Neste domingo 28 de março, a Ford assinou a venda da montadora suéca Volvo, para a Geely, que é atualmente a maior montadora privada da China. Segundo a agência Automotive News Europe, a negociação deve ser concluída nos próximos meses, e a Ford deve receber US$ 1.8 bilhão pela venda da Volvo, porém em 1999 quando a montadora suéca foi comprada pelo grupo Ford, foi pago US$ 6.4 bilhões, ou seja a montadora americana saiu com um prejuízo de US$ 4.6 bilhões.
Acima o novo Volvo S60, modelo que deve começar a ser vendido no segundo semestre
A Ford vem nos últimos dois anos se livrando de algumas de suas principais marcas, em 2008, foram vendidas a Land Rover e a Jaguar, para a montadora indiana Tata Motors, atualmente apenas as americanas Lincoln e Mercury, são de propriedade da Ford Motor Company, que tem ainda uma pequena participação em ações da japonesa Mazda.
A estratégia da Ford é focar suas atenções no desenvolvimento de seus próprios produtos, ou seja em novos carros, picapes e caminhões, que ostentam o logo da marca. E parece que esta estratégia está dando certo já que das montadoras dos EUA, a Ford é a que está melhor financeiramente.
Acima o Geely GE, modelo de alto luxo “inspirado” nos Rolls Royce
A Geely é uma montadora relativamente nova, foi fundada em 1986, fabricando apenas geladeiras, passou a produzir motociclentes em 1992 e apenas em 1998 começou a produzir automóveis, porém a Geely, acompanhou o crescimento do mercado chinês e somente em 2009 produziu a boa marca de 329 mil carros.
Segundo um dos líderes da Geely, Li Shufu: a Volvo Cars, continuará sendo uma companhia separada , e continuará sendo gerenciada por sua própria equipe na Suécia, como acontece atualmente.