Categorias: Ford

Ford apresenta o novo motor 1.6 Sigma Flex de 115cv

Este novo motor Sigma 1.6, equipará a aguardada versão Flex do Focus que chega em janeiro

O moderno motor 1.6 Sigma, foi lançado em 2008 na Europa como substituto do famoso Zetec Rocan, ele chegará ao Brasil em breve, trazendo algumas mudanças como a tecnologia Flex (bi-combustível) sendo produzido na fábrica da Ford em Taubaté e equipamendo primeiramente o Focus.

O motor 1.6 Sigma brasileiro, desenvolve 110cv com gasolina e 115cv com álcool. Este motor traz uma construção bastante moderna, ele é bastante leve pesando apenas 79kg (é o 1.6 mais leve do mundo), devido a construção do bloco e carter em alumínio. Este propulsor ainda conta com duplo comando de valvulas no cabeçote. e quatro válvulas por cilindros ao invès de duas do Zetec.

Segundo a Ford foram investidos R$ 600 milhões para fazer as adpatações necessárias neste motor, e na fábrica para a produção dele.

Inicialmente o novo Sigma 1.6 equipará o Focus hatch e sedan, com previsão de chegar as lojas em janeiro de 2010 e passando mais tarde também a ser usado em outros modelos da marca, como o Fiesta e Ecosport, porém isto ainda não foi confirmado pela montadora.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Hi! This post could noot be written anyy better! Reading
    this post reminds me of my old room mate! He always kespt chatting about
    this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good
    read. Thank you for sharing!

    Feeel free to visit my web page:forum.ll2.Ru

  • Excellent pieces. Keep postijg such kind off info on your site.
    Im really impressed by it.
    Hi there, You've done a great job. I'll certainly
    digg it and for my part recommend to my friends. I am confident they will
    be benefited from this web site.

    Also visit my homepage - Pablo

  • Tenho um Focus 2015, tá com 64 mil km gostaria de saber se já devo trocar a correia dentada do veículo?
    Ele já está com a junta da tampa de valvula apresentando vazamento.

    • Olá Emerson. Então oficialmente a Ford fala que esta correia do motor Sigma usado no Focus, pelo fato de ser banhada a óleo, deve ser trocada aos 140 mil km (é o que consta no manual do veículo), porém grande parte dos mecânicos recomendam realizar a troca da correia aos 110 mil ou 120 mil para evitar surpresas. Além disso, é recomendado fazer em todas as revisões (a cada 6 meses) uma verificação do estado da correia, já que é possível surgir problemas nos rolamento / tensores, ou ainda a contaminação da correia por poeira, ou seja, é melhor sempre conferir como esta o estado da correia.

      Um detalhe importante, é que caso você tenha pegado o seu Focus usado, não confie muito na KM do hodômetro, primeiro devido ao fato que infelizmente muitos carros usados hoje são vendidos com quilometragem adulterada, e segundo devido ao padrão de uso que o antigo dono tinha, ou seja, carros com uso severo, a própria Ford recomenda fazer as trocas na metade do prazo.

      Sobre a tampa de válvula vazando, infelizmente é comum este problema em alguns Ford mais antigos, nos motores Zetec. Este problema pode ser causado por algumas razões como aquecimento do motor, o que acarreta a queima a junta da tampa de válvulas, o que pode ser normal devido ao uso, principalmente quem roda muito no transito por exemplo, ou pode ter origem com algum problema na lubrificação do motor ou na circulação do liquido de arrefecimento, sendo como for fique esperto, caso o óleo comece a vazar em grande quantidade, busque um mecânico, pode haver maiores problemas por trás disso.

      Abraço

  • Boa noite gostaria de saber se o focus hatch 2010 modelo 2011 1.6 16v GLX é corrente de comando ou Correia dentada , pois estou comprando um e dono do carro falou que era corrente comando! Obrigado

    • Ola Harry

      O motor 1.6 do Focus 2010 em diante já é o Sigma, ele usa correia dentada, que precisa ser trocada, é uma correia diferente das comuns, ela é mais resistente devido ao seu funcionamento, que prolonga sua vida útil.

      Consultamos o manual do proprietário do Focus 2010 e a Ford recomenda fazer a troca da correia a cada 8 anos ou 160 mil km rodados. Porém há mecânicos que recomendam fazer essa troca a cada 120 mil km rodados, para se evitar surpresas.

      A Ford também recomenda fazer o reajuste das válvulas quando for realizada a troca.

      Abraço

  • Boa tarde,

    Gostaria de receber informações, como é funciona o bloqueado do comando de valvulas do motor 1.6 sigma da ford, segundo a ford este motor não danifica, quando quebra a correia dentada.

    Segundo informaçãoes estas correia é para 16000Km de vida. Mesmo em alta velocdae, o sistema de sincromismo do comando de valvulas, não danifica em uma quebra da correia.

    Como funciona este sistema de sinromismo.

    Aguardo informações.

    • José Dias

      Este novo motor Sigma 1.6 que está equipando o Ford Focus, traz o
      acionamento das válvulas por correia dentada, ou contrário dos outros
      motores da marca desde o Rocam que traziam acionamento por corrente. A
      Ford afirma que esta mudança foi realizada visando alcançar um
      funcionamento mais suave e silencioso deste novo propulsor.

      Com relação a durabilidade a montadora informa que apesar de ser uma
      correia dentada e não corrente, a peça traz algumas novidades como fibra
      de vidro reforçada que fazem a correia durar bem mais, em condições de uso
      normal a correia dentada do Focus deve durar entre 140 mil km a 160.000
      km. Se isto realmente é verdade só mesmo que tem o carro para saber. O
      comando de válvulas deste motor é simples e não variável como em outros
      carros, como Toyota Corolla e Honda Civic.

      Com relação a quebra da correia, bem como em qualquer motor com
      acionamento por correia a quebra do mecanismo causa séria avarias no
      motor, já que os pistões se chocam violentamente com as válvulas as
      entortando, e travando o motor. Isto é valido tanto para carros com
      comando de válvulas por corrente ou correia, só que no caso da corrente
      ela da alguns sinais antes de se romper, permitindo que se faça a troca
      antes de se romper, enquanto a correia se rompe de uma hora para outra.

      abraço

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.