A Ford apresentou oficialmente esta semana nos EUA o novo Bronco, o SUV raiz da montadora, que ficou famoso nas décadas de 1970 e 1980, volta a vida agora em 2021 totalmente reformulado, porém mantendo se fiel as características das gerações passadas, como o estilo quadrado e a boa valentia off-road. O Novo Ford Bronco 2021 terá duas versões de carroceria: a versão Bronco Sport (que conheceremos nesta matéria), esta é uma opção mais civil, urbana e barata do modelo, enquanto a versão Bronco é uma opção maior, mais mais valente, com maior capacidade off-road e dotada de motor mais potente, porém claro mais cara. São grandes as possibilidades da versão Sport ser vendida no Brasil, ela concorrerá na mesma categoria do Jeep Compass, vamos conhece-la em detalhes.
Índice desta matéria
A versão Sport do novo Ford Bronco 2021 é classificada como um SUV compacto nos EUA, ele usa plataforma monobloco de automóvel de passeio, a mesma do Fusion e do SUV Escape (enquanto que o Bronco normal tem base de caminhonete com carroceria sobre chassi). As dimensões do Bronco Sport são similares as do Jeep Compass, o Bronco Sport tem 4,39 m de comprimento, 1,79 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
Apesar de ter uma vocação mais urbana em relação ao Bronco maior, que é muito mais bruto, a versão Sport, promete fazer bonito também fora do asfalto e honrar o nome, ao começar pela tração 4×4 que virá de série em todas as versões, chamada de G.O.A.T (algo como vá sobre qualquer terreno), ela terá até 7 modos eletrônicos de condução, junto com o sistema Terrain Management System, que ajusta motor, câmbio, direção e tração de acordo com o tipo especifico de piso e uso: Normal, Eco, Sport, Slippery (escorregadio) e Sand (areia) enquanto as versões mais caras terão ainda os modos adicionais: Mud/Ruts (lama) e Rock Craw (escalada de pedras), este último proporcionará uma condição de off-road mais extrema para vencer obstáculos.
Ainda na parte mecânica, todas as versões do Bronco Sport 2021 terão como diferenciais em relação aos outros SUVs compactos, suspensão do tipo independente na dianteira e na traseira, além de amortecedores off-road super resistentes com tubos de 46-milímetros de diâmetro, por fim como opcional o Ford Bronco Sport terá o exclusivo sistema “Trail Control”, uma espécie de piloto automático para condições off-road, quando habilitado o sistema em até 30 km/h indo para frente ou 10 km/h em marcha ré, opera de forma automática o acelerador e os freios do carro, permitindo ao motorista se concentrar 100% na direção, para vencer o obstáculo que ele está atravessando, ainda como opcional há uma câmera frontal própria ara off-road que permite ao motorista enxergar o que se passa embaixo do capô.
As versões mais caras Bandland e First Edition, virão com pneus todo terreno com medidas grandes, com 28,5 polegadas ou 29 polegadas respectivamente para cada versão, com eles o Bronco Sport terá capacidade para vencer trechos alagados com até 60 cm de profundidade.
O Ford Bronco Sport terá duas opções de motores, ambos turbo Ecoboost, 4 cilindros movidos à gasolina, as versões mais baratas virão com um 1.5 que debita bons 184 cv de potência pra 26 kgfm de torque, enquanto as opções mais caras virão com o 2.0 de 245 cv de potência e 38 kgfm de torque (é o mesmo motor usado no Fusion). Em ambas o câmbio será automático de 8 marchas, sendo que as versões 2.0 terão ainda o sistema SelectShift®, com borboletas atrás do volante.
O estilo do Bronco Sport, podemos dizer que é uma versão mais moderna e convencional em relação ao Bronco original, a carroceria ainda tem linhas quadradas, porém traz soluções de design mais chamativas e interessantes, como a dianteira com faróis grandes e luzes 100% em LED, integradas com a grade que é toda em preto, curiosamente não há nenhum logo da Ford na dianteira do carro, apenas a inscrição “BRONCO”. Caso você veja um desses na rua poderá diferencia-lo também pela inscrição “BRONCO Sport” em destaque na tampa traseira (foto abaixo).
O desenho das janelas também agrada, as colunas dianteiras são finas o que melhora a visibilidade do motorista, enquanto as colunas “C” são largas e inclinadas, e as colunas traseiras “D” fica praticamente invisível na área envidraçada, é como se a parte traseira do teto estivesse flutuando.
Outro detalhe legal da carroceria do Bronco Sport é o teto elevado na parte traseira do carro, a solução chamada de Safary Roof (teto safári), amplia a sensação de espaço interno para quem viaja atrás e também permite levar cargas um pouco mais altas no porta-malas, ele chega a lembrar o Land Rover Discovery. As lanternas traseiras tem efeito 3D de profundidade e um desenho bastante moderno quando acesas, são totalmente em LED.
