Este novo motor Sigma 1.6, equipará a aguardada versão Flex do Focus que chega em janeiro
O moderno motor 1.6 Sigma, foi lançado em 2008 na Europa como substituto do famoso Zetec Rocan, ele chegará ao Brasil em breve, trazendo algumas mudanças como a tecnologia Flex (bi-combustível) sendo produzido na fábrica da Ford em Taubaté e equipamendo primeiramente o Focus.
O motor 1.6 Sigma brasileiro, desenvolve 110cv com gasolina e 115cv com álcool. Este motor traz uma construção bastante moderna, ele é bastante leve pesando apenas 79kg (é o 1.6 mais leve do mundo), devido a construção do bloco e carter em alumínio. Este propulsor ainda conta com duplo comando de valvulas no cabeçote. e quatro válvulas por cilindros ao invès de duas do Zetec.
Segundo a Ford foram investidos R$ 600 milhões para fazer as adpatações necessárias neste motor, e na fábrica para a produção dele.
Inicialmente o novo Sigma 1.6 equipará o Focus hatch e sedan, com previsão de chegar as lojas em janeiro de 2010 e passando mais tarde também a ser usado em outros modelos da marca, como o Fiesta e Ecosport, porém isto ainda não foi confirmado pela montadora.
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Tenho um Focus 2015, tá com 64 mil km gostaria de saber se já devo trocar a correia dentada do veículo?
Ele já está com a junta da tampa de valvula apresentando vazamento.
Olá Emerson. Então oficialmente a Ford fala que esta correia do motor Sigma usado no Focus, pelo fato de ser banhada a óleo, deve ser trocada aos 140 mil km (é o que consta no manual do veículo), porém grande parte dos mecânicos recomendam realizar a troca da correia aos 110 mil ou 120 mil para evitar surpresas. Além disso, é recomendado fazer em todas as revisões (a cada 6 meses) uma verificação do estado da correia, já que é possível surgir problemas nos rolamento / tensores, ou ainda a contaminação da correia por poeira, ou seja, é melhor sempre conferir como esta o estado da correia.
Um detalhe importante, é que caso você tenha pegado o seu Focus usado, não confie muito na KM do hodômetro, primeiro devido ao fato que infelizmente muitos carros usados hoje são vendidos com quilometragem adulterada, e segundo devido ao padrão de uso que o antigo dono tinha, ou seja, carros com uso severo, a própria Ford recomenda fazer as trocas na metade do prazo.
Sobre a tampa de válvula vazando, infelizmente é comum este problema em alguns Ford mais antigos, nos motores Zetec. Este problema pode ser causado por algumas razões como aquecimento do motor, o que acarreta a queima a junta da tampa de válvulas, o que pode ser normal devido ao uso, principalmente quem roda muito no transito por exemplo, ou pode ter origem com algum problema na lubrificação do motor ou na circulação do liquido de arrefecimento, sendo como for fique esperto, caso o óleo comece a vazar em grande quantidade, busque um mecânico, pode haver maiores problemas por trás disso.
Abraço
Boa noite gostaria de saber se o focus hatch 2010 modelo 2011 1.6 16v GLX é corrente de comando ou Correia dentada , pois estou comprando um e dono do carro falou que era corrente comando! Obrigado
Ola Harry
O motor 1.6 do Focus 2010 em diante já é o Sigma, ele usa correia dentada, que precisa ser trocada, é uma correia diferente das comuns, ela é mais resistente devido ao seu funcionamento, que prolonga sua vida útil.
Consultamos o manual do proprietário do Focus 2010 e a Ford recomenda fazer a troca da correia a cada 8 anos ou 160 mil km rodados. Porém há mecânicos que recomendam fazer essa troca a cada 120 mil km rodados, para se evitar surpresas.
A Ford também recomenda fazer o reajuste das válvulas quando for realizada a troca.
Abraço
Boa tarde,
Gostaria de receber informações, como é funciona o bloqueado do comando de valvulas do motor 1.6 sigma da ford, segundo a ford este motor não danifica, quando quebra a correia dentada.
Segundo informaçãoes estas correia é para 16000Km de vida. Mesmo em alta velocdae, o sistema de sincromismo do comando de valvulas, não danifica em uma quebra da correia.
Como funciona este sistema de sinromismo.
Aguardo informações.
José Dias
Este novo motor Sigma 1.6 que está equipando o Ford Focus, traz o
acionamento das válvulas por correia dentada, ou contrário dos outros
motores da marca desde o Rocam que traziam acionamento por corrente. A
Ford afirma que esta mudança foi realizada visando alcançar um
funcionamento mais suave e silencioso deste novo propulsor.
Com relação a durabilidade a montadora informa que apesar de ser uma
correia dentada e não corrente, a peça traz algumas novidades como fibra
de vidro reforçada que fazem a correia durar bem mais, em condições de uso
normal a correia dentada do Focus deve durar entre 140 mil km a 160.000
km. Se isto realmente é verdade só mesmo que tem o carro para saber. O
comando de válvulas deste motor é simples e não variável como em outros
carros, como Toyota Corolla e Honda Civic.
Com relação a quebra da correia, bem como em qualquer motor com
acionamento por correia a quebra do mecanismo causa séria avarias no
motor, já que os pistões se chocam violentamente com as válvulas as
entortando, e travando o motor. Isto é valido tanto para carros com
comando de válvulas por corrente ou correia, só que no caso da corrente
ela da alguns sinais antes de se romper, permitindo que se faça a troca
antes de se romper, enquanto a correia se rompe de uma hora para outra.
abraço