A Ford prepara para o mês de maio, o inicio da pré-venda do Ford Bronco 2022 no Brasil, o SUV que será o principal lançamento da montadora no país nesse ano, com preços acima dos R$ 200 mil, ele começará a ser entregue aos compradores a partir de junho desse ano, as informações são do jornalista Jorge Moraes.
Índice desta matéria
Após ter sua imagem arranhada no país (pelo decisão de fechar as suas fabricas), a Ford tenta dar a volta por cima, agora focando em carros importados, mais caros e que tenham uma margem de lucro maior. O primeiro destes novos lançamentos será o Bronco Sport, lançado em 2020 ele já é um sucesso no mercado americano, trata-se de uma releitura moderna e mais simples do utilitário Bronco original, (há uma versão maior e mais potente do Bronco, porém esta não virá ao Brasil).
Vale lembrar que o Ford Bronco conta duas variantes distintas e totalmente diferentes, o Bronco Sport, modelo mostrado aqui e que chega ao Brasil em maio, e o Bronco, este que já tem uma vocação maior off-road, além de ter carroceria maior, mais robusta e motor mais potente, a principal diferença entre eles é que o Bronco Sport usa chassi modular do tipo monobloco (plataforma C2), a mesma do Focus, Fusion e Escape, ou seja, chassi de veículo de passeio comum, enquanto o Bronco é um veículo mais bruto, usa base do tipo chassi cabine, ou seja,tem carroceria montada sobre um chassi, ele usa a mesma base T6 da Ford, a mesma por exemplo da caminhonete Ranger.
Embora seja importado do México o Ford Bronco 2022 não ficar barato, a expectativa é de que os preços partam da faixa do R$ 200.000 até R$ 250.000, um valor sem duvidas salgado para o mercado brasileiro, o Bronco ficará posicionado acima do Territory. O preço elevado também se deve ao dólar alto de atualmente que figura acima dos R$ 5.50.
Lembrando que na Argentina, o Bronco Sport começa a ser vendido em pré-venda agora em março, com preços em dólar de USD $ 44.200 (R$ 245 mil) para a versão Big Bend, enquanto a opção top de linha WildTrak sai por USD $ 54.000 (R$ 299 mil). No Brasil estes valores deve ser um pouco mais baratos, tendo como exemplo os preços praticados no Ford Territory, que na Argentina atualmente custa na versão SEL $41.600 (R$ 230 mil) e na Titanium $45.600 (R$ 255 mil), enquanto que no Brasil estas mesmas versões saem por R$ 175 mil até R$ 198 mil respectivamente.
A principal diferença entre as duas versões do Ford Bronco Sport está na motorização, enquanto a variante mais simples virá equipada com um bloco 1.5L Ecoboost, turbo 3 cilindros, a gasolina com injeção direta, capaz de desenvolver 175 CV e 26 kgfm de torque. A versão top de linha WildTrak do Ford Bronco Sport 2022, virá equipado com o conhecido motor 2.0L Ecoboost turbo, 4 cilindros, a gasolina, capaz de debitar nas rodas 248 CV e 38 kgfm de torque, conhecido porque este é o mesmo bloco 2.0 que equipou o Fusion Titanium no Brasil.
Independente da motorização escolhida, a transmissão será sempre automática de oito velocidades e a tração 4×4.
Enfim, o Ford Bronco 2022 é um carro que buscará conquistar o consumidor mais pelo emocional e do que pela razão. Já que o Bronco Sport é SUV com porte similar ao do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos (mede 4.38 metros de comprimento, 1.88 m de largura e 2.66 m de entre-eixos), porém terá preço muito acima dos rivais. Mas então como o Bronco Sport custando acima dos R$ 200 mil poderá ganhar espaço no mercado brasileiro?
O grande diferencial do Ford Bronco Sport, frente aos rivais, do mesmo tamanho e mais baratos, será seu estilo aventureiro e off-road, além da boa capacidade real off-road, já que tirando o Jeep Compass, nenhum outro rival da categoria, possui tração 4×4 e uma real capacidade para ir além do asfalto.
O SUV da Ford, traz um estilo descolado e diferenciado. Sua carroceria “quadradona”, claramente remete ao Ford Bronco original da década de 1960, assim como a grade frontal, porém há um toque de modernidade, como o conjunto de luzes totalmente em LED. As rodas são de liga leve aro são aro 17 e o teto virá pintado em uma cor diferente do resto da carroceria. O modelo ainda poderá vir equipado com rack no teto, tomada 220 volts, suporte para bikes, ganchos de reboque, porta-malas emborrachado, abertura da janela da tampa do porta-malas, e até mesmo recursos como barraca para camping e abridor de garrafas no porta-malas.
