A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e nos próximos meses também do Focus, a marca não tem nenhum carro com um grande volume de venda com exceção do crossover Puma, para piorar lançamentos recentes elétricos, como o Ford Capri estão se revelando um grande fracasso. Um símbolo desta má fase foi a demissão de 4.000 funcionários da Ford Europa. Para dar a volta por cima a Ford estaria planejado o retorno a de um velho conhecido dos brasileiros, o Ford EcoSport.
Projeção – Auto-Moto
Índice desta matéria
Apresentação deve acontece em 2025
A ideia do retorno do Ecosport é simples de ser entendida, a Ford precisa de um carro popular e com preço acessível, já que hoje os modelos elétricos da marca são exageradamente caros, o próprio Ford Capri que citamos no início do post, custa no Reino Unido a partir de £48,075 libras, algo em torno de R$ 350 mil.
O Novo Ford EcoSport 2025 vai ser um SUV de baixo custo destinado a competir diretamente com carros como o Novo Dacia Duster e o Novo C3 AirCross, além do Novo Fiat Grande Panda.
Enquanto o antigo EcoSport tinha dimensões compactas, o novo modelo promete ser um pouco maior. De acordo com a revista espanhola Motor.Es, que fez a projeção que você vê acima, a nova geração deve ter no mínimo 4.30 m de comprimento.
Produção do novo Ford Ecosport deve ficar na Espanha
Ainda de acordo com a revista Motor.Es a produção do Novo Ford EcoSport 2025 ficará localizado em Valencia na Espanha, com a chegada do SUV compacto a marca vai aposentar as minivans Galaxy e S-MAX.
O grande destaque da nova geração seria o seu baixo preço, o valor inicial da Nova Ecosport deve ficar na faixa dos 20.000 euros (R$ 120 mil) preço próximo a rivais como o Novo Duster e o Novo C3 AirCross.
Design deve seguir o padrão do Ford Territory
Em termos de design a expectativa é de que o Ford EcoSport 2025 siga o atual padrão de design dos SUVs da Ford, visto em modelos como o Novo Ford Territory lançado há pouco na China, o estilo é marcado por detalhes com uma imponente grade na cor preta e faróis com assinatura em LED dividido em seções distintas.
A nova geração da Ecosport promete contar com uma carroceria mais imponente e chamativa. As laterais por exemplo, terão vincos marcantes que deixarão o modelo mais encorpado e robusto, porém o estepe na tampa do porta-malas que sempre foi uma característica do EcoSport não estará presente na nova geração, que terá um aspecto mais de SUV urbano ao invés de um modelo off-road.
Motor turbo 3 cilindros na Ecosport
Em termos de motores a expectativa é que o novo Ford EcoSport 2025 utilize o conhecido motor 1.0L EcoBoost turbo de 3 cilindros com 125 cv, que seria equipado com algum tipo de sistema híbrido leve. Apesar de ser um carro de baixo custo ele promete contar com uma boa oferta de equipamentos, com direito a central multimídia com tela grande, painel digital e pacote ADAS de segurança ativa.
Quando chega?
Oficialmente o retorno do EcoSport tem grandes chances de ocorrer já no próximo ano (2025), assim como na maior parte dos mercados a preferencia do consumidor europeu tem mudado, segmentos tradicionais como os hatchs ou sedans estão perdendo cada vez mais espaço para os SUVs compactos e a Ford atualmente carece na Europa de um SUV compacto de baixo custo, o SUV mais barato da marca é o Puma (leia sobre ele aqui) que parte de salgados 32.000 euros (R$ 193.500). Então a volta do EcoSport faz todo sentido pelo lado comercial, ainda mais no atual contexto da marca.
Elétricos não estão vendendo bem na Europa
Não é só a Ford que está tendo dificuldades no mercado atual, grandes montadoras como a Volkswagen também estão amargando prejuízos bilionários. Os motivos são: a ameaça chinesa com elétricos e híbridos melhores e mais baratos em relação aos europeus, os altíssimos investimentos das marcas europeias em elétricos e que não retornou o esperado, além do fato dos carros da Europa terem se tornado caros demais para o grande publico. Um exemplo disso é o fato do Dacia Sandero, que na Europa é um modelo simples, barato e sem frescuras, nada de motorização híbrida ou elétrica, hoje aparecer como o carro mais vendido no ranking.
Novo Ecosport não deve vir ao Brasil
Porém o retorno do Ecosport deve ficar restrito apenas a Europa e Índia, infelizmente, a Ford não tem nenhum plano de voltar a produzir no Brasil o modelo, nem de fazer um SUV compacto em sua planta na Argentina. Pensar em importa-lo da Europa não seria viável devido ao preço e categoria. Lembrando que o Ford Ecosport foi desenvolvido e lançado no Brasil em 2002, sendo produzido até 2021 lá na fábrica da Ford em Camaçari na Bahia.