A Ford acaba de revelar as primeiras imagens e informações da nova geração do Kuga (vendido em alguns mercados como Ford Escape), o SUV compacto é feito sobre a nova plataforma do Focus – lançado na Europa em 2018, o novo SUV tem dimensões similares as Jeep Compass, e pode ser considerado a grande aposta da Ford para os SUVs, o segmento que mais cresce no mundo, ele deve ser vendido no Brasil em 2020.
O design do Ford Kuga 2020 segue o novo padrão de estilo da Ford, inaugurado no novo Focus, seu visual é completamente diferente das gerações passadas, o Kuga / Escape ganhou linhas mais fluídas, esportivas e aerodinâmicas, o capô está mais longo e o teto está mais baixo e curvo, lembrando que o visual do modelo irá variar de acordo com a versão, assim como as rodas que tem tamanho variando entre aro 17, 18 e 19.
Esta será a terceira geração do Ford Kuga, a primeira foi lançada em 2008. No modelo 2020 ele passou a ser montado sobre a nova plataforma C2, inaugurada pela nova geração do Focus – que não será vendida no Brasil, o modelo cresceu, o comprimento aumentou cerca de 4 cm, sendo agora de 4.58 m, a distância entre-eixos cresceu 2 cm passando para 2.71 m, a largura e a altura permaneceram as mesmas, 1.68 m (1.74 m com o rack no teto) e 1.88 m respectivamente. De acordo com a Ford o aumento nas medidas do Kuga permitirão mais espaço para as pernas e ombros dos passageiros do banco traseiro, além de mais espaço para as cabeças de todos os ocupantes e mais espaço para as bagagens no porta malas.
O porta malas do Kuga / Escape, bastante criticado na geração passada por ter apenas 442 litros, nesta nova geração ganhou 67 litros extras, totalizando 509 litros, ou até 950 litros com o banco traseiro rebatido. Apesar de ter ficado maior, o Kuga / Escape ficou em torno de 90 kg mais leve, graças ao uso de chapas de aço mais leves e alumínio na carroceria.
Índice desta matéria
Interior…
Por dentro o acabamento do novo Ford Kuga / Escape 2020 agrada, a cabine é bem construída, há revestimentos em black piano, fibra de carbono ou madeira no painel e nas portas, além de iluminação com cor configurável em LED, os equipamentos também chamam a atenção, o grande destaque é o painel 100% digital configurável com 12.3 polegadas de alta resolução, há ainda sistema multi-mídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e conexão Wifi para até 10 dispositivos, ar-condicionado digital dual zone, abertura das portas sem chave, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, e não há alavanca de câmbio, no lugar há um pequeno seletor giratório e borboletas atrás do volante.
O modelo poderá vir ainda com itens de luxo como teto solar panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, porta malas com abertura e fechamento elétrico por gestos – basta passar o pé embaixo do para-choque, sistema de som premium da marca Bang Olufsen com 575 watts de potência, 10 alto falantes e um subwoofer, além de um interessante sistema de redução de ruídos internos, chamado Active Noise Control, são três microfones colocados em posições estratégicas dentro da cabine do Kuga 2020, eles monitoram os ruídos internos ouvidos pelos passageiros, então o sistema produz uma fonte oposta de ondas sonoras em uma frequência diferente através do sistema de som, para anular os ruídos externos ouvidos dentro do carro vindos dos pneus, motor e transmissão, o sistema Active Noise Control, virá de série nas versões mais caras do Kuga, e promete fazer da cabine do SUV da Ford uma das mais silenciosas do mercado.
Nova família de motores…
A Ford também gastou bastante tempo e dinheiro no desenvolvimento de novos motores para o Kuga / Escape, tendo como foco conseguir uma maior economia de combustível, as versões “normais”do SUV virão equipadas com um potente e moderno bloco 1.5, três cilindros Ecoboost turbo, com três versões, uma com 120 cv e outra com 150 cv, já o Escape (vendido nos EUA) terá uma versão mais potente deste motor Ecoboost 1.5, com 180 cv. Nos EUA ainda haverá uma exclusiva versão esportiva, usando motor 2.0 Ecoboost turbo de 250 cv.