O Bronco Sport promete ter uma boa capacidade off-road, para isso ele tem altura razoável em relação ao solo 22.3 cm (praticamente a mesma do Jeep Compass Trailhawk), além de bons ângulos de ataque, saída e rampa (30,4 graus, 33,1 graus e 20,4 graus respectivamente), lembrando que quanto maiores estes ângulos, maior a capacidade do carro superar obstáculos. O Ford Bronco Sport tem capacidade para atravessar trechos alagados com até 45 cm de profundidade.
A tração será integral 4×4 AWD com o sistema eletrônico GOAT, com 5 ou 7 modos de condução dependendo da versão: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Pedras.
Tendo ainda bloqueio eletrônico de diferencial traseiro, e ele poderá vir com pneus de uso misto (asfalto / terra) medidas 235/65 R17. Credenciais que fazem com que o SUV seja capaz de enfrentar sem dificuldades terrenos leves fora de estrada, de certa forma honrando o respeitado passado off-road do Bronco original.
O interior do Ford Bronco Sport 2022 tem arquitetura moderna e virá muito equipado, o acabamento é de bom porém não há luxos, ou inovações. Por exemplo, a versão mais barata virá com bancos em tecido e uma cabine pouco detalhada e sem graça, com o cinza predominante. Já a versão Wiltrak tem um acabamento interno mais interessante.
O espaço interno agrada, fica na média do esperado para um SUV deste porte, porém o porta-malas do Bronco Sport, surpreende, é bastante amplo, tendo 566 litros, podendo ser ampliado para até 1440 litros, o Bronco terá o maior porta-malas da categoria, o Jeep Compass por exemplo leva 410 litros.
Outro diferencial do Ford Bronco Sport, deve ser sua farta lista de equipamentos. Confira abaixo o conteúdo de cada versão do Bronco Sport:
Faróis Full LED, sistema multi-mídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, rodas aro 18 com pneus 225/60, rack no teto, ganchos de reboque, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, volante com ajuste de altura e profundidade, freio de estacionamento elétrico por botão com função auto-hold, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida por botão, bancos em tecido, carregador wireless para smartphones, porta-malas com piso emborrachado removível, vidro traseiro basculante, sistema start/Stop, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Além de bons itens de segurança como 8 airbags, detector de fadiga do motorista, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem e frenagem frontal automática, além de auxilio para partidas em subidas, controles de tração e de estabilidade e controle para reboques.
A versão mais cara do Bronco Sport, Wildtrak agrega além disso, pneus de uso misto 225/65 com rodas aro 17, teto pintado em preto, bancos dianteiros com ajustes elétricos e com sistema de aquecimento, bancos e revestimentos em couro, retrovisor interno anti-ofuscamento, painel com display digital de 6.5 polegadas, vidros elétricos com função one touch para todas as portas, tomada 220 volts no porta malas, sistema de som premium da marca Bang Olufsen, com 10 alto falantes.
Além de recursos do Ford Pass Connnect, que possibilita ao motorista fazer diversas operações de forma remota via smartphones, como abrir o carro, ligar o motor, o ar-condicionado, consultar a localização do veículo, status de óleo, revisões e etc.
A versão mais cara ainda traz teto solar, tomada 220 volts, piloto automático adaptativo ACC com função Stop & Go, além de monitoramento 360 graus por câmeras.
Enfim o Ford Bronco Sport 2022 promete ser uma opção para pessoas que buscam um carro com visual diferenciado e uma certa pegada off-road e está disposto a pagar mais caro por isso, o único problema é que o Bronco Sport é uma espécie de Jeep Compass da Ford, e custará quase o dobro do preço do SUV da Jeep. O Compass que é o líder absoluto da categoria custa atualmente R$ 133.900 até R$ 227.990, enquanto o Bronco Sport não deve custar menos do que R$ 200 mil.
Porém enquanto o Compass tem versões flex 4×2 e diesel 4×4, o Ford Bronco terá apenas motor a gasolina e tração 4×4, talvez o grande ponto fraco, é o fato do Bronco Sport no Brasil não terá motor diesel, o que é bastante procurado para quem quer um carro 4×4. Ou seja, o Bronco será um carro mais emocional do que racional. E ai você acha que ele irá se dar bem no Brasil?
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
ESSE BRONCO E MEU