos, marcas muito boas para uma picape.
Com motor diesel a Fiat Toro tem consumo de 10,1 km/l na cidade ou 12,4 km/l na estrada.
A velocidade máxima é de 193 km/h, enquanto o aceleração de 0 a 100 km/h é de 11.9 segundos.
A Fiat Toro mede 4.94 m de comprimento por 1.84 m de largura e 1,68 de altura, sua distância entre eixos é de 2.99 metros.
De acordo com a Fiat a capacidade de carga da picape é de 750 kg na versão flex e 1 tonelada na configuração diesel. Em ambas o volume da caçamba é de 937 litros. Sendo que a capacidade de reboque na versão diesel é de 400 kg.
Fonte: Media Stellantis
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O que falta ser mudado na Fiat Toro é o modo de abrir a porta da caçamba aí sim estaria top das top ela mas do que já é.