Versão híbrida
Além do motor 1.5 Ecoboost 3 cilindros, o novo Kuga / Escape 2020 terá novas versões híbridas, equipadas com motor 2.5, quatro cilindros, acoplado a um pequeno motor elétrico, juntos os dois motores entregarão cerca de 198 cv de potência no Escape e 225 cv no Kuga. Esta versão híbrida é do tipo plug-in, ou seja, as baterias do motor elétrico poderão ser recarregadas na tomada, usando uma tomada de 110 volts a carga completa das baterias demora entre 10 a 11 horas, já com uma tomada mais potente de 240 volts, o tempo de recarga cai para 3 horas e 30 min. Lembrando que o Kuga / Escape 2020 plugin híbrido poderá rodar por até 50 quilômetros apenas usando o motor elétrico sem precisar de uma gota de gasolina, porém esta versão ainda está em desenvolvimento e deve ser vendida apenas no final de 2020.
Mid-híbrido…
Na Europa o Kuga 2020 terá ainda versões com sistema mid-hybrid (Ecoblue Hybrid), um sistema híbrido mais simples, com um pequeno gerador de 48v, que auxilia o motor em algumas condições como em acelerações fornecendo alguns cavalos extras, além de também recuperar a energia gerada pelos freios para alimentar os equipamentos elétricos a bordo do carro, ajudando a economizar algo em torno de 10% a 15% de combustível.
Consumo do Kuga / Escape promete ser o melhor entres os SUVs da categoria…
O motor 1.5 Ecoboost promete consumo de até 15 km/l, isso em parte também graças a recursos diferentes como injeção direta de combustível de alta pressão e um sistema que desativa um dos três cilindros do motor quando não é necessária tanta potência, é a primeira vez que este recurso é usado em um motor de apenas três cilindros. Já a versão mid-híbrida deve alcançar o consumo na casa dos 17,8 km/l, e a versão plugin híbrida do Kuga, poderá rodar por até 50 quilômetros sem precisar de gasolina apenas usando o motor elétrico, ou chegando a fazer até 80 km/l combinando o motor elétrico e o gasolina, é até difícil de acreditar.
Câmbio de oito marchas…
O câmbio também é novo, todas as versões do Kuga / Escape 2020 virão com um uma nova caixa de câmbio automática de 8 velocidades, tendo opção de tração 4×2 dianteira ou 4×4 inteligente. Na Europa ainda haverá uma versão diesel 1.5 turbo Ecoboost.
Equipamentos de segurança e condução semi-autonoma
A Ford também equipará o novo Kuga / Escape 2020 com novos recursos de condução semi-autônoma, como piloto automático adaptativo com função stop/go, que permite ao carro andar e parar de forma automática seguindo o veículo à frente, há ainda reconhecimento de placas e sinais de transito que lê a placa e ajusta a velocidade de acordo com o limite, além de poder na estrada antecipar a próxima curva até 65 metros antes e mover os faróis principais para iluminar na direção dela, frenagem automática com detector frontal de risco de colisão, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rodagem, head up display – que projeta informações no para-brisa, além de Park Assist 2, que estaciona o carro totalmente automática com um apertar de botão, câmeras frontal e traseira com visão de 180 graus, e faróis full LED adaptativos com ajuste automático do farol alto, para não ofuscar os outros motoristas.
O Ford Kuga / Escape 2020 virá para o Brasil?
Apesar de não haver nenhuma informação oficial, as chances são grandes do novo Kuga ser vendido no Brasil, a Ford já anunciou que irá apostar em SUVs (a montadora tirou do Brasil o Focus e o Fiesta), o novo Kuga será produzido na Argentina – aonde a geração passada já era vendida, o que possibilitaria sua importação para o Brasil. Outro detalhe que reforça esta possibilidade é que a própria Ford convidou alguns jornalistas da imprensa especializada brasileira para estar presente no lançamento oficial do carro na Europa.
Na Europa e nos EUA as vendas do novo Kuga / Escape 2020 começam no final do segundo semestre de 2019, a versão híbrida deve demorar mais, chegando apenas na metade de 2020. A produção na Argentina deve começar apenas no final de 2020 ou começo de 2021. Se vier para o Brasil podemos esperar o Kuga rivalizando direto com o líder do mercado o Jeep Compass, seus preços devem partir de R$ 120 mil.
O Kuga faz sucesso na Europa…
Apesar de ser desconhecido no Brasil o Ford Kuga é um dos modelos mais vendidos da Ford na Europa, é o SUV mais vendido da Ford por lá, e o terceiro carro mais vendido da marca em toda a Europa, perdendo apenas para o Focus e Fiesta, somente em 2018, foram 153.800 exemplares do Kuga vendidos por lá.