A cabine do Ford Bronco Sport 2021 também é muito interessante, o painel tem estilo moderno, porém que casa bem com a proposta diferente do SUV, o acabamento é também é de bom gosto, claro não há luxos, lembrando que este não é um carro com a proposta de ser luxoso, mesmo assim as versões mais caras são bastante requintadas, podendo vir com interior em couro marrom em dois tons, um detalhe curioso é que não há o logo da Ford no volante, no lugar colocaram o cavalo que é simbolo do Bronco.
Vale a pena salientar que as versões mais baratas do Bronco terão interior muito mais simples e menos equipado (foto acima), isso se deve também pelo fato da enorme diferença de preço em relação a versão mais barata e a mais equipada, chegando a US$ 12 mil dólares, o que é muito dinheiro (R$ 60 mil).
O espaço interno do Bronco Sport tem aproveitamento inteligente, há diversos porta-objetos espalhados pela cabine, por exemplo, há bolsos nas laterais dos bancos dianteiros, porta-objetos com zíper nos encostos dos bancos que viram um tipo de bolsa embutida nos bancos, o modelo tem ainda nas versões mais caras, faixas de tecido na parte inferior traseira dos bancos dianteiros para prender objetos (foto abaixo). Há até mesmo uma espécie de compartimento secreto sobre o assento do banco traseiro (foto acima).
No porta-malas também há mais soluções inteligentes, como a possibilidade de abrir apenas o vidro traseiro sem precisar abrir a tampa do porta malas, ganchos diversos nas laterais internas porta-malas, os bancos traseiros quando dobrados formam um piso plano com o porta malas, além disso contam com uma espécie de proteção emborrachada, que deixa a traseira do Bronco como se fosse uma de picape.
Pensando em quem vai usar o carro fora da cidade, as versões mais caras do Ford Bronco Sport virão ainda com diversas tomadas de 12 volts no interior, além de uma tomada de 220 volts com um inversor / transformador de 400 watts no porta-malas, que torna o carro um gerador elétrico, além de refletores especiais instalados na tampa do porta malas com capacidade para iluminar até 12 metros quadrados na traseira do carro, para completar há um inteligente abridor de garrafas instalado na coluna traseira próximo à lanterna direita (foto acima).
A lista de equipamentos do Ford Bronco Sport também é legal, há por exemplo, multi-mídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, rádio por satélite Sirius XM, partida do motor por botão, câmbio automático sem alavanca com botão giratório no console central, freio de estacionamento elétrico. De série o modelo ainda com o pacote de segurança Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, alerta de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, piloto automático adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.
As versões mais caras trazem ainda painel de instrumentos com display digital colorido de 6,5 polegadas, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, carregamento wireless para smartphones, bancos em couro sendo que os dianteiros tem aquecimento, e o banco do motorista traz ajustes elétricos, volante em couro e com aquecimento, faróis Full LED, pneus todo terreno com rodas aro 18 entre outros itens.
No lançamento do modelo que chega as lojas até o final de 2020, a Ford ainda oferecerá uma lista com mais de 100 acessórios exclusivos para o Bronco, como suporte para bikes, e até uma barraca para ser instalada no teto o carro.
Nos EUA o Bronco será ofertado em cinco versões: Base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First Edition, porém os preços não serão baratos, o Bronco custará a partir de US$ 26.660 (R$ 137.000) para a versão Base, chegando até os US$ 38.500 (R$ 200.000) para a versão top de linha First Edition.
No mercado norte-americano o Ford Bronco Sport ficará posicionado entre o Escape US$ 24.885 (R$ 127.500) e o Edge US$ 31.100 ( R$ 160 mil), lembrando que por lá um Ford Ecosport custa US$ 19.995 (R$ 102.000). O carro já está em pré-venda nos EUA, com preço de reserva simbólico de US$ 100 dólares, porém a previsão é de que as primeiras unidades cheguem as lojas apenas no final de 2020.
No Brasil o Ford Bronco Sport ainda não foi confirmado, porém há grandes possibilidades da Ford trazer para cá o modelo, principalmente porque o Bronco Sport é produzido no México, fato que diminui os impostos de importação do modelo para o Brasil, já há inclusive unidades do carro rodando em testes aqui no Brasil. O principal problema do Bronco Sport no Brasil seria o seu preço, primeiro pelo dólar alto, o modelo não pode ter um valor muito elevado, podemos supor ai um valor esperado na casa dos R$ 160 mil a R$ 180 mil, caso contrário ficará mais caro que os rivais como Jeep Compass que já tem motor diesel por este preço.
Lembrando que a Ford já tem outro SUV a caminho do Brasil, o Territory, este virá importado da China, e deve se posicionar logo acima do Ecosport, com preço partindo ai da casa dos R$ 120 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.