Até meados do próximo ano o mercado brasileiro será invadido por vários hot hatches, a safra que venho a reboque da renovação do segmento dos hatchs premium, inclui modelos como Golf GTI, Megane RS e Peugeot 208 GTI. Outro foguetinho que deve dá as caras por aqui é o Fiesta ST, a versão endiabrada do Fiesta foi confirmada pelo executivos da Ford à jornalista brasileiros durante o Salão de Frankfurt – que abriu as portas essa semana.
Ao todo a Ford terá três novidades no Brasil ao longo de 2014, além do ST outros lançamentos serão a nova geração do Ka e o SUV Escape, a versão utilitário da Ford Ranger.
Considerado um dos melhores hot hatch das Europa, o Fiesta ST é um daqueles carros que conquista logo de cara, a receita do modelo é aliar um visual com estética agressiva ao um desempenho atordoante. Alimentado por um bloco 1.6 turbo que produz 182 CV, ele vai de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos, podendo atingir a máxima de 220 quilômetros por hora. Números de um autêntico esportivo. Ao contrário dos rivais e para a alegria dos puristas, o Ford Fiesta ST está disponível apenas com câmbio manual.
A carroceria não faz questão nenhuma de esconder o temperamento nervoso do ST, o design traz claros sinas de esportividade, é impossível ficar indiferente a grade em forma de colmeia, a parte inferior do para-choque também é exclusiva, o para-choque traseiro também é novo com difusor similar ao dos carros de competição, novidade também são as belas rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas por pneus esportivos, para deixar o Fiesta ainda mais esportivo a Ford instalou ainda saias mais parrudas, um pequeno spoiler traseiro e reduziu a altura em relação ao solo em 15 mm. Já por dentro o destaque fica para os luxuosos bancos esportivo, da marca Recaro que mais parecem poltronas com revestimentos de alta qualidade. De série ele conta com itens como ar-condicionado automático, freios ABS e EBD, controle de tração e de estabilidade, central multimídia SYNC de última geração com comando de voz, volante com ajuste de profundidade, assistente de partida em rampas entre outros itens.
Enfim o Fiesta ST reúne as característica de um autêntico hot hatch, um carro compacto duas portas, com visual invocado e desempenho feito para quem gosta de se divertir ao volante, é uma pena que por aqui ele não vai ter um preço tão barato quanto na Europa. Ele será uma espécie de carro imagem e deve concorrer com modelos como Citroën DS3, VW Fusca e Peugeot 208 GTI. Vale lembrar que na Europa ele custa na casa dos R$ 55,000, portanto espere um modelo entre R$ R$ 80,000 a R$ 90 mil.
Fonte: Jornal do Carro
Uma resposta
infelizmente tudo que vem ao brasil é super faturado, o Fiesta ST a 80 ou 90 mil é bastante caro, mas deve ser muito bom. Já estou esperando!